APRUPP promove “The Heritage Training Course”
Iniciativa decorre entre os dias 11 e 22 de Outubro, no Porto e conta com parcerias da European Heritage Volunteers, o Município do Porto, o Departamento Gallaecia da Universidade Portucalense, a Universidade de Aveiro e a Associação Centro da Terra

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Protecção do Património (APRUPP) vai promover a realização, entre os dias 11 e 22 de Outubro, no Porto, do curso “The Heritage Training Course – “Conservation of original elements to preserve the authenticity of Porto’s urban heritage”.
A iniciativa, que conta com a European Heritage Volunteers, o Município do Porto, o Departamento Gallaecia da Universidade Portucalense, a Universidade de Aveiro e a Associação Centro da Terra como entidades parceiras, inclui diversos workshops técnicos de reabilitação de elementos emblemáticos da arquitectura do Porto, visitas de rua, debates e seminários.
Esta iniciativa, pertencente ao conjunto das treze aprovadas e seleccionadas pela UNESCO no contexto Europeu e da América do Norte (e a única de carácter associativo) e constitui um momento excepcional e de grande visibilidade para a troca de experiências e conhecimento na área da reabilitação do edificado, agregando profissionais de diversos sectores da construção, que vão desde a arquitectura, a engenharia, a conservação e restauro, a arqueologia, técnicos de reabilitação, investigadores, estudantes, da administração pública, de entidades de gestão e do planeamento urbanístico e de entidades certificadoras e gestoras, uma vez que possibilitará trazer ao Porto 20 voluntários de dezasseis nacionalidades distintas (todos jovens com menos e 35 anos de idade).
Em função das restrições ainda em vigor, esta iniciativa não está aberta a inscrições, sendo a participação activa exclusiva para os voluntários da campanha e restantes elementos da UNESCO. No entanto estão pensadas algumas medidas para possibilitar o envolvimento dos nossos associados e demais interessados.
Nos workshops técnicos, que serão realizados numa tenda montada para o efeito no Cais da Estiva, na Ribeira do Porto, existirá uma área demarcada para os interessados poderem assistir com distanciamento às actividades previstas no programa. Já os seminários e debates serão transmitidos em plataforma digital, com possibilidade de participação via chat. As visitas de rua serão as únicas actividades de participação exclusiva dos voluntários da UNESCO.