Porto: Reabilitação da ponte D. Luís I vai custar 3,3M€
A intervenção na Ponte Luís I tem como objectivo reparar um conjunto de anomalias já identificadas, a maioria das quais relacionada com a corrosão superficial de elementos metálicos

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Está avaliado em 3,3 milhões de euros o investimento previsto para os trabalhos de reabilitação da emblemática ponte D. Luis I, no Porto, uma intervenção que vai cortar o tráfego rodoviário no tabuleiro inferior durante aproximadamente um ano. A empreitada de Reabilitação e Reforço do Tabuleiro Inferior daquela infra-estrutura sobre o Rio Douro, da responsabilidade da IP – Infraestruturas de Portugal vai permitir, no entanto, o tráfego pedonal.
Até lá, o tráfego automóvel será encaminhado por percursos recomendados. Quem circular na zona da Ribeira ou zona central do Porto, e pretender aceder à margem de Vila Nova de Gaia, deverá seguir em direcção à Ponte do Infante. Já o trânsito proveniente da zona oriental da cidade será encaminhado para a Ponte do Freixo, ao passo que o tráfego rodoviário da zona ocidental terá como acesso preferencial a Ponte da Arrábida. Todas estas recomendações estarão devidamente sinalizadas pela Câmara do Porto, que colocará, durante os próximos dias, sinalização adequada para o efeito.
Ainda que a circulação automóvel fique vedada à Ponte Luís I durante o período de obra, o mesmo não acontecerá com a circulação pedonal, que foi possível salvaguardar através de plataformas especificamente montadas para este fim.
Em comunicado, o vice-presidente da IP sublinha que, pelas características da intervenção, o encerramento da ponte ao tráfego rodoviário durante o período da obra era inevitável, tendo o mesmo assunto sido coordenado com os municípios envolvidos, nomeadamente Porto e Vila Nova de Gaia. José Serrano Gordo solicita, por isso, “a melhor compreensão pelos inconvenientes que esta situação provoca, na certeza, porém, de que de estamos a contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente dos seus utilizadores”. “A IP irá colocar todo o seu empenho para que obra decorra dentro dos prazos previstos”, remata.
A intervenção na Ponte Luís I tem como objectivo reparar um conjunto de anomalias já identificadas, a maioria das quais relacionada com a corrosão superficial de elementos metálicos, e outras que venham a ser identificadas no âmbito dos trabalhos a executar.
Além da reparação das situações identificadas, “é necessária a substituição pontual de rebites, a rectificação de chapas deformadas, a manutenção dos aparelhos de apoio, a substituição das juntas de dilatação, a reparação das portas de acesso aos encontros e a reabilitação dos serviços afectados.”, descreve a IP.
“A empreitada prevê também o reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes por adição de chapas de aço, introdução de sistema de travamento longitudinal e a substituição da laje do tabuleiro”, informa também o comunicado.
O projecto pretende, igualmente, conferir à ponte e, em particular, ao tabuleiro inferior uma capacidade resistente compatível com as sobrecargas rodoviárias actuais, pelo que a construção de um novo tabuleiro, permitirá eliminar a limitação de circulação de veículos com peso bruto superior a 30 toneladas, passando a ser admissível a circulação de veículos com peso bruto até 60 toneladas.
A intervenção no tabuleiro inferior tem ainda em vista a redução das vibrações induzidas pela passagem de grandes grupos de peões durante eventos festivos ou desportivos, controlando-se as vibrações horizontais à custa do aumento da rigidez e aumento da massa do tabuleiro.
A história da Ponte
A Ponte Luís I é uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia (margem norte e sul, respectivamente) separadas pelo rio Douro.
Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local e foi realizada mediante o projecto do engenheiro belga Théophile Seyrig, que já tinha colaborado anteriormente com Gustave Eiffel na construção da ponte ferroviária Maria Pia.
A ponte foi inaugurada em 1886 (tabuleiro superior) e 1888 (tabuleiro inferior e entrada em total funcionamento). O tabuleiro inferior do Ponte Luís I assegura a mais antiga ligação rodoviária actualmente em serviço entre o Porto e Gaia e é a única feita à cota baixa.
Desde 2005, o tabuleiro superior da ponte serve a Linha D do Metro do Porto e no tabuleiro inferior circulam peões e veículos automóveis.