Risco Singular vence 5ª edição do Margres Architecture Award
Foram mais de 25 projectos a concurso, com obras nacionais e internacionais, “o que comprova o sucesso, o prestígio e a notoriedade deste prémio”

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A “Santos House”, do atelier Risco Singular e da responsabilidade do arquitecto Paulo Costa, é a grande vencedora da quinta edição do Margres Architecture Award, iniciativa promovida pela Margres com vista à distinção “da arquitectura como algo tão único e duradouro”
A distinção, bienal, reconheceu, por unanimidade do júri, “uma obra de habitação unifamiliar, que é uma verdadeira homenagem à materialidade”. “‘Santos House’ apresenta uma complexidade de vários elementos”, pode ler-se na fundamentação da distinção, que reconhece ainda que os planos “explodem para fora da estrutura, combatendo a rigidez da caixa de contenção. A obra revela capacidade de inserção de pormenores, rigor no desenho e a utilização de cerâmicos Margres é valorizada através da integração com materiais naturais, enaltecendo a diferença de texturas ao projecto”.
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas. Por unanimidade, foram distinguidos o projecto ‘Housing Building’ desenhado pelo atelier RVDM Arquitetos, e o ‘Penrose Dock’, da autoria de Frank O’ Mahony, Wilson Architecture.
Foram mais de 25 projectos a concurso, com obras nacionais e internacionais, “o que comprova o sucesso, o prestígio e a notoriedade deste prémio, mas também a forma mais autêntica para distinguir e promover o reconhecimento público dos autores e obras de arquitetura que tenham utilizado produtos da marca Margres”, assegura a marca.
O Margres Architecture Award visa distinguir, promover e incentivar o reconhecimento da arquitectura internacional. O grande desafio deste concurso é avaliar a potencialidade de cada projecto arquitectónico como um todo, procurando trazer temas e discussões que contribuam para o enriquecimento cultural da arquitectura nas suas infinitas camadas.