Universidade Portucalense debate soluções para o futuro do urbanismo
Primeira edição do “Urban Design & Healthy Cities” debate sobre a cidade do Porto e decorre nos dias 3 e 4 de Dezembro

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
Nos dias 3 e 4 de Dezembro, a Universidade Portucalense (UPT) debate os desafios e as oportunidades para um futuro saudável das nossas cidades, onde considera necessária a melhoria dos projectos urbanos, como pontos de partida para a qualidade dos espaços em que vivemos, naquela que é a primeira edição do “Porto Meeting on Urban Design & Healthy Cities”.
A inovação, a sustentabilidade e a saúde são alguns dos temas que se revestem de grande actualidade nesta iniciativa, conciliando práticas de investigação e trabalhos profissionais de diversas escalas, no âmbito do planeamento e da gestão urbanística, em quatro sessões moderadas por professores do novo Departamento de Arquitectura e Multimédia Gallaecia da UPT.
Este encontro promove diferentes aspectos e perspectivas para uma urbanidade saudável, reunindo em debate algumas das autoridades nacionais e internacionais mais importantes nesta matéria.
As primeiras duas sessões, na sexta-feira, dia 3, decorrem online e contam com várias comunicações de âmbito internacional, onde se discute também a relevância cultural do património urbano.
No sábado, dia 4, em modo presencial, as intervenções têm um carácter mais local, com exemplos sobre o Porto, no qual procura compreender a evolução da cidade e se debatem diferentes experiências que respondem à presente necessidade de saber como podemos projectar cidades mais saudáveis.
A iniciativa conta como oradores convidados os arquitectos Anna Mazzolini, Matthieu Bergeret, Eric van der Kooij, José Baganha, José Pedro Tenreiro, Daniel Fortuna do Couto, Liliana Cunha, Ivo Barros, os engenheiros Micael Sousa e Paula Teles, e, ainda, os professores, J.M. Fernández Güell e Sofia Aleixo.
O encontro tem o apoio institucional da Associação de Arquitectura, Planeamento e Políticas Urbanas, do colégio português da International Network for Traditional Building, Architecture and Urbanism e da empresa Mobilidade.PT.