“Porto 2021, 20 anos depois”: FAUP reflecte sobre os desafios urbanos contemporâneos
Organizado pelos docentes e investigadores Álvaro Domingues, Teresa Calix e Patrícia Reis, a iniciativa evoca a memória recente da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura e tem lugar dia 15 de Dezembro, no Auditório Fernando Távora (FAUP)

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), através do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, organiza esta quarta-feira, dia 15 de Dezembro, entre as 9h00 e as 18h30, o seminário “Porto 2021, 20 anos depois”. As sessões decorrem no Auditório Fernando Távora (FAUP).
Com organização dos docentes e investigadores Álvaro Domingues, Teresa Calix e da investigadora e estudante de doutoramento da FAUP Patrícia Reis, a iniciativa evoca a memória recente da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura para reflectir, com um conjunto alargado de convidados de diferentes áreas, sobre os desafios hoje existentes nos modos de pensar, viver e transformar a condição urbana do presente vistos a partir do Porto.
A par da vertente da programação cultural, a renovação urbana constitui-se como um dos eixos de orientação estratégica da Porto 2001 CEC, motivando intervenções que alteraram significativamente a feição de parte da cidade, como o redesenho dos espaços públicos na Baixa do Porto e os novos ou renovados equipamentos culturais como a Casa da Música na Boavista, modificando a paisagem urbana e reforçando a nova centralidade. Tendo reconfigurado radicalmente a vida cultural e artística da cidade, a Porto 2001 contribuiu significativamente para a sua internacionalização, simbolicamente iniciada com o reconhecimento do Porto como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1996, e que prosseguiu nos anos seguintes, nomeadamente, com a intensificação do turismo na última década.
Na actualidade, cultura e desenvolvimento urbano estão, como sempre, associados, particularmente nos casos de maior investimento e visibilidade como são o restauro criterioso do Mercado do Bolhão que mantém sua função, ou o apelo da arquitectura icónica como promotora de desenvolvimento do sector oriental da cidade com o projecto para o Matadouro em Campanhã.
A abertura do seminário “Porto 2021, 20 anos depois” vai contar com intervenções de João Pedro Xavier, director da FAUP, e Fátima Vieira, vice-reitora da Universidade do Porto.