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Fundos de investimento imobiliário atingiram os 10,9 MM€ em Dezembro

Os indicadores mensais dos fundos de investimento imobiliário, referente ao último mês de 2021 revelam que cerca de 47% do investimento imobiliário foi canalizado para o sector de serviços

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Segundo as estatísticas divulgadas pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em Dezembro de 2021, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.923,5 milhões de euros, mais 109,7 milhões (1,01%) do que em Novembro.

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário aumentou 0,7% para 8.198,1 milhões de euros. Nos FEII, o valor cresceu 0,40% para 2.323,1 milhões de euros e nos FUNGEPI cresceu 13,1% para 402,3 milhões de euros, refere a CMVM.

No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em activos imobiliários, tendo 47,7% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do sector dos serviços. Também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao sector dos serviços (46,1%).
A Square AM (11,6%), a Interfundos (11,2%), e a Caixa Gestão de Activos (8,5%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

Em Dezembro foram constituídas a sociedade de investimento imobiliário “Reward Properties I – SICAFI, S.A.” gerida pela Insula Capital, a “Touchwise, SICAFI, S.A”, gerida pela LYNX Asset Managers e a “Castro Red Capital, SICAFI, S.A.”, gerida pela Silvip.

Foram liquidados o fundo especial de investimento imobiliário “Porto d’Ouro – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado”, gerido pela Caixa Gestão de Activos e os fundos de investimento imobiliário “Montepio Arrendamento – Fundo de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional” e “Montepio Arrendamento II – Fundo de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional” geridos pela Montepio Valor.

Neste mês foi ainda declarada a insolvência do fundo de investimento imobiliário “Invesfundo II – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado”, gerido pela Gesfimo.

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CML cria comissão para simplificar e acelerar licenciamento urbanístico

A criação da Comissão de Concertação Municipal do Urbanismo é a primeira medida concreta do novo executivo para travar o problema do licenciamento na autarquia

A Câmara Municipal de Lisboa criou a Comissão de Concertação Municipal do Urbanismo, para dar resposta ao volume de processos de licenciamento que carecem de pareceres internos dos vários Serviços Municipais. O objectivo é simplificar e desburocratizar os procedimentos internos e assegurar uma resposta concertada e mais célere, através da maior articulação dos serviços na obtenção de uma decisão final, “com ganhos para os requerentes em termos de melhoria dos prazos de resposta da autarquia, assim como de maior qualidade e objectividade da apreciação”.
“O principal objectivo é simplificar e desburocratizar os procedimentos internos e assegurar uma resposta concertada e mais célere aos requerentes. Para isso, esta Comissão vai sentar à mesma mesa os vários Serviços que têm de se pronunciar sobre os processos urbanísticos e garantir a comunicação de uma forma célere e eficaz inter-serviços, com impacto na redução dos prazos de apreciação”, assegura Joana Almeida, Vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa.
Assim, irá ser da competência desta comissão a “ponderação e compatibilização da análise técnica das propostas de pareceres internos, garantindo a coerência, clareza e objectividade necessárias às propostas de decisão.”
Consoante o tipo de processo, e as suas especificidades, são convocados para reunião de concertação representantes de diferentes unidades orgânicas do município, desde a área do ambiente à gestão patrimonial, ao ambiente e/ou desporto, entre outros. A primeira reunião está agendada para 6 de Maio.
A criação desta equipa interdepartamental é o primeiro passo para resolver o problema do licenciamento na câmara municipal de Lisboa. Mas a estratégia para acabar com o atraso e os problemas nos processos de licenciamento incluem ainda a digitalização dos processos e, por fim, a criação da figura do ‘gestor do processo’.

Pela transparência e o fim da corrupção
Também em marcha está já em curso a segunda fase do “urbanismo digital”, um trabalho interno e “profundo” no seio da autarquia, que irá resultar na desmaterialização dos processos, permitindo que os seus requerentes possam, a qualquer momento, consultar em que fase está o seu processo e quais os entraves que estão a bloquear que o processo decorra no tempo contratado.
O presidente da autarquia falou recentemente sobre este processo perante uma plateia de especialista e reconheceu que é preciso imprimir uma maior transparência no processo.
A digitalização dos procedimentos irá concorrer para uma maior accountability e transparência do processo. Com o presidente a assumir que esta “é uma marca que queremos deixar”. Para isso a actual vereadora do Urbanismos conta com todo o apoio de Carlos Moedas e “passou a deter também o pelouro do combate à corrupção. A melhoria digital é um passo gigantesco e é preciso tempo. É algo que não se resolve em dois dias, sendo necessário implementar estruturalmente na camara municipal todos os novos procedimentos. A transparência digital é a capacidade de ter as nossas próprias feridas expostas e isso significa que os nossos erros passam a estar visíveis e que nos podem criticar. Significa assumirmos as culpas e resolvermos. É duro ter a ferida exposta, mas é a única luta que conheço para trazer a transparência”, sublinhou Carlos Moedas.
Neste que é o primeiro ano de mandato o foco recai em dois grandes eixos: na melhoria da fase de instrução dos processos e, segundo, na maior clarificação das normas do PDM que mais entraves colocam nos processos gerando indeferimentos. Nesse sentido, as medidas a implementar compreendem a melhoria da informação disponível no site da Câmara, criação de uma “academia de urbanismo” que irá, entre outras tarefas, organizar sessões de esclarecimento para instrução e submissão de processos, e o lançamento de um guia de boas práticas.

2000 fogos para recuperar “Já!”
Outro dos eixos de actuação da política de Habitação está relacionado com a criação do que Carlos Moedas chamou de “malha social equilibrada”. E este será o princípio base da política de Habitação da autarquia ao nível, por exemplo da habitação acessível, um problema para o qual “não há uma solução, há várias e é da responsabilidade de todos, públicos e privados”, reiterou Carlos Moedas. De acordo com o presidente do município nestes primeiros meses a sua equipa identificou cerca de dois mil fogos, não atribuídos ou em estado devoluto em Lisboa. “Temos que os reabilitar e resolver o problema imediatamente e temos que continuar a fazer novos e a construir novos. E só conseguirmos se olharmos para o problema desta maneira: juntos. Seja em cooperativa, seja em parcerias público privadas, seja com investimento privado”, sublinhou o responsável.

Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

Manuela Sousa Guerreiro

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AM|48 conclui Promenade [com galeria de imagens]

O empreendimento, que representou um investimento no valor de 50 M€ foi alvo de grande procura de investidores estrangeiros, que representam 80% das vendas do edifício localizado na avenida 24 de Julho em Lisboa

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Encontra-se concluído o empreendimento Promenade, um dos projectos da promotora imobiliária AM|48. Localizado em plena Avenida 24 de Julho, na frente ribeirinha de Lisboa o edifício representou um investimento total na ordem de 50 milhões de euros, tem cinco pisos pelos quais estão distribuídos apartamentos de tipologias T1 a T3 e penthouses de tipologias T3 a T6, e ainda espaços comerciais no piso térreo.

Com a maioria dos apartamentos já comercializados, encontrando-se neste momento a aguardar a emissão da licença de utilização pelas autoridades competentes, o edifício, que conta com a assinatura do premiado arquitecto Frederico Valsassina e construção pela Mota-Engil, foi alvo de grande procura por parte de investidores estrangeiros, que representam 80% dos compradores.

No âmbito de uma aposta na criação de oferta residencial de nova construção numa das zonas mais trendy da cidade, oferta esta muito pouco expressiva até então, o Promenade veio abrir novos horizontes com as suas linhas de modernidade inseridas num contexto citadino tradicional. Integra-se esteticamente na sua localização, com uma fachada marcada por lâminas horizontais de betão branco, com planos de vidro recuados, num estilo de arquitectura contemporânea.

Os amplos vãos permitem que todos os apartamentos disponham de generosas varandas com vistas para o rio Tejo ou para a colina de Santa Catarina. Os apartamentos apresentam soluções, materiais, acabamentos e equipamentos de elevada qualidade, que permitem uma experiência de conforto, modernidade e excelência, sem igual.

No último piso encontram-se as quatro exclusivas penthouses (com tipologias de T3 a T6). Com acesso directo à cobertura do edifício, terraços privativos com piscina e vista panorâmica sobre Lisboa e o Tejo, cada uma das penthouses é dotada de elevador dedicado e ainda de box de estacionamento com características únicas, equipadas com uma pequena copa, casa de banho e carregador para veículos elétricos. Os restantes 36 apartamentos de tipologia T1 a T3 encontram-se distribuídos pelos quatro pisos inferiores.

A sua localização é privilegiada pela centralidade que ocupa e proximidade a locais de interesse, além de se adaptar a uma vivência urbana atual numa zona requalificada, com ciclovias, amplos passeios e ofertas variadas de lazer e comércio. O empreendimento dispõe ainda de um exclusivo SPA e ginásio.

A AM|48 é responsável pela promoção de vários empreendimentos não só a nível de nova construção, mas também de reabilitação urbana. Do seu portfólio fazem parte o empreendimento “Ópera Lx”, em plena Avenida da Liberdade, o “Focus Lx” na Avenida António Augusto Aguiar, o “The Boulevard”, na Praça dos Restauradores, entre outros que se encontram em desenvolvimento em Lisboa, mas também em Aveiro e no Algarve.

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Yotel chega ao World Trade Center Lisboa

Com uma área superior a 35 mil m2 e 127 quartos, o novo Yotel Lisboa WTC tem abertura prevista para 2024

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A marca de hotelaria Yotel acaba de anunciar a abertura de uma unidade em Lisboa. Com abertura prevista para 2024 e com 127 quartos, numa área superior a 35 mil m2, a nova propriedade fará parte do World Trade Center (WTC), promovido pelo FVC Group.

O hotel contará com um restaurante, um espaço para eventos e um bar panorâmico no telhado, todos os serviços de catering tanto para os trabalhadores de escritórios locais como para os hóspedes internos, ao lado terá um Grab+Go, áreas de trabalho, e um centro de fitness 24/7 com equipamento de última geração.

Além do hotel, o novo empreendimento conta com uma área de escritórios, espaços comerciais e recreativos, com o propósito de promover o bem-estar físico e emocional, através de soluções inteligentes, acessíveis e sustentáveis. Tal como o Yotel, o WTC foi concebido com espaços flexíveis, adaptáveis e evolutivos, encorajando a colaboração, o trabalho em rede e a produtividade, assegurando o conforto e a tecnologia que permitem poupar tempo.

O WTC Lisboa faz parte da rede World Trade Center, a maior plataforma mundial de negócios e investimentos, abrangendo 322 cidades, em 90 países. O Yotel Lisboa WTC será o primeiro de duas propriedades Yotel a fazer parte do ecossistema internacional do WTC, sendo o segundo a ser anunciado ainda este ano.

“Lisboa sempre foi uma prioridade para a expansão da Yotel, particularmente após a abertura da Yotel Porto no ano passado”, afirmou Rohan Thakkar, chefe de Desenvolvimento da marca. “O YotelL Lisboa WTC irá promover a nossa estratégia de expansão em toda a Europa do Sul, tanto em Portugal como nos mercados mais próximos, como Espanha e França”, reforçou.

Segundo Vasco Fonseca, COO do FVC Group, “o Yotel vem complementar o espaço do WTC, oferecendo um conceito perfeitamente alinhado com a nossa visão, que dá prioridade, acima de tudo, à inovação e tecnologia, à sustentabilidade e ao bem-estar das pessoas. Os espaços do Yotel são pensados para criar uma experiência única a cada estadia, capaz de envolver e ligar os hóspedes. O seu auditório servirá, ainda, de palco para grandes eventos, em particular, para receber a programação que prevemos para o WTC Business Club, que pretende ser um espaço de eleição para o networking empresarial e para a discussão de temas estratégicos para as empresas e projetos, de âmbito nacional e internacional”.

Actualmente, a marca Yotel opera 19 hotéis em todo o mundo e tem outros 13 em desenvolvimento.

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Zona prime de Lisboa mantém-se como primeira opção das empresas para sediar operações

Locais centrais com bons acessos, assim com uma rede de serviços complementares continuam a ser factores que ditam a tendência. No primeiro trimestre de 2022, Lisboa continuou a ser a primeira escolha para empresas que pretenderam estabelecer escritórios em Portugal ou relocalizar as suas instalações

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A conclusão é avançada pelo “Where do Companies Want to Be?”, um estudo elaborado pela consultora imobiliária internacional Savills, que analisou a performance do mercado ocupacional de escritórios, assim como os movimentos migratórios das empresas durante o 1º trimestre do ano.

No final deste período, o mercado de escritórios de Lisboa registou um total de 64.289m2 – um volume de absorção semelhante aos níveis pré-pandemia – o que representa um acentuado aumento de 120% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, e um aumento significativo de 46% em comparação com o período homólogo de 2020.
Foram 45 as operações fechadas, das quais 70% representam uma mudança de instalações de empresas e 17% correspondem à abertura de novas empresas na região de Lisboa. Um sinal claro de uma procura muito activa por parte das empresas, o que pode evidenciar a recuperação do mercado.

A zona Prime CBD (zona 1) é aquela que regista uma maior percentagem de instalação de novas empresas (56%). A zona Prime CBD (zona 1) e o Parque das Nações (Zona 5) foram as zonas de mercado que atraíram as percentagens mais elevadas em termos de volume de absorção por parte de Novas Empresas, com 63% e 52% respectivamente. Os sectores de actividade de Serviços a Empresas, Serviços Financeiros e Consultoria são os sectores que lideram a procura.
Na zona Prime CBD (zona 1) é importante referir ainda que 91% da área ocupada pelas novas empresas teve origem espaços operacionalizados de forma flexível, demonstrando assim a preferência por locais centrais com bons acessos e uma rede de serviços complementares para a implementação deste modelo de espaços de escritórios que se assume como uma forte tendência, impulsionada pelo pós-pandemia, de Lisboa enquanto cidade destino dos novos nómadas digitais.

O Corredor Oeste (zona 6) e a Zona Prime CBD (zona 1) detêm as maiores Loyalty Rates com 69% e 25%, respectivamente. As empresas sedeadas nestas zonas do mercado de Lisboa demonstram maior propensão para permanecer na mesma zona aquando da tomada de decisão de relocalização ou de expandir as suas instalações.

“Tendo em conta os dados do 1º trimestre de 2022 verifica-se uma trajectória de recuperação do mercado de escritórios, que se encontra hoje perto dos níveis pré-pandemia. Por outro lado, é também possível concluir que existe um aumento gradual de novas empresas a fixar-se em Lisboa, que continua a ser um dos destinos globais mais procurados. Sendo a capital portuguesa uma das cidades mais inovadoras da União Europeia, com políticas ambientais e de mobilidade apelativas, é expectável que Lisboa continue a ser um local muito procurado por empresas, seja para mudança de instalações ou para estabelecimento de novos espaços.”, justifica Alexandra Portugal Gomes, head of research da Savills Portugal.

Porque procuram as empresas novos espaços?
Este estudo elaborado pela Savills conclui que a grande maioria dos negócios efectuados (64%) se deveu, sobretudo, à necessidade de mudança de instalações das empresas, o que representou um volume de absorção de aproximadamente 44.140m2. A expansão de área foi o factor responsável por 20% dos negócios e tem associado um volume de absorção de quase 9.000m2. Já o estabelecimento de novas empresas em Lisboa representa cerca de 11.150m2 de parque empresarial e 16% dos negócios fechados.

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Edifício Berna 54 vendido por 15 M€

Edifício foi adquirido por um investidor institucional português ao fundo CCP 5 da Tristan Capital Partners. Operação foi assessorada pela Worx e JLL

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Um investidor institucional português adquiriu ao fundo CCP 5 da Tristan Capital Partners o edifício situado no número 54 da Avenida de Berna, em Lisboa. Com uma área bruta de 3.825 m2 e 124 lugares de estacionamento, o edifício está actualmente ocupado a 100% pela Cofidis e Prosegur. Localizado em frente à Fundação Calouste Gulbenkian, este activo encontra-se entre o Campo Pequeno e a Praça de Espanha, beneficiando de boas acessibilidades viárias e de transportes.

Para o sucesso da transacção, a Tristan Capital Partners, que havia adquirido o edifício em 2019, com a assessoria da JLL, contou com o apoio da Norfin, o seu parceiro operacional em Portugal. “Inicialmente, o objectivo para este edifício era realizar uma obra de reabilitação dos espaços comuns e de outras áreas e lançar no mercado de arrendamento. No entanto, surgiu uma excelente oportunidade de alienação que acabou por concretizar-se com sucesso”, explica Daniel Lopes, manager da Norfin.

Neste transacção, a Tristan Capital Partners, foi assessorada pela Uría Menendez e novamente pela JLL nas vertentes jurídica e comercial, respectivamente. Por parte do comprador, a operação contou com a assessoria da Worx Real Estate Consultants, naquele que é considerado “um dos negócios de maior relevo no sector dos escritórios em Lisboa, no primeiro trimestre do ano”.

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Rendas das casas sobem 9,2% em lisboa e 6,0% no porto no último ano

Trata-se de uma forte recuperação das rendas, considerando que há um ano atrás, no 1º trimestre de 2021, as rendas em Lisboa estavam a descer 18,0% em termos homólogos, enquanto no Porto essa descida era de 8,0%

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No último ano, terminado no 1º trimestre de 2022, as rendas das casas aumentaram 9,2% em Lisboa e 6,0% no Porto, conforme a taxa de variação homóloga apurada pela Confidencial Imobiliário para o Índice de Rendas Residenciais. Em qualquer das cidades trata-se de uma forte recuperação das rendas, considerando que há um ano atrás, no 1º trimestre de 2021, as rendas em Lisboa estavam a descer 18,0% em termos homólogos, enquanto no Porto essa descida era de 8,0%.

Em Lisboa, a variação homóloga de 9,2% observada no 1º trimestre de 2022 é mesmo a mais expressiva desde o final de 2018, resultando da forte recuperação trimestral das rendas observada desde meados do ano passado. As rendas na capital entraram em terreno negativo ainda antes da pandemia, no final de 2019, exibindo a primeira descida trimestral em anos. Só desde meados do ano passado voltaram ao crescimento, aumentando agora há três trimestres consecutivos a um ritmo trimestral próximo de 3,0%. No 1º trimestre deste ano, a variação trimestral foi de 3,3%.

No Porto, a variação homóloga de 6,0% coloca este indicador em terreno positivo pela primeira vez no último ano e meio, refletindo igualmente o forte desempenho de curto-prazo das rendas nos últimos dois trimestres. Assim, depois de vários trimestres de descida, apuraram-se variações trimestrais de 3,5% no 4º trimestre de 2021 e de 4,8% no 1º trimestre de 2022, esta última sendo mesmo a maior subida trimestral desde meados de 2018.

No agregado nacional (Portugal Continental), as rendas contratadas na habitação exibiram um aumento de 7,2% no 1º trimestre face ao mesmo período do ano passado e de 1,3% face ao trimestre anterior.

Não obstante a forte recuperação dos últimos meses, as rendas em Lisboa e no Porto mantêm-se em níveis inferiores aos praticados no pré-Covid (1ºtrimestre de 2020). Concretamente, no 1º trimestre deste ano, em Lisboa as rendas permaneciam 10,5% abaixo do 1º trimestre de 2020, enquanto no Porto esse diferencial era de -2,5 %. No conjunto do país, pelo contrário, as rendas no 1º trimestre do ano já recuperaram para os níveis pré-Covid, dos quais estão atualmente 0,8% acima. No 1º trimestre de 2022, a renda média contratada foi de 14,3€/m2 em Lisboa e de 11,7€/m2 no Porto, fixando-se em 11,0€/m2 no país, de acordo com os dados do SIR-Arrendamento.

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ASAVAL organiza spring meeting internacional do Tegova em portugal

A conferência “EU Law on Financing Sustainable Growth – Big Bang for Bank Valuation”, terá lugar em Lisboa a 6 de Maio e irá debater as últimas alterações na legislação europeia sobre eficiência energética e sobre requisitos de capital dos bancos

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O Spring Meeting do Tegova, um dos grandes encontros europeus na área da Avaliação Imobiliária será promovido e coorganizado pela ASAVAL em Portugal, de 5 a 7 de Maio, em Lisboa. A conferência, iniciativa principal do evento, vai decorrer no dia 6, no Hotel Epic Sana, sob a temática: “EU Law on Financing Sustainable Growth – Big Bang for Bank Valuation” (Lei da UE sobre o financiamento do crescimento sustentável – Big Bang para a avaliação bancária).

Esta iniciativa já tinha decorrido em Portugal em 2013 e 2018, também em coorganização com a ASAVAL, visa a partilha das boas práticas, inovações, casos de sucesso, bem como o debate de temas críticos para o sector, nomeadamente o futuro da Avaliação.

“Este é um evento de grande importância para o universo da avaliação imobiliária Europeia, sendo que a conferência deste ano irá debater as últimas alterações na legislação europeia, quer ao nível da eficiência energética, quer ao nível dos requisitos de capital dos bancos (CRR), regulamento que introduzirá inovações ao nível das avaliações automáticas (AVM) que podem alterar substancialmente o paradigma da avaliação na Europa e, por inerência, em Portugal. Durante 3 dias teremos em Portugal representantes de 40 Países, incluindo os Estados Unidos da América, a debater os temas prementes para a avaliação imobiliária. O evento culminará no dia 7 com a Assembleia Geral de Primavera do TEGOVA”, avança Paulo Barros Trindade. O Tegova é o principal Grupo Europeu de Associações de Avaliadores e o Presidente da ASAVAL é membro do seu Board.

A conferência, “EU Law on Financing Sustainable Growth – Big Bang for Bank Valuation”, estará estruturada em torno de quatro temas: Eficiência Energética de Edifícios – Situação actual em Portugal e Impacto da Lei Green Deal da UE no Futuro; Impacto das Mudanças na Regulação de Requisitos de Capital (CRR) na Prática da Avaliação; Mudanças de CRR e Modelos de Avaliação Automatizada (AVMs) – O Fim Dos Avaliadores Residenciais? Avaliação Transfronteiriça – Problemas e Soluções.

A iniciativa contará com a presença de oradores, nacionais e estrangeiros, incluindo representantes da ASAVAL, Tegova, Associação Portuguesa de Bancos (APB) e European Valluers’ Alliance (EVA).

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Três cidades portuguesas na Missão Cidades

Lisboa, Porto e Guimarães fazem parte da lista das 100 cidades que foram seleccionadas, entre mais de 370 candidatas, para integrarem as “100 Climate-neutral and Smart Cities by 2030”

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A Missão Cidades é uma iniciativa da Comissão Europeia, que faz parte das cinco Missões Europeias lançadas no âmbito do programa europeu de investigação e inovação Horizonte Europa, e tem como objectivo tornar 100 cidades europeias inteligentes e climaticamente neutras até 2030.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, felicita a participação de Lisboa, Porto e Guimarães, tornando estas cidades portuguesas em centros de experimentação e inovação para colocar todas as cidades europeias em posição de se tornarem neutras até 2050. “A ciência e a tecnologia são fortes aliados para, com inovação, lidarmos com as alterações climáticas”, afirma Elvira Fortunato.

As cidades escolhidas terão acesso a diferentes oportunidades, como aconselhamento e apoio da Plataforma da Missão Cidades, que é operacionalizada através do projecto Europeu NetZeroCities no desenvolvimento do denominado Climate City Contract; acesso a oportunidades adicionais de financiamento e oportunidades de financiamento para a investigação e inovação; oportunidade de contactar, aprender e trocar experiências entre cidades; apoio ao envolvimento dos cidadãos na tomada de decisão; e visibilidade política e atractividade para o investimento e para trabalhadores qualificados.

Para além de cidades dos 27 Estados-Membros da União Europeia, foram também seleccionadas 12 cidades de países associados e em processo de negociação para integrar o Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da União Europeia (2021-2027).

No âmbito da rede PERIN (Portugal in Europe Research and Innovation Network), a Agência Nacional de Inovação dá apoio à participação da comunidade nacional nas oportunidades de Investigação e Inovação orientadas para as Missões Europeias, nomeadamente no âmbito do Pilar II do Horizonte Europa (Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia).

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Savills e JLL comercializam edifício adquirido pela Incus Capital ao Santander

Apesar de ter sofrido uma reabilitação recentemente, o actual proprietário irá investir numa remodelação profunda das zonas comuns, com obra a cargo da Tétris Portugal e com o apoio da Savills para a certificação BREEAM

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A Savills Portugal e a JLL foram mandatadas, em regime de co-exclusividade, para a comercialização do número 51 da Rua Ramalho Ortigão, junto à Praça de Espanha, um dos imóveis que se destaca no cenários do edifícios de escritórios de Lisboa e que foi totalmente reabilitado entre 2018 e 2019.

Intitulado por RO51, este edifício foi adquirido pela Incus Capital ao Santander no início de 2022. Apesar de ter sofrido uma reabilitação recentemente, o actual proprietário irá investir numa remodelação profunda das zonas comuns, com obra a cargo da Tétris Portugal e com o apoio da Savills para a certificação BREEAM. Esta obra considera novos espaços colaborativos e de lazer e em sustentabilidade, cumprindo as normas ESG com o objectivo de atingir a certificação BREEAM In-Use Excellent. Estes factores conferem ao espaço vantagens competitivas, tornando-o ainda mais environmental friendly.

Situado numa zona central da cidade, num do principais hubs de transportes, onde se cruza o metro, o comboio e autocarros, o edifício é constituído por 10 pisos acima do solo, com áreas acima dos 1.200m2. Adicionalmente, o imóvel conta ainda com 296 lugares de estacionamento com possibilidade de carregamento eléctrico.

No que respeita às principais caraterísticas do edifício, o espaço conta com uma excelente exposição solar devido à existência de janelas ao longo das duas fachadas. Com a recente reabilitação, o espaço dispõe de perfeitas condições e está disponível para entrada imediata.

Está a ser projectado para o edifício um conjunto de amenities que vão complementar o espaço do escritório, como auditório/espaços multiusos, ginásio e várias zonas colaborativas.

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Athena Advisers vende Palacete Benformoso por 3,4 M€

A consultora destaca a sua localização como “um dos bairros mais pulsantes da cidade de Lisboa, atraindo uma nova vaga de empreendedores e artistas e novas oportunidades de investimento”

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O Palacete Benformoso, no bairro do Intendente, em Lisboa, encontra-se à venda pelo valor de 3,4 milhões de euros. O imóvel está a ser comercializado pela consultora Athena Advisers que destaca a sua localização como “um dos bairros mais pulsantes da cidade de Lisboa, atraindo uma nova vaga de empreendedores e artistas e novas oportunidades de investimento”.

Construído em meados do século XIX e classificado como Imóvel de Interesse Público, conta com uma área total de 831 metros quadrados (m2), distribuída por três pisos e ainda sótão e terraços.

De estilo romântico com fachada revestida a azulejo, o palacete foi alvo de obras de beneficiação ao longo dos anos, mantendo em bom estado os seus interiores e bem preservados os elementos originais, como os tectos altos decorados com motivos florais, os pisos em soalho e o imponente hall de entrada. Da arquitectura do imóvel sobressaem ainda outros elementos característicos da época, entre os quais as janelas em arco com guardas de ferro, a varanda corrida ondeante e a grande porta frontal com brasão.

“O Palacete Benformoso é um bom exemplo do potencial que a zona apresenta em termos de requalificação e valorização. É um edifício cheio de charme, com características que tanto podem atrair grandes famílias que queiram instalar aqui a sua habitação, como investidores que pretendam transformar o imóvel e rentabilizá-lo, por exemplo, enquanto residência turística associada a espaços de cowork”, destaca David Moura-George, director geral da Athena Advisers em Portugal.

Composto por três pisos, o Palacete Benformoso apresenta um impressionante hall de entrada no nível térreo ladeado por duas grandes salas, com potencial para serem transformadas em espaços de cowork. No piso 1 existem 4 quartos, uma suite e uma sala adjacente e, no piso 2, encontram-se um quarto adicional e as principais áreas sociais, incluindo uma enorme sala de estar, cozinha, escritório, biblioteca e uma sala mais pequena e recolhida.

A partir deste último piso, pode aceder-se ao primeiro terraço com uma potencial área de bar, que liga a outro terraço mais elevado com vista sobre a cidade e uma zona de cozinha exterior.

Um sótão espaçoso tipo mezzanine, que tanto pode ser usado para arrecadação, para uma sala de estar ou transformado em quartos, completa o imóvel, que dispõe ainda nas traseiras de um espaço exterior com acesso direto à rua.

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