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    Avenue dá início à comercialização do empreendimento Bonjardim (c/ galeria de imagens)

    O empreendimento, que representa um investimento de 57 M€, conta com a JLL, Predibisa e Luximo’s para a sua comercialização

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    A Avenue vai iniciar a comercialização do empreendimento Bonjardim, localizado na Baixa do Porto. Num investimento global de 57 milhões de euros, este empreendimento, rodeado pela Rua do Bonjardim, Rua Formosa e Rua Sá da Bandeira, conjuga habitação e retalho.

    O projecto vai reabilitar o quarteirão D. João I com a construção de cinco novos blocos de edifícios e 16 lojas, estando a obra já bastante avançada. Os pisos abaixo do solo e a estrutura da zona comercial já estão concluídos e a área residencial já apresenta a laje do 1º piso finalizada e o 2º piso em construção num total de cinco pisos.

    O Bonjardim oferece 93 apartamentos, com tipologias de T0 a T4, de 35 m2 a 192 m2, distribuídos por uma área bruta de construção de cerca de 28.000 m2 acima do solo: cerca de 13.250 m2 são destinados a habitação, dos quais, 17% serão desenvolvidos por um parceiro hoteleiro como “branded residences”. 

    A zona de comércio, situada nos pisos térreos, permitirá uma maior interacção do empreendimento com a cidade, com os seus moradores, visitantes e turistas. O projecto inclui ainda uma unidade hoteleira de 4 estrelas, com cerca de 280 quartos, que ocupará uma área total de cerca de 11.200 m2. A exploração desta unidade será da responsabilidade do mesmo parceiro hoteleiro.

    O empreendimento Bonjardim conta ainda com estacionamento coberto, dividido em três pisos subterrâneos, com uma área total de cerca de 21.000 m2. Terá 499 lugares de estacionamento e zonas distintas de uso exclusivo para residentes e outra de uso público com 250 lugares.

    Aberto ao nível do piso comercial para usufruto público da cidade, este condomínio reforça a paisagem contemporânea do Porto. “A praça central do empreendimento, com cerca de 2500 m2, vai contar com zonas ajardinadas, esplanadas, cafés, restaurantes, lojas e serviços com o objectivo de ser o novo centro de atracção e convívio da cidade, acessível a todos”.

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    Serris REIM adquire parque industrial e logístico do Parque Tejo

    Esta operação vem consolidar a posição da gestora de activos no país, reforçando a exposição ao sector industrial/logístico para um volume próximo dos 50.000 m2

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    A Serris REIM adquiriu, para o Venture Real Estate Fund, um conjunto de nove armazéns industriais e logísticos no Parque Tejo, localizado na Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira.
    Os armazéns dispõem de um total de 18 mil metros quadrados, um pé directo de 12 metros com cais de carga nivelados e ampla área de estacionamento exterior, e encontram-se ocupadas por empresas ligadas à tecnologia, indústria e logística, entre as quais a Nos Telecomunicações, a Electro Portugal, a XPO, a SchrÉder e a Smith & Nephew.

    Para Francisco Seabra Ferreira, country head da Serris REIM em Portugal “enquanto gestora de activos, esta operação vem consolidar a nossa posição no País, reforçando a exposição ao sector industrial/logístico para um volume próximo dos 50.000 m2”, numa operação que constitui mais um passo na consolidação das actividades da Serris REIM em Portugal, que deverá no presente ano concretizar investimentos superiores a 50M€, para três fundos de investimento de perfil distinto.

    A pbbr foi a sociedade de advogados escolhida para prestar assessoria jurídica à Serris REIM nesta operação, tendo sido envolvida uma equipa multidisciplinar, liderada por Pedro Pinto (Imobiliário), e com a intervenção de Isabel Brazão de Castro (Imobiliário) e Mário Silva Costa (Fiscal). A NewCycle foi a empresa responsável por assegurar a assessoria técnica à operação.

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    Hyatt lança na Madeira o primeiro Inclusive Collection em Portugal

    Dreams Madeira Resort, Spa & Marina conta com 366 quartos e suítes que homenageiam a arquitectura e o estilo tradicionais da ilha, com uma decoração quente, luminosa e fresca que evoca o encanto de uma pitoresca vila costeira

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    A Hyatt Hotels Corporation anunciou esta quarta-feira a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, um resort familiar all inclusive de luxo que marca a entrada da Inclusive Collection by Hyatt em Portugal. Este novo hotel faz parte do plano de crescimento estratégico da Hyatt, focado em adicionar novos destinos e hotéis que ofereçam opções mais distintas para hóspedes e membros em busca de experiências únicas.

    “A inauguração do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina reforça as nossas ofertas all inclusive na Europa, atendendo à crescente demanda dos viajantes e proporcionando uma experiência autêntica de all inclusive na região”, afirma Manuel Melenchón, director geral da Região Sul de EAME para a Hyatt. “Com esta abertura, a Inclusive Collection by Hyatt consolida seu compromisso com o crescimento estratégico, oferecendo aos hóspedes e membros uma experiência de luxo all inclusive neste destino tranquilo”

    Situado num ambiente tranquilo adjacente a um cais e a uma marina, o Dreams Madeira Resort, Spa & Marina oferece acesso fácil a atracções locais como mergulho, aluguer de iates de luxo, observação de baleias e golfinhos, e pesca desportiva, entre outras experiências.
    “Com um rico legado, uma história cativante e um ambiente impressionante que complementa a acomodação de luxo com tudo incluído e comodidades para toda a família, o Dreams Madeira Resort, Spa & Marina está destinado a se tornar a opção ideal para hóspedes e membros”, afirma Eric Schumann, gerente geral do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina. “Este novo resort oferece serviços all inclusive únicos, como opções culinárias de alto nível que combinam a cozinha local e internacional, quatro piscinas, um parque aquático para crianças e uma piscina de água doce, tudo isso complementando o charme da pitoresca vila costeira que o rodeia.”

    “Estamos encantados em apresentar o primeiro resort de luxo all inclusive da ilha”, comentou Elwin Meijvis, director de Operações do Okami Hospitality Group. “O que começou há três anos como um projeto se transformou em algo verdadeiramente excepcional. Ampliamos o resort de 250 para 366 quartos, adicionamos uma ampla variedade de opções gastronómicas, criamos várias áreas de entretenimento para famílias e acrescentamos novas piscinas. Com essas melhorias e a inigualável excelência operacional da Hyatt, a abertura do Dreams Madeira marcará um novo padrão para os hotéis de luxo neste encantador destino.”

    Alojamento de luxo
    Dreams Madeira Resort, Spa & Marina conta com 366 quartos e suítes que homenageiam a arquitectura e o estilo tradicionais da ilha, com uma decoração quente, luminosa e fresca que evoca o encanto de uma pitoresca vila costeira. Todos os edifícios da propriedade estão pintados em cores diferentes para criar uma atmosfera de aldeia, enquanto todos os quartos possuem um terraço ou varanda mobiliados. Além disso, os hóspedes podem desfrutar dos serviços Unlimited-Luxury, que incluem recepção e concierge 24 horas, minibares nos quartos reabastecidos diariamente, acesso ilimitado a restaurantes e bares gourmet e muito mais.

    Para aqueles que buscam uma experiência superior, o Preferred Club oferece acomodações aprimoradas, como o Preferred Club Townhouse, uma casa geminada de dois andares ideal para famílias e amigos que desejam uma experiência de férias mais íntima, com três quartos, dois grandes terraços e uma piscina privada. Todos os hóspedes do Preferred Club podem aceder a serviços adicionais, que incluem check-in e check-out personalizados, serviços de concierge exclusivos, acesso ao lounge Preferred Club e comodidades aprimoradas no quarto.

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    Forvis Mazars é a nova inquilina do ICON Douro

    A auditora e consultora mudou-se para o edifício ICON Douro, ocupando todo o primeiro piso do edifício projectado pelo arquitecto Luís Pedro Silva 

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    A Forvis Mazars, network global especializada em serviços de audit & assurance, tax e advisory tem novas instalações na cidade do Porto. A empresa ocupa agora o primeiro piso do edifício ICON Douro.

    O edifício ICON Douro, de assinatura do arquitecto Luís Pedro Silva. O empreendimento beneficia de bons acessos ao nível de transportes públicos e, pela sua localização no Nó de Francos, de acesso directo à VCI e Avenida AEP. Outras características prendem-se com os altos padrões de sustentabilidade do edifício e pelo espaço envolvente que compõe o empreendimento, composto por áreas verdes e espelhos de água, ginásio, restaurantes e cafés.

    “A nova localização, no edifício ICON Douro, não é apenas um espaço físico de referência, mas uma oportunidade para nos adaptarmos a uma nova realidade, mais colaborativa, mais tecnológica e mais focada no futuro. Neste sentido, considero este um passo essencial para que a Forvis Mazars consiga acrescentar ainda mais valor à região, e simboliza o nosso compromisso de investir no país e mantermos a excelência, tanto com os nossos clientes como com a nossa equipa”, refere Luís Gaspar, country managing Partner.
    A Forvis Mazars é uma network top 10 global e uma das maiores empresas de auditoria e consultoria em Portugal, com um volume de negócios de 19 milhões de euros, no exercício de 2023-2024. Conta actualmente com cerca de 300 profissionais distribuídos por Lisboa, Porto e Leiria.

    “Esta mudança é um momento de renovação de ambição e de projecção de futuro, iniciado na cidade há 24 anos e que dá continuidade ao objectivo de crescimento na comunidade e ecossistema empresarial que servimos, com os valores de competência, proximidade e valor acrescentado. Queremos que as opções ligadas com o ciclo de vida empresarial estejam acompanhadas e sejam oportunidades de adicionar valor e gerir risco. Conhecemos a região, tivemos e temos o nosso impacto, conhecemos as pessoas e os empreendedores, os desafios e as oportunidades e acolhemos o investimento. Temos 80 colaboradores locais num universo de 300 em Portugal, qualificados e temos o ambiente de desenvolvimento profissional e de academia, que agora se reforça”, acrescenta José Rebouta, Partner, co-head of industry & services, audit & assurance.

     

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    Savills coloca Gleba na António Augusto de Aguiar em Lisboa

    Com uma área de 200 m2 no rés do chão, a loja situa-se perto do El Corte Inglês e constitui um “marco significativo” para as operações da Gleba, que conta já com 21 espaços na região da Grande Lisboa

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    A Gleba continua a sua trajectória de expansão na capital e acaba de chegar ao nº 66 da Avenida António Augusto de Aguiar, numa operação assinada pela equipa de Retalho da Savills. A marca soma já um total de 21 espaços comerciais na região da Grande Lisboa.

    Com uma área de 200 m2 no rés do chão, a loja situa-se numa localização privilegiada, com elevado tráfego pedonal e proximidade ao El Corte Inglês, a loja da Avenida António Augusto de Aguiar constitui um marco significativo para as operações da Gleba.

    Conhecida pelo seu compromisso diferenciador de heritage-led innovation, a marca que prima pela utilização de cereais 100% locais continua a crescer e a oferecer uma experiência envolvente.

    Esta nova loja de rua, destaca-se pela parceria com a chef pasteleira Juliana Penteado, que passa a ter um espaço próprio na padaria. Além dos produtos habituais, a oferta inclui granolas, cremes e vinhos, entre outros. A loja oferece ainda uma mesa de degustação e espaço para consumir no local, com bebidas de especialidade, incluindo café da Sgt. Martinho. 

    “Esta nova loja, à qual juntámos uma área de cafetaria com café de especialidade, é um ponto de encontro na cidade para quem gosta de bons produtos feitos com os melhores ingredientes. Expandir a Gleba significa levar esta experiência a cada vez mais pessoas, criando espaços onde toda a gente possa descobrir e experimentar a nossa essência, mantendo sempre o nosso compromisso com a qualidade e a proximidade com os clientes”, refere Diogo Amorim, CEO da Gleba.

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    Diogo Cunha, CEO Flexty e Alfredo Valente CEO iad Portugal

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    iad Portugal e Flexty anunciam parceria

    A iad Portugal anuncia uma parceria com a Flexty, plataforma através da qual os consultores imobiliários podem receber o valor das comissões antecipadamente, com o objectivo de garantir uma maior independência e estabilidade financeira

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    O modelo de negócio da Flexty permite aos consultores imobiliários controlar o momento em que recebem as comissões pelos negócios concretizados. Até agora, com o contrato promessa compra e venda (CPCV) assinado, o consultor recebia apenas uma parte da sua comissão. Com a implementação desta solução, os consultores iad Portugal passam a controlar o momento em que recebem a totalidade dos seus honorários, sendo cedida à plataforma uma comissão de 5% sobre o valor antecipado, calculada de acordo com o prazo até à escritura.

    “Estamos entusiasmados por anunciar esta parceria, pensada para ser mais uma vantagem para os 1.000 consultores que integram a rede iad em Portugal e para todos os profissionais do mercado que decidam juntar-se a nós. É nosso objectivo que esta seja mais uma solução que os empreendedores têm ao seu dispor para criar a sua independência financeira através do projecto iad, dando-lhes a possibilidade de não terem de aguardar semanas ou meses pelo pagamento total do negócio”, sublinha Alfredo Valente, CEO da iad Portugal.

    Com esta parceria, a iad Portugal reafirma o seu compromisso em proporcionar cada vez mais autonomia e segurança financeira aos seus consultores. A colaboração com a Flexty permite-lhes gerir o fluxo das suas comissões de forma mais eficiente, garantindo que podem focar-se no crescimento dos seus negócios sem a incerteza dos prazos longos de pagamento. Esta solução fortalece a independência financeira dos consultores, capacitando-os para uma gestão mais estável e previsível das suas receitas, contribuindo para o seu sucesso a longo prazo.

    “Celebrar esta parceria com a iad é um marco importante para a Flexty. Estamos confiantes de que, juntos, vamos levar o negócio além-fronteiras e dar muito mais autonomia aos consultores imobiliários da iad. Os nossos objectivos são um match claro. Queremos dar mais controlo e independência financeira aos consultores. A iad, enquanto plataforma de serviços fundamentais para os seus profissionais, tem muito clara a relevância dos serviços da Flexty, que tem apoiado desde a sua criação”, reforça Diogo Dantas da Cunha, CEO da Flexty.

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    Savills Portugal lança novo Departamento de Rural

    Departamento foi criado para responder à necessidade de acompanhar e assessorar a nível profissional o crescente número de investidores, nacionais e internacionais, com interesse em terrenos agrícolas e florestais em Portugal. 

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    A Savills Portugal acaba de lançar o seu novo Departamento de Rural criado para responder à necessidade de acompanhar e assessorar a nível profissional o crescente número de investidores, nacionais e internacionais, com interesse em terrenos agrícolas e florestais em Portugal.

    Numa altura em que a relevância dos sectores agrícola e florestal aumenta no quadro económico a nível internacional, o lançamento em Portugal do Departamento de Rural, que esteve na origem da Savills no Reino Unido, é um “passo natural e fundamental para darmos continuidade ao nosso crescimento”, afirma Paulo Silva, head of Country da Savills Portugal.

    Liderada por Bruno Amaro, que conta com mais de 15 anos de experiência internacional em gestão e transacção de activos agrícolas, esta nova área de negócio integra o departamento de Investimento da Savills e oferece soluções de investimento personalizadas, com uma equipa de profissionais que apresenta uma vasta experiência e conhecimento neste segmento de mercado.

    “Portugal oferece condições únicas para investidores, tanto nacionais como internacionais, que pretendam explorar o sector agrícola, tanto do ponto de vista operacional, como do investimento. Desde um clima propício às práticas agrícolas, à sua localização estratégica, o nosso País apresenta fundamentos sólidos de mercado que se apresentam enquanto óptimas premissas para o desenvolvimento deste segmento de mercado. O nosso compromisso é assegurar o sucesso dos nossos clientes, oferecendo soluções inovadoras e personalizadas”, explica Bruno Amaro, Rural Business developer da Savills Portugal.

    Com um clima mediterrânico e condições excepcionais para a agricultura, Portugal destaca-se enquanto destino de excelência para investimentos em terrenos agrícolas.

    Por outro lado, a nível internacional, a Savills conta com um grande histórico no que respeita à gestão e venda de terrenos agrícolas e florestais em várias geografias.

    Anualmente, a empresa avalia mais de 1,4 milhões de hectares e, nos últimos cinco anos, intermediou a venda de mais de 3,5 mil milhões de euros em terrenos em nove países. Este conhecimento e experiência internacional são agora aplicados ao mercado português, oferecendo aos investidores oportunidades únicas de crescimento.

    “Portugal possui um potencial extraordinário para o desenvolvimento do sector rural. Nos últimos anos, as terras agrícolas tornaram-se um investimento extremamente atractivo, oferecendo rendimentos sólidos e uma valorização consistente, acima da inflação. Este tipo de investimento é uma excelente estratégia de diversificação de portfólios, beneficiando da crescente procura global por alimentos, uma tendência que deverá manter-se a longo prazo”, afirma Paulo Silva.

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    Heed Capital investe 25 M€ em unidade comercial na cidade de Évora

    Investimento na expansão do Retail Park de Évora, localizado na Quinta de Alcaide, passará de seis mil metros quadrados (m2) para 14 mil m2 de área coberta construída e irá receber o primeiro Mercadona do Alentejo

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    A Heed Capital, empresa de gestão de activos focada em fundos de investimento e consultoria financeira, investiu 25 milhões de euros na expansão do Retail Park de Évora, localizado na Quinta de Alcaide.
    Em 2021, a Heed Capital lançou o Aston Gold, um fundo de capital de risco fechado. O Retail Park de Évora faz parte dos activos geridos pelo Aston Gold FCR.
    O espaço, comprado em 2021 à Europar, passará, com a expansão, de seis mil metros quadrados (m2) para 14 mil m2 de área coberta construída. O terreno onde está situado tem uma área total de aproximadamente 66 mil m2, sendo que os proprietários cederam uma área de quase sete mil m2 à Câmara Municipal de Évora, entregando ao poder público a construção de uma nova via de acesso ao local, assim como a ligação a uma rotunda já existente.
    Para Fernando Fonseca, responsável da Aston Gold, “este investimento confirma a nossa capacidade, através das nossas equipas multidisciplinares, de gerir os recursos dos nossos clientes, tanto em activos líquidos como nos de menor liquidez”.
    O Retail Park contará com mais de 800 lugares no parque de estacionamento e vai receber a primeira loja da Mercadona, cadeia espanhola de supermercados, no Alentejo, além de uma Kiwoko, um Espaço Casa e uma Fábrica de Óculos.
    O investimento da Heed Capital vai gerar a criação de 200 novos postos de trabalho na cidade de Évora, contribuindo directamente para o desenvolvimento económico do interior do País e a inauguração está marcada para o próximo dia 3 de Outubro.
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    LIV Santa Catarina

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    RE/MAX Collection comercializa LIV Santa Catarina

    RE/MAX Collection promove o novo projecto residencial no bairro de Santa Catarina, em Lisboa, com 13 apartamentos, de T1 a T4, com conclusão prevista para 2026. O projecto é desenvolvido em parceria pela ZAPHIRA Capital e a OXY Capital, com projecto da CPU Architects International

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    A RE/MAX Collection está a comercializar o novo empreendimento LIV Santa Catarina, em Lisboa. Este edifício emblemático da cidade, localizado na Rua Marechal Saldanha nº 5, no coração do bairro de Santa Catarina, foi meticulosamente renovado para combinar a rica história de uma construção do século XIX com o conforto e a solidez de uma nova edificação contemporânea.

    Desenvolvido em parceria pela ZAPHIRA Capital e a OXY Capital, com projecto da CPU Architects International e gestão da CPU Management, o LIV Santa Catarina será composto por 13 apartamentos de tipologias T1 a T4. A conclusão da construção está prevista para o terceiro trimestre de 2026.

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    Athena Advisers comercializa novo projecto na Carrapateira

    Pátio, um conjunto de oito casas enquadradas na natureza e na arquitectura da aldeia da Carrapateira, localizada entre Sagres e Aljezur, é promovido por António Ferreira e com arquitectura da RMS Arquitectos

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    Um conjunto de oito casas enquadradas na natureza e na arquitectura da aldeia da Carrapateira, localizada entre Sagres e Aljezur, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, está em fase de conclusão e deverá estar concluído até ao final do ano.

    Promovido por António Ferreira, que há 17 anos reconstruiu a Aldeia da Pedralva, Pátio é o nome deste projecto que dá início a um investimento mais amplo de natureza sustentável planeado para os próximos anos na região da Carrapateira, Costa Vicentina, num investimento que ascende a 10 milhões de euros. A comercialização está a cargo da Athena Advisers. 

    “A ideia por trás dos projectos da Carrapateira é criar um produto para um target cada vez mais sofisticado, como o mercado alemão ou americano, que procura casas de férias na Costa Vicentina, e para já não encontra com facilidade. Vamos, por isso, construir os nossos projectos, ao mesmo tempo que vamos trazer para a nossa plataforma de alugueres casas especiais que já existam na região. Queremos, com isto, ter a melhor colecção de casas da Costa Vicentina”, nota António Ferreira.

    Com projecto do atelier RMS Arquitectos, o Pátio disponibiliza apartamentos de tipologia T1 e áreas que vão dos 33.94 m2 aos 49.52 m2, com uma arquitectura em harmonia com as típicas construções algarvias de inspiração árabe, onde prevalecem os tons brancos das fachadas para uma completa inserção na paisagem, os telhados inclinados e um arco de estilo mourisco com azulejos azuis.

    Além disso, em cada casa há um pátio privado virado a poente e um terraço com piscina de imersão aquecida, além de grandes janelas envidraçadas em todas as divisões, que oferecem vistas desafogadas sobre o Atlântico e a aldeia da Carrapateira. A pensar nos trabalhadores remotos e nómadas digitais, está a ser criado um espaço de co-working, ao passo que os surfistas e ciclistas vão apreciar a arrecadação e o estacionamento subterrâneo com pontos de carregamento eléctrico.

    “As casas do Pátio são um investimento excelente para quem procura uma residência temporária, ou ainda um retiro costeiro num ambiente rural descontraído, orientado para a natureza e para um estilo de vida ao ar livre”, comenta David Moura-George, director-geral da Athena Advisers Portugal. “Num destino cada vez mais procurado e onde as taxas de ocupação podem variar entre 50% e 75% graças à quebra de sazonalidade conseguida pelos mercados de ciclismo, caminhadas e observação de aves fora do período de Verão, investir nestes apartamentos significa ainda ter um retorno financeiro garantido na exploração turística, com rendimentos líquidos que podem ultrapassar os 4%. Estes valores são ainda potenciados pela possibilidade de os proprietários usufruírem de uma gestão profissional das suas casas que se ocupa do marketing, dos arrendamentos e da manutenção dos imóveis”, sublinha o responsável.

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    Edifícios Mutual (Campo Alegre)

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    Agosto “aquece” mercado de escritórios do Porto, com 12.400 m2 de ocupação

    Actividade do mês foi a mais elevada do ano, praticamente quadruplicando face a Julho e superando os níveis de absorção registados em Lisboa no mesmo período, em torno de 8.300 m2, mostra o relatório da JLL

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    Agosto foi mais um mês de dinamismo para o mercado de escritórios português, desta vez com o Porto na liderança, ao transaccionar 12.400 metros quadrados (m2) através de três operações, divulgado pela JLL no âmbito do Office Flashpoint.

    Este resultado pressupõe um crescimento de 362% face a Julho e de 391% face a Agosto de 2023, e foi impulsionado pela concretização de um pré-arrendamento de uma área de grande dimensão (10.372 m²) no edifício Mutual contribuindo para que a zona 5 – Outros Porto se tenha sagrado como a mais activa (84%).

    Desta forma, a absorção acumulada de 2024 no Porto subiu para 43.500 m² no final de Agosto, ou seja, 11% acima do resultado registado um ano antes (39.300 m²). Até Agosto foram concluídas 48 operações na região, das quais 13 para áreas de grande dimensão, com estes indicadores a crescerem 7% e 63% em termos homólogos, respectivamente. Já a área média transaccionada fixou-se em 906 m² neste período, apenas 4% acima do registado um ano antes. As zonas 8 – Outras Zonas Porto (25%) e 6 – Matosinhos (24%) foram as mais dinâmicas em termos acumulados, seguidas de perto da zona 1- CBD Boavista (22%). Os setores dos Consultores e Advogados e das TMTs & Utilities lideraram do lado da procura, sendo responsáveis por, respetivamente, 37% e 35% da área tomada.

    Em contrapartida, Agosto trouxe um abrandamento do ritmo da procura em Lisboa que, embora tenha continuado dinâmica, viu o seu nível absorção a reduzir 53% face a Julho e 55% face ao mesmo mês de 2023, para 8.300 m².

    Das 10 operações de concluídas, apenas uma compreendeu áreas superiores a 1.000 m², resultando numa área média transaccionada de 831 m². A zona 3 – Nova Zona de Escritórios foi o eixo mais activo e o sector do Estado, Europa e Associações o principal ocupante, ambos com quotas mensais de 46%.

    Até Agosto foram transaccionados 153.700 m² em termos acumulados no mercado de escritórios de Lisboa, 147% mais do que os 62.300 m² registados em igual período do ano passado.

    A tendência de crescimento é transversal ao número de operações concluídas, 112 (+14%), ao número de negócios envolvendo áreas superiores a 1.000 m², 29 (61%) e à área média por operação, que ronda agora os 1.372 m² (+116%).

    Em 2024, a zona 5 – Parque das Nações lidera com 35% da absorção acumulada, seguida da zona 3 – Nova Zona de Escritórios, com 27%. Do lado da procura, o sector dos Serviços Financeiros destaca-se como o mais activo, assumindo 32% da ocupação.

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