Trienal: Vida no espaço público é tema da próxima conferência
Os convidados da conferência são Pierre Alain Trévelo, co-fundador do atelier parisiense TVK, e Markus Bader, co-fundador do atelier berlinense Raumlaborberlin e ambos vêm a Lisboa apresentar a sua abordagem específica sobre o espaço público, os vazios urbanos, o tempo de praças urbanas resistentes a espaços para aprender a flutuar

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
O primeiro encontro do terceiro e último ano do ciclo Campo Comum olha para a produção do espaço colectivo, compreendido como um activo fundamental nos nossos ambientes construídos. Nesta sessão, vemos o espaço colectivo como a relação produtiva entre a infraestrutura pública e cidadãos e comunidades envolvidos. Por um lado, um plano aberto — arquitectura do solo — construído para durar, por outro, acções específicas e diferentes rituais que dão forma ao nosso quotidiano. Os convidados da conferência são Pierre Alain Trévelo, co-fundador do atelier parisiense TVK, e Markus Bader, co-fundador do atelier berlinense Raumlaborberlin e ambos vêm a Lisboa apresentar a sua abordagem específica sobre o espaço público, os vazios urbanos, o colectivo e, obviamente, o tempo: de praças urbanas resistentes a espaços para aprender a flutuar.
TVK é um atelier internacional de arquitectura e desenho urbano, fundado por Pierre Alain Trévelo e Antoine Viger-Kohler, em Paris, em 2003. Envolvidos desde início no ensino, procuram uma abordagem em que a teoria e a prática respondam uma à outra e se enriqueçam mutuamente. Através de projectos, investigação e escrita têm produzido de maneira constante uma obra única, ao mesmo tempo teórica e prática. O seu objectivo é captar a complexidade e o carácter paradoxal da situação actual do planeta, de maneira a contribuir para torná-lo habitável.
Raumlaborberlin é um colectivo alemão de nove arquitectos que se juntaram numa estrutura laboral colaborativa e que trabalham na intersecção da arquitectura, planeamento urbano e intervenção urbana, encarando a cidade e a renovação urbana como um processo. Sentem atracção por localizações urbanas difíceis, por lugares abandonados ou em transição. A abordagem do Raumlabornerlin é definida por um urbanismo dinâmico, combinando investigação, envolvimento comunitário e maneiras radicais de actuação para gerar novas formas de criar espaço público. Em 2021, foram galardoados com o Leão de Ouro na 17.ª Exposição Internacional de Arquitectura em Veneza.