7ª edição da Open House Porto regressa em Julho
Com curadoria da arquitecta Graça Correia e do historiador Joel Cleto, a OHP “vai ser apresentada sob o desígnio da esperança que nos levará a sair de casa e reencontrar a cidade enquanto ‘casa colectiva’

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
Depois de um ano de pausa e uma 6ª edição, em 2021, ainda condicionada pela pandemia Covid-19, o Open House Porto (OHP) regressa nos dias 2 e 3 de Julho, sob o tema da cidade enquanto Casa Aberta.
Com curadoria da arquitecta Graça Correia e do historiador Joel Cleto, a 7ª edição do OHP “vai ser apresentada sob o desígnio da esperança que nos levará a sair de casa e reencontrar a cidade enquanto ‘casa colectiva’ e nesta, os lugares que sendo públicos e infraestruturais permitem que cada cidade funcione enquanto (a nossa) Casa Aberta – uma verdadeira Open House seja na cidade do Porto, Gaia, Matosinhos ou na Maia.”
Serão dois dias de visitas, no fim de semana de 2 e 3 de Julho, adaptadas às recomendações que as entidades competentes determinarem à data do evento para a prevenção do contágio Covid-19, garantindo assim a segurança do público e de todas as pessoas envolvidas na organização.
O Open House Porto conta com organização e produção da Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura e com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.
Nesta edição, voltaremos a visitar espaços interiores e exteriores, na companhia de especialistas e voluntários, num roteiro que percorrerá um conjunto alargado de espaços nas quatro cidades Open House Porto.
Para que cada edição seja um sucesso, a organização reúne, todos os anos, uma equipa de voluntários que acolhe os visitantes e oferece sugestões úteis e informadas sobre o evento. Neste sentido, até 15 de Abril, está aberta a Open Call para os voluntários que, a partir dos 16 anos, tenham interesse pela arquitectura, pelo património construído e pela história das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia e que gostem do contacto com o público.