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    Governo autoriza lançamento de concursos de requalificação de infraestruturas no valor de 100 M€

    O Governo autorizou a abertura de candidaturas nas áreas da educação e da saúde para a requalificação de infraestruturas e equipamentos pelos programas operacionais regionais do continente

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    As câmaras têm à sua disposição 100 milhões de euros dos programas operacionais regionais para reabilitar escolas e centros de saúde. A medida foi aprovada em decreto lei publicado a 31 de Maio.

    O anúncio do lançamento da medida já tinha sido feito pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2022. “Através de avisos de concurso, com enquadramento ainda no PT 2020, mas com a possibilidade de transitarem para o PT 2030, teremos 100 milhões de euros dos Programas Operacionais Regionais ao serviço dessas requalificações. Nesta fase, os beneficiários serão infraestruturas consideradas prioritárias, ou seja, escolas e centros de saúde mais degradados”, explicou na ocasião.

    A verba será disponibilizada tendo em conta a limitação de dotações por regiões. Assim, no domínio da Educação (requalificação de infraestruturas escolares) a região Norte e Centro contam, cada uma, com 30 milhões de euros, o Alentejo 10 milhões de euro e o Algarve cinco milhões de euros. No domínio da Saúde (cuidados de saúde primários), o Norte conta com 10 milhões de euros e as regiões Centro, Alentejo e Algarve com cinco milhões de euros, um valor manifestamente inferior à dotação para as áreas da Educação justficada também pelo facto de ser em menor número as infraestruturas desta natureza sob gestão das câmaras municipais.

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    Produção na construção sobe 3,9% em Outubro

    O índice de produção na construção aumentou 3,9% em Outubro, apresentando uma variação superior em 1,6 pontos percentuais relativamente ao mês anterior, revela hoje o Instituto Nacional de Estatística

    O índice de produção na construção aumentou 3,9% em Outubro, um movimento de crescimento influenciado pela subida de 4,9% de construção de edifícios, que cresce 1,8 pontos percentuais, face a Setembro, e pela actividade de engenharia civil que passou de um crescimento de 1% em Setembro para 2,3%, em Outubro.

    Os índices de emprego e remunerações também aceleraram 0,5 p.p. e 2,3 p.p. para variações homólogas de 3,3% e 11,1%. A variação mensal do índice de emprego foi 0,7% (0,1% em Outubro de 2023), enquanto a das remunerações se situou em 3,0% (0,8% no mesmo mês de 2023).

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    Plano de descarbonização da Cimpor avaliado em 1,4MM€

    Cevat Mert explicou que está em cima da mesa investirem no Reino Unido, com cerca de 50 milhões de euros próprios num terminal do porto de Bristol, em França e “sem dúvida” nos Estados Unidos

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    Até 2030, os responsáveis da Cimpor estimam investir 1,4 mil milhões de euros em equipamento e tecnologia com vista a descarbonizar as fábricas em território nacional, medida que faz parte de um plano de um plano de reestruturação e modernização da companhia que desde Março passou a ser detida, na totalidade, pela Taiwan Cement Corporation.

    Numa iniciativa dedicada à imprensa, que marcou os primeiros seis meses desde a conclusão do processo de aquisição da cimenteira ao Grupo Oyak, o CEO da Cimpor em Portugal explica que o investimento estimado até 2030 vai permitir à empresa responder aos desafios da descarbonização com infraestruturas, tecnologia e novos produtos. Em Outubro, a Cimpor tinha anunciado um investimento de 360 milhões de euros em projetos de descarbonização e inovação, até 2026, dos quais 180 milhões no seu Centro de Produção de Alhandra, em Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa.

    Cevat Mert explicou que está em cima da mesa investirem no Reino Unido, com cerca de 50 milhões de euros próprios num terminal do porto de Bristol, em França e “sem dúvida” nos Estados Unidos.

    Já o responsável comercial da cimenteira, Ignacio Gomez, explicou que a alteração nos mercados, com mais enfoque na Europa e Estados Unidos, se deveu aos novos requisitos ambientais.

    “Os players em África ou na China não estão a investir nisto, […] por isso têm um custo [de produção] mais baixo. Continuar a exportar em África tornou-se mais difícil”, explicou, adiantando que 25% a 30% da produção em Portugal se destina à exportação.

    Cevat Mert garantiu que a intenção da TCC é manter os 100% da Cimpor, marca que é a sua “porta de entrada na Europa”. E pretende também continuar a reforçar o quadro de trabalhadores, embora admita dificuldades de atração de talento. Quantos aos desafios futuros, os gestores da Cimpor sinalizaram a necessidade de aumentar o ritmo de investimentos previstos pelo Governo e simplificar procedimentos que facilitem o desenvolvimento dos projetos.

    “Estamos a fazer um investimento grande e se o Governo não está com o mesmo ritmo, teremos um problema no futuro”, apontou Ignacio Gomez, dando como exemplos os problemas com o transporte de dióxido de carbono (CO2) que é capturado e com o licenciamento dos projetos.

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    Turismo residencial gera 15 mil milhões de euros em receitas fiscais

    Portugal é o país que, em 2024, apresenta os maiores encargos fiscais sobre a aquisição de um imóvel residencial de segunda habitação revelam dois estudos realizados pela Nova School of Business and Economics e pela Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts

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    A Nova School of Business and Economics em parceria com a Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts realizou os estudos “Turismo Residencial: Impacto Macroeconómico” e “Turismo Residencial: Benchmarking fiscal” com o objectivo de estimar a contribuição do sector para a economia portuguesa no período entre 2014 e 2023 e verificar como se compara Portugal em 2024, nos vários regimes fiscais que incidem sobre imóveis residenciais de segunda habitação com os seus demais concorrentes directos. Entre as principais conclusões destacam-se os 15 mil milhões de euros em receitas fiscais para o Estado que o sector gerou entre 2014 e 2023 e o facto de Portugal ser o país que em 2024 apresenta os maiores encargos fiscais sobre a aquisição de um imóvel residencial de segunda habitação entre os mercados analisados.

    Entre 2014 e 2023 o turismo residencial destacou-se em Portugal gerando 130 milhões de dormidas e contribuindo com um impacto económico total de 184,5 mil milhões de euros. O sector gerou ainda 15 mil milhões de euros em receitas fiscais, dos quais 11 mil milhões de euros são provenientes de IVA. De destacar ainda os 96,9 mil milhões de euros em Valor Acrescentado Bruto (VAB), dos quais cerca de metade, 43.8 mil milhões, foram destinados a remunerações, reflectindo a riqueza gerada pelo sector na economia e no emprego. Entre 2014 e 2023 foram criados uma média anual de 284.584 empregos a tempo completo. O estudo apurou ainda o impacto dos não-residentes que, ao utilizarem a sua propriedade em Portugal, contribuíram com 672 milhões de euros para a produção total da economia nacional tendo ajudado à criação, em média, de 906 empregos e de 129 milhões de euros em remunerações, por ano.

    No estudo foram considerados os aldeamentos turísticos, apartamentos turísticos e hotéis-apartamentos que se encontrem integrados em empreendimentos turísticos. Estimaram-se os efeitos gerados pelo investimento na construção de novas unidades de alojamento, venda de novas unidades de alojamento, revenda de unidades de alojamento já existentes, turismo receptor e interno no território económico e uso da propriedade pelo proprietário não-residente.

    Relativamente à “Análise comparativa da carga fiscal em 2024 para aquisição de imóvel residencial de segunda habitação” comparou-se a carga fiscal total, vigente em 2024, para aquisição de imóveis residenciais de segunda habitação em Portugal e nos seus concorrentes directos do Mediterrâneo (Espanha, França, Itália, Grécia, Croácia, Chipre e Montenegro). O estudo concluiu que Portugal apresenta a maior carga fiscal total na aquisição de imóvel residencial de segunda habitação nova (25,4%) entre os países analisados. Portugal tem também os maiores encargos fiscais sobre a aquisição de um imóvel residencial de segunda habitação usado com encargos fiscais a rondar os 37 mil euros para um valor de venda 500 mil euros.
    Do grupo de oito países analisados, apenas três – Portugal, Espanha e França – cobram imposto sobre patrimónios imobiliários de elevado valor e pelo total do património agregado. Os limites mínimos de isenção são menores em Portugal (600 000€) depois Espanha (700 000€) e finalmente França (1 300 000€).
    Relativamente à carga fiscal sobre as mais valias na óptica do investimento, Portugal é o segundo país da amostra com a carga fiscal mais elevada, logo a seguir à França, e, por consequência, o que apresenta a segunda menor rendibilidade quando consideramos o valor investido.

    Segundo Pedro Fontainhas, director executivo da Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts “os estudos agora apresentados relevam, por um lado, o enorme potencial do Turismo Residencial, o seu impacto positivo e o efeito multiplicador que o sector tem na economia, tanto a nível da atracção de investimento e residentes estrangeiros, como a nível da criação de emprego. Por outro, relevam a enorme carga fiscal a que está sujeita a compra de imóveis de segunda habitação em Portugal, esta elevada tributação pode desencorajar os investidores e reduzir o potencial de crescimento do sector”, considera o responsável. Segundo o mesmo responsável “Portugal tem todas as condições para ser um dos destinos líderes a nível mundial em turismo residencial, mas a competitividade fiscal é um factor que não pode ser ignorado. Reduzir os encargos na aquisição pode atrair mais investimento e alavancar ainda mais a nossa economia. A comparação com outros países mediterrânicos, como a Grécia, Itália e França, evidencia a necessidade de políticas fiscais mais competitivas. A Grécia, por exemplo, implementou a suspensão do IVA em novos imóveis para impulsionar as vendas, enquanto Itália oferece benefícios fiscais para imóveis detidos por não-residentes”, refere.

     

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    Câmara de Lagos lança concurso para ampliação e requalificação da Escola das Naus

    O objetivo da intervenção é, por um lado, resolver os graves problemas estruturais deste edifício escolar, e, por outro lado, ampliar a sua capacidade, adequando as salas de aula e espaços de valências específicas às necessidades atuais e melhorando as condições de ensino e aprendizagem, com benefícios para toda a comunidade escolar servida pelo estabelecimento

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    A Câmara Municipal de Lagos aprovou a abertura de concurso para a empreitada de ampliação e requalificação da Escola Básica 2,3 das Naus. A intervenção, que representa um investimento de 12 milhões de euros, está prevista na Carta Educativa e consta do Acordo Sectorial de Compromisso subscrito entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, sendo cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

    O objetivo da intervenção é, por um lado, resolver os graves problemas estruturais deste edifício escolar, e, por outro lado, ampliar a sua capacidade, adequando as salas de aula e espaços de valências específicas às necessidades atuais e melhorando as condições de ensino e aprendizagem, com benefícios para toda a comunidade escolar servida pelo estabelecimento.

    A operação de reabilitação da Escola das Naus prevê, entre outros, a requalificação do edificado existente, ampliando-o através da construção de um novo edifício destinado a complementar a prática da atividade letiva bem como dotar este equipamento escolar com um Auditório. Está também prevista a adequação funcional do edifício principal, com a ampliação do refeitório e a ampliação e reestruturação total da cozinha, e do pavilhão polidesportivo.

    De modo a garantir a continuidade do funcionamento do equipamento escolar, a empreitada será executada de forma faseada e encadeada, iniciando-se com a construção do edifício novo (B) e espaços exteriores adjacentes, permitindo que a atividade letiva continue a desenvolver-se normalmente no edifício principal (A), nos monoblocos e no pavilhão coberto (edifício C) já existentes. Numa segunda fase serão intervencionados (requalificados e ampliados) os edifícios A e C e construída a nova Portaria (edifício D), o que obrigará ao funcionamento em instalações provisórias de monoblocos a instalar na área de estacionamento contígua ao recinto escolar em quantidade que permita, com o apoio do edifício novo (B), assegurar as atividades letivas, com as atividades desportivas a serem realizadas em equipamentos desportivos na proximidade e refeições asseguradas em serviço de catering. A terceira e última fase consistirá na construção do campo de jogos descoberto, estacionamento e envolvente exterior ao equipamento escolar.

    A Escola EB 2,3 das Naus entrou em funcionamento em 1997, estando inserida em zona urbana nas imediações da Marina de Lagos e da estação de comboios. Os problemas de conservação dos seus edifícios e a falta de espaço agudizaram-se nos últimos anos, obrigando o município a colmatar a situação com recurso à colocação de monoblocos provisórios que aumentaram a sua capacidade em mais oito salas de aulas, embora com prejuízo para os espaços comuns, que ficaram ainda mais sobrecarregados.

    Para além deste investimento, em matéria de rede escolar está prevista a ampliação da Escola EB 2,3 Tecnopolis de Lagos, conforme projeto atualmente já em elaboração.

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    Paulo Jervell, founding partner Openbook Group, Tiago Falcão, managing partner Openbook Real Estate, Diana Noronha Feio, managing partner Openbook Studio e Pedro Pires, founding partner Openbook Group
    Sentados, da esquerda para a direita:
    Marianne Caupers, managing partner Openbook Design, Rodrigo Sampayo: founding partner Openbook Group e João Cortes, founding partner Openbook Group

    Arquitectura

    Openbook: A reestruturação da Firma

    Fruto de um processo de reestruturação e rebranding nasce o Grupo Openbook, o qual integra agora cinco entidades: Architecture; Real Estate; Design; Studio e Engineering. Uma transformação que evidencia, desde logo, crescimento do volume de negócios, dos projecto e das geografias onde actua. Paulo Jervell, um dos sócios fundadores do Grupo explica-nos o processo de transformação do escritório, o âmbito de actuação das novas entidades e o seu impacto na arquitectura que praticam e nos valores que defendem

     

    “Pretendemos reforçar o posicionamento do grupo como líder em inovação, com uma oferta integrada ao cliente. Este é o grande motor desta reestruturação”, afirma à Traço Paulo Jervell, um dos sócios fundadores da Openbook. A firma deu lugar a um grupo, que compreende cinco entidades, e que emprega mais 90 colaboradores. No centro de tudo está a arquitectura e a defesa das premissas e dos valores que nos acompanharam a actividade da Openbook ao longo dos anos: “rigor, qualidade, obsessão pelo detalhe e pela funcionalidade”

    Paulo Jervell, um dos sócios fundadores a Openbook

    Esta apresentação recente que fizeram ao mercado é o resultado de um trabalho que vem sendo feito há pelo menos uns dois anos. Correcto?
    São áreas que já trabalhávamos e que criaram universos diferentes. Mas 2024 foi um ano marcante para a Openbook, em que consolidámos o nosso reposicionamento como grupo multidisciplinar. Este movimento estratégico impulsionou o crescimento financeiro – no final de 2024 a Openbook vai ultrapassar os 10 milhões de euros em facturação – a expansão da equipa e a entrada em novos mercados. Com o rebranding lançado este ano pretendemos reforçar o posicionamento do grupo como líder em inovação, com uma oferta integrada ao cliente. Este é o grande motor desta reestruturação.

    O que vem mudar este rebranding?
    No que diz respeito à evolução das áreas de negócio, este rebranding ou esta reestruturação, aliás, são as duas coisas em simultâneo, surge para clarificar a nossa estratégia de crescimento. Vamos passar a adoptar uma nomenclatura de grupo, grupo esse que vai ter cinco empresas: Openbook Architecture, Openbook Real Estate, Openbook Studio, Openbook Engineering e Openbook Design. Algumas destas empresas são lideradas por parceiros que já colaboravam com a Openbook mas que agora assumem estas áreas de negócio de uma forma independente, mas sempre sob uma visão de grupo. O que queremos é que estas empresas possam desenvolver-se nos segmentos onde são especializadas, com estratégias e objectivos de negócios bem definidos, consolidando o nosso posicionamento enquanto grupo multidisciplinar.

    Como é que estas entidades vão operar?
    Sempre sob o chapéu do grupo Openbook, no universo de serviços que o grupo presta, mas para um conjunto de áreas de actuação muito mais diversifica daquele que o grupo actuava actualmente. Falando um pouco sobre cada uma destas entidades: A Openbook Architecture, que é, como vocês sabem, é uma empresa fundada em 2007, muito focada na concepção de espaços, muito alicerçada na criatividade e no padrão de qualidade que oferecemos aos clientes e que fomos, ao longo dos anos, expandindo em termos de actuação. Mantemos sempre as premissas e os valores que nos acompanharam ao longo destes anos – rigor, qualidade, obsessão pelo detalhe e pela funcionalidade – valores que, de alguma forma, pautam o crescimento da área da arquitectura. Dada a nossa estratégia de diversificação, o peso dos projectos corporativos foi-se equilibrando com o crescimento de projectos em áreas como saúde, residencial e de hotelaria, que acabaram por assumir, eu diria, uma fatia do bolo muito relevante e neste momento conseguimos inverter a balança. Estávamos muito alicerçados em projectos corporativos, agora temos uma balança muito mais equilibrada e mais diversificada.
    No que diz respeito ao Openbook Real Estate, o que é que pretendemos com a criação desta empresa? Oferecer uma experiência global que permite proporcionar aos clientes serviços de análise financeira e planeamento estratégico, orientar os clientes para novas oportunidades de investimento e criar soluções personalizadas que combinem uma visão independente com profundo conhecimento no sector, seja através de mercado de capitais, consultoria imobiliária, estruturação de operações de investimento e mesmo gestão de activos.

    O que vos leva a passar da arquitectura para a consultoria em real estate?
    Não estamos a passar da arquitectura para a real estate. Desde a criação da Openbook nunca nos revimos como um ateliê de arquitectura. eu costumo dizer que somos uma empresa, neste momento um grupo de empresas, mas éramos uma empresa com um ateliê de arquitectura. Esta sempre foi a nossa estratégia. A consultoria em real estate, como diz e bem, surge também pela mesma razão da criação de outras empresas, aproveitar oportunidades. Através da relação que todas as empresas que hoje em dia fazem parte do grupo, surge um conjunto de oportunidades que, tendo um acompanhamento integral com as várias expertises que existem, permite-nos oferecer um serviço de maior de abrangência, diversidade e qualidade. Isso é a grande, eu diria, atractividade do grupo em ter todas estas empresas. Consoante as necessidades do cliente, conseguimos dar-lhe uma resposta e uma solução final.

    O que nos leva então à Openbook Studio. Que serviços oferece esta empresa?
    Openbook Studio surge potenciada por um histórico que tínhamos com uma parceira nossa nesta área de interior design. Adquirimos a empresa, na qual temos uma participação maioritária, e assim nasceu a Studio, que está muito focada em hospitality, hotelaria e residencial. A Openbook Studio está já a fazer o novo Choupana Hills, um hotel de cinco estrelas na Madeira, um projecto que teve vários momentos, mas que agora está a todo o vapor. Tem também em curso um projecto de mais de dois mil apartamentos em Hanói, no Vietnam. São quatro torres residenciais e o interior design foi entregue à Openbook Studio.

    Temos ainda a Openbook Design…
    Openbook Design, à semelhança da Studio, também era uma área de negócio onde já actuávamos com parceiros e, mais uma vez, o que fizemos foi adquirir esta empresa com integração no grupo. A Openbook Design faz única e exclusivamente trabalho de design em termos de wayfinding, sinalética e branding. E é uma área de negócio que acompanha muito a Openbook Architecture e o Openbook Studio. Por exemplo, num projecto corporativo do Openbook Architecture, toda a componente de sinalética, de nomenclatura das salas, de wayfinding em termos de sinalética, naming do edifício, é realizada pela Openbook Design.

    Por fim, temos a Openbook Engineering.
    Que vem transformar esta visão em realidade na componente técnica, através da gestão do projecto para o cliente. Esta entidade trabalha única e exclusivamente para projectos do grupo. Esta sim, foi criada sem nenhuma aquisição orgânica, foi criada internamente do zero. Obviamente, para efeitos de expertise, fomos buscar ao mercado o responsável desta área, que vem do mundo da engenharia.

    Em termos de peso dentro do grupo qual a área que terá maior peso?
    Neste momento, a Openbook Architecture continua a ter um peso muito destacado e significativo no que diz respeito ao volume de negócios. No entanto, é expectável, e isso tem vindo já a concretizar-se que a Openbook Real Estate tenha no futuro um peso muito considerável no volume de facturação do grupo e depois todas as outras áreas, afinal, são empresas startup e que obviamente estão a fazer o seu percurso. Não obstante, é importante referir que todas elas, na data zero de criação, sendo todas elas startups, vão ter resultados positivos no final do ano.

    Mantêm-se os quatro partners, mas agora temos outros responsáveis. Como está organizado o grupo?
    Os quatro partners mantêm-se como os partners da holding do grupo, depois a Openbook Real Estate, a Openbook Studio e a Openbook Design, uma vez que foram adquiridas, são geridas por sócios, managing partners, que têm uma parte do capital de cada empresa. A Openbook Engineering é a única que ainda é detida a 100% pela Holding.

    Em que é que se traduz este crescimento em termos orgânicos?
    Hoje temos 90 colaboradores, reforçámos as áreas de suporte, da arquitectura, do design e real estate. E depois, como último, daria nota deste reconhecimento internacional, que obviamente é alicerçado no portfólio da empresa e no track record de grande relevância que temos vindo a conseguir e que despoletaram uma série de oportunidades internacionais em várias geografias.

    Maior projecção internacional e projectos com impacto

    Essa maior projecção internacional vai levar a Openbook para que mercados? A base permanece em Portugal?
    Em termos físicos, mantemo-nos com base em Portugal. Ainda estamos no mesmo escritório, mas tivemos que obviamente expandir, neste momento já temos mais um piso aqui no edifício onde estamos. Neste momento, produzimos de Portugal para todas as geografias onde estamos envolvidos. Mantemos o escritório do Brasil em São Paulo e estamos, neste momento, a arrancar, com o escritório no Dubai. Contamos a partir de Janeiro já ter uma presença no Dubai.

    Porquê Dubai?
    Estamos sempre atentos a novas oportunidades. Tivemos um conjunto de desafios por parte de alguns clientes, internacionais, para desenvolver alguns projectos no Dubai e depois resultado de uma análise estratégica de prospecção de mercado, entendemos que o Dubai é uma excelente base para todo o mercado do Médio Oriente, não só Dubai, mas Arábia Saudita e Qatar. Este é um mercado que está em forte crescimento, valoriza muito os parâmetros de qualidade e de inovação que o grupo detém e entendemos que era um momento para dar o salto

    Qual o peso dos diferentes mercados para o grupo?
    Diria que neste momento o mercado internacional já poderá representar cerca de 30% do volume de facturação do grupo, com tendência a crescer bastante.

    Que projectos destacaria? No panorama nacional este ano têm sido destacados a “nova cidade” para o Novo Banco e a Sede da Galp…
    Adicionaria a esses o campus do BNP Paribas, que compreende mais de 30 mil m2, que é um projecto que está em construção. Fora do mercado corporativo destacaria, por exemplo, o projecto do Lote 10 em Alcântara, que é um projeto de um edifício de uso misto, cuja construção irá arrancar no início de 2025, terá mais de 20 mil m2 e vai ser também um projecto muito, eu diria, inovador, quer através das suas técnicas construtivas quer através das soluções que introduzimos no edifício em termos de soluções bioclimáticas, de toda a componente de sustentabilidade. Vai ser adoptada uma solução construtiva metálica, portanto, muito descarbonizada, se assim lhe posso dizer, com uma componente de pré-fabricação, pré modelação para, obviamente, fazer face a grandes problemas que temos hoje em dia no mercado, que é a mão de obra. E essa falta de mão de obra exige quer dos promotores, dos construtores, dos arquitectos e dos engenheiros novas soluções construtivas que permitam de alguma forma colmatar estes aspectos. Estamos ainda a desenvolver os projectos para dois novos hospitais, o Hospital da Luz de Setúbal e o Hospital da Luz do Porto.

    E em termos internacionais?
    No Luxemburgo estamos a desenvolver um projecto de um novo edifício de escritórios para uma empresa luxemburguesa. Estamos a desenvolver vários projectos em Luanda, que vão ser projectos com uma referência muito forte, e já temos oportunidades concretas em várias geografias, nomeadamente no Dubai, na Indonésia, onde estamos também a explorar um conjunto de projectos em Jakarta.

    Pode especificar um pouco o que está a ser feito em Angola?
    São três projectos grandes em Luanda. Dois são edifícios de escritórios, entre os 10 a 15 mil metros quadrados, para dois operadores angolanos diferentes. E depois estamos a fazer o masterplan para uma entidade internacional, que vai ser um projeto muito grande, são mais de 160 mil metros quadrados e vai ser um projeto de uso misto, habitação, escritórios, leisure, landscape.

    A escolha do momento e o impacto na arquitectura

    Este é o timing certo para esta restruturação?
    Pensamos que sim, é um culminar de um ano muito forte de grandes transformações e que faz sentido ser agora e faz sentido clarificar esta estratégia, faz sentido dar e começar a trabalhar também numa estratégia de comunicação e de marca para cada uma destas empresas, que têm targets específicos, que vão ser autónomas nas suas áreas e, portanto, precisam também de adequar a sua comunicação aos segmentos onde são especialistas.

    Qual foi o investimento realizado?
    É muito elevado. Ou seja, há aqui uma grande preocupação do grupo em ter um crescimento sustentado, sempre o tivemos, aliás. Este crescimento prossupõe um investimento numa estrutura local, estabelecermos nestas geografias, e neste caso específico no Dubai, mas passa também por um fortíssimo investimento em termos de crescimento e de consolidação de algumas áreas de suporte, quer na área financeira quer na área dos recursos humanos, quer na comunicação, comercial. Um investimento que o grupo tem vindo a fazer, de forma muito sustentada, sempre recorrendo a capitais próprios.

    Qual o impacto deste processo transformador na arquitectura que praticam?
    A arquitectura que praticamos será focada nos mesmos valores de sempre: elevada qualidade e rigor com foco no cliente e sempre procurando exceder as expectativas, inovando nas soluções apresentadas. Com esta nova nomenclatura, vamos consolidar um posicionamento multidisciplinar que nos vai permitir ser mais competitivos noutros os segmentos e mercados bem como oferecer uma proposta serviços integrados sempre que faça sentido, mas o ADN com que desenvolvemos os projectos, esse será o de sempre: qualidade, criatividade, inovação e uma grande responsabilidade para com as necessidades e aspirações dos nossos clientes. Queremos estar à frente do mercado e consolidar a nossa liderança no sector.

    A nível pessoal, para o Paulo, arquitectura é algo que já só consegue acompanhar à distância?
    Somos quatro sócios, três dos quais arquitectos e um financeiro, cada um de nós tem a sua expertise muito própria e às vezes acumulamos responsabilidades, mas cada um tem as suas áreas também bastante bem definidas.
    A título pessoal, a arquitectura continua a ser a minha paixão, e mesmo se hoje em dia tenho uma componente muito forte ou relevante em termos de exigência na gestão do grupo, sem a paixão pela arquitectura é difícil incutir toda esta componente de inovação e de transformação do talento interno que temos na empresa, se não estivermos envolvidos nos projectos. O crescimento da empresa para 90 colaboradores, por mais asset que estes colaboradores já o sejam, toda a cultura, e agora vou-me desfocar dos valores do grupo, mas focar-me nos valores da arquitectura, todo o ADN da arquitectura do grupo, linguagem arquitectónica que nós defendemos esta preocupação pelo detalhe, pela qualidade, pela funcionalidade, se isto tudo não é passado e incutido na equipa, o grupo não consegue crescer de forma sustentada mantendo este foco.

     

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    Construção

    Câmara de Sintra investe mais de 2M€ em novos edifícios modulares para escolas

    A Câmara Municipal de Sintra prossegue o caminho de investimento nas escolas do concelho, melhorando as condições dos estabelecimentos de ensino, tornando estes espaços num exemplo de modernização, beneficiando toda a comunidade escolar

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    A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a adjudicação para a aquisição de novos edifícios modulares, num investimento de mais de 2 milhões de euros.

    Os edifícios modulares serão instalados no Jardim de Infância de Casal de Cambra, EB 1 Mem Martins 1, EB 1 Mem Martins – Casal de São José, EB 1 Rinchoa 1 e EB 1 Serra das Minas 2 e permitem ampliar estes estabelecimentos escolares, garantindo uma resposta adequada às necessidades da comunidade escolar do concelho.

    O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, afirmou que “estas aquisições garantem que alunos, docentes e não docentes possam usufruir de espaços mais seguros e mais funcionais”. O autarca reforçou que “a educação continua a ser uma das prioridades deste executivo. Continuaremos a investir nas nossas escolas com o objetivo de proporcionar as melhores condições a toda a comunidade escolar”.

    Os edifícios modulares a instalar no Jardim de infância de Casal de Cambra contemplam a criação de uma sala de aula, cozinha e refeitório e novas instalações sanitárias. Na EB 1 Mem Martins 1, os edifícios a instalar vão permitir criar de oito novas salas de aula e duas instalações sanitárias, distribuídas por dois pisos.

    Os edifícios a instalar na EB 1 Mem Martins – Casal de São José contemplam a criação de duas salas de aula e na EB 1 Rinchoa 1 os edifícios modulares vão dar lugar a três salas de aula e duas instalações sanitárias. Já na EB 1 Serra das Minas 2 serão criadas de quatro salas de aula e duas instalações sanitárias.

    A Câmara Municipal de Sintra prossegue o caminho de investimento nas escolas do concelho, melhorando as condições dos estabelecimentos de ensino, tornando estes espaços num exemplo de modernização, beneficiando toda a comunidade escolar. Até ao momento já foram requalificados mais de 120 estabelecimentos de ensino, compreendendo mais de 30 mil alunos, num investimento superior a 52 milhões de euros.

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    AM48 recupera edifício abandonado há 20 anos em Aveiro

    Abandonado há mais de duas décadas, na avenida Dr. Lourenço Peixinho, em Aveiro, esta grande estrutura que marca visualmente a paisagem urbana, vai ter um novo projecto que se desenvolverá ao longo de 2025

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    A promotora AM48 que anunciou, recentemente, o desenvolvimento de um grande empreendimento em Aveiro, vai, também, reabilitar um edifício degradado e devoluto, que se encontra numa das principais avenidas da cidade.

    Localizado na avenida Dr. Lourenço Peixinho, o edifício, de seis pisos, inacabado e degradado tornou-se um marco da cidade. Abandonado há mais de duas décadas, esta grande estrutura que marca visualmente a paisagem urbana, vai ter um novo futuro através do investimento e envolvimento da AM48 que desenvolverá o projecto ao longo de 2025.

    “Estamos muito entusiasmados com esta nova etapa que nos vai permitir, mais uma vez, pormos à prova o nosso mote de ir ‘além do óbvio.’ Este edifício abandonado merece ser devolvido à cidade com nova vida e obedecendo aos altos padrões de qualidade, inovação e sustentabilidade pelos quais nos regemos”, explica Alejandro Martins, CEO da AM48.

    Recorde-se que a AM48 também partiu das estruturas inacabadas no antigo Canal de São Roque, para criar o ambicioso Foz de Prata, uma proposta residencial, comercial e de hotelaria de primeira linha. O projeto desenvolve-se ao longo de 11 lotes e num total de 80 mil metros quadrados, e o respeito pelo meio ambiente e comunidade é palavra de ordem; aliás este é dos primeiros loteamentos do país com certificação LEED-ND, das mais prestigiadas do mundo no âmbito da sustentabilidade.

    Com o projecto na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, o objectivo passa por seguir esta mesma estratégia, com foco na “inovação, elevada qualidade e boas práticas de sustentabilidade” ,  gerando, assim, um “impacto positivo nos clientes, comunidade, ambiente e ecossistema”.

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    Quinta do Lago adquire Conrad Algarve

    Em comunicado, o CEO da Quinta do Lago explica que “esta aquisição representa um passo transformador. Trazer uma propriedade deste calibre para o mercado e para o portefólio da Quinta do Lago alinha-se perfeitamente com a nossa dedicação e a criação de experiências extraordinárias para os nossos hóspedes”

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    A Quinta do Lago anunciou a aquisição do Conrad Algarve, uma operação liderada pelo CEO Sean Moriarty e pelo CFO Miguel Sousa e cujos valores não foram revelados.

    O acordo, que passou pela aquisição do Conrad a um fundo gerido pela ECS, é encarado como “uma aquisição histórica que representa um investimento estratégico que vem reforçar o compromisso do resort em promover um lifestyle de luxo orientado para o bem-estar”.

    Em comunicado, o CEO da Quinta do Lago explica que “esta aquisição representa um passo transformador. Trazer uma propriedade deste calibre para o mercado e para o portefólio da Quinta do Lago alinha-se perfeitamente com a nossa dedicação e a criação de experiências extraordinárias para os nossos hóspedes”. “O Conrad Algarve é o complemento perfeito para as nossas ofertas bem estabelecidas, elevando ainda mais a nossa reputação como um destino global para quem procura exclusividade”, refere Sean Moriarty.

    Já no entender de Manuel Noronha de Andrade, “a operação reflecte o compromisso em identificar oportunidades que criem valor significativo”. Segundo o CEO da ECS, “estamos orgulhosos de ter apoiado o crescimento do Conrad Algarve, posicionando-o como um ícone de excelência. Acreditamos que, sob a nova gestão, o resort continuará a elevar o nível do mercado hoteleiro na região, reafirmando a sua posição como um destino de referência”.

    O Conrad Algarve, situado no coração da Quinta do Lago, conta com 154 suites, 80 apartamentos, duas vilas e seis restaurantes e bares, incluindo um restaurante com estrela Michelin e um spa. Por essa razão, a Quinta do Lago considera que esta aquisição “complementa o portfólio existente do resort”, que inclui 14 restaurantes e bares, o centro desportivo de alto rendimento “The Campus”, serviços de propriedade através do Clube de Quinta e três campos de golfe.

    A esta oferta acrescem 80 apartamentos com acabamentos premium, incluídos no portfólio de vendas e alugueres da Quinta do Lago. Com mais de 40 anos de existência, o resort da Quinta do Lago está localizado entre os 645 hectares do Parque Natural da Ria Formosa. A adição do Conrad Algarve, salienta, vem complementar o portefólio existente, que inclui 14 restaurantes e bares, o centro desportivo de alto rendimento The Campus, serviços de propriedade através do Clube de Quinta e ainda três icónicos campos de golfe – Norte, Sul e Laranjal.

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    Residência Universitária de Braga entregue à Casais

    O processo de reconversão da antiga Fábrica Confiança para receber a nova Residência Universitária de Braga, representa um investimento de 25,51 milhões de euros, contempla 786 camas para estudantes. A execução da obra, que recorrerá ao sistema construtivo CREE, foi entregue ao Grupo Casais

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    A antiga unidade fabril da Confiança irá receber a nova Residência Universitária de Braga. A execução desta obra foi entregue ao Grupo Casais que, após vencer o concurso público, terá que finalizar em 400 dias, incluindo o planeamento e construção, fruto de um financiamento significativo no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

    A nova residência terá um impacto considerável na revitalização urbana, preservando o valor histórico da antiga fábrica, ao incluir também um espaço cultural de 1200 m² com museus e áreas de venda de produtos da antiga “linha Heritage”. A par disso, irá duplicar a capacidade de alojamento estudantil público na cidade e regenerar.
    O projecto destaca-se pelo duplo objectivo de duplicar a oferta pública de alojamento para estudantes do ensino superior da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, além de promover a regeneração urbana. “É o maior projecto em termos de número de quartos e capacidade de alojamento para estudantes, como também representa o maior investimento financeiro destinado a residências universitárias em território nacional”, destacou o presidente da câmara bracarense, Ricardo Rio.

    “A nova Residência Universitária no edifício da antiga Fábrica Confiança representa um exemplo de vanguarda na construção sustentável, integrando-se na nova geração de edifícios inovadores. Este projecto utiliza o sistema híbrido CREE, que combina madeira e betão para maximizar a sustentabilidade, aliando eficiência energética a uma pegada de carbono reduzida. Além disso, o uso da tecnologia digital twin permite a gestão inteligente e optimizada do edifício ao longo do seu ciclo de vida. Este é um projeto que responde às necessidades actuais dos estudantes, e também define um novo padrão para o futuro da construção em Portugal”, afirmou António Carlos Rodrigues.

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    Reabilitação urbana interrompe tendência de crescimento em Outubro

    O mais recente inquérito realizado pela AICCOPN junto dos empresários que actuam no segmento da reabilitação urbana revela uma quebra no nível de actividade. Por sua vez a carteira de encomendas manteve-se estável e o nível de actividade registou uma quebra de 0,7%, face ao período homólogo

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    Em Outubro, de acordo com os dados obtidos no inquérito realizado pela AICCOPN junto dos empresários do sector que actuam no segmento da Reabilitação Urbana, registou-se uma interrupção na tendência de crescimento dos principais indicadores qualitativos.

    O índice Nível de Actividade registou uma quebra de 0,7% face ao mesmo período do ano anterior, interrompendo o ciclo de crescimento que se tem vindo a observar nos meses anteriores.

    Já no que se refere ao índice qualitativo que mede a opinião dos empresários quanto à Carteira de Encomendas, verificou-se uma variação de apenas 0,1% em termos homólogos, após o crescimento de 1,6% registado no mês anterior.

    Quanto à Produção Contratada, indicador que mede o tempo médio de trabalho assegurado a um ritmo normal de produção, verificou-se uma redução para 8,7 meses, comparativamente aos 9,7 meses apurados em Outubro de 2023.

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