Athena Advisers comercializa novo projecto em Alfama São João da Praça
O empreendimento, da autoria do atelier Appleton & Domingos Arquitectosque, está a nascer da recuperação de um edifício pombalino do início do século XIX. A construção teve início em Abril e a entrega dos primeiros apartamentos está prevista para o ultimo trimestre de 2023

CONSTRUIR
Câmara de Gaia vai contratualizar empréstimo de 18 milhões de euros para prosseguir com investimentos
Rehau desenvolve sistema para renovação do ar interior
Universidade do Porto tem plano para modernizar campus avaliado em 100M€
AICEP dedica rubrica “Em foco” às oportunidades de negócio no Canadá nas áreas das Infraestruturas e Construção
Re/Max reforça equipas a nível nacional
Mapei vai inaugurar novo showroom no edifício Verde Parque
Round Hill Capital adquire activos da rede Smart Studios
ACAI elege novo presidente
Gebalis com mais de 40M€ para reabilitar bairros municipais
10º Congresso Rodoferroviário Português
Situado num dos locais mais antigos da capital, junto à Sé de Lisboa, e com vistas amplas sobre o Tejo, o projecto de renovação do empreendimento São João da Praça, em Alfama, tem autoria do atelier Appleton & Domingos Arquitectos. A comercialização está a cargo da Athena Advisers.
Segundo Marta Salgado, consultora da Athena Advisers em Portugal, o bairro de Alfama continua a atrair um crescente número de promotores imobiliários para a reabilitação de edifícios antigos, sendo o projecto residencial São João da Praça um exemplo disso. “Alfama é um bairro transformado e em transformação que tem a capacidade de atrair não só muitos turistas, mas também um número crescente de residentes que se sentem fascinados pelo ambiente histórico, a autenticidade, os miradouros e a centralidade do bairro, mas querem viver numa casa com todo o conforto da vida moderna”, explica.
O empreendimento, que está a nascer da recuperação de um edifício pombalino do início do século XIX, irá trazer a este bairro tradicional nove modernos apartamentos com tipologias T1, T2 e dois duplex no último andar. A construção teve início em Abril e a entrega dos primeiros apartamentos está prevista para o ultimo trimestre de 2023.
Exemplo de uma propriedade lisboeta do período Mariano – na transição do século XVIII para o século XIX – o projecto São João da Praça irá manter as pinturas murais e os painéis de azulejos, conservando o seu património histórico e o carácter pombalino. Também nas escadas, os revestimentos serão restaurados e reaplicados.
De modo a tirar partido das vistas sobre o rio a partir do segundo andar, foi reconfigurada a fachada tardoz para acrescentar varandas aos apartamentos.
Já no rés-do-chão será criado um apartamento na parte de trás, no local que antes era uma loja, aproveitando os tectos altos e as grandes janelas apalaçadas. O sótão irá acolher dois apartamentos duplex com mezanino, beneficiando do tecto de altura dupla, da vista e da luz natural nestes últimos pisos.