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    Smartfrius é o novo inquilino do Parque Verde

    Empreendimento, localizado no Parque das Nações, é gerido pela Norfin e contou com a comercialização da Worx Real Estate Consultants e da JLL

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    A Smartfrius, empresa especializada em soluções de refrigeração, presente em Portugal e Angola, é o novo inquilino do empreendimento Verde Parque, gerido pela Norfin, e localizado na zona norte do Parque das Nações. A comercialização foi atribuída à Worx Real Estate Consultants e à JLL.

    O Verde Parque é um empreendimento de escritórios novo, com excelentes condições e infraestruturas, estacionamento e muita luz natural. Com preços de renda muito competitivos, junto ao Parque das Nações e com rápidos acessos ao IC2, razões pelas quais esta acabou por ser uma opção que se destacou na procura de um novo espaço pela Smartfrius. Também a zona envolvente é uma mais-valia neste activo, pelos seus amplos espaços verdes e ajardinados, diversos restaurantes e pela existência de um Pingo Doce. Além disso, existe também um parque de bicicletas Gira mesmo em frente ao edifício, em linha com as novas tendências de estilos de vida.

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    “O edifício Verde Parque é uma excelente opção para empresas que procurem um edifício moderno e de elevada qualidade, pelo que foi uma escolha natural a SmartFrius ter optado por este edifício”, refere Bernardo Zammit e Vasconcelos, head of Agency da Worx Real Estate Consultants, que colaborou na promoção deste empreendimento gerido pela Norfin.

    “A relação e a comunicação com a equipa da Norfin tem corrido muito bem, valorizámos muito a flexibilidade e o cuidado da Norfin em ir ao encontro das nossas expectativas. O nosso escritório está excepcional e ficámos muito satisfeitos com o resultado do seu fit-out.”, afirmou José Carlos Simão, director comercial da Smartfrius.

    O empreendimento Verde Parque é composto por dois edifícios. Localizado no Lote 2, o primeiro edifício, conta com três pisos e tem uma área total de 3.700m2, sendo o piso 0 ocupado por um supermercado. O segundo edifício, localizado no Lote 3, conta com cinco pisos acima do solo e oferece uma área toral de 6.300m2. Ambos os edifícios apresentam espaços para escritórios a partir de 350 m2 e até cerca de 1.200 m2, com espaços exteriores.

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    “Pedra Pura” nasce em Chaves para revolucionar o turismo local

     O “Pedra Pura” está a nascer nas encostas das terras altas que delimitam Chaves. Localizado na Quinta do Castelo, o projecto contempla uma unidade hoteleira de 5 estrelas, com 40 alojamentos, spa, restaurante e bar, espaço de eventos e piscina exterior, que se desenvolvem e tiram partido dos mais de 30 hectares de extensão da propriedade. A abertura está agendada para 2024

    O nome deste novo resort advém das encostas das terras altas que delimitam o concelho e a cidade de Chaves, no extremo norte do país, junto à fronteira com Espanha. O “Pedra Pura” contempla quatro dezenas de unidades de alojamento agrupadas em pequenos blocos. O conceito global de arquitectura, que conta com a assinatura do gabinete local de arquitectura “Esboços e Riscos”, insere estas unidades entre enormes “barrocos”, que integram a decoração de cada unidade de alojamento. O projecto hoteleiro contempla ainda spa, restaurante, bar, espaço de eventos com capacidade de evento para 400 pessoas e piscina exterior. O investimento ronda os 2,7 milhões de euros, dos quais acresce 1,38 milhões de euros financiados pelo Turismo de Portugal.

    O empreendimento, que tem como promotor o luso americano Lino Marçal, está localizado na Quinta do Castelo, propriedade do empresário, e que se estende por mais de 30 hectares. Aliás, a natureza fez mais do que influenciar a arquitectura do espaço, antes, é parte integrante de um conceito que pretende retirar partido de uma relação próxima com a natureza, com a agricultura, vitivinicultura e criação de animais, actividades desenvolvidas no dia a dia da quinta.

    Natureza como inspiração
    “Genuinidade e autenticidade, é o que está subjacente a este projecto que tem a natureza como inspiração. A ideia do projecto nasceu há alguns anos, mas torná-lo uma realidade tem demorado por causa da sua complexidade. Desde logo a escolha da localização de cada um dos blocos que albergam entre 8 a 10 unidades de alojamento, por forma a tirar o melhor partido da natureza. Temos quartos que estão “esculpidos” em torno de pedras, “barrocos”, de mais de uma tonelada”, conta Lino Marçal, o empresário que é natural de Chaves, mas que aos 19 anos partiu rumo aos Estados Unidos da América onde fez vida e fortuna na área da construção civil e arquitectura paisagística.

    Por detrás deste projecto está, no fundo, o gosto pela terra natal e a vontade de a mostrar ao mundo. “Por via da minha actividade de construção que desenvolvo nos EUA lido com muitas personalidades, muitas do mundo financeiro de Wallstreet, e o que eles procuram é o que temos aqui: sossego, natureza e a autenticidade. E é isso que pretendemos oferecer. A boa comida regional, feita com os alimentos que aqui produzimos, oferecendo os vinhos feitos na nossa adega, as ervas aromáticas, os chás, as geleias, os produtos de fumeiro, no fundo privilegiando o conceito ‘farm to table’”, inúmera Lino Marçal.

    A sustentabilidade é outro conceito que está subjacente ao projecto, cuja construção utilizou, “o mais possível” os recursos naturais locais. Como a madeira de pinho utilizada nos pavimentos e revestimentos dos quartos, ou os “barrocos” de xisto e granito deslocados e transformados dentro da própria propriedade para dar corpo ao projecto.

    “Este é um projecto ambicioso que pretendemos inaugurar em 2024. Estamos a terminar os últimos blocos de alojamentos, o restaurante e o espaço de eventos e spa estão já concluídos. Pretendemos ainda iniciar a construção de uma greenhouse, onde pretendemos partilhar com os nossos hóspedes alguns conhecimentos, sob a forma de workshops. O nosso ecossistema está ainda ferido das obras, temos ainda várias equipas no local a terminar, vamos deixá-lo repousar estes meses para no próximo ano começarmos a receber reservas”, acrescenta o empresário que vai dividindo o seu tempo entre a actividade da construção imobiliária nos EUA e os projectos em curso na quinta do Castelo.

    “Sou um entusiasta e tenho uma enorme paixão por este projecto que pretende atrair mais investimento e dar a conhecer a região de Trás-os-Montes, criar postos de trabalho e, no fundo, contribuir para a economia local. Mas acabamos por ficar desiludidos com o pouco entusiasmo que encontramos nas autoridades locais e na burocracia de processos”, enfatiza o empresário.

     

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    Plataforma logística com 17 mil m2 entra no mercado

    A CBRE está actualmente a assessorar a M7 na comercialização, em regime de exclusividade, de um activo logístico na zona da Maia, Grande Porto

    A plataforma logística beneficia de uma localização de excelência, situando-se numa das mais vibrantes e procuradas áreas de espaços logísticos no Grande Porto. A apenas 1,5 km do aeroporto Francisco Sá Carneiro, o imóvel está perto de excelentes e rápidos acessos aos principais eixos rodoviários (A41-CREP, VRI, A28, A4, N13/N14) e oferece características únicas para logística de “last mile”, confirmadas pela presença nas imediações de diversos operadores logísticos líderes de mercado, fazendo desta, uma zona consolidada.

    A CBRE, através de uma equipa multidisciplinar que envolveu os departamentos de Agency Leasing, Project & Property Management, desenvolveu uma análise 360º com o intuito de identificar melhorias estratégicas a desenvolver no activo, nas suas diferentes dimensões. Concluída esta análise, a plataforma será alvo de um investimento considerável, em áreas críticas para a actividade logística, conferindo-lhe as necessárias mais valias técnicas. De forma a satisfazer os requisitos dos ocupantes logísticos mais exigentes, o investimento em ESG e a certificação BREEAM terá um especial destaque e um forte investimento. O planeamento prevê a execução dos trabalhos no final do primeiro trimestre de 2024.

    A plataforma logística da Maia, irá oferecer aproximadamente 17.000 metros quadrados de área locável, pé direito entre 9 e 12 metros de altura, 49 cais de carga desnivelados para pesados, cais desnivelados para sprinters, dois pontos de acesso controlado e logradouro. Fruto destas características técnicas, que incluem uma nave independente, propícia a cross-docking, este activo figura-se como a principal plataforma logística disponível no Grande Porto.

    “Esta é uma excelente oportunidade para operadores logísticos na zona norte do país. Não existe produto disponível com esta dimensão e localização e que conte com estas características técnicas, como este imóvel da M7. Estamos certos de que registará enorme procura e é um orgulho poder trabalhar com este proprietário que tem feito uma continuada aposta no sector de imobiliário logístico em Portugal.”, afirma Nuno Torcato, director da Industrial e Logística na CBRE Portugal.

    “Estamos muito entusiasmados com o projecto da plataforma logística na Maia e o seu reposicionamento. A abordagem 360º desenvolvida pela CBRE sobre este imóvel, resultou numa estratégia sólida, cobrindo as diferentes dimensões de um projecto desta natureza. Estamos satisfeitos por trabalhar em conjunto, e muito confiantes de que este projecto será um sucesso!”, acrescenta Leonardo Peres, managing director na M7 Portugal.

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    Arrow Global quer investir mais 500 M€ na Vilamoura World

    A “nova visão para Vilamoura” inclui a expansão da marina e a construção de mais áreas residenciais em diversas tipologias, numa área com mais de 500 mil m2

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    Com o objectivo “inabalável” de posicionar Vilamoura e Portugal como destinos de referência a nível global, a Arrow Global, que detém actualmente a Vilamoura World, anunciou a sua intenção de expansão, num investimento estimado de cerca de 500 milhões de euros.

    Com mais de 400 milhões de euros já investidos, a Vilamoura World pretende “consolidar a propriedade de muitos dos principais activos de Vilamoura, assim como acelerar e coordenar o seu desenvolvimento”. Para isso, a “nova visão para Vilamoura”, inclui a expansão da marina e a construção de mais áreas residenciais em diversas tipologias, numa área com mais de 500 mil metros quadrados (m2).

    O investimento engloba, ainda, a melhoria das experiências de lazer, nomeadamente nos hotéis e campos de golfe recentemente adquiridos à Dom Pedro, assim como no centro equestre de Vilamoura  e nas construção de novos centros desportivos.

    Recorde-se que Vilamoura nasceu da Herdade do Morgado, uma propriedade de dois mil  hectares na costa do Município de Loulé. Foi lá que Cupertino de Miranda desenvolveu, na década de 1960, o plano que viria a transformar a área e a dar início à construção daquela que é hoje a maior marina de Portugal.

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    NIPA Capital vende escritórios Latino Coelho 142 à Venture Real Estate Fund

    A Savills representou a NIPA Capital nesta operação, que foi adquirida pela Serris REIM, actuando como Gestor de Investimentos em nome do VRE Fund

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    A NIPA Capital, investidora e promotora sediada nos Países Baixos, concluiu com sucesso a venda do edifício de escritórios Latino Coelho 142 (LC142), no Porto, à Venture Real Estate Fund (VRE Fund).

    Após o seu primeiro investimento (2017) e a abertura de escritórios em Lisboa (2021), depois de, em 2020, ter sido submetida a uma remodelação “abrangente”, esta aquisição marca a entrada da Venture Real Estate Fund no dinâmico mercado imobiliário do Porto, enquanto expande o seu actual portfólio multissetorial em Portugal, que integra uma carteira pan-europeia de 450 milhões de euros em países e regiões como França, Benelux, Portugal, Espanha e Alemanha, gerida pela Serris REIM.

    O LC142, localizado no centro da cidade do Porto, disponibiliza um total de 3.900 m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 36 lugares de estacionamento cobertos. Do total da ABL, cerca de 350 m2 encontra-se, actualmente, disponível.

    A Savills, que recentemente expandiu a sua presença no Porto com a aquisição da Predibisa, acompanhou a NIPA Capital no processo de arrendamento, avaliação de sustentabilidade e gestão da transacção. A sociedade de advogados CCSM prestou assessoria jurídica ao vendedor, enquanto a Pbbr, a Watermark e a NewCycle prestaram serviços de assessoria jurídica, fiscal, financeira e técnica ao comprador.

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    UCI recebe estatuto de entidade ESG

    Concedido pela Sustainable Fitch, com pontuação de 61/100, este selo visa reconhecer o trabalho “positivo” que a UCI tem feito no âmbito da sustentabilidade, seja através do crédito habitação green ou das operações de securitização green

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    A UCI acaba de obter o Rating de Entidade ESG, concedido pela Sustainable Fitch, com pontuação de 61/100 e que visa reconhecer o trabalho “positivo” que a UCI tem feito no âmbito da sustentabilidade na habitação, seja através do crédito habitação green ou das operações de securitização green. Neste sentido, a UCI apresenta uma maior proporção de crédito habitação green entre os seus novos créditos (26,2% do total de novos empréstimos em Portugal e 10,2% em Espanha em 2022) face ao ano anterior (em que representavam 17,9% e 9,2%, respectivamente). Uma mudança gradual na carteira de crédito habitação que contribui para mitigar os impactos do sector imobiliário em termos de emissões de gases com efeito de estufa.

    “Depois de um intenso trabalho interno para implementar políticas e princípios de actuação que nos permitiram adoptar comportamentos responsáveis que respeitem critérios ESG, a obtenção desta classificação é um marco fundamental para a empresa e um motivo de orgulho que nos impulsiona a continuar a melhorar, para que consigamos atingir as zero emissões de carbono até 2050”, indica Greg Delloye, ceo da UCI em Portugal.

    A Sustainable Fitch destaca positivamente os acordos com o Banco Europeu de Investimento (BEI), o Fundo Europeu de Investimento (FEI) e o Instituto de Crédito Oficial (ICO), em que há o compromisso de gerar futuros empréstimos verdes no valor de mais de 500 milhões de euros e, ainda, o facto de a UCI ser, desde 2020, a primeira instituição financeira da Península Ibérica a receber o selo Energy Efficient Mortgage atribuído pela European Mortgage Federation. Este selo certifica que as soluções de financiamento sustentável e o crédito habitação green da UCI cumprem os mais rigorosos critérios de protecção ambiental, em particular, que os requisitos de eficiência energética residencial estão alinhados com os critérios da taxonomia da UE.

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    Savills / Predibisa consolida resultados no segmento de escritórios no Porto

    O dinamismo da região tem impulsionado a performance positiva da consultora, que se reflecte na área de escritórios colocada desde 2020 e que, este ano, resultaram na absorção global de 36.811 m2 de espaços e nas 40 operações realizadas no primeiro semestre

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    Fruto do dinamismo que a região do Porto tem vindo a sentir na área de escritórios, a consultora Savills / Predibisa registou um aumento da sua perfomance no que diz respeito a este segmento e que se reflectiu na área colocada entre 2020 e 2023.

    Esta posição é novamente reforçada pelos indicadores de crescimento do presente ano, apurados com a contratualização de mais 17.237 metros quadrados (m2) de espaços nas cinco principais zonas da cidade (Baixa, Boavista, Oriental, Outros Porto e ZEP).

    Estes indicadores de consolidação para 2023, surgem como resultado da absorção global de 36.811 m2 de espaços e das 40 operações realizadas no primeiro semestre, que representam também a retoma empresarial e a confiança dos investidores e empresas na região Norte de Portugal.

    As previsões contínuas de crescimento da Savills/Predibisa, até ao final do ano, acrescentam ainda mais valor ao “take-up” verificado na procura de escritórios na cidade do Porto, com 58.493 m2 de área total colocada e 76 transacções no ano anterior.

    “O “Greater” Porto está cada vez mais forte na captação de empresas, onde as iniciativas da suas câmaras, dos promotores e das consultoras têm impulsionado a procura por escritórios modernos e bem localizados, posicionando-se como local de destino e primeira escolha das empresas. A promoção deste tipo de sinergias tem atraído empresas de várias áreas, fortalecendo assim o mercado de escritórios e impulsionando a economia local”, afirma Paulo Silva, head of Country da Savills.

    Segundo Graça Ribeiro da Cunha da Savills/Predibisa, responsável pelo mercado de Offices & Retail da região Norte, “a zona do Grande Porto continua a reunir todas as infraestruturas e inúmeras soluções, com grandes áreas de escritórios, adequadas até ao contexto actual de transformação digital das empresas, o que nos permite acompanhar e dar resposta a esta evolução no mercado imobiliário”.

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    Remax Collection assina parceria com a Vision Supra Partners

    Numa primeira fase, haverá a comercialização exclusiva de dois empreendimentos – o Vale das Amendoeiras e o Naus Eco Village . estando previsto, posteriormente, a angariação de mais três

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    A rede imobiliária, em parceria com a Remax Alcateia, reforçou o seu portefólio de empreendimentos de luxo com a mais recente parceria com o promotor Vision Supra Partners. Numa primeira fase, haverá a comercialização exclusiva de dois empreendimentos, estando previsto, posteriormente, a angariação de mais três empreendimentos.

    “É com grande satisfação que assumimos este compromisso de trabalhar em conjunto com a Vision Supra Partners na comercialização de dois importantes empreendimentos na área metropolitana de Lisboa. Pretendemos elevar o padrão da experiência imobiliária, oferecendo aos clientes a oportunidade de adquirir propriedades excecionais, como os empreendimentos Vale das Amendoeiras e Naus Eco Village”, destaca Beatriz Rubio, ceo da Remax Collection.

    Com 15 anos de experiência no mercado imobiliário, o Grupo Vision Supra Partners é fruto de uma parceria entre as empresas suíça Alcarine e a portuguesa AM SF.

    “Esta parceria representa um compromisso do nosso grupo luso-suíço dedicado ao imobiliário com a excelência, a sofisticação e a qualidade em Portugal. Os empreendimentos Vale das Amendoeiras e Naus Eco Village são a promessa de luxo e conforto. Temos o privilégio de contar com o prestigiado e premiado atelier de arquitectura Plano Humano Arquitectos, de Helena Vieira e Pedro Ferreira, como os principais responsáveis pela criação destes espaços verdadeiramente extraordinários”, destaca António Francisco, ceo da Vision Supra Partners.

    Em todos os projectos, os apartamentos “modernos e espaçosos” destacam-se pelo “detalhe” e pela “escolha criteriosa” de acabamentos. A paleta de cores inclui tons de areia, branco e madeira, e os materiais são escolhidos com base na qualidade, durabilidade e estética.

    O empreendimento “Vale das Amendoeiras”, em Sesimbra, encontra-se em fase de construção. Situado a uma curta distância da Praia do Ouro, apresenta uma vista de mar e para o castelo, assim como uma localização “estratégica” do centro da vila.

    Já o Naus Eco Village assume-se como um projecto que “irá transformar a cidade do Barreiro”. Trata-se de um condomínio fechado de luxo, onde cada detalhe foi “meticulosamente planeado”. Este projecto será lançado brevemente.

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    Vanguard Properties inaugura edifício INFINITY

    Localizado em Sete Rios, em Lisboa, o edifício marca o skyline da cidade pela sua altura. São ao todo 26 pisos acima do solo, mais de 50 mil metros quadrados (m2) de área de construção, 195 apartamentos e 352 lugares de estacionamento

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    A Vanguard Properties inaugura esta quinta-feira, dia 28 de Setembro, o empreendimento Infinity. Localizado em Sete Rios, em Lisboa, o edifício marca o skyline da cidade pela sua altura. São ao todo 26 pisos acima do solo, mais de 50 mil metros quadrados (m2) de área de construção, 195 apartamentos com tipologias de T0 a T6 Duplex e 352 lugares de estacionamento, num investimento que ultrapassou os 90 milhões de euros.

    O atelier Saraiva + Associados assinou o projecto, que apresenta uma implantação concêntrica composta por três “alas” ligadas a um núcleo central, sendo que cada uma tem uma designação e organização tipológica própria: River, Nature e City. Alguns apartamentos em duplex dispõem de terraços ajardinados e com duplo pé-direito. Já o design de interiores das áreas comuns esteve a cargo da prestigiada Casa do Passadiço.

    No lobby, destaca-se a uma peça de arte exclusiva criada por Joana Vasconcelos. Inscrita na série “Pinturas em Crochet” desenvolvida desde 2009 e da qual nasceram peças espalhadas por grandes museus e colecções internacionais, a “Infinity Landscape” é “uma obra site- specific, pensada e produzida especialmente para a Infinity Tower”.

    Na área de entrada e sala comum, destaca-se a utilização de materiais como peles naturais e tecidos de linho e bouclé. Se, por um lado, a utilização de mármore e latão nas peças de mobiliário acrescentam “um toque de beleza intemporal” ao espaço, por outro, os candeeiros feitos à medida, em Murano, garantem “exclusividade e definem o próprio design”.

    Destaca-se, ainda, uma piscina exterior no 24º piso, com vista infinita e panorâmica sobre a cidade, uma piscina interior para adultos (24,5 x 5 m) e outra para crianças, duas salas de festas, um ginásio de topo equipado com máquinas technogym, kids club, um spa, salas de reuniões, um espaço de cowork e um pátio interior com áreas ajardinadas complementadas por um campo de padel.

    Este edifício terá, ainda, uma ligação directa pedonal e por ciclovia ao Parque Florestal de Monsanto.

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    Cushman & Wakefield anuncia a venda do edifício de escritórios Almirante Reis 65

    O edifício localizado no nº65 da avenida Almirante Reis foi vendido por um fundo gerido pela Tristan Capital Partners, ao Fundo VIP, gerido pela Silvip. A transacção anunciada hoje ficou concretizada em Julho

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    A Cushman & Wakefield (C&W) anuncia a venda do edifício de escritórios localizado na Avenida Almirante Reis 65. O activo foi vendido pelo CCP 5 LL, um fundo gerido pela Tristan Capital Partners. O edifício, gerido pela Norfin, tem aproximadamente 5.500m2 e está totalmente ocupado por 4 inquilinos.

    A C&W actuou em nome do vendedor e apresentou esta oportunidade off-market ao Fundo VIP, um fundo de investimento imobiliário aberto, gerido pela Silvip, que adquiriu o activo em Julho de 2023. “Gostaríamos de felicitar a relação muito profissional mantida pela Tristan Capital Partners e pela Cushman & Wakefield durante o processo de transacção. Este activo central, totalmente arrendado a 4 inquilinos estabilizados, e em conformidade com as práticas ESG, a serem brevemente certificadas, reúne todos os requisitos definidos na nossa estratégia de investimento”, adianta com Francisco Marques, gestor de fundos da Silvip SGOIC

    “Foi com grande satisfação que assessorámos o fundo CCP 5 LL da Tristan na venda do Almirante Reis 65, gerido pela Norfin. Esta transacção reflecte a confiança contínua dos investidores institucionais no mercado de escritórios de Lisboa. Estamos muito orgulhosos do nosso envolvimento nesta transacção, bem como do nosso contínuo contributo e reforço da confiança transmitida ao mercado de escritórios”, sublinha Diogo Lopo Diogo Lopo, consultor sénior do departamento de investimento da Cushman & Wakefield.

    “As fortes credenciais ESG do activo, juntamente com o programa de arrendamento bem-sucedido, fizeram deste edifício uma proposta ideal para os investidores que procuram adquirir instalações de escritórios sustentáveis e de elevada qualidade.”, justifica Yassine Berkane, director-geral da gestão de carteiras e ativos da Tristan Capital Partners

    O vendedor foi também assessorado pela Uría Menéndez Proença de Carvalho, enquanto a Cuatrecasas e a Ficope trabalharam em representação do comprador.

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    ERA prossegue com plano de expansão

    Covilhã, Coimbra (Mondego) Tomar e Lumiar são as localidades que acolhem as mais recentes agências da rede, justificadas pelo dinamismo dos mercados locais e pela procura, nacional e estrangeira, que continua a crescer

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    A ERA Imobiliária abre este mês mais quatro novas lojas na Covilhã, Coimbra (Mondego), Tomar e Lumiar (Lisboa). “A ERA Covilhã Sul surge numa cidade em franco crescimento, cuja universidade e novas valências do hospital local, bem como a oferta de mais habitação, conduzem a um aumento da procura que justifica a aposta nesta nova loja. Os principais clientes nesta região são famílias e investidores, sobretudo de nacionalidade portuguesa, brasileira e inglesa. As tipologias mais procuradas são apartamentos T2 e T3, moradias e quintas. O preço médio dos imóveis ronda os 130.000€. Apesar dos actuais desafios que as famílias enfrentam devido à subida das taxas de juro, a região tem sentido um aumento da procura por parte de investidores”, justifica a rede em comunicado.

    Já a abertura de uma terceira agência em Coimbra resulta do reforço do “posicionamento da marca” e da resposta “ao crescente interesse pelo mercado imobiliário na região cujos preços dos imóveis, embora tenham aumentado em linha com o restante país, apresentam ainda valores competitivos quando comparados aos de outras grandes cidades”.

    Nesta região o tipo de imóvel mais procurado são apartamentos T2 e T3 e moradias T3 e T4. Os imóveis com estas características são, por norma, adquiridos por portugueses e brasileiros como habitação própria permanente. Já os cidadãos ingleses e franceses procuram moradias T3 e T4 com jardim ou terreno e boa exposição solar para habitação secundária. O valor médio dos imóveis em Coimbra é de 167.000€ e o financiamento médio é de 132.000€

    O mercado imobiliário em Tomar e Ferreira do Zêzere desenvolveu-se muito nos últimos anos, acentuado pela crescente procura de compradores não-residentes (nacionais e estrangeiros) que necessitam de um maior acompanhamento profissional nas várias fases do processo de aquisição de um imóvel. Aqui, as tipologias mais procuradas são apartamentos T2 ou T3 até ao montante máximo de 150.000€ e moradias prontas a habitar com áreas a rondar os 200 m2 e um valor a rondar os 300.000€. Outra tendência também é a aquisição de imóveis para reabilitar com valores abaixo dos 100.000€ bem, como uma grande procura por terrenos para construir perto dos centros urbanos.

    O perfil dos clientes compradores atuais centra-se, sobretudo, nas famílias com capitais próprios e sem necessidade de recorrer ao crédito. Apesar da principal nacionalidade dos clientes da região ser portuguesa, também se tem vindo a assistir a uma procura por parte de franceses, ingleses e neerlandeses.

    Por fim, na listagem de novas aberturas surge o Lumiar, em Lisboa. “A abertura desta nova loja justifica-se por este ser um dos bairros da capital com melhores condições para o alojamento das famílias, no qual se destacam as várias zonas verdes, os excelentes acessos e o facto de dispor de um parque imobiliário diversificado e complementar, que inclui a freguesia do Lumiar, com preços médios / altos, a freguesia de Santa Clara, com preços médios / baixos, e a Alta de Lisboa, com obra nova.

    No início do ano a ERA Portugal anunciou um plano de expansão da sua rede até 2025, que contempla a abertura de 120 lojas em todo o país e a criação de 2400 postos de trabalho.

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