Tour internacional da Trienal 2022 passou esta semana por Madrid e Berlim
As duas apresentações, seguidas de debate, tiveram como objectivo, entrelaçar práticas de contextos diferentes com as temáticas da Trienal 2022

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A Trienal de Arquitectura de Lisboa reinventa-se de três em três anos como um grande fórum de debate, reflexão e divulgação que transcende fronteiras disciplinares e geográficas e, em 2022, apresenta Terra, a sua 6ª edição: um apelo à acção face às perturbações climáticas, à pressão sobre os recursos e às desigualdades socio-económicas e ambientais.
Para antecipar a discussão pública sobre todas estas dimensões estreitamente relacionadas com a arquitectura proposta pelos curadores gerais, Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, a Trienal deu a conhecer o seu programa através de uma tour internacional. Com paragens em Madrid e em Berlim, as duas apresentações, seguidas de debate, tiveram como objectivo, entrelaçar práticas de contextos diferentes com as temáticas da Trienal 2022.
A Fundación Giner de los Ríos (Paseo General Martínez Campos, 14), em Madrid, recebeu a Trienal esta quarta-feira, 29 de Junho, às 19h com a participação de Santiago Cirugeda, o arquitecto e activista que, juntamente com Cristina Veríssimo (curadora geral da Trienal 2022), explorau estratégias locais e desafios globais. O evento teve um primeiro momento de discussão aberta seguido de um cocktail de recepção.
A capital alemã acolhe uma discussão mais longa que reúne vozes de diferentes áreas geográficas: Tinatin Gurgenidze e Gigi Shukakidze, a direcção da Bienal de Arquitectura de Tbilisi, juntam-se a Cristina Veríssimo para uma conversa sobre o que é comum entre os dois festivais em extremos opostos da Europa, que abrem ambos portas este Outono. O campus da Floating University acolhe o painel de debate, moderado pela arquitecta Elena Markus, na sexta-feira, 1 de Julho, às 19h (Lilienthalstraße 32, Berlim).
A Trienal 2022 abre em Lisboa a 29 de Setembro, oferecendo um programa de três dias de entrada gratuita, com inaugurações, performances, entrega de prémios e uma festa comemorativa no jardim do Palácio Sinel de Cordes. A 6ª edição, que se prolonga até 5 de Dezembro de 2022, inclui quatro exposições nucleares, três prémios, três dias de conferências, 15 projectos independentes e uma colecção de livros.