Trienal de arquitectura participa em novo programa europeu de cooperação
O primeiro evento do New Cross National Temporality tem lugar esta sexta-feira, 1 de Julho, em Berlim, onde a Trienal de Lisboa e a Bienal de Tbilisi se juntam para uma conversa sobre as convergências das temáticas dos respectivos festivais de 2022

CONSTRUIR
Plataforma big data e AI para reduzir custos energéticos
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Abrimos agora um novo ciclo de cooperação europeia entre sete países, apoiada pelo programa Europa Criativa. Com o objectivo de fortalecer o sector cultural no continente, esta rede documenta, investiga e promove espaços temporários comuns, integrando micro-instituições e organizações de base, o que inclui a Trienal. O primeiro evento tem lugar esta sexta-feira, 1 de Julho, na Floating University, em Berlim, onde a Trienal de Lisboa e a Bienal de Tbilisi – parceiro principal responsável pela coordenação – se juntam para uma conversa sobre as convergências das temáticas dos respectivos festivais de 2022.
A candidatura do projecto New Cross National Temporality foi aprovada pelo programa de financiamento Europa Criativa até 2025 o que irá dar início a uma programação conjunta com entidades culturais e instituições académicas de sete países europeus, entre os quais Portugal. Questionando as noções de permanência e estabilidade associadas à dimensão material e espacial da arquitectura, o foco dirige-se para as temporalidades quotidianas e efémeras dos seus processos.
O New Cross National Temporality promove o acesso e interacção de novos públicos através da co-criação, mediação e disseminação da cultura arquitectónica. A acção da Trienal dedica cada um dos quatro anos a um formato diferente: debate, seminário, residência urbana e lançamento de um livro, e o primeiro evento deste calendário tem lugar dia 1 de Julho.
Em contagem decrescente para Terra, a próxima edição da Trienal, e para a Bienal de Arquitectura de Tbilisi sob o tema What’s Next?, os dois festivais juntam-se para uma conversa sobre as convergências das suas temáticas e pensar em conjunto o papel destes festivais no contexto europeu.
A Bienal de Arquitectura de Tbilisi é o parceiro principal responsável pela coordenação, bem como por todas as actividades culturais na Geórgia e que contam, ainda, como parceiros a Universidade Barleti (Tirana, Albânia), a Dekabristen e.V. (Berlim, Alemanha), a Fundació Mies van der Rohe (Barcelona, Espanha) a APSS Institute (Podgorica, Montenegro), o Pavilion Kultury (Kiev, Ucrânia) e a Trans-Media-Akademie Hellerau e.V. (Dresden, Alemanha).