Casa da Arquitectura: “The Reasons Offsite” e a arquitectura modular e pré-fabricada
Com curadoria e projecto expositivo do estúdio Summary, a exposição, “The Reasons Offsite” debruça-se sobre sistemas construtivos modulares e pré-fabricados. Patente na Casa da Arquitectura até 25 de Setembro

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
“The Reasons Offsite” oferece uma experiência imersiva através da realidade virtual. Trata-se de uma exposição sobre arquitectura modular e pré-fabricada que esteve patente na Salt Gallery do Boston Society of Architects (EUA, Março de 2019), na Neufert Box Weimar, integrando o programa oficial do Centenário da Bauhaus (Alemanha, Setembro de 2019), e no KÉK – Contemporary Architecture Centre Budapest (Hungria, Outubro de 2019), está agora em exposição na Galeria da casa da Arquitectura, no Porto, até 25 de Setembro.
Com curadoria e projecto expositivo do estúdio Summary, a exposição virtual/imaterial “The Reasons Offsite” debruça-se sobre sistemas construtivos modulares e pré-fabricados, desde o século XVII até à contemporaneidade, através de uma visão crítica e prospectiva e conta com as participações de Pedro Ignacio Alonso & Hugo Palmarola, Jorge Christie & Martín Alvarez, Pablo Jimenez-Moreno e Yona Friedman.
“The Reasons Offsite” apresenta 25 edifícios ou sistemas construtivos que tenham desempenhado o papel de percursores no campo da construção pré-fabricada e modular, incluindo neste grupo projectos anónimos, mas também obras de autores mundialmente conhecidos como Jean Prouvé, Buckminster Fuller, Shigeru Ban ou MVRDV.
Em formato virtual, a exposição dá-se a conhecer através de imagens, textos e maquetas. Através dos Oculus Rift Kit, os visitantes são transportados para um espaço virtual de 20x20m, onde podem percorrer a exposição, seleccionar de forma interactiva os conteúdos que pretendem observar e até manusear as maquetas expostas para conseguirem analisá-las de todos os ângulos. Trata-se, portanto, de uma exposição essencialmente imaterial, que não implica o transporte e a instalação e grandes objectos, e que, por conseguinte, não produz lixos ou resíduos após as sucessivas montagens e desmontagens. Este aspeto contribui ainda para a flexibilidade deste projecto, que pode ser exibido em locais com diferentes dimensões ou configurações.