Helsínquia reflecte sobre o papel do design no desenvolvimento urbano das cidades
Seminário ‘Design and the City: Learning from a 10-Year Journey’, promovido pela Câmara Municipal de Helsínquia, acontece a dia 6 de Setembro

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
Dez anos depois de ter sido a Capital Mundial do Design, em 2012, Helsínquia, na Finlândia, faz o balanço de uma década em que o design passou a ter um uso mais amplo na organização da cidade. Actualmente, a cidade já possui uma rede de cerca de 200 especialistas em design e, no ano passado, mais de 130 projectos de design foram implementados, tendo o design ganho um lugar como uma das principais funções da cidade.
Para marcar esta data e reflectir sobre o papel do design no desenvolvimento urbano, a Câmara Municipal de Helsínquia vai realizar, a 6 de Setembro, o seminário ‘Design and the City: Learning from a 10-Year Journey’.
A decorrer em formato presencial, na Câmara Municipal, e online, o seminário será aberto a todos os interessados em design e que pretendam aprofundar as lições aprendidas no passado e perspectivar o futuro, tanto através do exemplo de Helsínquia como, também a partir da perspectiva de outras cidades do design e profissionais da área.
Os palestrantes principais serão o designer e arquitecto Indy Johar, cofundadora e directora do Project00 e Dark Matter Laboratories, e a autora e ilustradora Linda Liukas, conhecida pelos seus livros de histórias Hello Ruby que apresentam o mundo da programação para crianças.
Mas a iniciativa conta, também, com a participação de Päivi Hietanen, da cidade de Helsinki, Anni Orttenvuori-Ganter de Espoo e Sara Ikävalko, de Lahti, que irão abordar o papel do design e os seus desafios nas cidades. Neste painel será, ainda, apresentada a perspectiva da cidade de Valência, Capital Mundial do Design em 2022, através de Xavi Calvo Lopez.
Para discutir as futuras perspectivas do design, o seminário conta com Anna Valtonen, da Universidade de Aalto, Kaarina Gould, que irá falar sobre o projecto Museu da Nova Arquitectura e Design e Mikko Koivisto do Digitalist Group.