Obra Nova ERA já representa 15% na facturação do Grupo
Três anos depois de ter sido criado como programa de parceria, o Obra Nova ERA transforma-se numa unidade de negócio autónoma, com uma equipa própria liderada por David Mourão-Ferreira. Até 2025, o Grupo espera que a venda de casas neste segmento supere os 18 milhões de euros

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Com o objectivo de “complementar a oferta de que dispõe”, a rede imobiliária ERA acaba de anunciar a criação do Departamento de Novos Empreendimentos enquanto unidade de negócio autónoma.
Três anos depois de ter sido criado como programa de parceria, o Obra Nova ERA transforma-se assim numa unidade de negócio autónoma, com uma equipa própria liderada por David Mourão-Ferreira. Esta decisão justifica-se não só pelo contexto de mercado pautado pela escassez de oferta habitacional, mas também pelo peso que o programa já tinha nas vendas da ERA: 15% na facturação do Grupo e um crescimento de 38% por comparação a 2020.
Com esta maior autonomia e enfoque na construção nova, espera-se que, até 2025, a venda de casas supere os 18 milhões de euros.
Nos primeiros seis meses de 2022, a ERA lançou 154 novos empreendimentos, angariando mais de 3.400 imóveis novos ou em construção, o que se traduz em 28% do portfólio habitacional angariado pela ERA neste período em análise. Registou-se igualmente um aumento de 36% na facturação face ao período homólogo.
“Este é um projecto com o qual tenho um forte vínculo emocional, pelo facto de o acompanhar desde início e perceber que, no espaço de três anos, se tornou numa área de negócio relevante na empresa, capaz de ser um dos motores de crescimento futuro”, afirma David Mourão-Ferreira, director de Novos Empreendimentos da ERA.
O desenvolvimento deste segmento não prevê a sobreposição no que é o core business da ERA, mas antes complementar o seu leque de serviços, tirando partido da sua vantagem competitiva no mercado imobiliário.
Até à data, a ERA lançou um total de 900 novos empreendimentos, que se reflectiu num crescimento sustentado de ano para ano.
A estratégia futura pretende um investimento em parcerias com grandes grupos imobiliários, bem como promotores locais, por forma a que a sua oferta não se cinja apenas aos centros urbanos, mas que consiga abranger todo o território nacional.
O projecto Obra Nova ERA foi desenvolvido para responder concretamente às necessidades específicas do mercado português. Aliás, “o objectivo é continuar a acompanhar e a antecipar as tendências e as necessidades do mercado, orientando os promotores para investimentos mais rentáveis e que vão ao encontro das preferências dos clientes”, acrescenta.