Fórum da Maia reflecte sobre trabalhos do arquitecto João Álvaro Rocha
A conferência intitulada Premiar o Compromisso Social e o Lugar da Arquitectura, proferida pela arquitecta Sofia Aleixo, tem lugar dia 21 de Setembro e visa divulgar, também, o Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
No âmbito da divulgação do Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha, terá lugar no dia 21 de Setembro, às 18 horas, no Fórum da Maia, a conferência intitulada Premiar o Compromisso Social e o Lugar da Arquitectura, proferida pela arquitecta Sofia Aleixo.
Durante o evento, a arquitecta fará uma reflexão a partir da alteração de foco que este Prémio implica, ao centrar-se no período de utilização das obras de arquitectura e na sua função basilar de resposta às actividades humanas.
O prémio, cujas candidaturas se encontram a decorrer até 31 de Outubro, visa distinguir Edificações e Espaços Públicos, localizados no município da Maia, cujas obras tenham sido realizadas no período entre os três e oito anos anteriores e “que se destaquem não só pela sua qualidade arquitectónica e urbanística, mas sobretudo pela sua função social, cultural e inserção urbana, sendo dado por isso relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra ao propósito que presidiu à encomenda”.
O prémio, de natureza não pecuniária, consiste na edição de uma publicação, de um vídeo, de uma conferência e de uma visita guiada, podendo ser atribuídas até quatro menções honrosas.
A Câmara Municipal da Maia atribuiu o nome do arquitecto João Álvaro Rocha (1959 – 2014) ao Prémio Municipal de Arquitectura como reconhecimento do seu trabalho em prol da qualidade da arquitectura e do urbanismo, uma parte significativa realizada no concelho da Maia, e com o objectivo da integridade e autenticidade da sua obra servir como referência.
De iniciativa da autarquia, o prémio com periodicidade bienal, é organizado pela APJAR – Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte.