Campo Novo recupera conceito de “bairro alfacinha”
O investimento, de cerca de 300 milhões de euros, será assegurado, na sua maioria, pelo fundo norte-americano King Street Capital Management, que, juntamente com o Grupo Arrow Global, detêm o terreno
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A Norfin apresentou ontem o Campo Novo, um novo conceito de bairro alfacinha. Localizado junto ao estádio do Sporting Clube de Portugal, em Lisboa, o empreendimento promete ser “uma nova entrada da cidade”, segundo o arquitecto Miguel Saraiva, da Saraiva + Associados e um dos gabinetes responsáveis pelo projecto, em conjunto com a Reify.
Este novo conceito, que representa um investimento de cerca de 300 milhões de euros, além “revolucionar” a área do Campo Grande, pretende “fomentar e ligar a tradicionalidade dos bairros lisboetas à modernidade da cidade contemporânea”. O investimento neste projecto será assegurado, na sua maioria, pelo fundo norte-americano King Street Capital Management, que, juntamente com o Grupo Arrow Global, detêm o terreno.
O empreendimento imobiliário terá 80.000m2 de construção acima do solo e prevê a construção de três condomínios residenciais (30.300m2) e quatro edifícios de escritórios (37.600m2), unidos por uma zona de comércio com 12.100m2, composta por 18 lojas, 15 restaurantes e sete quiosques e um supermercado, “promovendo a convivência entre o comércio tradicional e o retalho actual”. Além destes espaços, o Campo Novo contemplará uma área de jardins com 20.000m2 e mais de 2.200 lugares de estacionamento.
“Nós não vamos fazer uma ruptura com os bairros existentes, vamos fazer um novo bairro, contemporâneo, onde se pode viver com uma grande qualidade de vida numa cidade cheia de história”, acrescenta Miguel Saraiva.
Francisco Sottomayor, chief executive officer da Norfin, sublinha que “este é um projecto histórico pela sua dimensão e por trazer a Lisboa um novo conceito de bairro, um polo residencial, empresarial e comercial renovado e vibrante, e ao Campo Grande uma centralidade e uma vivência de grande praça, que convida os residentes e toda a envolvente a usufruir de um espaço que conjuga zonas de habitação, de trabalho, de restauração e de retalho”.
O projecto prevê a construção de uma área bruta total de 37.600m2, distribuída por quatro edifícios com certificação Leed Gold, cada um dispondo de um rooftop de 450m2, projectados pela Reify, da Sonae Sierra.
Para Jorge Morgadinho, director executivo da Reify, “o Campo Novo é uma solução urbanística única, com diferentes usos perfeitamente integrados, e onde os escritórios oferecem um conceito de espaços flexíveis respondendo às necessidades de trabalho de hoje”.