CONSTRUIR
O que nos trás o Palácio (Sinel de Cordes) em 2025
Quem disse que um edifício industrial tem de ser aborrecido e sem presença?
IP Engenharia reforça cooperação internacional com São Tomé e Príncipe
Produção do sector da Construção mantém dinâmica positiva
Saint-Gobain Portugal nomeia nova directora de compras
MaxFinance Portugal anuncia novo CEO
Exlabesa inaugura nova fabrica em Portugal
Preços das casas em Portugal subiram 10% desde o início do ano
Lisboa aprova orçamento para 2025
DeHouse assume gestão do antigo Selina Navis no Porto
Cascais é o primeiro município português a integrar a rede global City Possible da Mastercard, que conta já com mais de 300 cidades em todo o mundo. O memorando de entendimento, assinado entre a Câmara Municipal de Cascais e a Mastercard, tem como objectivo impulsionar o desenvolvimento urbano inclusivo e sustentável da cidade, através do recurso a um conjunto de soluções tecnológicas inovadoras, desenvolvidas em parceria entre as centenas de especialistas, cidades e organizações que colaboram nesta iniciativa internacional.
Através deste acordo, Cascais passa a integrar a crescente rede City Possible da qual fazem parte cidades como Helsínquia, Londres, Dublin, Nova Iorque, Los Angeles e San Jose, entre outras, e à qual se juntam, também, organizações como o Singapure Tourism Bord e empresas como a Amadeus a AT&T, entre outras.
“Integrar a rede City Possible é uma oportunidade reforçar o posicionamento inovador de Cascais, colocando-nos em contacto com algumas das soluções mais disruptivas e eficientes no que toca ao desenvolvimento sustentável e resiliente em contextos urbanos. Acreditamos que um ecossistema dinâmico e diversificado é o melhor aliado para manter Cascais neste caminho de desenvolvimento, arriscando e experimentando, com a única certeza que só assim podemos avançar”, justifica Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais.
“A ampla experiência desta rede, associado ao conhecimento profundo que detemos sobre as necessidades e capacidades de Cascais, farão certamente deste encontro uma colaboração profícua. Temos provas dadas em áreas como a mobilidade, com transportes públicos gratuitos ou na gestão do território com o Cascais Cockpit, contamos com a rede City Possible para ir mais além e construir um futuro cada vez mais inclusivo e sustentável”, continua o responsável.
O mundo mudou e vive cada vez mais da troca de experiências, do contacto entre visões diferentes, da partilha de conhecimento e de sinergias. “No sector público não é diferente, se queremos ter as respostas para os problemas dos cidadãos, temos de estar informados, temos de saber quais são as melhores soluções e temos de ser criativos. Estamos na vanguarda e gostamos da tecnologia, mas não esquecemos que o mais importante são as pessoas”, afirma Miguel Pinto Luz.
Assim, tornar Cascais o melhor lugar para viver um dia ou uma vida inteira, passa por garantir a melhor experiência seja ao visitante, ao estudante, ao residente ou ao empresário. Olhar o território como um todo, colectar dados em tempo real, conhecer as dinâmicas para agir atempadamente e desenvolver a capacidade preditiva na gestão do território, constituem algumas das áreas onde a tecnologia é um bom aliado. Ganhamos eficiência, qualidade e tempo, tempo para viver.
“A pandemia tornou ainda mais claro que as acções concretizadas nas cidades nos próximos anos têm um papel determinante na sua resiliência futura. A inovação tecnológica tem um papel vital a desempenhar na construção de soluções para os grandes desafios urbanos, sobretudo se proporcionar escala e reunir a experiência e o alcance de organizações públicas e privadas”, sublinha Maria Antónia Saldanha, country manager da Mastercard.
“A plataforma City Possible tem precisamente esse foco. O de ajudar as cidades a providenciar serviços urbanos integrados, geradores de valor para as respectivas comunidades locais. Estamos a falar de mobilidade, mas também do acesso a dados que resultem em decisões mais inteligentes e eficientes, entre tantos outros desafios como o turismo, a dinamização dos negócios locais ou a inclusão financeira. A implementação de soluções tecnológicas escaláveis, sustentáveis e inclusivas é fundamental neste ecossistema de cidades inteligentes e é isso que vamos fazer em parceria com a Câmara de Cascais”, acrescenta.
Com base nestas premissas, o projecto com a cidade de Cascais será desenvolvido no sentido de gerar soluções e iniciativas inovadoras em áreas tão importantes como a Mobilidade, Educação e Moeda Digital. Cada pilar tirará partido da experiência de outras cidades em áreas que se têm destacado como estratégicas, e que vão desde a gestão de dados e pagamentos até ao acesso à tecnologia, necessárias para implementar soluções, em consonância com as necessidades reais e cada vez mais prementes da população.
Mais de 50 governos e municípios já utilizam dezenas de ferramentas analíticas de vanguarda e soluções proporcionados pela plataforma City Insights, da Mastercard, para ultrapassar crises, identificar oportunidades de investimento e tomar decisões informadas. A Mastercard tem desenvolvido parcerias com cidades, como Londres ou Sidney, por exemplo para simplificar a aquisição de bilhetes de transporte e oferecer uma forma consistente de pagamento contactless em todas as formas de transportes públicos.
No domínio da urbanização inclusiva, o Mastercard City Key, é também exemplo de uma solução de identificação e pagamento digital que permite aos cidadãos e empresas em cidades em todo o mundo acederem, facilmente e de modo eficiente, a serviços económicos, sociais e culturais. Mais de 2,7 milhões de pessoas, em 60 cidades, em todo o mundo, já usam os cartões Mastercard City Key para aceder a ajuda financeira ou a serviços da cidade.
Recentemente foi criado um Conselho Consultivo City Possible, formado por algumas das cidades mais inovadoras no mundo para fornecer orientações à rede e conduzir iniciativas com foco nas soluções dos maiores desafios que a cidades enfrentam hoje em dia. Entre os membros do Conselho encontram-se representante das cidades Novo Hamburgo Dublin (Irlanda), Hamilton (Canadá), a North Texas Alliance e a Smart City Italy Association.