Mota-Engil Engenharia e Instituto de Formação da CPLP reforçam parceria
A 2ª edição do Projecto Integrado de Formação, Capacitação e Mobilidade de Recursos Humanos já está a ser preparada, procurando combater a imigração irregular e de risco e contribuir para colmatar a necessidade de trabalhadores no sector da Construção Civil em Portugal

CONSTRUIR
Light + Building: “Be Electrified” em 2024
Ar Telecom nasce em Alfragide
Data Centres: “Um mercado ainda com surpresas”
Águas do Tejo Atlântico lança concurso de 7,8M€
Haute Grandeur Global Awards distinguem hóteis Torel Boutiques
Arquitectos chamados a participar no ‘ARQ OUT’
Just a Change junta cerca de 450 voluntários para reabilitar casas em pobreza habitacional
Solução de gestão energética da LG em destaque na IFA 2023
Governo desbloqueia entraves à “Variante do Olhão”
A ponte que mudará a face da Biscaia
A 2ª edição do Projecto Integrado de Formação, Capacitação e Mobilidade de Recursos Humanos já está a ser preparada, procurando combater a imigração irregular e de risco e contribuir para colmatar a necessidade de trabalhadores no sector da Construção Civil em Portugal.
O Projecto Integrado de Formação, Capacitação e Mobilidade de Recursos Humanos resulta de um trabalho conjunto realizado entre a Mota-Engil Engenharia e o Instituto de Formação da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), com o apoio de diversas entidades. Esta iniciativa pretende promover uma maior qualificação do capital humano nos países da CPLP e integrar, em Portugal, trabalhadores dos países pertencentes a esta Comunidade.
Na 1º edição, mais de 34 candidatos – todos provenientes da Guiné-Bissau – participaram, no seu país, num programa intensivo de formação e capacitação nas áreas da saúde, higiene e segurança no trabalho bem como na componente prática ajustada às funções identificadas. Cerca de 40% dos formandos manteve-se na Guiné-Bissau possibilitando uma reintegração mais qualificada no mercado local da construção civil. Os demais, em julho de 2022, rumaram a Portugal sendo integrados em vários projectos da Mota-Engil Engenharia, empresa com quem celebraram um contrato de trabalho por um ano, renovável, com visto de residência associado.
Com o sucesso da primeira edição, a 2ª edição já se encontra em preparação. Está prevista uma fase de recrutamento para novas áreas de formação tais como a carpintaria de cofragem, armação de ferro e motoristas de pesados. Contudo, a perspectiva para próximas edições é o alargamento a funções mais técnico-operacionais como electricistas, técnicos de AVAC, canalizadores, entre outras.
Alinhado com os valores do Grupo Mota-Engil onde o respeito pelas diferenças, lealdade e reciprocidade num contexto global e culturalmente diverso é essencial, este projecto agrega a si uma componente mais pedagógica no combate à imigração irregular e de risco e contribui para colmatar a necessidade de trabalhadores no sector da Construção Civil em Portugal. Em paralelo, mantém uma forte componente de responsabilidade social dando resposta ao desejo de maior desenvolvimento profissional por parte de cada candidato e à necessidade de reforço de mão-de-obra mais qualificada nas comunidades locais do seu país de origem.