Laboratórios Colaborativos ultrapassam os 50M€ de investimento
3º Encontro de CoLAB apresentou resultados e perspectivas dos 35 Laboratórios Colaborativos reconhecidos até 2021. Os laboratórios na área dos Materiais, Economia Circular e Sustentabilidade foram os que contrataram um maior número de colaboradores qualificados e registaram um maior volume de vendas
![CONSTRUIR](https://backoffice.construir.pt/app/uploads/2021/06/Logo_Construir_C_site_transp-120x120.png)
CONSTRUIR
PRR: Comissão assume que será “impossível” cumprir as metas previstas para 2026
Grupo Casais lança formação para Técnico Superior Profissional
Politécnico da Guarda vai construir residência de estudantes por 3,7M€
ADENE coordena 1ª fase da transposição da nova directiva dos edifícios
Abertas as candidaturas à 2ª edição do Prémio João Álvaro Rocha
Portuguesa Digidelta investe 3,4M€ na fábrica Decal 4.0 em Torres Novas
Cushman & Wakefield mandatada para a gestão e comercialização do Évora Retail Park
Edifício “icónico” no Porto recupera valor histórico e recebe novos usos
José António Pérez é o novo director-geral da GREE
Century 21 com mais de 48M€ de facturação de Janeiro a Junho
Em 2021, existiam em Portugal 35 Laboratórios Colaborativos (CoLAB) reconhecidos em áreas estratégicas como Saúde, Energia e Sustentabilidade, Transformação Digital e Agroalimentar. Estando distribuídos por todo o território nacional, contribuem para a valorização do interior do país, agregam 295 entidades parceiras, nomeadamente 173 empresas e 122 entidades não empresariais, incluindo instituições de ensino superior, centros de investigação, associações e parceiros locais.
Segundo dados da Agência Nacional de Inovação (ANI), que acompanha e monitoriza a actividade dos CoLAB, as empresas representam agora 58,6% dos associados (mais 12,6% que em 2020), resultado de um reforço da sua representação nestas estruturas. Destas empresas, 91 são Pequenas e Médias Empresas.
Os Laboratórios Colaborativos estiveram juntos no 3º Encontro Anual, em Faro, onde apresentaram alguns resultados e tecnologias inovadoras desenvolvidas, bem como discutiram desafios societais para os quais procuram dar respostas.
Os CoLAB estão distribuídos por todo território nacional, com predominância na região Norte (38%), na Área Metropolitana de Lisboa (33%) e na região Centro (18%). Em 2022, foram reconhecidos mais 6 laboratórios colaborativos.
De acordo com o 3º Relatório de Acompanhamento “Laboratórios Colaborativos – Evolução e integração em Portugal e na Europa”, desenvolvido pela ANI os CoLAB têm vindo a reforçar a sua participação em programas competitivos, tendo aumentado 2,5 vezes a captação deste tipo de financiamento. Em 2021, foram os laboratórios na área dos Materiais, Economia Circular e Sustentabilidade que contrataram um maior número de colaboradores qualificados e que também registaram um maior volume de vendas. Ao passo que a área Agroalimentar registou um maior número de clientes.
Impacto na criação de emprego qualificado
A aposta do Governo no apoio à criação de Laboratórios Colaborativos tem contribuído para a diversificação das entidades que compõem o Sistema Nacional de Inovação, como também tem fortes implicações na criação de emprego altamente qualificado. Os Laboratórios Colaborativos já contribuíram para a criação directa de 639 postos (um crescimento de 13,7% face a 2020), 32% dos quais doutorados, o que corresponde a 107% do objectivo para 2022.
Joana Mendonça, presidente da ANI, acredita que os CoLAB se têm revelado uma oportunidade para que as instituições científicas e académicas, em estreita colaboração com actores económicos, sociais e culturais, contribuam para a construção, em Portugal, de projectos de relevância internacional. “Se pensarmos na rede densa de instituições de I&D em que os Laboratórios Colaborativos se integram e deles estarem orientados para a implementação de soluções efectivas e com impacto socioeconómico para resolver problemas complexos e de grande dimensão das empresas, percebemos que os resultados são um forte incentivo para continuar a apostar”, afirma a responsável,