Casavo acredita que “a digitalização pode melhorar a realidade do sector imobiliário”
Segundo Duarte Ferreira dos Santos, city manager da Casavo, em Lisboa. “a tecnologia pode contribuir para tornar o sector mais transparente, acessível e adaptado às preferências e estilo de vida destas pessoas”
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Segundo dados do Banco de Portugal, apenas 10% dos créditos à habitação existentes foram concedidos a jovens até aos 35 anos e, os Censos 2021, mostram que a maioria das pessoas que saiu de Lisboa, nos últimos três anos, tinha menos de 40 anos. Em suma, o mercado imobiliário da capital está cada vez menos atractivo para os jovens adultos portugueses.
“Viver em Lisboa é um grande desafio para os jovens adultos de hoje. Contudo, perante o cenário de inflação e de perda de poder de compra, a preferência dos portugueses continua a recair pela compra de casa, optando por zonas mais periféricas ou adaptando as suas preferências em relação à tipologia de casas. Em ambos os casos, a tecnologia pode contribuir para tornar o sector mais transparente, acessível e adaptado às preferências e estilo de vida destas pessoas”, afirma Duarte Ferreira dos Santos, city manager da Casavo em Lisboa.
Neste âmbito, a plataforma digital Casavo está a “redesenhar a experiência de vender e comprar casas na Europa”. A sua missão passa por “trazer transparência ao sector imobiliário e torná-lo mais acessível”.
Neste sentido, a start-up destaca três motivos pelos quais a digitalização do sector pode mudar esta realidade. Primeiramente, porque o algoritmo baseado em inteligência artificial da Casavo reúne dados de várias regiões e diferentes tipos de propriedades para realizar, de forma automática e imparcial, a avaliação das casas e atribuir-lhes o seu valor justo e, desta forma, alcançar uma maior transparência aos preços das casas.
A digitalização do sector permite, também, disponibilizar de forma rápida e igualitária a informação a todos os interessados. Desta forma, a plataforma de virtual tours 360º da Casavo permite ver e desenhar as casas de forma totalmente digital. A tecnologia facilita ainda o agendamento de visitas de forma mais ágil e confortável.
Também ao nível do processo de compra de casa a Casavo garante “uma forma mais simples e com menos stress”, ao acompanhar os compradores ao longo de todo o processo e ao encarregar-se da gestão de toda a burocracia.
Segundo a Casavo esta consegue realizar avaliações de imóveis de forma instantânea e gratuita e apresenta ofertas em 48 horas, comprando as casas directamente aos vendedores em apenas alguns dias. Depois de adquirir as casas, renova-as e encontra os seus compradores finais.