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    Mini-cidade do Novo Banco inaugura um novo conceito de trabalho

    É uma das inaugurações mais esperadas do parque empresarial em Oeiras. O novo campus promete revolucionar a organização e partilha do espaço de trabalho da instituição, terá espaços verdes, ginásio, restaurantes, laboratório de ideias, salas de formação, estúdio e uma área de wellness

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    Durante décadas o edifício do Banco Espírito Santo impôs-se na toponímia da Avenida da Liberdade, em Lisboa. Com a resolução do BES, em 2014, nasceu o Novo Banco e a sua sede permaneceu como último reduto e elo com o passado. Até este ano. Em Agosto o Novo Banco anunciou a venda da sede na Avenida da Liberdade, por 112,2 milhões de euros, ao mesmo tempo que no Tagus Park, em Oeiras, prosseguem os trabalhos de construção do seu novo campus, que deverá estar pronto até ao final do primeiro trimestre de 2023.

    Uma vez concluído e operacional, o novo campus simbolizará o arranque de uma nova era para a instituição bancária. Motivo mais do que suficiente para irmos “espreitar” o projecto que conta com a assinatura do atelier Openbook (OBK).

    A proposta tem por base a ligação entre três edifícios pré-existentes e a criação de um campus unificado para todos os colaboradores do Banco, que se encontram actualmente espalhados pelos diferentes edifícios do banco na capital.

    Traçando uma linha comum ao edificado, os “pisos superiores reúnem todos os momentos de trabalho individual e colaborativo numa lógica de estar profissional homogeneizada, visão que o Banco traz para o Taguspark na tentativa de encontrar a sua estrutura plenamente horizontal”, descreve o gabinete.

    O espaço de trabalho será propositadamente interrompido por um elemento disruptivo e flexível, que se desenvolve na zona nuclear do open space – “o nexo”. “Nele desenham-se todas as áreas de trabalho informal e temporário, que complementam o trabalho em secretária, mais convencional”.

    Mas é ao longo de todo o nível inferior, incluindo piso térreo, que “a redefinição do espaço interior alcança momentos chave”, já que é através dele que se faz a interligação entre os edifícios existentes e se comunica com o “grande anfiteatro exterior”.

    Da interligação primordial entre o interior e exterior/social e profissional

    No piso térreo surgem revitalizados os pátios exteriores existentes. Ambos se tornam os locais primordiais do desejado cruzamento da vida profissional com a vida social do campus, e deverão reflectir o que será uma extensão natural dos espaços interiores para o exterior.

    Na procura de um equilíbrio sustentável entre os factores ambientais económicos e sociais estão a ser desenvolvidos processos de certificação LEED e WELL. A aposta na construção “ambientalmente sustentável, energeticamente eficiente, com recurso a materiais recicláveis, apostando na reutilização de instalações e elementos construtivos numa lógica de economia circular”, vai permitir ao banco uma poupança de 30% nos seus custos de energia”, esperando o banco obter “uma redução de 35% por ano em custos operacionais com edifícios”, qualquer coisa como três milhões de euros/ano.

    Acresce que todo este processo assenta num sistema de modelação e gestão de informação BIM (building infor mation modelling), o qual vai assegurar a eficácia e consciente envolvência de todos os projectos abrangidos.

    O novo campus propõe-se a alcançar equilibrados níveis de conforto para os colaboradores. A proposta, sensível aos temas que compõem os ritmos e exigências do dia-a-dia contemporâneo, visa o cruzamento dos espaços mais tradicionais de trabalho (aqui assumindo uma lógica de partilha clean desk), com espaços complementares de actividade socioprofissional.

    Tendo como mote, “um espaço de colaboração, onde o bem-estar do colaborador será uma prioridade”, os colaboradores terão à sua disposição cafetarias e outros espaços de refeição, laboratório de ideias, salas de formação, estúdio ou área de wellness . Estes serão complementados em coexistência com o ginásio, o restaurante e todo o campus exterior.

    Ficha Técnica

    Área campus

    48.000 m2

    Área edificada 

    40.700 m 2

    Área de intervenção OBK

    25.500m 2

    Capacidade

    + de 2.000 colaboradores

    Programa detalhado

    Espaços de trabalho: openspace – clean desks, zonas de trabalho individual e zonas colaborativas, zonas de administração

    Espaços socio-profissionais : workcaffe  refeitório + foodcourt,  laboratório de ideias,  estúdio, recepção, zonas de encontro – lounge, salas de formação, área wellness, pátios exteriores

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    Siza Vieira e a Antarte marcam presença na Bienal de Arquitectura de Veneza 2023

    Sob a temática “Encontro”, Siza Vieira desenhou uma instalação de 12 esculturas, produzidas em madeira pela Antarte, que representam pessoas que se aproximam e se saúdam

    A Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 fechou portas este Domingo, 26 de Novembro, com um balanço “muito positivo”, naquela que foi a edição com a segunda maior afluência de sempre, com 285 mil visitantes.

    A Antarte marcou presença no evento, em conjunto com o arquitecto Siza Vieira, convidado pelo comissário do Pavilhão do Vaticano na Bienal a realizarem uma instalação de arte a expor no pavilhão do Vaticano. Sob a temática “Encontro”, Siza Vieira desenhou uma instalação de 12 esculturas que representam pessoas que se aproximam e se saúdam. As esculturas foram produzidas pela Antarte em madeira de criptoméria dos Açores, matéria-prima sustentável em linha com a política de sustentabilidade da marca.

    A opção por esculturas de pessoas está relacionada com o tema do encontro num tempo de desencontros. Na juventude, Siza Vieira quis ser escultor. Como arquitecto, venceu o prémio Pritzker em 1992, um galardão regularmente apelidado de ‘Nobel’ da Arquitetura. Aos 90 anos, Siza Vieira cumpriu um desejo de juventude: realizar esculturas. O arquitecto encarou este projecto “como um documento e um desejo”. “São figuras geométricas, de certo modo toscas mas colocadas num ambiente belíssimo que é a basílica em Veneza. Há também uma intenção nesse contraste”, afirmou.

    Também Mário Rocha, CEO da Antarte, faz um balanço “positivo” do projecto com o arquitecto Siza Vieira. “Construir peças de arte intemporal desenhadas por Siza Vieira na segunda edição mais visitada de sempre da Bienal de Veneza, é um justo tributo ao talento intemporal do primeiro Pritzker português”, reiterou.

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    “Mais do que Casas”

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    Encontro “Chamada de Ideias | Abril 2074” abre programa “Mais do que Casas”

    Tendo como referência a memória da experiência dos programas de habitação que ocorreram imediatamente após o 25 de Abril de 1974, nomeadamente o SAAL, o encontro, no CCB, visará perspectivar um contributo para o futuro que pretendemos para 2074

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    Tal como a exposição Habitar Lisboa, “Mais do que Casas” é um programa que promove a discussão e a reflexão sobre a habitação para todos. Organizado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a New European Bauhaus Goes South e curadoria de Teresa Novais e Luís Tavares Pereira, o primeiro encontro acontece a 7 de Dezembro com o tema “Chamada de Ideias | Abril 2074”.

    Esta iniciativa reúne escolas portuguesas de Arquitectura, Arquitectura Paisagista e Belas Artes, contribuindo para uma “reflexão crítica e propositiva” a partir dos desafios contemporâneos da habitação e do espaço público na construção de uma “sociedade intercultural e de promoção da cidadania global”.

    A oportunidade de realizar um evento sobre este programa no espaço da exposição, permitirá que os participantes sejam colocados em contacto com importantes referências para as hipóteses em desenvolvimento.

    Tendo como referência a memória da experiência dos programas de habitação que ocorreram imediatamente após o 25 de Abril de 1974, nomeadamente o Serviço de Apoio Ambulatório Local – SAAL, o encontro visará, ainda, perspectivar um contributo para o futuro que pretendemos para 2074, 100 anos depois da «Revolução dos Cravos».

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    “Educar para a arquitectura e paisagem” é objectivo da 6ª conferência do PNAP

    Organizada em conjunto pela Direcção-Geral do Território, a Ordem dos Arquitectos, a Direcção-Geral do Património Cultural e a Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, a 6ª conferência anual da Politica Nacional de Arquitectura e Paisagem tem lugar a 30 de Novembro, na sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa

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    tagsPNAP

    A Comissão de Acompanhamento da Arquitectura e da Paisagem (CAAP) lançou este ano Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS), dando resposta às linhas orientadoras da Politica Nacional de Arquitectura e Paisagem (PNAP). Promover a “sensibilização e formação dos cidadãos para a cultura arquitectónica, urbana e paisagística”, assim como “promover a educação para a arquitectura e paisagem” é o objectivo deste documento que estará, também, em destaque na sexta conferência anual da PNAP, a realizar dia 30 de Novembro, na sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa.  

    Além de dar a conhecer os objectivos do PPAS, a conferência procura, ainda, apresentar as iniciativas que serão visadas na sua execução e os resultados que se pretendem alcançar. “Formar e capacitar as novas gerações para compreender e enfrentar os desafios ambientais actuais e futuros, através da educação para arquitectura e paisagem é o mote das intervenções a abordar neste encontro”, refere a organização.

    O evento tem um formato presencial, de participação livre, embora sujeito a inscrição prévia, podendo, também, ser assistido através do YouTube.

    A sexta conferência anual do PNAP é organizada em conjunto pela Direcção-Geral do Território, a Ordem dos Arquitectos, a Direcção-Geral do Património Cultural e a Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas.

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    A@W Milão

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    Primeira edição do Architect@Work Lisboa “supera todas as expectativas”

    Evento contou com a presença de 3.082 visitantes, entre arquitectos e designers de interiores. Organização confirma regresso em 2024

    Cidália Lopes

    A FIL Lisboa abriu as suas portas para a primeira edição da Architect@Work nos dias 22 e 23 de Novembro. Um conceito totalmente novo para o mercado português, com um histórico comprovado de eventos para a comunidade de arquitectura e design em toda a Europa, e que “superou todas a expectativas”, segundo Hannelore Caenepeel, marketing manager da iniciativa.

    O evento contou com a presença de 3.082 visitantes, entre arquitectos e designers de interiores, tendo sido unânime que se trata de um conceito de exposição que “se adapta perfeitamente às nossas necessidades”, confirmaram os profissionais.

    Hannelore Caenepeel confirma, ainda, o regresso do evento a Lisboa em 2024, também na FIL, já com data marcada para os dias 4 e 5 de Dezembro.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    Carla Lima Vieira integra direcção do Conselho dos Arquitectos Europeus

    Carla Lima Vieira foi o nome proposto pela Ordem dos Arquitectos para a direcção do Conselho dos Arquitectos Europeus, uma escolha justificada pelo comprometimento da arquitecta com “as questões regulatórias aliado ao envolvimento de Carla Lima Vieira nos grupos de trabalho do CAE”

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    Portugal vai ter, a partir de 1 de Janeiro, um representante na direcção do Conselho dos Arquitectos Europeus. Carla Lima Vieira vai integrar a equipa liderada pela alemã Ruth Schagemann, que vai assim cumprir o seu segundo mandato na organização que representa mais de 620 mil profissionais, de 35 países, e tem 51 organizações entre os seus membros.

    Carla Lima Vieira foi o nome proposto pela Ordem dos Arquitectos para a direcção do Conselho dos Arquitectos Europeus, uma escolha justificada pelo comprometimento da arquitecta com “as questões regulatórias aliado ao envolvimento de Carla Lima Vieira nos grupos de trabalho do CAE”, segundo se pode ler na carta de recomendação assinada pelo ex-presidente da Ordem, Gonçalo Byrne.

    Para a OA, este resultado é o reconhecimento do trabalho da representação portuguesa e, em especial, de Carla Lima Vieira que, no último triénio, coordenou o difícil e empenhado grupo de trabalho europeu Regulatory Questions and Issues. É a confirmação do apoio europeu ao trabalho desenvolvido pelos arquitetos portugueses, particularmente no empenho relativamente às matérias de elevada importância para os mais de 600 mil arquitetos europeus representados pelo ACE.

    Sublinhando que a importância de um ambiente construído de elevada qualidade é mais evidente agora do que nunca, Carla Lima Vieira afirmou este momento como crucial para moldar o futuro da arquitetura e o seu impacto na sociedade. Da resposta à pandemia, à boa utilização dos mecanismos de resiliência e à emergência climática, a arquitectura detém a chave para espaços de vida inovadores, sustentáveis, inclusivos e de elevada qualidade, referiu.

    Na sua visão para o ACE, Carla Lima Vieira destacou o seu empenho em fazer avançar a qualidade do ambiente construído na Europa, centrando-se em três áreas fundamentais: impulsionar a qualidade e a competência em arquitetura; reforçar a ligação das organizações que pertencem ao Conselho; regulamentar de modo a proteger o interesse público dos cidadãos europeus.

    Portugal não tinha, até agora, qualquer representante na direcção do Conselho dos Arquitectos Europeus. Além de Carla Lima Vieira, a direcção de Ruth Schagemann conta com Daniel Fügenschuh (Austria), Dubravko Bacic (Croatia), Borys Czarakcziew (Polónia), Carl Bäckstrand (Suécia), Anda Kursisa (Letónia), Diego Zoppi (Italia), Andre Pizzuto (Malta), Kornel Kobák (Eslováquia) e Reto Gmür (Suiça).

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    Exposição: 24 projectos para conhecer a arquitectura do Centro

    Patente ao público até ao dia 16 de Dezembro, na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu, o projecto visa dar voz aos arquitectos e criar um espaço único de reflexão e expressão para a arquitectura praticada na região Centro

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    A exposição ‘Arquitectura ao Centro’ apresenta obras localizadas em 16 municípios da região Centro, propondo aos visitantes um “olhar direccionado para este território através da arquitetura que nele se produz”. A exposição ficará patente ao público até ao dia 16 de Dezembro, na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu.

    Este projecto visa dar voz aos arquitectos e criar um espaço único de reflexão e expressão para a arquitectura praticada na região Centro, esperando, dessa forma, auscultar e debater as suas problemáticas e desafios, bem como compreender e valorizar os perfis de quem nela intervém: tão diversos quanto as características do próprio território.

    Depois de ter passado por Coimbra, a abertura desta exposição em Viseu resulta de uma parceria entre a Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos (OASRC) e a Câmara Municipal de Viseu, dando assim início a um périplo pela região Centro para promoção e divulgação produzida entre 2020 e 2022.

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    Saraiva e Associados propõe-se “dentro de 3 a 5 anos” fazer apenas projectos certificados

    O compromisso foi revelado esta terça-feira, em Lisboa, pelo responsável da empresa, por ocasião do primeiro Congresso da Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores

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    A Saraiva e Associados propõe-se fazer, “dentro de três a cinco anos”, apenas projectos certificados, naquele que é um compromisso que vai aproximar a prática da empresa dos clientes que estão mais despertos para este tipo de questões.

    O compromisso foi revelado esta terça-feira, em Lisboa, pelo responsável da empresa, por ocasião do primeiro Congresso da Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores.

    Miguel Saraiva reconhece que se trata de um desafio que pressupõe riscos elevados, mas adianta que “se tiver de existir uma reestruturação interna da própria organização, é o que faremos”. Ao CONSTRUIR, o arquitecto admite que, apesar do risco inerente à estratégia, “é uma decisão que nos vai aproximar dos clientes que estão mais despertos para estas questões, que estão mais comprometidos com o ambiente e será com certeza um primeiro passo para que todos os outros projectistas se imponham no mercado por esta via”.

    Ao nível da certificação e da sustentabilidade, Miguel Saraiva garante que “o mercado nacional está num patamar bastante evoluído”, mas reconhece que “precisamos de legislar mais e criar mais benefícios àqueles que abraçam este tema, seja por via fiscal ou por via da aprovação mais rápida”. “Têm de se criar veículos que sejam catalisadores do compromisso que abraçámos. Sem esses catalisadores, não teremos qualquer hipótese”

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    Entrega dos Prémios Enor 2023

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    Arquitecto Nuno Brandão e atelier catalão H Arquitectes recebem Prémio Enor

    O Terminal Intermodal de Campanhã, de Nuno Brandão, e as ‘Viviendas Sociales 1737’,do atelier H Arquitectes foram os vencedores, ex aequo, do Grande Prémio de Arquitectura Ascensores Enor. A obra portuguesa “Casa Untitled” do Atelier JQTS recebeu, também, o Prémio de Arquitectura Jovem

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    Nuno Brandão e o atelier H Arquitectes foram os vencedores, ex aequo, do Grande Prémio de Arquitectura Ascensores Enor. A obra portuguesa “Casa Untitled” do Atelier JQTS recebeu o Prémio de Arquitectura Jovem.

    A cerimónia de entrega dos premios decorreu na passada quinta-feira, dia 16 de Novembro, na sede da Enor, situada no parque tecnológico de Vigo, onde se reuniram especialistas do mundo da arquitectura e representantes do sector empresarial.

    Tendo iniciado em 2005, o Prémio de Arquitectura Ascensores Enor, tem como objectivo destacar a arquitectura feita na Península Ibérica nos últimos três anos.

    O júri, constituído por profissionais como Inês Lobos, Carlos A. Pita Abad, Francisco Vieira de Campos, Anatxu Zabalbeascoa e Carlos Quintáns, destacou o facto de as obras apresentadas “eflectirem a arquitectura contemporânea” que se realiza em Espanha e Portugal e que “apresentam soluções para os problemas reais que a sociedade tem hoje”.

    Durante a cerimónia de entrega de prémios, Rubén Rodríguez, director geral da Enor, destacou os valores partilhados entre a empresa e as obras seleccionadas de “inovação, sustentabilidade e acessibilidade”.

    Sobre o Terminado Intermodal de Campanhã, no Porto, de Nuno Brandão, o júri considerou tratar-se de um projecto de infraestrutura que “dá resposta à complexidade do local onde se insere, introduzindo uma ordem contundente e ao mesmo tempo subtil”.

    “O projecto é um gesto territorial que ordena e prefigura o que pode acontecer a partir deste momento. Destaca-se o parque urbano e a ligação com cada um dos edifícios que se fazem”, acrescenta.

    Da autoria dos H Arquitectes, o júri destacou o projecto ‘Viviendas Sociales 1737’, em Barcelona, pela “clareza com que respondem à sua localização em que atendem à continuidade biológica e recreativa entre a serra de Les Ferreres e o Parque Agrícola de Llobregat”.

    “Acompanhadas por um jardim com árvores frondosas, as casas são cercadas por espaços de transição para o exterior para melhorar as relações entre os espaços habitacionais e o meio ambiente”, ressalva.

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    CCB apresenta livro ‘Habitar Lisboa’

    Publicado em conjunto pelo CCB, Dinâmia’CET ISCTE e Monade, o livro apresenta, de forma sintética, a conjuntura e as hipóteses de acção para pensar a construção da cidade, no dia 29 de Novembro

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    O Centro de Arquitectura / Garagem Sul apresenta, dia 29 de Novembro, às 18h30, o livro ‘Habitar Lisboa’. Publicado em conjunto pelo CCB, Dinâmia’CET ISCTE e Monade, o livro apresenta, de forma sintética, a conjuntura e as hipóteses de acção para pensar a construção da cidade.

    O livro inclui, ainda, uma panorâmica das arquitecturas mais carismáticas que resultaram das políticas públicas de habitação desenvolvidas em Lisboa ao longo de 50 anos de democracia.

    No mesmo sentido, procura fazer uma resenha dos principais projectos que estão actualmente em cima da mesa, apresentando visões analíticas da situação actual e perspectivando o futuro em formato de diálogo, ensaio ou manifesto.

    O livro será apresentado por Marta Sequeira, curadora da exposição Habitar Lisboa, e André Tavares. Seguir-se-á uma conversa com Cristina de Mendonça, Francisco Vala, Inês Lobo, João Gomes da Silva, João Luís Carrilho da Graça, João Seixas, Joana Pestana Lages, José Adrião, Miguel de Castro Neto, Nuno Valentim, Paulo Tormenta Pinto, Ricardo Bak Gordon, Sandra Marques Pereira e Telmo Cruz.

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    “O CCB foi fundamental na construção da nossa identidade”

    A “Cidade aberta” preconizada pelos arquitectos Vittorio Gregotti e Manuel Salgado há 30 anos, vai ser finalmente concluída. Falamos do Centro Cultural de Belém, hoje Monumento Classificado, e cujo projecto moldou e ainda hoje exerce influência sob a arquitectura do atelier Risco, fundado por Manuel Salgado. Falámos com Tomás Salgado, arquitecto e coordenar geral do atelier português, sobre o projecto e o impacto do legado de Gregotti na definição do que é o Risco

    30 anos volvidos sobre a inauguração do equipamento cultural que é hoje Monumento Classificado, apenas três módulos foram efectivamente construídos: o Centro de Congressos e Reuniões, Centro de Espectáculos e Centro de Exposições. Faltam dois, os módulos 4 e 5, que vão dar origem a duas unidades hoteleiras (um hotel com 161 quartos e um aparthotel com 126 unidades), com comércio e serviços. Um programa em linha com o que foi preconizado pela dupla de arquitectos que concebeu o projecto original, Vittorio Gregotti e Manuel Salgado. Mas há ainda muito para desenvolver como conta ao CONSTRUIR o arquitecto Tomás Salgado.

    30 anos depois a conclusão do Centro Cultural de Belém poderá estar para breve. Será desta?

    Esperamos que sim! Estamos com muita esperança de que o processo se desenvolva, mas o mesmo já teve muitos avanços e recuos e enquanto não houver um vencedor do concurso de subcessão dos direitos de superfície lançado pela Fundação Centro Cultural de Belém (FCCB) não temos a certeza de nada. Eu não estava aqui [no atelier] em 1988 nem em 1992, mas desde 1995 até hoje já acompanhei muitos desenvolvimentos deste processo com diferentes administrações da FCCB e com muitos programas funcionais.

    Este processo tem se estendido no tempo com muitas alterações…

    Fizemos um caderno aqui há uns tempos com as várias propostas e resultou num trabalho bastante interessante. Houve uma fase em que o programa para os módulos 4 e 5 era totalmente dedicado a actividades culturais. Inclua uma biblioteca dedicada às artes do espectáculo, residências para artistas, etc. Mais tarde, com António Mega Ferreira [2006/2012] o programa mudou novamente e pensou-se num terceiro auditório para o CCB. Um auditório de dimensão intermédia entre o grande e o pequeno auditório. Depois, mais à frente, com o professor António Lamas [2012-2016] voltou-se ao programa hoteleiro. Ou seja, houve, ao longo destas décadas, uma série de diferentes opções por parte das diferentes administrações do CCB. Mas a determinada altura tudo aquilo esbarrou em questões administrativas sobre a titularidade dos terrenos que não estavam resolvidas. Só, de facto, com esta última administração [presidida por Elísio Summavielle] estas questões ficaram resolvidas de uma vez por todas e houve uma concretização do programa que vinha de trás, do professor Lamas, que era um programa fundamentalmente de hotelaria. E só agora estão reunidas as condições, até políticas, para este processo avançar em definitivo.

     

    Mas quando foi concebido o programa original para os módulos 4 e 5 era voltado para a hotelaria? 

    Sim, sim. Aliás, em 1988 o programa de concurso já previa que estes últimos módulos fossem dedicados a hotelaria e ao comércio. É interessante que agora, passados 30 e tal anos e muitos programas diferentes, se tenha completado o círculo, tendo-se voltado ao início. A volumetria é um bocadinho diferentes daquela que estava prevista na nossa proposta inicial, em 1988, mas o programa é fundamentalmente o mesmo.

    Quais são as diferenças entre o programa original e este novo traçado?

    Em termos de traçado, quando se olha para a maqueta ou para os desenhos de 1988, os módulos 4 e 5 tinham uma frente virada para a Avenida da Índia, um muro baixinho que fazia de sucalcamento, como acontece nos módulos 1, 2, 3 e que suportam os jardins hoje existentes nestes módulos. Nos módulos 4 e 5, esse muro, na proposta original, era contínuo, muito comprido, com um terraço ajardinado. Por imposição da Câmara Municipal de Lisboa (CML) esse muro teve de ser interrompido por duas vezes, para não haver uma frente com comprimento superior a 100 metros, e isso introduz ali um fraccionamento que não existia na proposta original. Por outro lado, o corpo construído que está em cima dessa plataforma e que, na proposta de 1988, era um corpo baixinho e muito comprido, agora é um corpo partido em três e um pouco mais alto, que vai buscar umas cotas e uns alinhamentos do modulo 3 do CCB, resultando num corpo mais gordo e mais alto, que permite acomodar mais área de construção. Vamos ser claros: esta intervenção, neste momento, também tem o objectivo de ajudar a financiar a FCCB, pretendendo-se com este concurso que está em curso maximizar a renda anual que o subcessionários irá pagar à FCCB e para isso era preciso criar condições para se tornar um negócio interessante, do ponto de vista do investidor.  Esta concepção financeira da operação não era tão clara em 1988.

     

    Mas do ponto de vista do projecto essa alteração faz sentido?

    Acho que do ponto de vista volumétrico não há nada de chocante, não sabemos se vai ser uma unidade ou se vai ser uma, partida em duas. Isso agora vai depender daquilo que os investidores pretenderem.

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    À espera da proposta vencedora

    Quanto do projecto destes módulos está feito e quanto é que vai depender da proposta que vier a vencer o concurso?

    Aquilo que existe neste momento para os módulos 4 e 5 é um Pedido de Informação Prévia (PIP) e um estudo preliminar que foi apresentado à CML, que foi aprovado e que fixa as volumetrias dos módulos 4 e 5, as alturas, os alinhamentos, as profundidades de empena, a posição dos estacionamentos. Isso está fixo. Agora, é preciso haver um vencedor deste concurso que irá herdar o contrato com a Gregotti Associati International e o Risco e, a partir desse momento, iremos começar a trabalhar para adaptar da melhor forma possível o que está determinado neste estudo preliminar àquilo que são as necessidades e os objectivos de negócio do vencedor do concurso. Sabendo que há limites, especificados no PIP, há muita coisa para desenvolver e isso irá permitir fazer “um fato à medida” de quem venha a operar e a explorar aquele empreendimento.

    Olhando de forma crítica para o projecto do CCB neste momento. O projecto continua a fazer sentido? 

    Absolutamente! O CCB tem exactamente essa virtude que é ser quase inquestionável na sociedade portuguesa. Aliás, é curioso que se olhar para os jornais da época e se ler tudo aquilo que se escreveu na altura e as críticas que recebeu…que o projecto era “um atentado” … “que ia destruir a Praça do Império”, “que era uma coisa inconcebível” … e tudo o que se escreveu de negativo. Hoje, há poucos edifícios que se tenham integrado de uma forma tão clara como o CCB. Neste momento serão poucas as pessoas que passam por ali e sintam que aquilo é um corpo estranho. Acho que para a maior parte das visitantes o CCB esteve sempre ali. E isso é o maior elogio que se pode fazer ao projecto. Os módulos 4 e 5 têm a mesma natureza, foram desenhados da mesma forma, pelas mesmas pessoas, pelas mesmas cabeças. Aliás, a sua ausência é uma falha já que estes são fundamentais para garantir a transição entre a Praça do Império e o Bairro do Bom Sucesso que, até hoje, permanece por fazer pelo facto destes módulos nunca terem sido construídos.

     

    O que se sucede agora em termos de calendarização?

    O concurso tem uma série de procedimentos com prazos legais. Eu tenho ideia de que este processo não vai estar concluído em menos de um ano. Nós iremos trabalhar com quem ganhar.

     

    Um projecto que moldou o atelier  

    Este projecto foi determinante para aquilo que é hoje o Atelier?

    Sem dúvida. O Risco, em 1988, quando o meu pai [Manuel Salgado] foi convidado pelo professor Vittorio Gregotti para fazer o concurso, era uma estrutura muito pequena e fazia mais projectos de urbanismo do que projectos de arquitectura, embora tivesse já alguns projectos desenvolvidos. O CCB foi o grande salto do Risco. Estes foram anos de formação extremamente importantes para o meu pai e para o próprio Gabinete.

    Como se dá esta ligação do professor Gregotti ao arquitecto Manuel Salgado?

    Eles conheceram-se depois do 25 de Abril em algum momento.  Depois, tiveram muitos anos sem se ver e em 1988 o professor Gregotti convidou o meu pai a participar neste concurso e seguiram-se anos de uma formação que foi extremamente importante para ele. Foram ensinamentos, uma maneira de ver o território e de fazer a arquitectura que depois passou para uma geração mais nova dentro do Risco, no qual eu me incluo, e na qual se incluem também o Nuno Lourenço, o Jorge Estriga e o Carlos Cruz. Fomos todos, de alguma forma, beber desta fonte de sabedoria que era o professor Gregotti. Muito do que fazemos hoje, em certa medida, é influenciado por esses anos.

     

    E a preferência pela definição de traçados urbanos, pela geometria e a forma e por projectos públicos?

    Olhamos para os desafios na lógica da cidade. Ou seja, por mais encaixado numa zona consolidada que esteja o projecto, procuramos sempre perceber o contexto envolvente, perceber como é que a cidade, como é que o território envolvente, funcionam. Seja ele mais construído ou menos construída, há sempre essa procura de perceber o lugar e de como o edifício em projecto pode ajudar à sua composição. Esta forma de ler os edifícios do ponto de vista da cidade é transversal a tudo o que fazemos e isso é, claramente, um dos ensinamentos do professor Gregotti. E depois há um outro exercício que é o de olhar para topografia, quer seja a existente quer seja a que vai resultar da nossa intervenção, que também é claramente um dos legados do professor. E o CCB nisso é muito evidente. A forma como se criaram aquelas plataformas, a forma como estas se relacionam para fora, a vista que proporcionam em direcção ao rio, mas também a forma como foram construídos os jardins elevados. Tudo isso está relacionado com esta maneira de ver.

    Há um outro tema que é muito comum aos nossos projectos e que, de certa forma, pode encontrar raízes no CCB, que é o rigor do desenho, a procura de uma geometria forte, ter regras de desenho que ajudam a estruturar o projecto é uma coisa que é muito evidente no CCB e que também está muito presente nos projectos que desenvolvemos. O CCB foi fundamental na construção da nossa identidade.

    Quando o concurso foi apresentado foi referido o impacto do projecto na reabilitação desta zona da cidade. É assim?

    Actualmente existe uma quantidade de visitantes na zona de Belém que percorre o passeio da Avenida da Índia para ir desde o Mosteiro dos Jerónimos até à Torre de Belém. Um dos objectivos do projecto inicial é que esse percurso fosse feito pelo CCB, iniciando por baixo do módulo 1, passando à frente das bilheteiras do módulo 3, subindo as escadas em direcção à praça do museu, depois passando por baixo de um arco que há no fim da praça e, por ali fora, atravessando depois o Bairro do Bom Sucesso. O que acontece hoje é que a praça do museu, onde se acede ao MAC CCB, está tamponada, tem uma tenda e ninguém faz esse percurso. A construção destas peças finais do projecto vai viabilizar esse percurso e dar uma nova vida não tanto para o interior dos módulos 1, 2 ou 3, mas para o espaço a poente do CCB, que hoje em dia é um descampado vedado e que vai passar a ter ruas, lojas, cafés, esplanadas e ser um acesso a tudo o que se prolonga a seguir ao CCB. Toda essa zona tem vindo a ser requalificada e com esta abertura vai ganhar uma dinâmica extraordinária.

     

    Este para si é um projecto especial?

    São todos especiais, mas este, em particular, permite honrar a memória do professor Gregotti, que era uma pessoa por quem todos tínhamos uma enorme admiração e que infelizmente já cá não está. Tem essa componente mais sentimental, se quiser. Agora, também vai ser especial porque vai envolver pessoas, como o meu pai, que ainda cá está e de boa saúde, embora já não faça parte da estrutura e do dia-a-dia do atelier há 15 anos. É natural que se este trabalho de facto acontecer, como esperamos que aconteça, que ele venha a estar envolvido porque, ele sim, teve uma participação no projecto muito profunda e vai ser um momento muito importante para ele voltar a trabalhar neste projecto.

     

    O Risco tem em mãos outros trabalhos. O que estão neste momento a desenvolver?

    As coisas mudaram um pouco porque a natureza dos projectos tem sido um pouco diferente daquela que tínhamos no passado. Em termos de projectos de maior dimensão estamos a finalizar um projecto de habitação e escritórios para um promotor privado. Um projecto para a zona do Lumiar, Alameda das Linhas de Torres, que irá criar 450 fogos de habitação e dos edifícios de escritórios. Tem uma escala bastante importante, embora seja um projecto em que não fomos responsáveis pelo desenho urbano porque o nosso cliente, quando adquiriu a propriedade, já existia um projecto de loteamento aprovado. Portanto, estamos a projectar os edifícios previamente concebidos em termos volumétricos pelo autor do projecto de loteamento, Não é a mesma coisa que começar a folha em branco. Estamos a finalizar um projecto muito interessante que já dura há muitos anos que é o Convento do Beato.

    Esse é um projecto com várias fases

    Sim, fizemos o centro de eventos e estamos a concluir a obra da primeira fase residencial, depois vai seguir-se uma segunda fase residencial e a Igreja. É um projecto também bastante importante para o atelier. Estamos a desenvolver a Academia de Futebol do Futebol Clube do Porto, na Maia, para as camadas jovens do FCP.

     

    Que, segundo o FCP está quase pronto…

    É um projecto bastante interessante que está a caminho mais ainda tem ali algum trabalho para fazer. Depois há já alguns anos que temos vindo a desenvolver um trabalho muito interessante com o grupo Luz Saúde, que vai variando entre os hospitais do grupo e as clínicas, variando entre projectos de média e grande dimensão. E temos mais alguns desafios pela frente que o grupo ainda não tornou público, mas é um trabalho interessante porque acaba por ter uma logica sequencial, até nas soluções que se levam de uns para os outros e que se vão melhorando. Também em execução está a fase 3 da Cidade do Futebol para a Federação Portuguesa de Futebol e que engloba um pavilhão de futsal, as instalações definitivas do canal 11, e as instalações da Portugal Futebol School. Ganhamos o concurso para o HUB do Mar (Lisboa) e estamos à espera do visto do Tribunal de Contas para arrancar em força.

     

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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