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    Muda Reserve avança com primeiras villas

    As primeiras oito ‘villas’ do empreendimento, na zona da Comporta, serão desenvolvidas pela Kozowood Industries, cuja marca foi adquirida pela promotora em 2021

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    A Vanguard Properties anunciou esta sexta-feira, dia 6 de Janeiro, a adjudicação das primeiras oito ‘villas’ do empreendimento Muda Reserve, na zona da Comporta. A obra será desenvolvida pela Kozowood Industries, cuja marca foi adquirida pela Vanguard Properties em Junho de 2021.

    Ao recriar uma aldeia alentejana com “uma infraestrutura ímpar”, as futuras ‘villas’ serão construídas em madeira, com objectivo de alcançar uma maior eficiência energética e uma pegada ambiental neutra ou negativa. A arquitectura é do atelier Saraiva + Associados e a decoração de interiores de Paulo Lobo.

    O projecto contempla ainda uma capela desenhada pelo arquitecto Francis Kéré, galardoado com um Pritzker, e uma zona comercial da autoria do atelier Architects Office (AO – Lx).

    Implantado na vila de Muda, na Comporta, o projecto propõe uma nova visão da vila tradicional alentejana e constrói, de raiz, um conjunto de casas e apartamentos (zona urbana) e quintas (zona rural).

    Os vários volumes reproduzem a situação de aldeia e organizam-se em quatro núcleos dotados de linguagens distintas, salvaguardando e recriando a tradicional heterogeneidade rural. O espaço entre bolsas, pedonal, remete para o ziguezaguear das ruelas e goza de diferentes enfiamentos visuais.

    Enumeram-se as Courtyard Houses, Chimney houses, Village Houses e Fragmented Houses (zona urbana). O primeiro tipo contempla uma casa entre muros, em que o principal estímulo é o pátio interior promovido pelo desenho; o segundo tipo resulta da reinterpretação da forma da chaminé da casa alentejana tradicional e das coberturas desenvolvidas em alçado local típico. Já as Village Houses são habitações coletivas que valorizam os espaços de encontro e surgem em recantos escondidos da urbanização. Por fim, as Fragmented Houses surgem de um jogo entre zonas vazias e zonas construídas onde o corredor, enquanto um volume individual que desvanece as fronteiras entre interior e exterior, assume o plano central das habitações.

    Numa segunda zona, irão construir-se as Quintas da Aldeia que combinam a vida rural com a conveniência da vida contemporânea, com três opções de habitações para esta zona.

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    Bruno Palhoto vai liderar área de Empreendimentos da Brightman Group

    O novo developments director do departamento de Empreendimentos da Brightman Group pretende “afirmar a Brightman Group como uma empresa de referência no segmento high-end luxury developments, tendo já em pipeline projectos que irão ser uma referência no sector”

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    Bruno Oliveira Palhoto é a mais recente contratação da Brightman Group, que reforça assim, o recém-lançado Departamento de Empreendimentos como developments director.

    Tendo iniciado o seu percurso no Real Estate em 2006, Bruno Oliveira Palhoto conta com mais de 16 anos de experiência no sector. Antes de integrar a Brightman Group, desempenhou os cargos de developments manager na Coldwell Banker Luxus e de chief operating offices na Habitat Invest. É formado em Gestão de Marketing pelo IPAM, formação em publicidade, tendo focado mais o seu conhecimento no sector imobiliário com um Executive Program em Real Estate Consulting pelo ISEG.

    Potenciando os seus percursos académico e profissional, bem como as aprendizagens que extraiu das suas anteriores colaborações em consultoras e promotores imobiliários, Bruno Oliveira Palhoto pretende que o novo Departamento de Empreendimentos da Brightman Group consolide a sua posição neste mercado. “É com muita satisfação e motivação que integro a equipa da Brightman Group e venho para acrescentar valor num mercado muito competitivo, onde a comercialização de empreendimentos é um factor decisivo para o sucesso da empresa”, assegura Bruno Oliveira Palhoto. O responsável acrescenta ainda que pretende “afirmar a Brightman Group como uma empresa de referência no segmento high-end luxury developments, tendo já em pipeline projectos que irão ser uma referência no sector”

    Por sua vez, Anne Brightman, fundadora e CEO da Brightman Group refere “ser muito gratificante para a BG acolher um profissional com tão rico curriculum como o apresentado pelo Bruno Oliveira Palhoto. A sua entrada irá permitir-nos, seguramente, crescer no sector dos empreendimentos, aumentado o nosso portfolio de produtos de qualidade superior permitindo-nos cada vez mais ir ao encontro do nosso propósito de, pelo talento que apresenta, acrescentar valor aos nossos clientes”, sustenta.

     

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    Setúbal aprova isenção de IMT na compra de primeira habitação até aos 35 anos

    O incentivo fiscal destina-se a jovens que adquiram habitação própria e permanente no concelho de Setúbal. O documento irá, ainda, ser submetido a consulta pública por 30 dias e à apreciação da Assembleia Municipal

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    A Câmara Municipal de Setúbal aprovou esta quinta-feira, dia 20 de Junho, em reunião pública, o projecto do Regulamento de Isenção de IMT na Primeira Aquisição de Habitação Própria e Permanente por jovens dos 18 anos até aos 35 anos no município de Setúbal. O documento que regula esta medida irá, ainda, ser submetido a consulta pública por 30 dias e à apreciação da Assembleia Municipal,

    O incentivo fiscal consiste na atribuição de benefício da isenção total, do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), a jovens que adquiriam prédio ou fracção autónoma de prédio urbano situado na área geográfica do concelho de Setúbal, destinado a habitação própria e permanente dos mesmos.

    As condições gerais de acesso à isenção implicam que os candidatos ainda não tenham beneficiado deste benefício e tenham uma situação regularizada relativamente a dívida por contribuições para a segurança social, dívidas por impostos ao Estado Português e dívidas por impostos ao município.

    Podem beneficiar deste apoio jovens até aos 35 anos, sendo que o imóvel a adquirir, exclusivo a primeira habitação própria e permanente, deverá estar situado na área geográfica do concelho, sendo que a isenção de imposto terá por base o disposto no n.º 1, do artigo 12.º, do Código do IMT, para valores iguais ou inferiores a 200 mil euros.

    Em situações de compropriedade, designadamente decorrentes do casamento ou associadas a união de facto, a isenção total de IMT mantém-se desde que um dos comproprietários tenha idade igual ou inferior a 35 anos e a aquisição tenha ocorrido depois de 1 de janeiro de 2024.

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    Flex offices registam taxa de ocupação superior a 85%

    Segundo dados do estudo da CBRE – “Spring 2023 U.S. Occupier Sentiment Survey” – o segmento dos flex offices tem despertado cada vez mais interesse na Europa e em Portugal o que significa, para as empresas, flexibilidade e agilidade

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    A taxa de penetração dos flex offices é, actualmente, de 2,7% , segundo os dados da CBRE, num total de cerca de 4.500.000 m2 de escritórios em Lisboa. Adicionalmente, os flex registam uma taxa de ocupação a nível nacional superior a 85%.

    Foi também registado que, em 2023, foram acolhidos seis mil postos de trabalho em Lisboa e que a procura no Porto continua a crescer. Um exemplo disto mesmo foi a colocação do LACS na totalidade do edifício Boavista Office Center, com cerca de 7.800 m2, tendo sido esta a maior transação de flex offices já registada em Portugal, num dos edifícios de escritórios mais emblemáticos da cidade invicta.

    Estas são algumas das conclusões do primeiro evento realizado em Portugal exclusivamente para os principais operadores de flex offices e que contou com a organização da CBRE.

    Espaços como o Avila Spaces, Flexoffices, Heden, Idea Spaces, IWG, LACS, Leap, Maleo, Monday, Nimbler, Second Home, SITIO, Unicorn Workspaces e WeWork marcaram presença naquele que pretendeu “discutir as tendências e desafios” desde tipo de escritórios, também conhecidos como co-working.

    “A mudança de paradigma no mundo do trabalho é inegável e hoje estamos certos de que enormes mudanças se têm verificado, sobretudo ao longo dos últimos dois anos, e que caminhamos para uma evolução crescente. O segmento dos flex offices é dinâmico e tem despertado cada vez mais interesse na Europa e em Portugal o que significa, para as empresas, flexibilidade e agilidade.”, comenta André Almada, senior diretor Offices na CBRE Portugal.

    A oferta de experiências é outra tendência que, segundo a consultora, tem vindo a ser verificada, tendo em conta que os flex offices pretendem fomentar um sentimento de comunidade, oferecendo experiências diferenciadoras a todos aqueles que trabalham nestes espaços, para elevar o nível de pertença e satisfação em relação ao espaço.

    Para além da flexibilidade, os dados do estudo CBRE “Spring 2023 U.S. Occupier Sentiment Survey”, revelaram que mais de metade das empresas indicam também que, no edifício do seu escritório, gostariam de ter acesso a serviços e comodidades partilhadas, como espaços para reuniões, espaços extra, creches, ginásios. E quase 40% referiram que desejariam poder gerir os custos do aluguer com base na utilização real do espaço, de acordo, por exemplo, com o formato de trabalho híbrido.

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    Porto: Zona do Pinheiro Manso recebe novo empreendimento

    Os 20 novos apartamentos, localizados numa zona premium do Porto, estão a ser comercializados em exclusivo pela Luximo’s Christie´s International Real Estate

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    O novo empreendimento Pinheiro Manso Residences, edificado num dos bairros mais “cobiçados” do Porto, destaca-se pela sua localização, reconhecida pelo seu “carisma e nobreza, numa zona tranquila, tipicamente residencial e arborizada”.

    O empreendimento fica a uma curta distância a pé de comércio, serviços, restaurantes e dos melhores colégios do Porto. Tudo isto com ótimas acessibilidades em transporte público ou individual e encontra-se a ser comercializado, em exclusivo, pela Luximo’s Christie´s International Real Estate.

    Com 20 apartamentos, de tipologias T1 a T4, o Pinheiro Manso Residences combina “estética com funcionalidade”, sendo de destacar as “amplas varandas ou terraços, bem como as áreas interiores amplas e luminosas”.

    Ricardo Costa, CEO da Luximo’s Christie´s International Real Estate sublinha que “o empreendimento Pinheiro Manso Residences é elegante, moderno e sofisticado, mas é a localização que é irrepetível: rodeado por comércio e serviços, restaurantes e cafés, colégios reputadíssimos, junto ao novo metro bus e aos acessos à VCI.” E remata: “O Pinheiro Manso Residences foi pensado para quem valoriza verdadeiramente viver no Porto autêntico, com vida boa de bairro e pontos de encontro fixos.”

    Considerando que “nada no design e no espaço foi deixado ao acaso”, Ricardo Costa destaca, ainda, os acabamentos de “qualidade” e de “sofisticação”, com quartos en suite com roupeiros embutidos, loiças sanitárias são suspensas, cozinhas totalmente equipadas com electrodomésticos Siemens, iluminação LED indirecta, climatização com equipamento embutido e caixilharia minimalista de correr com perfis ocultos permitindo que as superfícies de vidro se prolonguem desde o chão até ao teto.

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    Brasileiros, franceses, americanos, suíços e ingleses lideram top 5 de estrangeiros à procura de casa em Portugal

    No que diz respeito às localizações, além de Lisboa e Porto, as zonas mais procuradas incluem Cascais e Estoril, Portimão, Albufeira, Cedofeita e Paranhos. Estas áreas destacaram-se no ranking das preferências dos utilizadores

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    Entre os meses de Março a Junho, o número de utilizadores estrangeiros e portugueses a procurar imóveis em Portugal apresentou variações significativas, no qual a percentagem de utilizadores activos (22,5%) e novos utilizadores (5.18%) mostrou uma tendência de crescimento, especialmente em determinadas faixas etárias. De acordo com o recente estudo divulgado pelo portal Imovirtual, baseados nos dados disponíveis na plataforma, que analisa a evolução do tráfego proveniente de países estrangeiros, assim como o de Portugal.

    De acordo com Sylvia Bozzo, marketing manager do Imovirtual, “os dados reflectem uma procura diversificada e crescente pelo mercado imobiliário português, tanto por estrangeiros como por portugueses. Este crescimento é um sinal positivo da atractividade de Portugal como destino residencial e de investimento”.

    Relativamente aos países, o Brasil (3,24%) ocupa o primeiro lugar do ranking da procura de casa por estrangeiros deste último trimestre, em Portugal, representando uma percentagem significativa do tráfego. Seguindo-se a França (2,54%), os Estados Unidos da América (1,62%), a Suíça (1,60%) e o Reino Unido (1,26%). No entanto, comparativamente com o ano anterior, é possível identificar variações percentuais que reflectem as mudanças nas preferências dos utilizadores estrangeiros.

    O Brasil, apesar de continuar a ser um dos principais países a procurar imóveis em Portugal, apresentou uma variação negativa, quer na percentagem de utilizadores activos (-6.93%) comparado ao período homólogo de 2023. Em contraste, a procura interna em Portugal aumentou 21.28% nos utilizadores activos.

    Os utilizadores brasileiros e americanos tiveram o mesmo comportamento dos portugueses:  o grupo etário que mais cresceu foi o dos 55-64 anos, com um crescimento médio de 57%. Em França, o crescimento mais significativo foi entre os utilizadores com mais de 65 anos, com um aumento de 52%. Enquanto na Suíça, a faixa dos 45-54 anos mostrou um crescimento de 39%

    Analisando o tipo de procura e tipologias, tanto os estrangeiros como os portugueses se mostraram mais interessados em comprar casa do que arrendar. Com a excepção do Brasil, que é o único que demonstra mais interesse em arrendar do que comprar.

    No que diz respeito às localizações, além de Lisboa e Porto, as zonas mais procuradas incluem Cascais e Estoril, Portimão, Albufeira, Cedofeita e Paranhos. Estas áreas destacaram-se no ranking das preferências dos utilizadores.

    Segundo Sylvia Bozzo, Marketing Manager do Imovirtual, “as zonas litorais, como Cascais, Estoril, Portimão e Albufeira, são particularmente populares durante esta época, refletindo o aumento do interesse por áreas que combinam beleza natural com excelente qualidade de vida”, acrescenta.

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    Um ano depois da aquisição da Predibisa, Savills regista forte crescimento no Norte

    A consultora destaca aumentos “expressivos” de actividade do retalho e do residencial, especialmente na angariação e venda de empreendimentos em exclusivo, a par do segmento de investimento

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    No mês em que se assinala um ano desde a aquisição da Predibisa pela Savills Portugal, a empresa tem registado um período de crescimento “notável”. De destacar os aumentos “expressivos” de actividade nos departamentos de retalho e de residencial, especialmente na angariação e venda de empreendimentos em exclusivo, a par do segmento de investimento, que apresenta uma performance “muito positiva”.

    A aquisição da Predibisa, em Junho de 2023, foi crucial para a consolidação geográfica da Savills Portugal no Norte do país. Com mais de 30 anos de experiência em aconselhamento imobiliário residencial e comercial no Porto, a Predibisa trouxe uma valiosa expertise para a Savills. Por outro lado, o negócio que apresentava um âmbito local, foi também impulsionado com a chegada da Savills enquanto multinacional que, com o seu know-how e sofisticação de serviços disponibilizados, abriu portas para um mercado global.

    Hoje são já 170 as pessoas que integram a Savills nos escritórios de Lisboa e Porto, que para além da aquisição, revela um continuado crescimento orgânico da equipa que reflecte o crescente dinamismo na actividade da empresa.

    Além disso, a aquisição protagonizada pela Savills não só consolidou a presença da marca do Porto na área das transações imobiliárias, como também permitiu um desenvolvimento significativo das áreas não transacionáveis como BPC & Architecture e Consultoria para a Sustentabilidade destacando a importância de uma oferta diversificada e especializada para melhor servir os diversos segmentos do mercado imobiliário num âmbito nacional.

    Paulo Silva, head of Country da Savills Portugal, considera esta aquisição um passo “muito revelante” para o crescimento da Savills. “O objectivo de consolidação geográfica e de crescimento da empresa na região Norte do país está a ser amplamente alcançado com uma capacidade de integração indiscutível. A nossa equipa do Porto está de parabéns ao demonstrar a sua solidez no mercado e a tirar partido de todo o potencial que a marca Savills pode trazer. Estamos a crescer de forma sólida, acompanhada de uma capacidade crescente de servir os nossos clientes com a excelência que nos define. Por outro lado, a estratégia de diversificação de serviços, tem-nos permitido oferecer mais e melhor serviço aos nossos clientes.”

    Também Rui Branco, managing director do escritório do Porto da Savills Portugal, destaca o “crescimento” e a “evolução” da Savills no Porto. “A vasta experiência da empresa no mercado de Lisboa e o forte networking a nível nacional e internacional, trazem consigo uma maior capacidade de acompanhar a forte dinâmica que se faz sentir no mercado do Porto. A nossa equipa irá, certamente, permitir-nos continuar nesta trajetória ascendente nos próximos anos, não só no mercado residencial, mas também no que respeita à propriedade comercial”, reforça.

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    Hera.coop representa investimento de 34M€

    A MOME, gestora profissional de cooperativas de habitação apresenta dia 20 de Junho a cooperativa Hera.coop. O investimento de 34 milhões de euros irá criar 98 apartamentos de diferentes tipologias

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    A MOME, gestora profissional de cooperativas de habitação, faz o lançamento da cooperativa Hera.coop no dia 20 de Junho. O evento terá como tema central “O que move as pessoas a fazerem grandes coisas em conjunto”.

    Com assinatura do gabinete de arquitectura Hori.zonte, a cooperativa Hera.coop, localizada no Carvalhido, contará com 98 apartamentos de diferentes tipologias (T0, T2 e T3) e representa um investimento de 34 milhões de euros.
    Francisco Rocha Antunes, fundador e presidente da MOME, marcará presença na sessão que contará com a apresentação do gabinete Hori.zonte, responsável pelo projecto Hera.coop.

    O evento incluir um painel de debate que contará com a presença de Álvaro Domingues, geógrafo e professor da faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Joana Milhais Ferreira, arquitecta da MASSLAB, José Miguel Lameiras, arquitecto paisagista e professor da faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Lourenço França, seleccionador nacional de Ginástica Acrobática. A João Braz Pereira, responsável de Conhecimento e Iniciativas ESG da MOME, caberá moderar o debate.

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    B. Prime mandatada para gerir Lote 23 da Quinta Patino

    Segundo Francisco Grilo, responsável pela área de Building Consultancy & Management“, além da gestão aos espaços comuns dos edifícios, implementámos igualmente o serviço B. Exclusive, um facilitador do dia-a-dia para os utilizadores dos nossos imóveis”

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    A consultora B. Prime foi mandatada para gerir o Lote 23 da Quinta Patino, constituído por 43 fracções, com 17 mil metros quadrados (m2), constituído por inúmeros jardins e que se situa em Alcabideche.

    Considerado um dos “mais prestigiados e reconhecidos pela sua beleza”, a Quinta Patino é um dos mais “marcantes” projectos residenciais da zona do Estoril e é um dos maiores complexos habitacionais que a B. Prime gere, juntando-se ao restante portfólio que se concentra essencialmente na Área Metropolitana de Lisboa.

    Segundo Francisco Grilo, responsável pela área de Building Consultancy & Management, “além da gestão aos espaços comuns dos edifícios, implementámos igualmente o serviço B. Exclusive, um facilitador do dia-a-dia para os utilizadores dos nossos imóveis”.

    O B. Exclusive disponibiliza o mesmo tipo de resposta que teria num reconhecido hotel, mas sem necessitar de sair de casa, através de um serviço de “concierge” que pode estar disponível fisicamente ou remotamente e que poderá resolver meros recados, passando por serviços de limpeza, reparações, ou serviços de babysitting ou petsitting. No caso da Quinta Patino, este serviço é garantido de forma remota.

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    Turismo impulsiona ocupação da Rua de Santa Catarina no Porto

    De uma forma geral, o retalho na cidade consolidou-se com a entrada de marcas como Carolina Herrera ou Purificación García, reforçando a oferta da cidade que, até este ano, contava, quase exclusivamente, com marcas portuguesas e as do grupo Inditex e outras espanholas

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    O crescimento do turismo no Porto, em particular de turistas estrangeiros, contribuiu para um aumento tanto de compradores, como de vendas nas principais localizações da cidade, com destaque para a rua de Santa Catarina.

    O relatório de retalho referente a 2023 daRetail, empresa de consultoria imobiliária especializada na venda e arrendamento de espaços comerciais e da Gesvalt, empresa de referência no sector da consultoria, avaliação e serviços técnicos, aponta para o aumento do turismo na cidade, tendo recebido mais 22 % de dormidas em 2023 face a 2022, representando 7,6 % do total do País.

    O destaque vai para a rua de Santa Catarina que, dos seus 131 espaços existentes, apenas cinco se encontram disponíveis, representando uma taxa desocupação de 93%.

    De uma forma geral, o retalho na cidade consolidou-se com a entrada de marcas como Carolina Herrera ou Purificación García, reforçando a oferta da cidade que, até este ano, contava quase exclusivamente com marcas portuguesas juntamente com as do grupo Inditex e algumas outras marcas espanholas, como a Bimba y Lola.

    Entre as lojas instaladas na rua de Santa Catarina, destacam-se os espaços dedicados à moda, representando mais de metade do total, mais precisamente 65,71 %. A seguir, ambos com 10%, surgem os espaços de restauração e cosmética, seguidos dos espaços de serviços, com 5,71%, e dos espaços de outro tipo, com 8,57 %.

    Já na zona dos Clérigos destacma-se as marcas premium e na zona dos Aliados como o principal destino das marcas de luxo, tal como se pode comprovar pela abertura da Tods, Burberry, Zegna ou Longchamp nesta localização.

    Neste caso, os espaços com mais de 1000 metros quadrados (m2) têm um custo de 50 €/m², enquanto aqueles entre 501 e 1000 m2 têm rendas entre 60 €/m² e 70 €/m². Nos espaços com menores áreas, entre 301 e 500 m2, a renda situa-se entre 80 €/m² e 90 €/m²; naqueles com uma área entre 101 e 300 m2, a renda situa-se entre 95 €/m² e 110 €/m²; e, por último, os espaços com menos de 100 m2 têm custo entre 120 €/m² e 150 €/m².

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    Problema da habitação exige “resposta complexa conjunta”

    Presente na V Conferência da Promoção Imobiliária, que decorreu esta terça-feira, dia 18 de Junho, em Lisboa, Patrícia Gonçalves Costa, secretária de Estado da Habitação, considera que é necessário “repor a confiança de investidores e promotores”, o que exige “medidas concretas e céleres”

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    Equilíbrio foi a palavra de ordem na intervenção de Patrícia Gonçalves Costa, secretária de Estado da Habitação, no arranque dos trabalhos da tarde da V Conferência da Promoção Imobiliária, que decorreu esta terça-feira, dia 18 de Junho, em Lisboa e que reuniu algumas centenas de profissionais do sector, com organização da Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) e da Vida Imobiliária.

    Na sua primeira intervenção pública junto da indústria, que representa volumes de investimento da ordem dos 15% do PIB nacional, a governante defendeu a necessidade de sector público e privado trabalharem conjuntamente para resolver a questão da habitação e criar soluções estruturais.

    “O problema da habitação está longe de ser resolvido e, por isso, é preciso trabalharmos em conjunto para dar os primeiros passos e criar um equilíbrio no sector”, declarou a secretária de Estado da Habitação, um desafio ao qual a indústria respondeu com a afirmação de que “está ao dispor do Governo e dos portugueses para conseguirmos ter mais habitação em Portugal”, nas palavras de Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII.

    O presidente da associação representativa deste sector frisou durante a conferência que “temos um problema habitacional há décadas” e que o mesmo “exige uma resposta complexa dada em conjunto”. Na sua perspectiva, é necessário repor a confiança de investidores e promotores, o que exige “medidas concretas e céleres”.

    “A conjuntura actual exigia uma mudança de paradigma, que a nova estratégia pública parece trazer ao propor-se dinamizar a oferta. Contudo, é preciso que esta mudança seja célere. Os portugueses precisam de mais casas a preços que podem pagar. E não podem esperar quatro anos. É fundamental urgência, celeridade e acção”, afirmou Hugo Santos Ferreira, destacando a redução do IVA na construção de habitação de 23% para 6%.

    Este foi um dos temas marcantes em debate no encontro com a titular da pasta da Habitação. Sem revelar uma data concreta para avançar com medidas nesta área e em que moldes serão realizadas, a responsável ressalvou que “é preciso tempo para trabalhar nesta medida e que a mesma não pode ser despida e isolada das outras medidas”.

    Patrícia Gonçalves Costa considera que “estas só farão sentido se forem todas tomadas em bloco e avançarmos com a mesma urgência para todos”, revelando que “precisamos de tempo, mas não estamos a trabalhar para o final de legislatura”. O Executivo defende que “a redução do IVA tem de ser trabalhada mais em pormenor para, no momento em que sai, ter benefícios para o promotor e para o utilizador. Não queremos avançar sem que haja esta garantia”.

    Em relação às medidas de uso do solo público, Patrícia Gonçalves Costa confirmou que o Governo está “a trabalhar no sentido de garantir a compatibilidade deste regime com outros diplomas já em vigor e que podem ter que sofrer alterações de maneira a não bloquear este interesse urgente na concretização, que é acelerar procedimentos e todas as parcerias que possam acontecer de privados com autarquias possam ser equilibradas”.

    Outro tema debatido foi o Simplex Urbanístico, uma medida que a APPII frisou ter sido bem acolhida pelo sector, embora com a necessidade de sofre correções e ajustes, também confirmada pela secretária de Estado garantindo, contudo, que “qualquer alteração não pode perder de vista o princípio essencial de simplificação e aceleração do processo administrativo”.

    Até Agosto, o Executivo pretende realizar as correções que têm a ver com as compatibilidades das portarias e, num momento à posteriori, resolver as questões mais profundas em conjunto com todos os stakeholders que têm vindo a ser auscultados.

    Em relação ao arrendamento acessível, evidenciou-se o built-to-rent e a importância do financiamento para esta área, com a Governante a anunciar que o Executivo está a “trabalhar várias linhas de financiamento que garantam um programa robusto de arrendamento, que poderá estar desenhado a mais breve trecho que o anunciado. O programa de arrendamento acessível também está a ser revisitado a nível de procedimentos, incluindo de valores de renda e garantir a confiança aos intervenientes para assumirmos o arrendamento como um produto estável e de confiança.”

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