Residência de Estudantes é o ponto de partida para uma nova centralidade no Porto
O escritório de arquitectura Masslab venceu concurso público para desenhar a nova residência de estudantes com cerca de 5 mil m² no antigo Quartel do Monte Pedral. Este é um ponto de partida para a reabilitação do quarteirão e criação de uma nova centralidade na cidade

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
“Esta fase será o desenvolvimento do projecto de reconversão e ampliação de uma parte do actual edifício do quartel, voltado para a Rua Serpa Pinto, que iremos parcialmente manter, como é vontade do projecto regulador urbano da câmara municipal do Porto. O nosso trabalho envolve o desenho da residência de estudantes”, explica o atelier.
Em 2019 a Masslab ganhou o concurso de ideias para o quarteirão do Quartel ao propor transformar o Monte Pedral num “Arquipélago” em plena cidade, tendo como elemento diferenciador o facto de ter sido pensado o espaço público antes do espaço privado. O resultado da proposta vencedora apresentava “uma ideia de cidade contemporânea apoiada na diversidade morfológica, tipológica e programática, garantindo a continuidade e a articulação com o espaço adjacente”.
Após o terreno do antigo Quartel ter sido “devolvido” à câmara municipal do Porto por parte do Estado português e depois de um plano de loteamento concluído, o projecto finalmente tem luz verde para avançar. Pedro Baganha, vereador do Urbanismo da CMP, considera que “este terreno é a grande oportunidade para a criação de uma nova centralidade na cidade”.
O projecto regulador urbano foi, assim, elaborado pelo departamento de urbanismo do Município do Porto com inspiração no projecto vencedor do Concurso de Ideias de 2019. Pela facto da MASSLAB ter ganho o 1º prémio no concurso de ideias, a câmara municipal do Porto convidou este atelier e três outros gabinetes de arquitectura do Porto a apresentar uma proposta e respectiva equipa técnica para a elaboração do projecto no âmbito de um concurso público.
O desenho da nova residência de estudantes será desenvolvido pela Masslab e pela equipa de engenharia MOQ, e contará com a reconversão e a ampliação do actual edifício do quartel voltado para a Rua Serpa Pinto.