Edição digital
Assine já
    Empresas

    ANI junta empresas e academia em mostra tecnológica

    “TECH4INNOV: O Presente e o Futuro da Inovação em Portugal” realiza-se no dia 29 de Março, no Europarque, em Santa Maria da Feira

    CONSTRUIR
    Empresas

    ANI junta empresas e academia em mostra tecnológica

    “TECH4INNOV: O Presente e o Futuro da Inovação em Portugal” realiza-se no dia 29 de Março, no Europarque, em Santa Maria da Feira

    CONSTRUIR
    Sobre o autor
    CONSTRUIR
    Artigos relacionados
    ATEG abre Open Call para edição de 2025
    Engenharia
    Martinhal Lisbon Oriente recebe 6ª edição da conferência do IPBN
    Empresas
    Sonae Capital Industrials soma BeyondComposite à família
    Empresas
    Antigo Teatro Sousa Bastos, em Coimbra, dá lugar a habitação e espaço cultural
    Construção
    Carteira de encomendas no mercado de reabilitação urbana mantém crescimento expressivo
    Construção
    Projecto EntreCampos ganha ‘Best New Mega Development’ no Mipim
    Imobiliário
    Home Tailors Douro comercializa “Fernandes Thomaz” no centro do Porto
    Imobiliário
    K Line lança nova janela com vidro duplo e triplo
    Empresas
    Como pensam o BEI e a Comissão Europeia destinar 10MM€ à habitação acessível?
    Construção
    Q51 na Quinta da Fonte é primeiro edifício de escritórios a receber a BREEAM “Outstanding”
    Imobiliário

    Cerca de 500 participantes e 60 expositores encontram-se no próximo dia 29 de Março, no Europarque, Santa Maria da Feira, para debater e mostrar o presente e futuro da inovação em Portugal. O evento, organizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), terá como convidada especial Cécile Huet, directora da Unidade de Robótica e Inteligência Artificial da Comissão Europeia. José Manuel Mendonça, presidente do Conselho de Administração do INESC TEC; Nuno Afonso, CEO da SoundParticles, start-up de software áudio 3D que singra em Holywood; Ana Casaca, directora de Inovação da GALP, serão apenas alguns dos oradores que marcarão presença neste evento, que abordará temas como Inteligência Artificial e a era do ChatGPT, Hidrogénio Verde e Health Tech , onde será abordado o case-study do contributo nacional para vacina da Moderna.

    “TECH4INNOV: o Presente e o Futuro da Inovação” irá ser uma mostra tecnológica de resultados de I&D e Inovação das entidades Sistema Nacional de Inovação (SNI), envolvendo painéis de debate com convidados nacionais e internacionais e espaços de desmonstração de casos de sucesso desenvolvidos por Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), Laboratórios Colaborativos (CoLAB), Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO), Test Beds e Digital Innovation Hubs.

    “Queremos não só fomentar o debate em torno das tendências que estão a mudar o paradigma da inovação, mas acima de tudo mostrar à comunidade os bons projectos que resultam da estreita colaboração entre a Academia e as Empresas e como este trabalho colaborativo se apresenta cada vez mais como um dos maiores activos da nossa economia, ao potenciar a criação de valor económico e social resultante da investigação”, refere António Grilo, Presidente da ANI.

    O presidente da ANI destaca ainda as oportunidades de financiamento, as Innov Talks e as Masterclasses: os nossos laboratórios, centros tecnológicos, as nossas universidades,

    e as nossas empresas necessitam de aproveitar as oportunidades que há para financiarem as suas actividades de I&D. Neste evento ficarão a par não só dos vários instrumentos disponíveis, como também terão contacto directo com diferentes entidades, que os poderão ajudar a potenciar o seu negócio e potencial de mercado.”

    Mostra tecnológica com mais de 60 projectos

    Mais de 60 projectos ganharão neste evento uma montra para mostrarem as suas inovações. São todos casos de sucesso, alguns no mercado, outros em desenvolvimento. Envolvem entidades como Grupo Visabeira, IKEA, Agência Espacial Europeia, Portugal Space, ANACOM, Siemens Healthcare, Grupo The Navigator, a test bed “Textile of the Future”, promovida pela Lameirinho, entre muitas outras.

    Oportunidades de financiamento, Innov Talks e Masterclasses

    Reverse Pitch: Funding and Opportunities: neste espaço serão apresentadas várias oportunidades de financiamento para projectos inovadores. Desde programas como Horizonte Europa, SIFIDE, Missões Europeias, PRR, PT 2030, Fundo Azul, Big Science, European Innovation Council, EEA Grants Portugal ou Portugal Ventures, a fundos de investimento em I&D, como Lince Capital, Iberis, Explorer Investments, Shilling Capital, Active Cap, Indico Capital Partners, Big Start Ventures, Alea Capital Partners, Bright Ventures, Cedrus Atlantica ou Growth Partners Capital apresentar-se-ão aos participantes.

    No speaker’s corner Innov Talks abordar-se-ão temas que vão desde a importância da transferência de conhecimento, das necessidades de recrutamento e retenção de talento, às cripto-moedas, à inovação social e ao projeto “Bauhaus Seas Sails”; e nas Masterclasses os participantes ficarão a saber algumas dicas como apresentar-se e promover-se no mercado.

    Esta iniciativa é promovida no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Colectivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, que tem como principal objetivo promover as atividades de transferência de tecnologia e do conhecimento, potenciando a sua valorização e comercialização, através de um conjunto de iniciativas que permitam uma maior e melhor articulação entre as empresas e o Sistema Científico e Tecnológico Nacional e promovam internacionalmente o Sistema Nacional de Inovação.

    O TECH4INNOV é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Artigos relacionados
    ATEG abre Open Call para edição de 2025
    Engenharia
    Martinhal Lisbon Oriente recebe 6ª edição da conferência do IPBN
    Empresas
    Sonae Capital Industrials soma BeyondComposite à família
    Empresas
    Antigo Teatro Sousa Bastos, em Coimbra, dá lugar a habitação e espaço cultural
    Construção
    Carteira de encomendas no mercado de reabilitação urbana mantém crescimento expressivo
    Construção
    Projecto EntreCampos ganha ‘Best New Mega Development’ no Mipim
    Imobiliário
    Home Tailors Douro comercializa “Fernandes Thomaz” no centro do Porto
    Imobiliário
    K Line lança nova janela com vidro duplo e triplo
    Empresas
    Como pensam o BEI e a Comissão Europeia destinar 10MM€ à habitação acessível?
    Construção
    Q51 na Quinta da Fonte é primeiro edifício de escritórios a receber a BREEAM “Outstanding”
    Imobiliário
    Martinhal Lisbon Oriente
    Empresas

    Martinhal Lisbon Oriente recebe 6ª edição da conferência do IPBN

    A 6ª edição da Conferência de Sustentabilidade Anual do Ireland Portugal Business Network (IPBN), organização dedicada à promoção da actividade económica e oportunidades de negócio entre Irlanda e Portugal, acontece dia 18 de Março

    CONSTRUIR

    É já no próximo dia 18 de Março, terça-feira, que o Martinhal Lisbon Oriente recebe a sexta edição da Conferência de Sustentabilidade anual do Ireland Portugal Business Network (IPBN), organização dedicada à promoção da actividade económica e oportunidades de negócio entre Irlanda e Portugal.

    “É com enorme honra que acolhemos a 6.ª edição da Conferência de Sustentabilidade do IPBN no nosso restaurante Terrace, no Martinhal Lisbon Oriente. A sustentabilidade está no centro da nossa visão e estamos entusiasmados por nos juntarmos aos especialistas e inovadores para discutir como a cooperação urbana e rural pode moldar um futuro mais sustentável”, considera Chitra Stern, fundadora e CEO da Martinhal Resorts e fundadora e membro da Direcção da United Lisbon International School.

    Sob o tema ‘Conciliar Territórios: O Melhor da Cooperação Urbano-Rural’, a conferência será marcada por três painéis de discussão com alguns dos principais especialistas da Irlanda e de Portugal, onde serão abordadas questões de sustentabilidade e os desafios e oportunidades que dela advêm.

    Durante a discussão, três áreas fundamentais serão essencialmente debatidas: Desenvolvimento da Comunidade e Planeamento Urbano – Construir comunidades locais que prosperam com tecnologia, regeneração e união; Agricultura Vertical e Sustentabilidade na Agricultura – Explorar o impacto da agricultura urbana e transformar espaços subutilizados em fontes sustentáveis de alimentos e, ainda, Data Centres Sustentáveis com IA – Analisar o papel das soluções de energias renováveis e de arrefecimento em infraestruturas de dados em larga escala.

    Os oradores para o evento já estão confirmados, são eles Siobhán Finn, CEO da Community Enterprise Association Ireland, Laetitia Arrighi de Casanova, directora da B Lab Portugal, John Paul Prior, presidente do IPBN Porto e director da Farmony, Patrick Fitzgerald, CEO e fundador da Beotanics e membro da Administração do The Irish Food Board, Índia Branquinho de Oliveira, Sustainability Site coordinator na Start Campus, Declan Wynne, director-geral da Skanstec Engineering e finalista do EY Empreendedor do Ano 2023.

    Este evento marca, também, a celebração do St. Patrick’s Day e contará com a participação de convidados como Alma Ní Choigligh, embaixadora da Irlanda em Portugal, e um representante do Governo irlandês.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Miguel Gil Mata SC Industrials
    Empresas

    Sonae Capital Industrials soma BeyondComposite à família

    A empresa fundada por investigadores da Universidade do Minho passa a integrar o universo de empresas da Sonae Capital Industrials. Investimento vai permitir acelerar o crescimento da BeyondComposite e potenciar a sua actividade em Portugal e no exterior

    CONSTRUIR

    A Sonae Capital Industrials anunciou a aquisição de uma participação maioritária na BeyondComposite, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento e produção de materiais compósitos avançados e que foi fundada por investigadores da Universidade do Minho. “Este investimento enquadra-se na estratégia da Sonae Capital Industrials de apostar em empresas com tecnologias inovadoras e sustentáveis”, refere em comunicado o grupo.

    A BeyondComposite é já uma referência em engenharia e materiais de alta performance. A empresa desenvolve soluções de excelência para aplicações na mobilidade, como componentes para autocarros e comboios, e na defesa, com materiais de protecção para pessoas e bens, ajudando a salvar vidas. Trabalhando em parceria com empresas e organizações nacionais e internacionais, tem criado soluções inovadoras com maior eficácia e eficiência do ponto vista ambiental e de desempenho, conjugando materiais sustentáveis como a madeira e seus derivados a polímeros de alto desempenho.

    “Estamos empenhados em contribuir para o desenvolvimento de negócios inovadores e sustentáveis, criando empresas líderes nos seus setores. Este investimento vai permitir à BeyondComposite alavancar o seu crescimento, levando as suas soluções inovadoras a um número crescente de clientes em todo o Mundo, e reforçar o nosso portefólio com uma empresa de enorme potencial que possui conhecimento e capacidade para revolucionar a indústria de materiais compósitos avançados”, justifica Miguel Gil Mata, CEO da Sonae Capital Industrials, citado em comunicado.

    A BeyondComposite tem actualmente mais de duas dezenas de colaboradores e integra uma equipa de investigação e desenvolvimento composta por profissionais altamente qualificados. No último exercício, mais de 90% do seu volume de negócios resultou da exportação de bens e serviços. Fernando Cunha, CEO da BeyondComposite, irá continuar à frente da empresa. O responsável sublinha que “esta aquisição pela Sonae Capital Industrials representa uma oportunidade única para acelerarmos o nosso crescimento e expandirmos a nossa presença global. Queremos potenciar o desenvolvimento da BeyondComposite no mercado nacional e internacional e consolidando o seu papel como uma entidade de referência em engenharia, desenvolvimento e produção de materiais avançados e sustentáveis para aplicações em mobilidade e defesa”, explica.

    A BeyondComposite já detém uma parceria com a Surforma, empresa do grupo especializada em painéis termolaminados, que agora vai ser aprofundada, com as empresas a explorar sinergias entre si para desenvolver soluções ainda mais sustentáveis.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    K Line lança nova janela com vidro duplo e triplo

    Chama-se KL-FHP e é a nova janela da K Line, com a qual a marca pretende atender às necessidades de habitações de consumo quase nulo, como as certificadas pelo padrão Passivhaus ou biopassivas

    CONSTRUIR

    Chama-se KL-FHP e é a nova janela da K Line, com a qual a marca pretende responder à demanda de projectos mais exigentes, combinando eficiência energética, sustentabilidade e um design sofisticado. Desenvolvida para atender às necessidades de habitações de consumo quase nulo, como as certificadas pelo padrão Passivhaus ou biopassivas, este modelo com vidro duplo e triplo representa um avanço significativo no desempenho térmico e acústico

    De acordo com a marca, a KL-FHP tem um coeficiente de transmissão térmica de apenas 0,7 Uw W/(m².K) e uma redução de ruído que pode chegar a 44 dBA, garantindo assim um isolamento excepcional, tornando-a perfeita para quem busca ambientes mais silenciosos e termicamente estáveis.

    Entre as suas principais características destacam-se a dobradiça oculta com abertura de 180°, disponível para folhas até 80 kg, oferecendo funcionalidade e a opção de um visual limpo; um design personalizável, com a escolha entre três modelos de puxadores sem escudo, que podem ser lacados na mesma cor do interior da carpintaria para uma integração harmoniosa; o seu desempenho torna-a ideal para projectos que requerem máximo isolamento térmico e acústico: opção de nível RC2, para maior tranquilidade.

    “A nova KL-FHP é uma aposta na eficiência energética e no bem-estar, sem comprometer o estilo ou a qualidade. Seja para uma casa sustentável ou um projecto arquitectónico de alto padrão, este modelo oferece o equilíbrio perfeito entre inovação, conforto e design”, sublinha a marca detida pelo grupo francês Groupe Liébot que actua no mercado ibérico há um quarto de século, onde tem vindo a consolidar a sua posição desde então. Em 2024, foi anunciada a construção de uma nova fábrica em Lliçà de Vall, Barcelona, com um investimento de 18 milhões de euros, a segunda que o grupo detém em Espanha, o que reflecte o compromisso da empresa com a expansão no mercado espanhol e português. Esta nova unidade, com 13.000 m², triplicará a capacidade de produção actual da K Line na região, estando prevista para estar operacional no final de 2026.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Cimpor recebe certificações ISO de conformidade e integridade empresarial

    A empresa foi distinguida com as certificações ISO 37301:2021 – Sistemas de Gestão da Conformidade e ISO 37001:2017 – Sistemas de Gestão Antissuborno, como reforço da sua aposta na ética e transparência nos negócios.

    CONSTRUIR

    A Cimpor acaba de alcançar um marco importante no seu percurso de compromisso com a transparência e ética empresarial e gestão sustentável, ao receber duas importantes certificações internacionais: ISO 37301:2021 – Sistemas de Gestão da Conformidade e ISO 37001:2017 – Sistemas de Gestão Antissuborno. Estas certificações foram entregues formalmente durante uma reunião entre a equipa da Cimpor e os auditores da empresa CPC Certification, e abrangem as operações da empresa em três continentes, nomeadamente em Portugal, Turquia, Costa do Marfim, Camarões, Roménia e Cabo Verde.

    A ISO 37301 é uma norma internacional que define os requisitos para a implementação de sistemas de gestão da conformidade nas organizações, permitindo-lhes estabelecer e manter processos eficazes para assegurar o cumprimento das leis, regulamentos e normas éticas. Esta certificação é um reflexo do esforço contínuo da Cimpor em promover práticas empresariais responsáveis, através da minimização de riscos de não conformidade e reforço da confiança entre todos os seus stakeholders.

    Por sua vez, a ISO 37001 é dedicada à implementação de sistemas de gestão antissuborno, uma ferramenta essencial para as empresas combaterem a prática de corrupção em qualquer forma, seja direta ou indireta. Com esta certificação, a CIMPOR demonstra a sua aposta em criar um ambiente de negócios transparente e ético e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e competitiva.

    Özge Aşçıoğlu, group director of internal audit, risk and compliance da Cimpor Global Holdings, destacou a importância das certificações no alinhamento da empresa com as melhores práticas internacionais. “Estas certificações são o reconhecimento do trabalho e empenho da nossa equipa para garantir a conformidade com as mais altas normas de integridade e transparência. Continuaremos a investir na melhoria contínua dos nossos processos e a promover uma cultura corporativa responsável e sustentável”, sublinhou o responsável.

    A cimenteira partilhou a sua abordagem e práticas de gestão de compliance na 13ª Conferência Anual Europeia de Compliance e Ética, organizada pela Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE), que decorreu no início desta semana, em Lisboa. Durante o encontro, a compliance and risk management senior specialist da Cimpor, Maria Inês Mendes, e o internal audit, risk and compliance Group director da Cimpor OYAK Cement, Özge Aşçıoğlu, partilharam os desafios que as empresas enfrentam na gestão de compliance nos países africanos e as soluções para os ultrapassar.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    OLI apresenta inovações na Alemanha para conquistar o mercado global

    A Oli marca presença na ISH de Frankfurt, a maior feira mundial de banho, construção e energia, que decorre de 17 a 21 de Março. Entre os produtos em destaque na montra alemã estará o primeiro autoclismo interior produzido com matéria-prima reciclada, “OLI 70 Plus”

    CONSTRUIR
    tagsISHOLI

    Na próxima semana, a OLI apresentará na Alemanha as suas últimas inovações para o espaço de banho, na ISH de Frankfurt, a maior feira mundial de banho, construção e energia, que decorre de 17 a 21 de Março. Em destaque estará o primeiro autoclismo interior produzido com matéria-prima reciclada, “OLI 70 Plus”, as placas de comando “Hallo”, “Voronoi”, “Pulse” e “Blink Mate”, a base de duche “AquaSlate”, as novas colecções de torneiras Ocean, a gama de louça sanitária “Lake” com novos acabamentos, a nova gama de lavatórios de pousar e os sistemas de duche integrado no pavimento, OLIFILOS.

    Além da tecnologia, funcionalidade, sustentabilidade e design associadas às novas propostas, a marca apresentará o OLI PRO, um serviço global dirigido a distribuidores e profissionais de instalação com vista à capacitação e formação profissional.

    Ao longo de cinco dias, a OLI estará instalada no stand D70, hall 3.0, num amplo espaço de exposição de 170 metros quadrados (o maior de sempre), com dois pisos, apostando na visibilidade da marca junto de visitantes de todo o mundo, intensificando a sua presença global.

    “A participação da OLI na ISH representa um relevante investimento em inovação, que se reflecte na apresentação de um número elevado de novos e avançados produtos para a casa de banho, num stand de grande dimensão. No total foram/serão aplicados cerca de 300 000 euros, com o objectivo da OLI consolidar o seu posicionamento de marca inovadora em mercados europeus estratégicos, como a Alemanha, França e Itália, e de expandir a sua comercialização em novas geografias do Médio-Oriente e África”, revela António Ricardo Oliveira, administrador da OLI.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Homycasa inaugura loja em Matosinhos e novo centro logístico a norte

    Homycasa apresenta nova imagem e reforça expansão com abertura de nova loja em Matosinhos e novo centro logístico no Panattony Park Porto Valongo

    CONSTRUIR

    A Homycasa, marca portuguesa de mobiliário e decoração com mais de 8 anos no mercado, deu mais um passo na sua estratégia de crescimento e renovação com a abertura de uma nova loja agora no Matosinhos Retail Park. A abertura do novo espaço coincidiu com a apresentação da sua nova identidade visual, um rebranding estratégico desenvolvido em parceria com a agência de design Wy Creative.

    A nova imagem da Homycasa reflecte um posicionamento mais moderno, fresco e alinhado com as tendências do sector do retalho de mobiliário, com o objetivo de fortalecer a relação da marca com os consumidores e consolidar a sua presença no mercado.

    O rebranding da Homycasa surge num contexto de crescimento sustentado e ajusta-se às novas expectativas dos consumidores, priorizando uma experiência de compra mais intuitiva, uma comunicação de marca mais envolvente e um ambiente de loja mais atractivo.

    “Acreditamos que esta renovação da identidade é essencial para reforçar a percepção da marca como uma referência no sector do mobiliário e da decoração em Portugal. Este rebranding permitiu-nos criar uma imagem mais contemporânea e impactante, sem perder a essência que nos define: qualidade, funcionalidade e preços acessíveis”, refere Michael Gameiro, CEO da Homycasa.

    A nova loja no Matosinhos Retail Park tem cerca de 1560m2 e foi concebida para proporcionar uma experiência de compra envolvente e intuitiva, onde os clientes podem explorar uma vasta oferta de mobiliário e decoração para todos os estilos de vida. O espaço apresenta uma organização mais segmentada, favorecendo uma experiência e permitindo que os consumidores encontrem soluções adaptadas às suas necessidades de forma mais rápida e eficiente.

    Além da nova loja, a empresa anunciou um passo significativo na expansão da sua infraestrutura logística, com a escolha do Panattoni Park Porto Valongo para a instalação do seu novo centro de distribuição. Com esta nova infraestrutura de 7.500 m², a marca reforça a sua capacidade de armazenamento, gestão de stock e eficiência logística, permitindo tempos de entrega mais curtos e um serviço ainda mais ágil e eficaz para clientes e lojas físicas.
    “A aposta numa infraestrutura logística moderna e eficiente é essencial para sustentar o crescimento da Homycasa. O Panattoni Park Porto Valongo oferece-nos as condições ideais para elevar a nossa operação, garantindo que conseguimos dar uma resposta mais rápida e eficaz às necessidades dos nossos clientes e parceiros comerciais”, destaca Michael Gameiro.

    Actualmente, a marca conta com 8 lojas físicas e uma loja online e pretende abrir mais lojas durante este ano de 2025.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Prémio internacional para Smart HardHat

    Dstgroup, CENTI e DTx CoLAB conquistam prémio de inovação internacional graças ao capacete inteligente que ajuda a salvar vidas. O Smart HardHat redefine os padrões de segurança no trabalho ao incorporar sensores avançados que monitorizam em tempo real a saúde do trabalhador e as condições ambientais

    CONSTRUIR

    O Smart HardHat, capacete inteligente projectado pelo dstgroup e desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação, CENTI, e o DTx Digital Transformation CoLAB, foi distinguido com um prémio internacional da Organic and Printed Electronics Association, organizado durante a LOPEC 2025, que decorreu recentemente em Munique

    Este prémio representa um importante reconhecimento da inovação tecnológica aplicada à segurança no sector da construção e mineração, destacando o impacto transformador desta solução no mercado global. O Smart HardHat redefine os padrões de segurança no trabalho ao incorporar sensores avançados que monitorizam em tempo real a saúde do trabalhador e as condições ambientais, garantindo uma actuação rápida em situações de risco.

    Combinando tecnologias de sensorização impressas e comerciais, inteligência artificial e um design ergonómico, o Smart HardHat permite uma monitorização contínua dos parâmetros vitais do trabalhador (batimentos cardíacos, temperatura corporal, detecção de quedas), alertando para as alterações, simultaneamente faz uma avaliação ambiental em tempo real (como a presença de gases, níveis de ruído e temperatura), tem incorporado um sistema de localização sem GPS, permitindo o seu funcionamento em áreas sem cobertura satélite (interior, exterior e subsolo), um Botão SOS impresso e sensível ao toque para alertar as equipas de segurança em caso de emergência, permite comunicação inteligente com uma plataforma central para análise de dados e prevenção de acidentes.

    Este projecto surge no âmbito da agenda mobilizadora do PRR, R2UTechnologies Innovation Pact, e resulta da colaboração entre o dstgroup, o CENTI e o DTx CoLAB, reforçando o compromisso do grupo bracarense com a inovação tecnológica e a segurança dos trabalhadores.

    Inicialmente, o Smart HardHat será implementado nas empresas do dstgroup, com a expectativa de alargamento a nível nacional e internacional, podendo vir a tornar-se uma referência global em equipamentos de prote ção individual.

    “Esta parceria surge no âmbito do PRR e permitiu o desenvolvimento de uma ideia de inovação do departamento de segurança. Dotado de múltiplos sensores, inclusive com inteligência artificial treinada no capacete vai permitir aumentar significativamente a segurança em ambiente de obra e industrial. A actuação rápida com base na alarmística pode salvar vidas, e essa é a nossa maior motivação. O prémio conquistado na LOPEC 2025 valida o potencial deste projecto e o interesse que desperta no mercado”, explica João Daniel Pereira, responsável pelo desenvolvimento na empresa de I&D do dstgroup, a innovationpoint.

    “A materialização deste projecto representa uma aposta do dstgroup na evolução da segurança, com vista à prevenção e saúde dos trabalhadores”, acrescenta Paula Rodrigues, responsável pelo departamento de segurança do dstgroup. Com o contributo de vários elementos da equipa, esta abordagem centrada no trabalhador visa equilibrar as vantagens da tecnologia, com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores, com um objectivo maior de criar locais de trabalho seguros e saudáveis.

    Para o CENTI “é essencial ver o trabalho de Investigação e Desenvolvimento ser reconhecido. Este prémio reforça a importância da investigação como resposta aos desafios das empresas e da sociedade actual, através da utilização de tecnologias de ponta”, reforça Daniela Campanhã, Investigadora do Centro.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Ford Trucks reforça crescimento em 2024

    Em 2024 a Ford Trucks Portugal aumentou em 5% a sua facturação, atingindo um volume de negócios no valor de 82 milhões. Os resultados da marca estão em linha com os objectivos traçados

    CONSTRUIR

    A Ford Trucks tem vindo a crescer exponencialmente em Portugal ao longo dos últimos cinco anos. Em 2024 a Ford Trucks Portugal, marca global do sector dos veículos comerciais pesados, aumentou em 5% a sua facturação, atingindo um volume de negócios no valor de 82 milhões.

    Presente no mercado nacional desde 2019, a Ford Trucks Portugal definiu um plano de desenvolvimento e crescimento a médio e longo prazo que tem vindo a ser cumprido em linha com os principais objectivos definidos não só para Portugal, como também para a Europa.

    O crescimento em volume sustentado apresentado pela marca revela-se, quer pela oferta variada das suas gama quer pela relação próxima com os seus clientes, foi ao encontro das expectativas traçadas. Só no ano de 2024 a Ford Trucks matriculou 376 veículos, vendeu 446, o que permitiu que o total de veículos entregues ascenda a 1656 desde 2019.

    Em 2024 e tendo em conta o importante compromisso com a exigência e inovação, a Ford Trucks lançou em Portugal a nova Gama F-LINE que aposta essencialmente num novo motor e numa nova transmissão Ecotorq. Esta gama, que se reparte por três segmentos – estrada, construção e tractor – proporciona eficiência e é reconhecida pelo seu conforto e design moderno. Ainda em 2024, a Ford Trucks Portugal assinalou um significativo marco histórico com a venda do camião 500 a uma única empresa, a TJA – Transportes J. Amaral, um dos seus primeiros clientes.

    Actualmente em Portugal a Ford Trucks conta com oito pontos de assistência nomeadamente em Alverca do Ribatejo, Albergaria-a-Velha, Loulé, Meirinhas, Vilar do Pinheiro, Viseu, Braga, mas também e mais recentemente na ilha da Madeira, no Funchal. Em Julho deste ano será inaugurado o nono ponto de assistência, em Vila Nova de Gaia.

    A empresa emprega neste momento 56 colaboradores, sendo que a sua intenção é continuar a aumentar este rácio.

    Para Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal, “tem sido um longo caminho nestes cinco anos. Implementar uma nova marca de veículos pesados em Portugal, um mercado altamente exigente, exigiu resiliência, proximidade com os clientes e um compromisso constante com a melhoria. O nosso sucesso está na força da nossa equipa, dos concessionários e na confiança que construímos diariamente com os nossos clientes. Adoptamos uma estratégia de crescimento consolidado e constante, assegurando um nível reduzido de risco. O nosso compromisso com os nossos accionistas reflecte-se na nossa abordagem financeira sustentável, garantindo um crescimento equilibrado e um posicionamento robusto no mercado a longo prazo.”

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Greenvolt lança primeira comunidade de energia com bateria para armazenamento

    Greenvolt Comunidades desenvolve projecto no Centro Operacional da Ascendi, na Maia, criando a sua primeira Comunidade de Energia em Portugal a integrar uma bateria para armazenamento. A solução permite partilhar o excedente de energia fotovoltaica com mais de 10 localizações nas autoestradas concessionadas pela Ascendi

    CONSTRUIR

    A Greenvolt Comunidades cria a sua primeira Comunidade de Energia em Portugal a integrar uma bateria para armazenamento, num projecto desenvolvido em parceria com a Ascendi. Esta solução permite armazenar o excedente de energia e utilizá-lo nos períodos em que a produção fotovoltaica é insuficiente para as necessidades, nomeadamente à noite e nos períodos de maior consumo de rede, durante o qual o preço da energia é mais elevado (entre as 18 e as 22h).

    Numa primeira fase, a unidade de produção pré-existente foi aumentada, passando a contar com uma capacidade instalada de 298 kWp capaz de produzir 368 MWh anuais de energia limpa, dos quais 270 MWh para autoconsumo da Ascendi numa rede partilhada entre mais de 10 pontos de entrega (CPEs) da empresa, podendo o excedente ser armazenado numa bateria com capacidade de 96,7 kWh, que garante a disponibilidade nos períodos de menor ou ausência de produção solar.

    Este projecto, cuja instalação já se encontra concluída, irá permitir uma independência da rede de cerca de 25% e um aumento do autoconsumo em cerca de 6%, evitando a emissão de 112 toneladas por ano de CO2.

    “A integração de armazenamento na Comunidade de Energia que estamos a desenvolver com a Ascendi, para além da particularidade de ser a primeira que desenvolvemos em Portugal com recurso a bateria, representa um avanço na forma de gerir e utilizar energia renovável. Acreditamos que este modelo, também num contexto de autoconsumo colectivo, representa um ganho de eficiência significativo, garante maior previsibilidade de custos, para além de contribuir para reforçar a resiliência da rede”, refere João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.

    José Queirós de Almeida adianta que “as comunidades de energia permitem não só, a produção e consumo de energia solar, mas também exponenciar esse consumo para outros pontos de entrega, como é o caso da comunidade de energia da Ascendi, que irá usufruir da partilha de energia limpa e mais barata em mais de 10 locais diferentes”. O CEO da Greenvolt Comunidades reforça ainda “a importância de associar sistemas de armazenagem à produção, permitindo um melhor aproveitamento da capacidade de produção instalada, potenciando ainda mais os benefícios de um modelo integrado de produção e partilha através das Comunidades de Energia”.

    Por sua vez, Bernardo Serafim, administrador executivo da Ascendi, acrescenta que “fazer parte desta comunidade vai ao encontro daquela que é a missão do Grupo, ao reforçar o compromisso em reduzir a pegada ambiental da nossa actividade, contribuindo para um caminho mais sustentável, através da inovação. Simultaneamente, acreditamos que a utilização progressiva de energia verde contribui de forma decisiva para acelerar a transição energética”.

    Através da Greenvolt Comunidades, que resulta da decisão estratégica do Grupo Greenvolt de apostar na promoção da geração distribuída de energia renovável, tanto para autoconsumo como através do conceito de Comunidades de Energia, foram já desenvolvidos mais de de 160 projectos de norte a sul do país, contando já com 45 Comunidades integralmente em funcionamento.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Índice de Luxo da Knight Frank cai 3,3%

    O Knight Frank Luxury Investment Index (KFLII), índice que acompanha o desempenho de 10 investimentos populares em produtos de luxo, todos eles coleccionáveis, revela que, apesar de os mercados financeiros terem registado uma subida em 2024, o índice caiu -3,3% pelo segundo ano consecutivo

    CONSTRUIR

    O Knight Frank Luxury Investment Index (KFLII), índice que acompanha o desempenho de 10 investimentos populares em produtos de luxo, todos eles coleccionáveis, revela que as carteiras de mão foram a classe de activos de luxo com melhor desempenho em 2024, com um aumento de preço de 2,8%.

    Apesar de os mercados financeiros terem registado uma subida em 2024, o índice de luxo da Knight Frank caiu (-3,3%) pelo segundo ano consecutivo. Os dados agora divulgados no The Wealth Report da Knight Frank, parceira da Quintela e Penalva em Portugal desde 2021, mostram que, por exemplo, “a derradeira carteira clássica, a Hermès Birkin em pele preta do Togo, é agora mais valiosa do que nunca quando vendida no mercado secundário”.

    Para Francisco Quintela, sócio fundador da Quintela e Penalva, “o índice de luxo da Knight Frank é um índice verdadeiramente original que permite acompanhar não só as tendências dos coleccionáveis, mas também as tendências do luxo em si. A Quintela e Penalva | Knight Frank opera num segmento de luxo e os nossos clientes seguem de perto as tendências globais. O The Wealth Report é, assim, uma peça fundamental para acompanhar as tendências do mercado de luxo”.

    Segundo o relatório, os automóveis clássicos registaram uma valorização de 1,2%. Por seu turno, os sectores com uma performance menos positiva foram os das artes, do vinho e do whisky (com melhores performances nos anos anteriores).

    O mercado da arte registou uma queda de 18,3%, ou seja, no sentido oposto da valorização registada no ano anterior, quando tinha tido um crescimento de dois dígitos.

    O segundo sector mais fraco neste índice foi o dos vinhos, com uma descida de 9,1%, fortemente afectado pela rápida alteração dos padrões de consumo e o aumento de stocks. Durante o período da pandemia de Covid 19, o mercado dos vinhos beneficiou de uma corrida em alta, ajudada pelas baixas taxas de juro. Como refere o relatório, este facto resultou no crescimento especulativo dos preços, com Champanhe e Borgonha, em particular, a registarem uma forte subida de preços. A ausência de compradores chineses também pesou no mercado. Já o whisky raro, um mercado afectado pelo rápido crescimento do stock, teve um ano com crescimento de 9 % em 2024.

    Liam Bailey, responsável por este estudo global da Knight Frank, considera que “os objectos de colecção de luxo têm dado frutos aos investidores no longo prazo”.

    Quando analisado a longo prazo como investimento, o mercado de produtos de luxo tem resultados muito positivos. Para quem tivesse investido 1 milhão de dólares em 2005 nesta classe de produtos, teria agora um património de 5,4 milhões de dólares.

    A ascensão dos mercados online alterou significativamente o panorama do luxo. Para sectores já estabelecidos, como o da arte, tal contribuiu para a transparência e deu confiança aos novos compradores para entrarem no mercado. Ao mesmo tempo, o comércio electrónico encorajou a expansão da definição de coleccionáveis de luxo para incluir NFTs, ténis raros e cartões Pokémon. As redes sociais amplificaram estas tendências, alimentando a procura, mas também intensificando a concorrência pelo investimento.

    As vendas em leilão das três grandes casas – Sotheby’s, Christie’s e Phillips – atingiram um pico de 7,8 mil milhões de dólares em 2022, após uma subida de dois anos desde o mínimo registado em Covid, mas em 2024 os volumes tinham caído 48% para 4,1 mil milhões de dólares.

    Num mercado mais pequeno, a arte contemporânea continuou a crescer em termos de quota, passando de 31% em 2021 para 38% no ano passado. A arte contemporânea jovem cresceu de 10% para 13% durante o período. As artistas femininas também atraíram a atenção, com a sua quota de vendas aumentou para 33% das vendas de arte do pós-guerra e 56% de todas as vendas de arte contemporânea jovem.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se informado

    ©2024 Construir. Todos os direitos reservados.