“The Contemporary Pombalina House” representa Portugal no concurso internacional de arquitectura Saint-Gobain
Mariana Sousa e Rafael Gonçalves, alunos na FAUP, vão representar Portugal na fase internacional da 18ª edição do “International Saint-Gobain Architecture Student Contest”, que terá lugar a 28 de Junho, em Lisboa

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
Portugal já escolheu o representante nacional no evento “Concurso de Estudantes de Arquitectura Saint-Gobain”, num evento que decorreu na Câmara Municipal de Lisboa. Mariana Sousa e Rafael Gonçalves, alunos na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, vão representar Portugal na fase internacional da 18ª edição do “International Saint-Gobain Architecture Student Contest”, que terá lugar em Junho, na cidade de Lisboa.
A iniciativa promovida pela multinacional francesa Saint-Gobain propõe aos seus concorrentes, estudantes de arquitectura de todo o mundo, a realização de um projecto arquitectónico alicerçado na sustentabilidade e na economia circular, idealizado para um terreno pertencente ao município, incluído no Plano de Pormenor do Aterro da Boavista, que contou com sete projectos portugueses a concursos.
O projecto vencedor intitulado “The Contemporary Pombalina House” baseou-se no modelo de uma casa pombalina, utilizando materiais Saint-Gobain com baixas emissões de CO2 para responder aos critérios de sustentabilidade exigidos.
Além da representação na fase internacional do concurso, a equipa vencedora foi premiada com uma viagem a Paris que inclui uma visita à Torre Saint-Gobain, sede do Grupo e ao Museu Cité de l’architecture et du patrimoine, além da publicação do projecto em meio de divulgação de arquitectura. Este ano foi ainda seleccionado pelo público o projecto “Oasis in Lisboa”, de Joana Teles, aluna da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, que previa a criação de vários espaços verdes no território, com a preocupação de manter o comércio local no espaço público.
O painel de júris, composto por especialistas nas áreas que a iniciativa engloba, contou com a participação do arquitecto João Santa-Rita, do atelier Santa-Rita e Associados, do biólogo Tiago Carrilho, do Business Council for Sustainable Development, do arquitecto Gil Silva, Passive House Designer, e da arquitecta Jéssica Barreto, da Saint-Gobain Portugal.
O vencedor da 18ª edição será apurado no dia 28 de Junho, cuja selecção será feita por um júri internacional, bem como a atribuição de outros prémios secundários, para os quais haverá também o contributo do universo dos estudantes finalistas participantes.