OA lança 2ª edição dos Prémios Sustentabilidade e Investigação 2023
Ordem dos Arquitectos renova Protocolo com o Fundo Ambiental e será a entidade responsável pela atribuição da edição deste ano dos Prémios “Obra” e “Investigação”. Prémio “Obra” terá o valor de 20 mil euros e o Prémio “Investigação” de 10 mil euros. Candidaturas abertas até ao dia 5 de Junho

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A Ordem dos Arquitectos renovou, para 2023, a assinatura do Protocolo estabelecido com o Fundo Ambiental e, tal como na edição do Protocolo de 2021, irá atribuir os Prémios Sustentabilidade e Investigação (PSI), nas duas categorias: Obra e Investigação. Na edição deste ano, estão reservados, para além da distinção dos galardões, 20 mil euros para o vencedor do Prémio Obra e 10 mil euros para a candidatura vencedora do Prémio Investigação.
Os Prémios Sustentabilidade e Investigação são atribuídos através de um concurso nacional com periodicidade anual, e são organizados pelo Fundo Ambiental e a Ordem dos Arquitectos (OA) em duas categorias simultâneas – Obra e Investigação – que pretendem distinguir arquitectos autores de obras e dissertações, teses e artigos que contribuam significativamente para a reflexão, sensibilização e incentivo dos modelos de sustentabilidade e ecoeficiência na Arquitectura.
A OA e o Governo renovaram o protocolo do Fundo Ambiental para lançar várias iniciativas no sentido de impulsionar a criação de conhecimento, inovação e investigação científica ou a criação de soluções arquitectónicas mais sustentáveis e ecológicas.
É neste quadro, e no âmbito do Protocolo assinado entre o Fundo Ambiental e a OA, que se pretendem atribuir os Prémios Sustentabilidade e Investigação 2023, uma iniciativa que tem como objectivo reconhecer publicamente arquitectos autores de obras que o respectivo júri avalie como exemplares, inovadoras e significativas no domínio da sustentabilidade e ecoeficiência, tendo em conta duas vertentes: Obra construída, e Investigação teórica ligada às áreas sociais e culturais ou científicas, tecnológicas e de inovação, que concorram para o avanço do conhecimento nesta área.