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    Arquitectura

    “Vive-se hoje um novo paradigma da Arquitectura”

    A sustentabilidade, a transição energética e a digitalização estão a mudar o paradigma da profissão. Quem o afirma é a arquitecta Marlene Roque, perita e formadora responsável na Ordem dos Arquitectos pelas áreas térmica e acústica. Apaixonada pela arquitectura bioclimática, não tem receio de apontar o dedo à classe para os muitos erros que continuamos a ver no edificado português. “Os muitos anos e as muitas horas de formação que já leccionei fazem-me crer, sem querer ofender ninguém, que há muitos arquitectos que se focaram no exercício do objecto, da estética e se foram despindo das outras áreas que compunham a ideia do arquitecto, do mestre arquitecto renascentista, que dominava tudo”, afirma

    Manuela Sousa Guerreiro
    Arquitectura

    “Vive-se hoje um novo paradigma da Arquitectura”

    A sustentabilidade, a transição energética e a digitalização estão a mudar o paradigma da profissão. Quem o afirma é a arquitecta Marlene Roque, perita e formadora responsável na Ordem dos Arquitectos pelas áreas térmica e acústica. Apaixonada pela arquitectura bioclimática, não tem receio de apontar o dedo à classe para os muitos erros que continuamos a ver no edificado português. “Os muitos anos e as muitas horas de formação que já leccionei fazem-me crer, sem querer ofender ninguém, que há muitos arquitectos que se focaram no exercício do objecto, da estética e se foram despindo das outras áreas que compunham a ideia do arquitecto, do mestre arquitecto renascentista, que dominava tudo”, afirma

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    Manuela Sousa Guerreiro
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    A sustentabilidade é cada vez mais um factor decisivo e a regulamentação que a exige está aí. Como é que estas alterações, que agora são obrigatórias, muda a Arquitectura?
    Eu costumo dizer aos meus alunos que temos o privilégio de viver a mudança do paradigma do acto da profissão. Eu equiparo estas mudanças às mudanças que vivemos há uns 40 anos quando se abandonou o desenho feito em estirador, à mão, e passámos a usar o ‘rato’ e o computador para o fazer.
    Estão a acontecer muitas coisas em paralelo. Desde logo, estamos em plena transição energética e isso espelha-se na nossa profissão, o que faz todo o sentido. Nós [arquitectos] somos os decisores, se construímos uma casa com um determinado sistema construtivo, com mais ou menor maior menor pegada carbónica, a emitir mais ou menos CO2, a decisão é nossa. Se a construção é pobre energeticamente, esta é, primeiramente, uma decisão do arquitecto. O que eu penso é que em Portugal nós não temos esta tradição, até pedagógica, de pensar o edifício como uma máquina que consome energia.

    Este é, então, um problema de base, de formação?
    Temos uma formação muito trabalhada pelos arquitectos da ‘velha-guarda’ de trabalhar o objecto como uma peça estética que se vai esculpir e polir. Mas a Arquitectura não é só arte. A Arquitectura é técnica e tecnologia. Este é o paradigma que temos de mudar. Temos que inverter este processo, que não tem que ser propriamente uma inversão, mas é repensar o edifício com esta matéria-prima, em vez de ser só a estética. Porque cada vez mais o conceito que o edifício é apenas um abrigo está a mudar. Já não é o abrigo do homem primitivo queremos que esse abrigo tenha Wi-Fi, conforto, queremos comer e que as refeições sejam feitas rapidamente… o nosso estilo de vida, as nossas necessidades vão além do conforto térmico, queremos tecnologia. E tudo isto obriga a um maior gasto de energia… e por enquanto continuamos muito dependentes da energia fóssil.

    Como é que a arquitectura bioclimática pode fazer a diferença?
    Quando o arquitecto que projecta o edifício dá mais importância a outras premissas, que não ao sol, ao vento, à humidade… Quando constrói e projecta da mesma forma seja para Faro ou para Bragança, seja para o Alasca ou para a Suécia, só por sorte é que o resultado é bom. Nos meus 16 anos como consultora e projectista em eficiência energética concluo que hoje a forma como se constrói, não é bem o resultado da globalização, mas queremos imitar o que se faz bem pelo resto da Europa e do mundo e esquecemo-nos do clima.
    Tenho uma espécie de bíblia, e que é de facto a minha bíblia quando ensino e quando formo arquitectos, que é de um autor italiano que se chama “Projectar para o clima”, isso é a arquitectura bioclimática e isso é o que a União Europeia nos está a dizer, a todos os arquitectos, que temos que fazer obrigatoriamente.

    O que é que se exige hoje ao Arquitecto?
    O Arquitecto tem de ser um maestro de uma orquestra. Pode não saber tocar os instrumentos todos, mas tem de pôr aquilo a funcionar. Os muitos anos e as muitas horas de formação que já leccionei fazem-me crer, sem querer ofender ninguém, que há muitos arquitectos que se focaram no exercício do objecto, da estética e se foram despindo das outras áreas que compunham a ideia do arquitecto, do mestre arquitecto renascentista, que dominava tudo. Com a especialização foram abandonando essas componentes mais técnicas, até certo ponto tudo bem mas não ao ponto de não conseguirem espelhar a informação que lhes é fornecida pelos consultores e especialistas nos seus projectos. E isso os arquitectos não fazem.

    E isso é culpa da formação… ou da falta dela?
    Acho que em Portugal foi-se adquirindo esta ideia de que “isso é para o engenheiro pensar” e eu vejo este desinteresse dos alunos por tudo o que é esta componente mais técnica. Porquê? Porque eles vêm, de alguma maneira, já formatados para a ideia de que o objecto, o conceito, a ideia, isso é que é fazer arquitectura, mas isso já não chega e eles ainda não o estão a perceber. Acaba por ser um choque quando começam a actividade profissional num atelier e depois percebem que estão um pouco despidos de informação e acabam por fazer formações na Ordem dos Arquitectos ou noutros locais para se poderem munir dessas ferramentas.
    Mas a legislação é clara é preciso saber projectar edifícios eficientes e os atelieres que o não souberem fazê-lo correm o risco de deixar de ser competitivos.

    É isso que nos diz o Decreto-Lei 101-D, de 2020, que entrou em vigor em Julho último?

    Esta legislação responsabiliza o arquitecto e os engenheiros autores de projecto das especialidades onde há recurso de energia a cumprirem os requisitos de eficiência energética, logo no início do processo de licenciamento camarário. isto um perito qualificado quando faz a avaliação do desempenho energético do edifício e não obtém uma classificação de que o edifício é bastante eficiente e se não demonstra que produz, pelo menos, 50% das necessidades de energia do edifício, então não há licenciamento camarário e em minha opinião muito bem.
    Até aceito que aos arquitectos não queiram aprofundar estas questões, mas então têm de respeitar muito bem o seu consultor nesta área e espelhar os seus inputs nos projectos.

    O impacto da digitalização
    O que é que efectivamente muda na forma de pensar um projecto quando estamos a projectar para o clima?

    Quando fazemos um primeiro esquisso e temos uma parcela de terreno e podemos implantá-lo A primeiro coisa a fazer é olhar ao sol e ao vento naquele local. Portanto é conhecer os dados climáticos do local e tem de se conhecer a humidade relativa do ar, que não é igual em Sintra ou em Beja ou, por exemplo, em Montalegre. Temos a influência das montanhas, dos rios, do mar, até a situação de vale ou uma altitude mais elevada, portanto o tema da humidade e que gera as patologias de que as pessoas depois se queixam, deriva de um desconhecimento, da falta de um olhar para esses parâmetros climáticos. Um exemplo máximo disto é casa Jacobs, projectada pelo arquitecto Frank Lloyd Wright há 100 anos.
    Hoje pedem-nos para fazer isto, mas primeiro o arquitecto tem de conhecer bem os dados climáticos do local, tem que começar a desenhar as paredes, as coberturas, os pavimentos, aquilo que nós chamamos os sistemas opacos de acordo com a necessidade do local. Ou seja, se estou no Algarve o meu problema é o Verão, mas se estiver em Bragança o meu problema é o Inverno. E o que é que eu quero dizer com isto é olhar às temperaturas, é olhar a orientação dos ventos e aos níveis de humidade e, com esses dados, eu decido então a espessura do isolamento, que tipo de isolamento, se o coloco pelo interior ou exterior, se coloco preenchendo as duas camadas de um material que pode ser tijolo, betão, pedra, a posição do isolamento, em toda esta envolvente. E isto dá trabalho porque o arquitecto tem que conhecer física das construções, tem que conhecer os materiais e a sua performance.

    As empresas de materiais de construção têm apresentado novidades nesse sentido e estão mais conscientes para as novas exigências…
    Porque estão sob pressão de ter de produzir produto neutro em carbono. A indústria está a adaptar-se. Porque paralelamente temos os grandes consumidores – hospitais, centros comerciais, edifício de escritórios e outros – a apostarem na bandeira da certificação da sustentabilidade, seja por via do sistema americano LEED (Leadership in Energy & Environmental Design), ou pelo britânico BREEAM (Building Research Establishment).
    Ainda neste contexto de mudança da indústria há um outro factor que irá acelerar a mudança que é o BIM e a legislação que está a ser preparada para tornar a sua utilização obrigatória.

    Como é que o BIM e a digitalização da construção influenciam este processo?
    O projecto de lei está em cima da mesa, em discussão, e prevê a obrigação de todo sistema que gera construção, desde arquitectos e engenheiros, ao empreiteiro, até ao gestor do edifício, ter de trabalhar com a ferramenta BIM. Em conjunto a digitalização e a transição energética estão, de facto, a mudar e muito o acto da profissão.

    “É errada a noção que o NZEB é mais caro”
    Como é que a Arquitectura Bioclimática se tornou central no trabalho que desenvolve?

    Não foi ao acaso porque eu sou muito consciente do que faço, mas não foi planeado. Quando terminei o meu curso de arquitectura terminei com mérito e achei que não valia esse mérito muito honestamente.
    Tive a vantagem de ter vivido em diferentes países por conta das opções profissionais dos meus pais o que me permitiu ir comparando. Tenho uma história gira que conta aos meus alunos. Quando era pequena dizia que gostava muito de vir a Portugal em Agosto porque vinha à praia, mas que a casa dos meus avós era fria no Inverno o que eu detestava. Os meus avós viviam em Óbidos e no Verão não entendia porque é que a minha avó tinha sempre a casa às escuras. A minha avó tinha um conhecimento que todas as nossas avós tinham daquilo que é viver os edifícios da arquitectura popular. Ela percebia que se fechasse as portadas na hora de maior calor, a casa era fresca, quando atirava um balde de água para o chão de baldosa de barro era para arrefecer e nós dormíamos a sesta e o chão não estava tão quente. Hoje valorizo isto. Tínhamos hábitos de utilização da casa que fomos perdendo e depois é o fruto da evolução da arquitectura. As paredes deixaram de ser estruturais e já podemos abrir mais vidro. O vidro é caro, então optamos por vidros menos eficientes e hoje temos um problema que as casas aquecem demais no Verão e depois temos que as arrefecer. Eu senti, terminada a licenciatura, que a arquitectura tinha de facto um papel a dizer, mas faltava-me perceber mais. Não conseguia desenhar, detalhar, sem saber o porquê das coisas então a minha opção foi trabalhar para uma construtora e fui trabalhar para a Mota Engil e posso dizer que chorei todos os dias do primeiro mês de trabalho.

    Quando é que nasceu o seu atelier? E há algum projecto que a tenha marcado mais?
    Tenho formalmente empresa desde 2010, mas desde 2003 que faço projectos. Hoje somos quatro arquitectas e em breve irá entra uma outra. É difícil escolher um projecto porque todos tiveram os seus desafios. Este último que foi apresentado há poucas semanas, localizado em Sintra foi bastante desafiante. O lote era muito pequenino, que tinha tudo para correr mal: orientado a norte, com edifício sul a fazer sombra localizado em Sintra com a particularidade de ficar localizado numa freguesia muito húmida e ventosa e, no entanto, conseguimos fazer. O Cliente também não tinha muito dinheiro e isso quebra desde logo um mito, não é preciso ter muito dinheiro para construir NZEB. O custo maior está nos equipamentos e não nos materiais. O estudo que apresentámos mostramos isso, mas podia a presentar o mesmo estudo em todos os projectos. Em média o investimento acrescido para torná-lo eficiente não representa mais que 10%, sendo que, e esta é a parte mais interessante, é amortizado ao fim de três a quatro anos, porque depois não tenho que gastar energia para repor os níveis de conforto. Passados esses três anos de amortização estamos a poupar dinheiro, não estamos a gastar dinheiro para manter estes níveis. Eu posso provar isto fazendo as contas de uma forma muito aberta e transparente. Isto é real e as pessoas sentem isto depois de viver nas suas casas e esse é o melhor feedback

    Isso quebra um mito de que é caro ser eficiente, ser NZEB
    E o mais interessante é que não se aplica apenas à construção nova, também o podemos fazer para os edifícios existentes. Temos em curso um projecto de umas ruínas em Óbidos e estamos a transformá-las numa casa que será altamente eficiente. As ruínas já lá estão implantadas no terreno, mas há formas de nós pensarmos o edifício para ir buscar o Sol para o proteger do vento, mesmo os edifícios existentes. Para isso acontecer é preciso fazer um estudo, o que acontece é que as pessoas saltam essa etapa e “auto medicam-se”, o que pode correr bastante mal. Se tomarmos em conta que o ciclo de vida de um edifício que pode ser bastante longo e durante esse tempo todo vai se estar a pagar energia basta fazer umas contas para se perceber que vamos estar a gastar muito mais do que se fizermos este esforço inicial. Há quem prefira investir em equipamentos ao invés da arquitectura passiva, o que é tão errado porque depois investem no equipamento e, o resto da vida, na energia para alimentar esse equipamento.

    Lá fora, como é que se vive esta revolução?
    Estamos a par do que está a acontecer em Itália onde o custo da electricidade e do gás triplicou. A pressão é grande, em especial no norte de Itália onde as temperaturas no Inverno são baixas. Os arquitectos estão a sentir esta pressão impressão para de facto pensar de uma forma diferente, à semelhança do que se passa na Europa do Norte. Espanha estão um pouquinho mais frente que nós, a França está noutro campeonato e na Alemanha já estão a exigir os 70% de produção de energia. Também é preciso ver que há muito mais financiamento e muito mais apoio a incentivar a sustentabilidade e a eficiência energética. Esse apoio existe em Portugal, mas é pouco e chego a muito poucos. Também por culpa dos arquitectos que fazem mal, e não informam os seus clientes ou potenciais clientes. É preciso tocar na ferida, os arquitectos não estão a fazer este papel, que eu até acho que é de cidadania. O arquitecto tem um código ético e deontológico e não devem esconder essa informação e deve usar o conhecimento para promover o conceito NZEB junto dos clientes, mas só o pode fazer se o souber e, portanto, o que eu acho é que ainda não sabe o suficiente.

    Essa é uma crítica forte.
    Que estou à vontade para a fazer. No trabalho de formação que tenho feito na Ordem, tenho esta noção, mas não critico por criticar. Partilho tudo o que tenho e gostaria muito que houvesse uma mudança porque quando isto acontecer vamos sentir o impacto. E aí vamos deixar de ter este discurso de pobreza energética em Portugal que a mim pessoalmente já me cansa ouvir. É preciso olhar para o copo meio cheio, fazer mais formação e queiramo-nos comparar aos alemães e não estar sempre a vender a imagem de “coitadinhos”. A desculpa do dinheiro não é desculpa porque eu consigo provar que o acréscimo no custo da obra é insignificante, face a um retorno que é rápido.

    Portugal tem uma história da arquitectura popular que é bastante sábia. Perdemos alguns dos ensinamentos do passado?
    A arquitectura popular portuguesa é super sábia. Quando no Alentejo se caiam as paredes de branco, quando decidimos fazer terraços planos para captar as águas e reutilizá-las, quando se construía paredes de taipa com a espessura certa que, por saber popular se foi aprimorando, não por uma questão de resistência estrutural mas para que o calor não entrasse, com vão pequeninos, protegidos, hábitos como o que a minha avó tinha em Óbidos. Quando na Guarda construíamos em pedra, com a pedra local, construíamos sustentável e construíamos eficiente. É curioso e ao mesmo tempo estranho, não é? Hoje nós importamos e pedimos que uma transportadora faça quilómetros para trazer o material. Ao não usamos o material local a sustentabilidade é zero que estamos a gastar combustível e estamos a gastar recursos para transportar o material para o qual depois não há know-how. Depois com a globalização imitamos o que se faz em Amesterdão ou em Nova Iorque e imitamos mal porque não ajustamos ao clima. Foram publicados dois livros sobre Arquitectura Popular Portuguesa, que acho que todos os arquitectos deveriam conhecer. Esta arquitectura popular era ajustada às necessidades e à capacidade financeira, mas era feita de uma forma muito sustentável, com a matéria local por isso é que em Óbidos se construía com calcário, na Guarda com o granito e no Alentejo com a taipa. Dominava-se a técnica e o material e a espessura das paredes resultava daquilo que se necessitava ali no Inverno e no Verão. Quando hoje construímos de uma maneira indiferenciada para o clima e para os materiais locais é difícil fazer arquitectura passiva, bioclimática, eficiente … não é passiva porque é às custas de equipamentos, não é bioclimática porque não olhamos para o clima e não é passiva porque não é eficiente pois não conseguimos a temperatura de conforto de uma forma natural e económica. Era muito importante voltarmos aos princípios porque em Portugal já se fez bem e perdemos…

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

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    Imagens de Sergio Pirrone

    Arquitectura

    Assentamento Biológico da Cruzinha é parte da natureza de Santo Antão [C/ galeria de imagens]

    O projecto assinado pela dupla de arquitectos Eloisa Ramos e Moreno Castellano, do atelier Ramos Castellano, traz vida a uma das encostas da ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. O Assentamento Biológico localizado entre as aldeias de Cruzinha da Garça e Chã de Igreja, cria residências, hotel e serviços que comunhão com novas áreas de cultivo. O projecto foi construído com técnicas tradicionais, por mãos e materiais locais. Um exemplo da arquitectura inclusiva, consciente e social que é privilegiada pela atelier

    Quase uma década é o tempo que leva o projecto de Assentamento Biológico da ilha de Santo Antão, a ilha mais a norte do arquipélago de Cabo Verde. O projecto financiado pela agência de turismo alemã tomou várias formas e usos, antes de chegar ao que é hoje.

    Localizado na parte norte da ilha, exposta aos ventos oceânicos, o Assentamento Biológico está localizado entre as aldeias de Cruzinha da Garça e Chã de Igreja.

    Nesta encosta montanhosa foram projectados e construídos cerca de três hectares de área cultivável, 14 quartos duplos, quatro vilas, edifício de serviços, restaurante e lounge, edifício panorâmico multifuncional. A energia do empreendimento é proveniente de um campo fotovoltaico e três depósitos de água servem para irrigação e a piscina.
    Um projecto fruto de um diálogo permanente entre promotores e gentes locais, mas também com a tradição, no qual a Arquitectura deu voz às aspirações das várias partes.

    Santo Antão está localizado no meio do Atlântico, a cerca de 500 km do Senegal. A ilha vulcânica e montanhosa, habitada desde meados do século XVI por uma mistura de agricultores portugueses, judeus expulsos e descendentes de escravos deportados da África. Uma população que resiste às dificuldades naturais, tal como as outras ilhas do arquipélago cabo-verdiano tem uma produção agrícola insuficiente, ao clima e à vontade de partir dos seus jovens.

    Por isso um projecto que originalmente tinha um cunho meramente residencial, ganhou impulso com um vínculo também turístico, criando uma actividade que emprega quem ali vive, para lá do momento da construção. O vínculo agregador do projecto trouxe também a componente de subsistência agrícola, capaz de alimentar a componente hoteleira e de criar excedente para a ilha. Aproximadamente 20 pessoas das aldeias vizinhas foram empregadas na construção de cinco km de terraços, que transformaram cinco hectares de área seca, abandonada, em três hectares de área plana, cultivável e irrigada, que produzem frutas e vegetais. “Cabo Verde é um país com produção agrícola insuficiente. Por essa razão, o nosso objectivo foi utilizar toda a superfície possível da área disponível, tornando-a irrigada e adequada para cultivo”, explicam os seus arquitectos.

    Integração e respeito pela tradição
    A TRAÇO falou há alguns meses com Eloisa Ramos e Moreno Castellano, ela cabo-verdiana ele italiano, os arquitectos responsáveis pelo projecto, num trabalho já aqui publicado (Edição 510). Uma conversa que versou, também pelo papel e responsabilidade da arquitectura no desenvolvimento da sociedade e da consciência do local, do social, da história e das gentes na arquitectura que esta dupla desenvolve. “Vemos a arquitectura como uma manifestação da vida, os projectos nascem das necessidades e muitas vezes tentamos que a arquitectura contribua para a resolução de problemas da sociedade”, explicou-nos então Moreno Castellano.

    O Assentamento Biológico da Cruzinha, Santo Antão, é mais um exemplo da “arquitectura consciente” e sustentável que já é um traço comum do trabalho de Eloisa Ramos e Moreno Castelhano.

    E como é que isso se manifesta? “Nas escolhas e decisões que fazemos. Em vez de usar o material importado, por exemplo, utilizamos o material local, em vez de usar técnicas que ocupam poucos trabalhadores, usamos as que precisam de mais mão-de-obra. Há aqui múltiplos aspectos”. No Assentamento Biológico da Cruzinha as escolhas recaíram no “uso de materiais locais, como pedra basáltica, areia e cascalho, utilizados para construir paredes e telhados; o uso de mão de obra local e técnicas de construção comuns na área, combinadas com soluções e tecnologias simples, mas contemporâneas”, por exemplo.
    Acresce ao caracter sustentável do projecto a criação de uma dessalinizadora, que é alimentada por energia produzida pelos painéis fotovoltaicos que servem o empreendimento. Esta central fornece água a todos os edifícios equipados com sistemas de filtragem e reutilização de águas cinzas. Através de um sistema de gotejamento por gravidade, essas águas irrigam a vegetação circundante.

    Esculpir a montanha
    Entre as escarpas e montanhosa costa da ilha de Santo Antão encontramos o Assentamento, que surge quase como que um oásis. “Os pontos protegidos dos ventos fortes e constantes, fora da rota de deslizamentos de rochas e com vista para o vale ou para o mar, determinaram as posições mais favoráveis para as casas e quartos, integrando o projecto na montanha como uma vasta obra de arte ambiental”.
    Nada aqui foi deixado ao acaso, incluindo o seu mobiliário. “Todos os interiores e móveis, projectados pelos arquitectos Ramos Castellano, foram confeccionados por artesãos de oficinas locais.”
    “A vegetação que permeia o ambiente, cobrindo telhados-jardim, paredes e terraços, cria caminhos multissensoriais que constroem uma relação íntima entre a natureza e os visitantes, e realizam uma utopia: um novo assentamento rural, oposto à forma predominante de turismo neocolonialista que invade as ilhas, e que propõe uma solução de cooperação, benefício mútuo e troca justa”, justificam os seus arquitectos.

    BI
    Ramos Castellano
    Eloisa Ramos é natural de Santo Antão e Moreno Castelhano da Sardenha. Cabo Verde é casa e campo de experimentação de uma arquitectura “consciente”, do local, das suas necessidades, e sustentável, premendo a reutilização dos materiais e o uso de energias limpas.
    De entre os vários projectos já concluídos por esta dupla constam unidades hoteleiras (Aquiles Eco Hotel, Terra Lodge Hotel), residenciais (Casa Celestina) e culturais (Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design)

     

     

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    Arquitectura

    ‘Dia Mundial da Arquitectura’ com diferentes iniciativas até ao final do mês

    “Empowering the Next Generation in Participatory Urban Design” é o tema deste ano definido pela União Internacional dos Arquitectos e que tem como objectivo “enfatizar” a importância da participação dos jovens arquitectos no planeamento e desenvolvimento urbano

    CONSTRUIR

    O Dia Mundial da Arquitetura (DMA’24) assinala-se esta segunda-feira, dia 7 de Outubro sob o tema “Empowering the Next Generation in Participatory Urban Design”. Definido pela União Internacional dos Arquitectos, o tema deste ano tem como objectivo “enfatizar” a importância da participação dos jovens arquitectos no planeamento e desenvolvimento urbano, “incentivando-os” a contribuir com novas perspectivas, fundamentais para o desenvolvimento sustentável. “Este é um desafio que se adequa ao contexto nacional, de uma profissão jovem, em que mais de 50% dos arquitectos portugueses têm menos de 40 anos”, destaca a organização.

    Para assinalar esta data, em Portugal, a Ordem dos Arquitectos celebra o ‘Mês da Arquitectura’, que decorre até 31 de Outubro, com exposições, conferências, debates, apresentações de livros, com diferentes iniciativas no Porto, Braga, Évora, Santiago do Cacém, Castelo Branco, Funchal, Ponta Delgada e Pico, assim como o lançamento dos Prémios Fernando Távora, Manuel Graça Dias-DST para jovens arquitectos, o Prémio de Arquitetura Ruy Jervis D’Athouguia e o Prémio de Arquitetura Madeira e Porto Santo.

    Entre as diferentes homenagens, destacam-se a exposição Fernando Távora – Pensamento Livre no Salão Nobre da Assembleia da República, a festa I Love Távora, em Matosinhos, ou lançamento das publicações Cadernos de Viagem – Prémio Fernando Távora.

    Realiza-se também um tributo e debate ao papel das mulheres na Arquitectura, com a exposição “Arquitectas da nossa casa”, na Casa das Caldeiras, em Coimbra e com um ciclo de mesas-redondas, a 26 de Outubro.

    Em Loulé, decorrem as segundas Jornadas Internacionais de Arquitectura do Algarve, a 11 de Outubro, dia em que, em Lisboa, se inaugura a exposição sobre os 30 anos do edifício-sede da Ordem dos Arquitectos. Será também aqui na sede que decorre, entre 25 e 26 de Outubro, a assembleia da European Network of Architects’ Competent Authorities (ENACA), em que os dirigentes europeus, liderados pela presidente dos Arquitectos Europeus, Ruth Schagemann, conhecerão dos problemas prementes da profissão. Esta sessão é aberta.

    No fim do mês, a 30 de Outubro, decorre a Sessão Solene de atribuição de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos.

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    fotografia de Ana Barros

    Arquitectura

    Arte urbana com assinatura portuguesa transforma Praça Dome em Riga

    A instalação de arte urbana foi desenhada e construída pelo escritório de arquitectura Hori-zonte, em colaboração com outras equipas, em resultado de um concurso internacional promovido pelo município de Riga

    CONSTRUIR

    A Praça Dome, a maior e mais icónica praça da Cidade Velha de Riga, capital da Letónia, é até ao final do mês de Setembro o lar de “Dome Next Door”. A instalação de arte urbana, que convida os residentes e visitantes a mergulhar numa mistura de história, cultura e comunidade, foi desenhada e construída pelo escritório de arquitectura português Hori-zonte, em colaboração com outras equipas, em resultado de um concurso internacional promovido pelo município de Riga.

    Além de Diogo Teixeira, do Hori-zonte, o projecto contou com a participação de Jurgis Gečys, arquitecto e artista interdisciplinar baseado em Viena, Toms Kampars, arquitecto e designer multidisciplinar que se dedica a estruturas de madeira e sistemas modulares e Artis Neilands, gestor de construção de Riga com uma vasta experiência na criação, desenvolvimento e gestão de empresas.

    “Dome Next Door” não é apenas uma instalação, é uma experiência interativa inspirada no património arquitectónico de Riga. Com referências às abóbadas medievais, à cúpula da catedral e a geometria impressionante das janelas em arco e das fachadas históricas, este projecto reimagina o passado através de uma lente contemporânea.

    Situada na junção de sete ruas históricas, no centro de uma zona classificada como Património Mundial da UNESCO, a Praça Dome sempre foi uma encruzilhada de cultura e história. “Dome Next Door” amplifica este facto, transformando a praça num vibrante centro social onde pessoas de diversas culturas e origens diversas podem ligar-se e tornar-se parte da arte.

    “À medida que os visitantes participam, dão vida à instalação, transformando o espaço numa entidade viva e respirável, onde o antigo colide com o novo, convidando todos a relaxar, a descontrair, a envolver-se e a dar largas à imaginação neste espaço público”, destaca o atelier.

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    Grupo Preceram patrocina exposição “Mais do que Casas: Como vamos habitar em Abril 2074?”

    Com inauguração a 27 de setembro de 2024, esta exposição patrocinada pelo Grupo Preceram vai estar patente no MUDE – Museu do Design até 19 de janeiro de 2025.

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    Com inauguração a 27 de setembro de 2024, esta exposição patrocinada pelo Grupo Preceram vai estar patente no MUDE – Museu do Design até 19 de janeiro de 2025.

    “Mais do que Casas: Como vamos habitar em Abril 2074?”, com curadoria dos arquitetos Teresa Novais e Luís Tavares Pereira, é uma exposição que decorre de um programa mais vasto que a FAUP promoveu para celebrar os 50 anos da Revolução de abril de 1974, criando um espaço de união e debate entre estudantes e docentes das instituições de ensino superior de Arquitectura, Arquitectura Paisagista e Belas Artes de Portugal.

    Tomando como ponto de partida a inquietação sobre o problema da habitação que hoje se vive, “Mais do que Casas” propõe uma reflexão crítica sobre três princípios fundamentais: a diversidade do tecido social como norma e a inevitabilidade da transformação urbana para garantir o “direito à cidade”, a consciência de que as melhores e novas ideias em arquitectura devem e podem operar esta transformação e a lembrança da energia irradiante e transformadora do 25 de Abril de 1974 para nortear as ações de hoje e do futuro.

    Para formalizar a construção da exposição, os materiais elegidos foram o tijolo térmico PRO da Preceram e as placas de gesso Gyptec Protect.

    O tijolo térmico PRO é capaz de representar simultaneamente um material de construção universal e também o desejo de avanço tecnológico (pela inovação na térmica); a cor laranja e a imagem da identidade gráfica “mais do que casas”, expressa na sua matéria mas também no desenho técnico do seu “perfil” construtivo, uma estratégia de sustentabilidade, baseada nos princípios da economia circular, pela utilização de um produto que, após a sua utilização na exposição, integrará o seu ciclo normal de vida, almejando reduzir a criação de desperdícios na conceção/construção de um evento efémero.

    Já as placas Protect além de serem um material de construção prático e eficaz, neste espaço serviram uma finalidade estética devido à sua cor, criando uma superfície de destaque para os trabalhos.

    O desenho expositivo foi concebido por Diogo Aguiar Studio, que criou então, no segundo piso do renovado MUDE, uma grande linha com cerca de 50 metros de comprimento e vários núcleos que agregam o conjunto das cerca de 60 propostas de trabalho, formados a partir de tijolo térmico PRO Preceram, um material que, segundo o arquiteto, “expressa a ideia de unidade e conjunto, de (re)começo, de jogo, de possibilidade, de laboratório e de abrigo, e, por isso mesmo, do direito à casa e à liberdade”.

    A exposição conta, ainda, com um programa paralelo que irá desenvolver-se ao longo da sua abertura ao público, incluindo visitas orientadas pelos curadores e convidados, apresentações e debates que irão decorrer no auditório do Museu ou num espaço contíguo à própria mostra.

     

    Data: De 28 setembro 2024 a 19 janeiro 2025

    Inauguração: 27 de setembro às 19h

    Organização: [Conselho Executivo da FAUP]: João Pedro Xavier, Teresa Calix, Clara Pimenta do Vale, Filipa de Castro Guerreiro, José Pedro Sousa

    Curadoria: Teresa Novais e Luís Tavares Pereira

    Design Expositivo: Diogo Aguiar

    Design de Comunicação: José Carneiro e Ana Leite

    Mais informações sobre a exposição em: https://maisdoquecasas.arq.up.pt/

     

     

     

     

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    Architect Your Home anuncia rebranding de forma a “comunicar” com o mercado B2B

     O novo Architect Your Home nasce do trabalho de pesquisa desenvolvido pela Marquinista (Patrícia Soares da Costa) e de criatividade conceptual e gráfica da dupla da agência Graficalismo (Sebastião Teixeira e Cesária Martins)

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    A Architect Your Home tem, a partir de outubro, imagem renovada que espelha um novo posicionamento no mercado. Esta decisão surge depois de, em 2023, a Architect Your Home Limited UK ter sido adquirida por Mariana Morgado Pedroso, hoje owner e CEO da empresa em Portugal. Desta forma, a operação da marca é, agora, gerida a partir de Paço de Arcos, na sua sede no Oeiras Valley.

    Após a aquisição, sentiu-se necessidade de promover um rebranding, de forma a direccionar a comunicação também para o mercado B2B, entretanto desenvolvido nos últimos 12 anos em Portugal.

    “Este foi um passo importante para a consolidação da marca. Mais do que apenas o potencial de investimento na compra da casa mãe, o que ditou a decisão de avançar com a aquisição foi a mais-valia de trazer para o nosso país a sede da empresa, o que permitiu uma gestão portuguesa estratégica alavancando as decisões essenciais para o processo de expansão para outros países”, afirma Mariana Morgado Pedroso, CEO e owner da AYH.

    A história da marca em Portugal, ao longo dos anos, ditou que a área de actuação fosse mais abrangente do que apenas o mercado residencial doméstico, com a expansão para a área da promoção imobiliária e colaboração com os maiores players do mercado, posicionamento esse que se pretende expandir às restantes geografias onde a marca actua.

    O novo Architect Your Home nasce do trabalho de pesquisa desenvolvido pela Marquinista (Patrícia Soares da Costa) e de criatividade conceptual e gráfica da dupla da agência Graficalismo (Sebastião Teixeira e Cesária Martins).

    “Um rebranding é muito mais do que mudar a imagem de uma marca; é uma oportunidade para redescobrir a sua essência e o seu verdadeiro ethos. Ao revisitar o percurso da Architect Your Home, em vez de encontrarmos uma resposta, surgiu uma pergunta: What is a Home? Ao olhar para o seu corpo de trabalho, tornou-se evidente que a resposta é que todos os espaços em que vivemos, podem partir do conceito de casa. Mesmo que esta casa seja um hotel, um restaurante, um escritório… Esse é o grande elemento diferenciador desta marca, especialista em desenhar o futuro dos espaços “habitacionais” no seu sentido mais lato.”, como explica Cesária Martins, da Graficalismo.

    A marca está presente em Portugal desde 2012 e, com a mais recente aquisição, juntou ao seu portfolio nacional de doze ateliers trinta e cinco arquitectos e mais de 200 projectos activos, todas as iniciativas da antiga casa mãe, ou seja, toda a operação que decorre no Reino Unido, com as suas dez equipas associadas e centenas de projectos em curso.

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    MUDE acolhe exposição “Mais do que Casas: Como vamos habitar em Abril 2074?”

    Com inauguração a 27 de Setembro de 2024, a exposição vai estar patente até 19 de Janeiro de 2025. A exposição organizada pela FAUP, em parceria com o MUDE, resulta de um encontro iniciado em Abril de 2023, no âmbito do programa para celebrar os 50 Anos do 25 de Abril de 1974

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    “Mais do que Casas: Como vamos habitar em Abril 2074?”, com curadoria dos arquitectos Teresa Novais e Luís Tavares Pereira, é uma exposição que decorre de um programa mais vasto que a FAUP promoveu para celebrar os 50 anos da Revolução de abril de 1974, criando um espaço de união e debate entre estudantes e docentes das instituições de ensino superior de Arquitectura, Arquitectura Paisagista e Belas Artes de Portugal.

    Com inauguração a 27 de Setembro de 2024, a exposição vai estar no piso 2 do Museu do Design (MUDE) em Lisboa, prolongando-se até 19 de Janeiro de 2025.

    O MUDE acolhe esta iniciativa, nas palavras de Bárbara Coutinho, directora do Museu, pela “relevância do tema, as questões lançadas e, principalmente, a metodologia colaborativa entre as várias faculdades”, mas também porque (continuando a citar) “É fundamental que a perspectiva do design como disciplina projectual, em estreita relação com as outras disciplinas de projecto e saberes, em especial a arquitectura, deva fazer parte do debate e das questões estruturantes sobre os problemas centrais da actualidade, contribuindo, assim, para o seu conhecimento, disseminação e partilha com o público, gerando intercâmbios intergeracionais e multiculturais que permitam um desenvolvimento sustentável”.

    Tomando como ponto de partida a inquietação sobre o problema da habitação que hoje se vive, “Mais do que Casas” propõe uma reflexão crítica sobre três princípios fundamentais: a diversidade do tecido social como norma e a inevitabilidade da transformação urbana para garantir o “direito à cidade”, a consciência de que as melhores e novas ideias em arquitectura devem e podem operar esta transformação e a lembrança da energia irradiante e transformadora do 25 de Abril de 1974 para nortear as acções de hoje e do futuro.

    A exposição organiza-se em torno de oito núcleos, correspondentes a oito questões: Como pensar a cidade inclusiva? Como habitar territórios de baixa densidade? Como desbloquear inovação de modelos de habitação? Como dar resposta à crise da habitação? Como promover habitação sustentável? Como aplicar a participação dos cidadãos? Como adaptar a cidade às alterações climáticas? Como operacionalizar os avanços tecnológicos?

    Para os curadores, “nem sempre as respostas a estas questões se fazem olhando apenas para a frente”, sublinhando que é “importante retirar ensinamentos de processos anteriores”. É nesse contexto que a exposição destaca também três obras públicas do período pós-revolução como exemplos de superação do problema da habitação: Casal das Figueiras, de Gonçalo Byrne, em Setúbal (312 habitações construídas, 1975-79), Quinta da Malagueira, de Álvaro Siza, em Évora (1100 habitações, 1977-98), e Edifício das Lameiras de Noé Diniz, em Famalicão (290 habitações, 1978-83). As três obras correspondem a modelos de futuro que importa recuperar como objecto de reflexão para as actuais e futuras políticas de habitação.

    O desenho expositivo foi concebido por Diogo Aguiar Studio, que criou, no segundo piso do renovado MUDE, uma grande linha com cerca de 50 metros de comprimento e vários núcleos que agregam o conjunto das cerca de 60 propostas de trabalho, formados a partir de tijolo, um material que será reutilizado posteriormente e que, segundo o arquitecto, “expressa a ideia de unidade e conjunto, de (re)começo, de jogo, de possibilidade, de laboratório e de abrigo, e, por isso mesmo, do direito à casa e à liberdade”.

    A exposição conta, ainda, com um programa paralelo que irá desenvolver-se ao longo da sua abertura ao público, incluindo visitas orientadas pelos curadores e convidados, apresentações e debates que irão decorrer no auditório do Museu ou num espaço contíguo à própria mostra.

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    Incêndios: Ordem dos Arquitectos manifesta solidariedade e apela a melhor cultura de ordenamento do território

    Ordem dos Arquitectos manifesta a sua solidariedade com as famílias e populações afectadas pelos grandes incêndios que assolam o país e sublinha a necessidade de renovar, já este ano, a Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, PNAP

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    Em comunicado enviado às redacções a Ordem dos Arquitectos manifesta a sua solidariedade com as famílias e populações afectadas pelos grandes incêndios que assolam o país e, publicamente, louva “o sacrifício incansável dos bombeiros e de todos aqueles que combatem  as chamas, minimizando o sofrimento que é provocado pelo fogo”.

    De acordo com a OE “estes acontecimentos demonstram, infelizmente, que ainda temos de melhorar a cultura de ordenamento do território no nosso país, pelo que apelamos aos decisores políticos para medidas que alterem, de forma estrutural, os fundamentos em que se baseiam os procedimentos em vigor, na gestão do solo”.

    Segundo esta entidade os diferentes instrumentos jurídicos, como sejam a Lei de Bases Gerais da Política Pública de Solos, de Ordenamento do Território e de Urbanismo, e conexos, “requerem uma transformação conceptual e  melhoramentos estruturais, ao invés de ajustes circunstanciais”.

    “À semelhança do trabalho desenvolvido após os incêndios de 2017, no cumprimento da missão de serviço público, os Arquitectos estarão do lado das soluções. Deste modo, em todos os fóruns onde estamos representados, nomeadamente no Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, defenderemos que a PNAP – Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, aprovada por Resolução de Conselho de Ministros n.º 45/2015, de 4 de Julho, seja, já neste ano de 2024 significativamente renovada, com um incremento em âmbito e competências para que contribua para uma verdadeira reforma no ordenamento do território”, adianta a nota assinada Conselho Directivo Nacional, da OA.

     

     

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    Retrato da dupla Branco del Rio © Frederico Martinho

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    Ciclo de Tertúlias Conversas et al. arranca na Trienal de Lisboa (actualizada)

    Ateliers emergentes de Coimbra, Lisboa, Porto e São Miguel compõem quatro conversas sobre novas abordagens em arquitectura, em diálogo com o público, com data marcada para os dias 3, 17 e 31 de Outubro

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    (Nota: Por motivos alheios à organização não se irá realizar a primeira sessão, dia 19 de Setembro, cuja nova data ainda não está definida)

    Ateliers emergentes de Coimbra, Lisboa, Porto e São Miguel compõem quatro conversas sobre novas abordagens em arquitectura, em diálogo com o público, num formato intimista sem apresentações ou moderação. Na primeira pessoa, fala-se com abertura e humor do que distingue estas práticas e partilham-se alternativas pragmáticas ao panorama actual de reduzidas encomendas e elevadas expectativas. As tertúlias têm lugar no Palácio Sinel de Cordes, em Lisboa, sempre às 18h30.

    Já esta quinta-feira, dia 19 de Setembro, pelas 18h30, temos a dupla Merooficina e a artista Susana Gaudêncio, com o tema ‘Motivos Indeterminados’. Este atelier encontra as razões de ser dos seus projectos no ensino, na investigação e na experimentação com diferentes conhecimentos que cada obra traz.

    A arquitectura é o ponto de partida para visitar outros saberes, da física das construções às ciências sociais, e encontrar tranquilidade nas decisões tomadas. Alguns sensores, uma caneta e um pedaço de mármore são os artefactos que introduzem o debate sobre as muitas formas de aprendizagem, pretexto indeterminado das formas que se desenha.

    Depois, a 3 de Outubro, também às 18h30, os Mezzo Atelier e o curador Jesse James, trazem-nos ‘Bagagem Cultural’. Uma mala de viagem em madeira de criptoméria, criada para uma caminhada performativa em São Miguel, dá o mote à conversa. Este objecto simbólico introduz os vários projectos que o atelier tem vindo a desenvolver há mais de uma década com a organização do festival de arte açoriano Walk&Talk, para reflectir sobre a relação entre arquitectura e espaço público, as comunidades, a arte e a programação cultural.

    Branco del Rio e Nuno Pereira trazem-nos, a 17 de Outubro à conversa ‘A Ficção como Plataforma’. Não tendo forma física, a plataforma digital Idealista é um objecto de software, de negócio, de estudo e jurídico. Agregador de enormes quantidades de informação em constante actualização, afirmou-se como território comum a quem participa no mercado imobiliário. Quer se invista, seja especialista, dê aconselhamento técnico, compre, ou simplesmente tenha curiosidade, quem usa esta ferramenta cria a sua própria visão do mundo. A distância à realidade material distorce a percepção do que se vê e faz emergir outras possibilidades.

    A última tertúlia acontece a 31 de Outubro e reúne os KWY.studio e o designer Manuel Amaral Netto. ‘Princípio, Meio e Fim’ mostra a relação entre a arquitectura, arte e design, com o KWY.studio a revelar os diferentes papéis que desempenha. Um exemplo análogo é o do seu convidado, um designer que reinventa a função das suas peças com composições inusitadas.

    Nesta conversa abordam-se diferentes modos de colaboração, o que são decisões intuitivas ou racionais, quais os desafios de levar um projecto do início ao fim e de como processo e método estão em constante adaptação.

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    Especialistas reúnem-se em Faro para discutir novos usos das açoteias e dos telhados

    Nos dias 3 e 4 de Outubro, o Congresso European Creative Rooftop Network, recebe arquitectos, designers, investigadores, economistas, consultores de planeamento urbano, decisores municipais e artistas para debaterem o potencial dos telhados em nome da sustentabilidade urbana e criar pólos de biodiversidade

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    São nove os parceiros europeus oriundos de Portugal, Alemanha, Bélgica, Chipre, Espanha, França, Holanda, Irlanda e Suécia, que depois de quatro anos a colaborar no projecto Europa Criativa, se reúnem agora num congresso que tem a sustentabilidade urbana da Europa como tema principal.

    Explorar o potencial das açoteias ou telhados, espaços amplos e inexplorados na maioria das cidades, é o objectivo do Congresso ECRN, no qual arquitectos, designers, investigadores, economistas, consultores de planeamento urbano, decisores municipais e artistas vão partilhar ideias com o público, nos dias 3 e 4 de Outubro. O evento, inteiramente em inglês, realiza-se na Fábrica da Cerveja, em Faro, e a entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e limitada aos lugares disponíveis.

    Os desafios climáticos e sociais que se avizinham nas próximas décadas podem ser minimizados com pequenos gestos e soluções criativas que passam pelo aproveitamento dos telhados, seja na criação de hortas e jardins, seja na divulgação cultural ou na aposta em espaços de trabalho e multifuncionais. Alguns exemplos de práticas levadas a cabo e o seu impacto na comunidade local serão apresentados. E, com os olhos no futuro, vão discutir-se ideias criativas para transformar os roofscapes europeus em pólos de biodiversidade.

    Participam, entre outros, o especialista em sustentabilidade urbana, Eytan Levi (França), que vai apresentar “O plano para transformar telhados de zinco de Paris em jardins”; Léon Van Geest, o director do Rotterdamse Dakendagen, o Festival de Rooftops de Roterdão que, em 2019, recebeu cerca de 22 mil visitantes em 65 telhados; a representante do projecto PAKT, na Antuérpia, Adje van Oekelen, que transformou um telhado industrial num espaço dedicado à agricultura biológica que envolve a comunidade local e em espaços de coworking e áreas sociais; o artista Larsen Bervoets, que pintou mais de 6 mil metros quadrados de telhados em seis cidades – Faro, Roterdão, Nicósia, Amesterdão, Antuérpia e Gotemburgo –, em 2023, envolvendo ativamente os moradores e as comunidades locais.

    De Portugal, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, vai debater o papel do poder local na criação de novos paradigmas ambientais e económicos, enquanto a coreógrafa e intérprete de dança contemporânea Carolina Cantinho fala da residência artística em que participou na Antuérpia, no âmbito do ECRN.

    Durante os dois dias do evento, vão decorrer mesas redondas, palestras, apresentações de projectos e oportunidades de networking.

    No âmbito do evento, estão previstas visitas guiadas que, com o tema “Descobrir o Potencial dos Rooftops em Faro”, irão dar a conhecer o património histórico e a arquitectura de um ponto de vista diferente, e, ao cair da noite, algumas açoteias da capital do Algarve vão ser o palco de momentos culturais. Há, aind,a três exposições para visitar sobre os projectos da ECRN, as cidades aderentes e os parceiros e a Nomad Academy ECRN, que desafiou nove estudantes ou jovens profissionais a desenvolver projectos originais para a utilização dos telhados em paisagens urbanas europeias, que são agora revelados ao público.

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    Traçado Regulador cria projecto para nova moradia em Santo Amaro de Oeiras

    No centro de Santo Amaro de Oeiras, e completamente integrada no ambiente e vegetação naturais que circundam a propriedade, esta moradia com dois andares com vista de mar insere-se num lote com 1.000 m2, sendo que a área de construção total se fixa nos 600 m2

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    A Traçado Regulador desenvolveu um novo projecto para uma moradia de luxo, em Santo Amaro de Oeiras, cuja construção começará muito em breve. No centro de Santo Amaro de Oeiras, e completamente integrada no ambiente e vegetação naturais que circundam a propriedade, esta moradia com dois andares com vista de mar insere-se num lote com 1.000 m2, sendo que a área de construção total se fixa nos 600 m2.

    Com 4 suites, espaços amplos e repletos de luz natural, 6 lugares de estacionamento aberto e fechado, havendo uma entrada privilegiada pela cave, esta moradia destaca-se pela luz que irradia, inspirando uma vivência tranquila e plena no meio da natureza verdejante e intensa de Santo Amaro.

    A piscina infinity é mais um elemento a destacar neste imóvel que se adapta à morfologia do terreno numa composição que privilegia a vista a Sul, permitindo que todas as divisões previligiem de vista de mar. No exterior predominam o branco e a madeira, numa estreita relação com a envolvente natural e construída. As várias zonas de estar exteriores, complementam os espaços interiores, de uma forma harmoniosa e convidativa.

    “Trata-se de mais um projecto com a assinatura da Traçado, onde privilegiamos uma linguagem contemporânea, que obedece a um criterioso jogo de transparências, cheios e vazios, luz e sombra, que dá vida a um espaço funcional amplo que se caracteriza pelas suas áreas muito generosas, onde se destacam a master suite com 68 m2 e a sala com 109 m2”, afirma João de Sousa Rodolfo, arquiteto e CEO da Traçado Regulador.

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