Nazaré terá um novo funicular a obra arranca em 2024
A ligação entre a vila e o bairro da Pederneira vai ser mais rápida e sustentável. Ao Elevador da Nazaré, inaugurado em 1889, juntar-se-á o Funicular da Pederneira que estará pronto em 2026

CONSTRUIR
Acciona compra participação de Cercadillo em Portugal por 400 M€
Siemens Portugal instala 200 carregadores para veículos eléctricos no edifício Infinity
Sucesso da primeira edição da +Concreta confirma regresso em 2025
VIC Properties conclui primeira fase do Prata Riverside Village
Fundo LAND e Instituto Superior de Agronomia estabelecem parceria
Hipoges lança novo portal imobiliário com mais de 30 mil imóveis
Saraiva e Associados propõe-se “dentro de 3 a 5 anos” fazer apenas projectos certificados
Arquitecto Nuno Brandão e atelier catalão H Arquitectes recebem Prémio Enor
Remax Maxgroup comercializa ‘Prédio Olaias’
“O processo construtivo terá de ser mais eficiente”
A nova infraestrutura vai tornar mais fácil, rápida e sustentável a ligação entre a zona urbana da vila e a Pederneira. O Primeiro-Ministro visitou esse mesmo bairro, no ponto mais alto da Nazaré, como parte do roteiro do Governo Mais Próximo, que decorre até amanhã, dia 21, no distrito de Leiria. No seu discurso, a mobilidade foi a palavra-chave.
“É verdade que não há liberdade sem mobilidade, mas também não haverá planeta sem outra mobilidade. Por isso, temos de mudar o paradigma”, afirmou.
António Costa apontou ainda para um futuro sem emissões de carbono: “Os dois funiculares formam um sistema de mobilidade integrada que, apoiado pelos outros meios de mobilidade, permitem que se possa fixar para a Nazaré essa ambição de ser a primeira vila de carbono zero”.
De acordo com a equipa que desenhou o projecto, 80% dos habitantes da Nazaré andam de carro. Desses, 60% usam-no para deslocações inferiores a dois quilómetros. O funicular é uma forma de tornar as deslocações mais sustentáveis.
O ascensor tem capacidade para 40 passageiros, prevendo-se o transporte de 300 pessoas por hora, em cada sentido. Será um meio de transporte de uso diário, para os cidadãos, e não uma atracção turística.
O Funicular da Pederneira é um projecto incluído na reprogramação PRR/REPOWER. Os planos e estudos foram terminados em 2022, concluindo-se o projecto de execução de arquitectura e de especialidade de engenharia no segundo trimestre de 2023. As obras arrancam em 2024.