Especial Torneiras e Acessórios de Casas-de-Banho
Meio caminho percorrido de 2010 e a outro tanto de 2011,
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Meio caminho percorrido de 2010 e a outro tanto de 2011, as opiniões e experiências dividem-se no que diz respeito ao que o ano corrente trouxe para as empresas e profissionais que actuam no sector das torneiras e acessórios de casa-de-banho. Se para uns foi claramente mau, para outros foi positivo, e para os optimistas foi bom tendo em conta o contexto em que vivemos. Posto isto, vamos às opiniões na primeira pessoa.
Balanços
Para Manuel António, sócio gerente da Consignação, “o ano de 2009 foi francamente mau em todos os aspectos, tanto economicamente como financeiramente”, e por isso, as perspectivas para este ano são igualmente péssimas. No entanto, há uma réstia de esperança no segundo semestre, “graças ao incremento de obras públicas como hospitais, escolas e centros de saúde”, sustenta. Na Decflex, empresa que actua no segmento dos equipamentos de ventilação, o cenário reveste-se de mais positivismo, revelando fonte da empresa ao Construir que chegarão ao final do 1ºsemestre com uma facturação na ordem dos 18%. Já para a Tecniduche, a crise não permite que os objectivos sejam cumpridos, ao contrário da Laserbuild, onde, como revelou fonte da empresa ao Construir “estranhamente, o balanço do 1ºsemestre de 2010 é positivo”. O mesmo responsável revela que as marcas que a empresa representa tendem a colocá-la numa posição de diferenciação “em relação aos restantes concorrentes do mercado”, no entanto, alerta, “o mercado [das torneiras e acessórios de casas-de-banho públicas] não tem dinheiro para diferenciações”. Para João Clara, gerente da Benkiser em Portugal, “este é um período de crise por razões sobejamente conhecidas de todos, e neste sector em particular”. O mesmo responsável continua, “os Produtos Benkiser são essencialmente dirigidos às obras públicas, e em Portugal, excepção feita à renovação do Parque Escolar tudo o resto conheceu um decréscimo significativo com impacto em todas as empresas ligadas a esta actividade. A isso acresce a incerteza quanto ao futuro dos agentes económicos (distribuidores e outros) que actuam neste mercado, e que tem determinado as suas decisões de compra não em função de perspectivas futuras crescentes, mas limitando e acautelando os seus stocks em função da recessão do mercado em que actuam. Por tudo isto, este tem sido um semestre em que os objectivos inicialmente definidos no inicio do ano estão abaixo das expectativas. No entanto é um período que não deixa de ser atractivo pelas oportunidades que se criam”. Também para Rui Roriz, administrador das Torneiras Roriz, o balanço é positivo. Ao Construir o responsável deu a conhecer que “neste semestre já aumentou em 10% o valor da facturação”. Posicionada no nicho de mercado de luxo, a Frisone em Portugal tem vindo a manter a sua quota e conseguiu crescer 15% este semestre. De acordo com Pedro Azevedo, director comercial da empresa que comercializa estes produtos, a Retafi, “a marca Italiana Frisone , distingue-se pela capacidade de adaptar os seus modelos às exigências de projectos, o que passa muitas vezes pela alteração do modelo de catalogo de série em modelos únicos com acabamentos únicos”.
Também para a Teka o ano tem corrido de forma razoável, com os resultados do 1º semestre a ficarem dentro do estimado e acima do mesmo período de 2009, avançou fonte da empresa.
Investimentos
“A área de negócio de torneiras é uma categoria em franco crescimento na Sanitana. Nos últimos anos temos realizado um forte investimento nesta área, através do desenvolvimento e lançamento de novos produtos, o que nos tem permitido alcançar taxas de crescimento muito acima da média do mercado. 2010 não é excepção e continuamos a incrementar a nossa quota de mercado, o que traduz a boa aceitação nessa nossa aposta.”, disse ao Construir Élio Fernandes, director de marketing da empresa. O mesmo responsável sublinhou que a ambição da empresa é conseguir, neste nicho de mercado, uma posição de destaque a médio prazo. A trabalharem com um dos melhores players europeus no segmento do aquecimento doméstico, e detentores de várias marcas de renome, tais como a Radson e a LVI, a Tempo Albufeira perspectiva conseguir atingir os valores de 2009, revelou ao construir Jorge Chaves, gerente da empresa. Já contando com um ano sem crescimento estava a Torneiras JAS, que comemorou no passado ano o seu 85º aniversário. Fonte da empresa, reforçou a sua perspectiva lembrando que “o mercado da construção continua em decréscimo e nem mesmo o nicho da manutenção/substituição assumiu a importância esperada desde à quatro anos atrás”. Para a Barros & Moreira, nas palavras do seu administrador, Carlos Barros, “à semelhança do ano transacto, 2010 está a ser um ano demarcado pela queda do consumo em geral e por uma certa volatilidade do mercado, fruto da instabilidade dos mercados financeiros”. No entanto, pese embora todo o enquadramento, Carlos Barros garante que a empresa tem prosseguido o seu processo de consolidação no mercado nacional.
Eco-friendly
Entre as inúmeras tendências apontadas pelas empresas contactadas pelo Construir, a poupança energética e de consumo de água marca presença. Falamos dos apelidados produtos eco-friendly. Esta é uma das apostas do novo catálogo da Teka, aliado a um design diferenciador. “A título de exemplo, desenvolvemos uma parceria com desenhadores internacionais de grandes estúdios de arquitectura, de onde nasceram novos acabamentos para as misturadoras como o “Black & White by Teka”, ou equipamentos divertidos que brilham no escuro graças ao novo acabamento “Moonlite”, ou a força do novo desenvolvimento “Titanium Chrome” e o minimalismo da nova geração da série “Aura”, revelou fonte da empresa. Ao Construir a Teka destacou ainda a “Série Vita”, a “Série Aura”, o sistema de duche “Universe Plus”, as “Séries Especiais”, e as misturadoras electrónicas temporizadas. Também para a empresa Torneiras JAS o recurso a mecanismos de poupança de água e eficiência hídrica são as grandes tendências de 2010. Para além disso, fonte da empresa adiantou ao Construir que este foi um ano em que foi dado “um passo tecnológico da maior importância: a fundição por baixa pressão”. “Depois de 30 anos a fundir em coquilha por gravidade decidimos que seria a altura certa para investir em tecnologia que nos permite melhorar os nossos produtos indo ao encontro daquilo que são as necessidades dos nossos clientes. Este investimento possibilita-nos a produção de peças complexas com elevado rigor dimensional e total garantia de qualidade”. A linha “Riga” é a primeira linha de produção com este novo sistema de baixa pressão.
Formas vivas
Formas rectas de arestas vivas, o minimalismo e um regresso ao clássico são outras das tendências apontadas por quem de direito. Ao Construir, Manuel António, sócio-gerente da Consignação, revelou que efectivamente a empresa tem novidades para 2010 nas suas representadas. “Na sua grande maioria são novidades dentro de gamas de torneiras económicas, aliando à sua economia a aspectos tão importantes como a inovação e o design”. Questionado sobre as tendências que marcam o ano corrente, a mesma fonte aponta “arestas vivas de formas cúbicas e também a sua conjugação com as formas tradicionais”. Para além disso, “as torneiras de encastrar na parede (duche e banheira) ganham novamente a preferência dos arquitectos e público em geral”, continuando “o acabamento preferido a ser o cromado”. Dentro dos chuveiro móveis “existe a tendência de chuveiros de grandes dimensões com ou sem massagem e nos chuveiros fixos de parede ou tecto, chuveiros quadrados, rectangulares ou circulares de grandes dimensões alguns deles dotados de luz de relaxamento”. Simplicidade e transparência são as máximas apontadas pela Tecniduche. Todavia, Avelino Silva, gerente da empresa adianta que “nas torneiras misturadoras e chuveiro a tendência recai no mais minimalista possível”, como tendência o mesmo responsável aponta ainda “chuveiros de grande dimensão e grande débito”. A destacar, Avelino Silva refere também os resguardos de banho que constam obrigatoriamente nos duches de grandes dimensões. Para Carlos Barros, administrador da Barros & Moreira, as novidades e tendências de 2010 passam pela marca CTESI que para além de fazer um restyling em alguns produtos, vai lançar um novo modelo “especialmente inovador a nível de design, consequência da forte aposta que a B&M faz na concepção e desenvolvimento dos seus produtos através das parcerias estabelecidas”. Quanto a tendências, Carlos Barros aponta “as linhas rectas e modernas, embora exista um regresso ao clássico e à conjugação de branco e preto na sala de banho”. A destacar, o administrador da Barros & Moreira aponta o lançamento do modelo “Straw” e “Smooth” da CTESI, “que foram concebidos por designers nacionais e que provam a nossa capacidade na criação de novas ideias e conceitos de torneiras”. Segundo o director de marketing da Sanitana, EÉlio Fernandes, “as tendências verificadas no último ano apontam em sentidos muito diversos, o que revela que o consumidor continua a evoluir nas suas preferências, que são cada vez mais segmentadas. A Sanitana está atenta à evolução das tendências, mas sempre procurando separar aquilo que são tendências do momento, algo efémeras, daquilo que são a tendências de evolução mais consistentes a médio prazo. Fazemo-lo porque na nossa marca ambicionamos entregar não um produto de moda mas sim um produto atemporal que partilhe da evolução do conceito de modernidade”. O mesmo responsável sublinha ainda a boa aceitação das duas novas linhas que a empresa criou e lançou. Rui Roriz, administrador das Torneiras Roriz aponta o desenvolvimento da torneira capacitiva e a aposta em novos produtos com design e alta qualidade como as tendências da empresa para 2010.
Novos lançamentos
“As novidades para 2010 foram apresentadas em Março com a série Joy e L3”, avança fonte da Pedro Azevedo, director comercial da Retafi. Ao Construir a mesma fonte destacou “os modelos F4, L3 e C3 Reflex”, sublinhando que este último “tem a particularidade de iluminar a água com um tom azul quando sai água fria, um tom magenta quando sai água tépida e um tom encarnado quando sai água quente, graças a um sistema de LED’s alimentados só pelo movimento da água a passar num automatismo que gera energia para os alimentar”. João Clara, gerente da Benkiser em Portugal, destaca dos seus produtos “equipamentos de encastrar para urinol com novas funcionalidades e design; torneiras temporizadas para lavatório mais pequenas e com design atractivo e com a mesma resistência à má utilização que, por vezes, é feita em espaços públicos; equipamentos técnicos sofisticados nomeadamente misturadores termoestáticos aplicáveis nas mais diversas situações; e torneiras de esquadria com e sem filtro de diversas dimensões”. Para a Laserbuild, as tendências para este ano são “preços baixos e secadores de mãos de grande velocidade, sem elementos de aquecimento, e excelente capacidade de secagem de mãos com reduzido consumo energético”, avança fonte da empresa. Em destaque o responsável da empresa coloca os novos secadores da Mediclinics “DUALflow” e “MACflow”. No segmento dos toalheiros eléctricos, a Tempo Albufeira aponta o seu destaque para os da LVI, sustentando que “são esteticamente perfeitos”. “Até a gama económica de toalheiros eléctricos LVI é composta por toalheiros 100% revertíveis, pois podem montar-se em qualquer posição”. Nos que diz respeito a equipamentos de ventilação, fonte da Decflex revelou ao Construir que em 2010 apresentou mais uma solução de condutas de ar, as Condutas P3 “que são o futuro das condutas”, garante. A destacar fonte da empresa refere os “ventiladores – pela sua eficiência; consutas têxteis – pela solução que representam para a condução e difusão simultânea do ar, facilidade de montagem e limpeza, e aplicação em todo o tipo de industrias e serviços; e as Condutas P3 – solução para condutas de ar, pré-isoladas, leves, práticas de fabricar e instalar”.
Carácter escultural
Supernova é uma das linhas que a Azurambiente representa em Portugal. De linhas geométricas e “carácter escultural” , é o ponto de partida para todo o desenho e arquitectura do espaço de banho. Esta é uma linha que “reflecte a sua envolvente”, explica a marca no seu portal. Desenhada pelos designers da Sieger Design, esta linha já foi galardoada com o Prémio “If product design awards”, e o “Good Design Award” , atribuídos em Hanover e em Chicago, respectivamente. Com superfícies de alto brilho, os acabamentos disponíveis são em cromado polido, platinado e champanhe.
Padimat
No âmbito de apresentarem produtos de valor acrescentado, os responsáveis da Padimat recorreram a profissionais de renome para conceberem as suas novidades. Destas sinergias nasceram as linhas S22 e Palma.
S22 – Souto Moura, figura incontornável da arquitectura, é o autor desta gama, que se caracteriza por “um conjunto de peças de design elegante e moderno, atenta aos mais pequenos pormenores”.
Palma – Desenhada pelo arquitecto espanhol Francisco Mangado, esta linha “reflecte simplicidade e bom gosto”. Consiste em “soluções exclusivas marcadas pela precisão e rigor estético”.
Roca
A aposta da Roca visa tornar as suas torneiras em algo “mais que um simples complemento”. Neste âmbito, apresenta quatro gamas diferentes, com a Evol a assumir uma posição de destaque.
Evol – É uma gama “de liderança e de carácter forte”, impondo-se no espaço de banho “como elemento singular”, na medida em que confere uma sensação de “bem-estar e conforto puros”. As suas formas permitem que a água caia pelo cano totalmente aberto, criando o efeito de “cascata” e “lembrando a essência das fontes tradicionais”. Este modelo permite uma poupança de água até 35%. Esta colecção conta com torneiras de lavatório que oferecem um caudal máximo de oito litros por minuto. O modelo banho-duche está equipado com uma tecnologia exclusiva de controlo de água “graças ao sistema de abertura de joystick”, que proporciona um caudal máximo de 18 litros por minuto.
Logica – Com formas “suaves, elegantes e funcionais”, estas torneiras nascem “de um design intemporal”, que se insere nos quartos de banho actuais, “valorizando o espaço e dotando-o de funcionalidade avançada”.
M2 – Esta gama adapta-se “a qualquer espaço de banho” e proporciona “infinitas possibilidades através do seu design subtil e modular”.
Targa – O mote desta linha reside em “beleza e simplicidade”, dadas as suas linhas “esbeltas e curvilíneas”, que conferem a estas torneiras “um carácter funcional e singular”.
Sanindusa
Step – Desenhada por Suzana Nobre, misturadora monocomando Step assume uma “diferenciação formal bastante forte”. As suas linhas geométricas, “marcadamente angulares, surgem como elemento condutor de toda a linha”. Esta série é composta por misturadora de lavatório, bidé, de banheira e de base de duche. Possui um pequeno cartucho monocomando que possibilita “uma dimensão de corpo bastante reduzida”, não colocando em causa “a eficácia do seu funcionamento e permitindo um jogo formal de volumes bastante interessante”. O aerador rectangular da misturadora de lavatório e de banheira permite um caudal “sob forma de cascata, um elemento que complementa a sua diferenciação”.
Sanitana
BLOC – “Separadas, a forma dinâmica da bica contrasta com o rigor cubista do corpo. Juntas, o seu encaixe cria uma forma única original”, originando torneiras de personalidade “muito forte”.
Flow – Dirigida para aqueles que procuram “diferença e modernidade” a preços acessíveis, a sua elegância deriva da união “entre o dinamismo e a simplicidade”. “Superfícies planas e linhas direitas formam uma perfeição simétrica que se pode confirmar em todos os ângulos”, enquanto o corpo inclinado, formado por linhas dinâmicas, “inspira estilo e modernidade”. Daqui resulta uma gama extensa, e de “versatilidade única”, em que todas as soluções “são um exemplo de inovação e funcionalidade”.
Silk – Com uma “subtileza envolvente”, as linhas rectas da bica e do manípulo desta gama “abraçam as formas cilíndricas do corpo com uma naturalidade genuína”.
Delta – O carácter de toda esta gama define-se pela “elegância do manípulo”, na medida em que “a sua forma fina e delicada transmite a cada peça uma marca de modernidade”. Trata-se de uma série extensa e com múltiplas soluções.
Noa – A elegância e modernidade desta peça nasce da sua “harmonia geométrica”. A suas linhas e formas “combinam suavemente, numa única forma, em que o seu corpo e o manípulo se fundem naturalmente”.
Gama Clever Platinum
Bimini – Esta torneira inspira-se numa fonte de pedra. “As suas formas alcançam o equilíbrio desejado entre a cultura e a arte”, enquanto que “o minimalismo na sua expressão mais natural” conduz à “pureza das formas”. Nesta série, “as funções primárias dão lugar a uma indiscutível força conceptual”. Consiste numa misturadora com emulsor e flexíveis M-10 3/8″ x 370 mm e permite atingir uma poupança de água na ordem dos 50%. O dispositivo TermoLimit permite um controlo da temperatura e existe a opção da válvula automática ABS ou Latão.
Aude – Inspirada na força feminina, esta misturadora com emulsor e flexíveis M-10 3/8″ x 600 mm também permite uma poupança de água de 50% e dispõe do controlo de temperatura.
Saona Infinity – Uma misturadora de banheira com tubo extensível, quatro pinhas frontais de hidromassagem e suporte articulado. Dispõe de duplo dispositivo de segurançça a 38ºC. É composta por discos cerâmicos e produz o efeito cascata. O inversor está embutido no tubo.
Ana Rita Sevilha e Pedro Cristino