Construção Sustentável: Especialistas apresentam realidade britânica

Por a 7 de Julho de 2005

Sustentabilidade e técnicas alternativas de construção estiveram em debate no Seminário sobre Construção Sustentável, que decorreu ontem, dia 6 de Julho, no British Council, em Lisboa, e que contou com a presença de especialistas britânicos, que vieram apresentar a sua realidade.

PUB

O melhor e mais mediático exemplo do trabalho realizado em Inglaterra no campo da sustentabilidade, é o complexo BedZED, da One Planet Living, situado perto de Londres. Um modelo de habitação que se, de acordo com Eduardo Gonçalves, da One Planet Living, fosse adoptado a uma maior escala reduziriam-se as necessidades energéticas em metade.

«Actualmente, com o que consumimos em energia, precisaríamos dos recursos de três planetas Terra. Com a BedZED essas necessidade passariam para apenas um planeta e meio. Ainda assim não chega», comentou aquele responsável.

E se no Reino Unido, principalmente em Inglaterra, este tipo de arquitectura e construção já são muito divulgados e desenvolvidos, em Portugal ainda se estão a dar os primeiros passos. É o caso do projecto sustentável que a One Planet Living está a desenvolver em Sesimbra, com oito mil casas e cinco mil hectares de espaço verde.

Também a Quercus está a desenvolver o projecto EcoCasa e o Energy Virtual Home. No encontro foram ainda apresentadas técnicas de construção sustentável, como os Sistemas de Aquecimento Geotermais, a transformação de lixo doméstico em gás para consumo doméstico, ou os painéis de transformação de energia solar em energia eléctrica da Solar Century.

PUB