Grundos aconselha ALPHA2 e MAGNA
Em breve, explica a Grundfos, os circuladores eficientes do ponto de vista energético não serão apenas a opção mais “amiga do Ambiente” – serão a única opção

Ana Rita Sevilha
Portugal com 15 novos projectos de Branded Residences em pipeline
Schneider Electric e a ETAP respondem ao desafio crítico da gestão de energia na era da IA
CENFIM constrói novo edifício na Lispolis “energeticamente neutro”
Asier Amorena assume liderança da Saint-Gobain Portugal
Ana Gomes é a nova directora de Research da Cushman & Wakefield
Novo Pladur Omnia com alta capacidade de carga certificada
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
Coldwell Banker Portugal promove venda de convento histórico do século XVI
A partir de 2013, e no âmbito da Directiva da União Europeia para produtos que consomem energia (EuPs), os circuladores eficientes do ponto de vista energético tornar-se-ão o standard de mercado. Nesse sentido, a Grundfos adianta-se e lembra que “ não precisa de esperar que a legislação entre em vigor”.
“Por que não estar mais além e começar já a seleccionar circuladores eficientes do ponto de vista energético? Isto porque sempre que instala um circulador com etiqueta de eficiência energética A, está a contribuir para que o seu cliente poupe energia e dinheiro”, sublinha a mesma fonte.
Em breve, explica a Grundfos, os circuladores eficientes do ponto de vista energético não serão apenas a opção mais “amiga do Ambiente” – serão a única opção. “Estima-se que a selecção, por parte dos consumidores domésticos e industriais, de alternativas mais eficientes do ponto de vista energético permita a redução do consumo energético na Europa em cerca de 13 TWh e 6,2 milhões de toneladas de CO2”.
A partir de 1 de Janeiro de 2013, apenas os circuladores em conformidade com os novos requisitos de concepção ecológica serão permitidos na União Europeia. Todos os outros não poderão ser comercializados. “Isto significa que os fabricantes de bombas terão de optimizar a sua gama do ponto de vista energético, ou desenvolver uma gama completamente nova, de modo a estar em conformidade com os requisitos da Directiva EuP”.
Para o efeito, a Grundfos apresenta os circuladores ALPHA2 e MAGNA, que “já cumprem os requisitos de concepção ecológica da Directiva EuP há alguns anos”, garante.
O ALPHA2, por exemplo, “pode atingir consumos tão baixos como 5W, tendo já demonstrado a sua qualidade em aplicações de aquecimento doméstico, com mais de 1 milhão de unidades vendidas desde a sua introdução no mercado em 2007. O mesmo de aplica ao circulador MAGNA, para edifícios comerciais, igualmente fiável e capaz de proporcionar uma redução no consumo”, sublinha a mesma fonte.