Universidade do Minho e Teixeira Duarte assinam protocolo na área da investigação
O objecto deste protocolo propiciará um conjunto de projectos de investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área da engenharia civil

Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
Coldwell Banker Portugal promove venda de convento histórico do século XVI
Fujifilm reforça aposta em Portugal com inauguração de nova sede
Sector da construção continua a apresentar risco elevado em 2025
Grupo Convictus anuncia novo director de Marketing e Empreendimentos
Prepare a sua piscina antes da chegada do Verão com o Grupo Puma
Garagem Sul no CCB reabre Centro de Arquitectura
JLL e WORX acompanham Banco Julius Baer na sua expansão em Lisboa
Câmara de Aveiro avança para novo pavilhão municipal
A Universidade do Minho e um conjunto de participadas da empresa Teixeira Duarte assinaram um protocolo de cooperação científica e tecnológica, com vista a aprofundar a relação de colaboração para projectos de investigação nos domínios da engenharia civil.
O protocolo formaliza uma relação estreita entre a UMinho – enquanto instituição de ciência e tecnologia, que também exerce a sua actividade nos diversos domínios da engenharia civil – com um conjunto de empresas que actuam em diversos sectores de actividade na área da construção civil e obras públicas e da gestão de imóveis, a nível nacional e internacional. A partir deste acordo, as partes disponibilizarão os seus recursos tecnológicos e humanos para além da sua vasta experiência, materializada pelo Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UMinho e pelos gabinetes de desenvolvimento e projetos das empresas Teixeira Duarte S.A., TDGI S.A., SOMAFEL S.A., OFM S.A. e EPOS S.A.
O objecto deste protocolo propiciará um conjunto de projectos de investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área da engenharia civil. Paralelamente, espera-se o desenvolvimento de competências e conhecimento, a partilhar através da formação e informação, para além da promoção de iniciativas de âmbito científico.
No acto de assinatura, o reitor António M. Cunha realçou “a importância da colaboração entra a indústria e as unidades de investigação das universidades”, acrescentando, numa referência à ligação anterior entre as partes, que “estas relações consolidam-se com um profundo e mútuo conhecimento institucional”. Viana de Lemos, representante das empresas participadas pela Teixeira Duarte, enfatizou a importância do momento “também pelo facto de o caminho da internacionalização ser percorrido de forma mais sólida, quando o meio empresarial se associa à ciência e ao conhecimento proporcionado pelas universidades”.