Lisboa Open House regressa em Outubro
A terceira edição da Lisboa Open House terá como comissário Fernando Sanchez Salvador e a coordenação a cargo de Inês Marques

Lusa
Sonae Capital investe 1,5 M€ em renovação de unidade em Tróia
Alojamento local: propriedades em Portugal com 90% de ocupação no mês de Julho
Cerro Mouro: Um eco resort entre o Alentejo e o Algarve
Alentejo: “A Ordem está agora mais próxima dos problemas locais”
A digitalização na construção não é o futuro… é o presente
LIDL vai investir na modernização e abertura de novas lojas
Já são conhecidos os 10 finalistas do Prémio Début Trienal de Lisboa. E há um atelier português!
Jorge Mira Amaral reeleito Presidente da ANIET
A nova vida da antiga LUFAPO, onde estarão as novas camas para estudantes, a carteira da Socicorreia na edição 464 do CONSTRUIR
15 M€ para nova residência de estudantes em Beja
A iniciativa Lisboa Open House vai regressar no fim de semana de 11 e 12 de Outubro para abrir ao público as portas de 70 espaços da capital, anunciou a Trienal de Arquitetura de Lisboa. Entre os imóveis estão escolas, igrejas, museus, casas privadas, ateliês de arquitectos e palácios.
De acordo com a organização, a esta edição aderiram 27 novos espaços e no total são mais dez do que em 2013, quando 60 participantes na rede Lisboa Open House receberam 15.731 visitas, e em 2012, na estreia do evento, 54 locais tiveram 13.918 visitas.
Este ano, no conjunto de 70 espaço estarão a Fundação Champalimaud, o novo Museu dos Coches, o Atelier Francisco Aires Mateus, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara, o Supremo Tribunal de Justiça, a Escola Alemã de Lisboa, entre outros.
Recorde-se que esta iniciativa foi lançada pela arquitecta e curadora britânica Victoria Thornton em 1992 para dar a conhecer espaços de valor arquitectónico e cultural de referência a um público alargado, e já passou por cidades como Londres, Nova Iorque e Buenos Aires.
A Trienal de Lisboa sublinha que o regresso da iniciativa visa a descoberta, para o público em geral, de espaços que “demonstram o papel decisivo da arquitectura na vida dos cidadãos, e exemplificam o valor do património edificado”.
As visitas serão comentadas por voluntários ou pelos próprios autores, que explicarão a importância cultural e arquitectónica e a diversidade de tipologias e épocas.
A terceira edição da Lisboa Open House terá como comissário Fernando Sanchez Salvador e a coordenação a cargo de Inês Marques.