Design do City Center da Teleperformance é o melhor da Europa
Localizado no emblemático edifício Marconi, o City Center reúne um conjunto de características que o tornam no “Best Contact Center Design”
Ana Rita Sevilha
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O City Center da Teleperformance Portugal localizado no emblemático edifício Marconi, foi distinguido com o prémio “Best Contact Center Design”, pelo Contact Center World (CCW). A organização reconheceu o City Center como o espaço com melhor design, maior capacidade operacional e com melhores condições de trabalho a nível europeu. O CONSTRUIR foi conhecer as instalações e perceber as razões do galardão, numa visita guiada por Sérgio Fernandes, CFO da Teleperformance.
Exigências
Construído em 1992 pela Edifer com projecto de arquitectura de Raúl Martins, o edifício que na altura foi desenhado para a Marconi é caracterizado pelo seu exterior e pelo conceito de onda hertziana. Segundo explicou Sérgio Fernandes ao CONSTRUIR, “na altura foi talvez o edifício mais inteligente que se construiu ao nível da iluminação, acessos, ar condicionado e suporte à energia”. Depois de ter estado fechado desde Dezembro de 2014, a Teleperformance reconheceu no edifício as características fundamentais exigidas para o seu ambiente de trabalho e iniciou as obras no edifício localizado em Entrecampos em Agosto de 2015. “Localização – perto de um ponto de transportes públicos -, luz natural, espaços amplos, qualidade térmica e acústica e garantia de segurança”, foram e são os critérios de exigência da Teleperformance. Segundo Sérgio Fernandes na disposição dos espaços o factor de humanização é crucial, daí a disposição em ilhas e não em linha como é norma nos contact centers. Outro factor destacado pelo CFO da Teleperformance é o facto de no edifício estarem diariamente pessoas de 54 nacionalidades e de existir um esforço no sentido de agradar a todos, pese embora as diferenças culturais, os hábitos e as preferências. “Existem até salas para rezar de uma forma discreta”, sublinha o mesmo responsável.
Distinção
O City Center, que ao todo tem uma capacidade aproximada para 3000 colaboradores, é o sétimo espaço da multinacional em Portugal. Na atribuição do prémio estiveram em avaliação aspectos como a iluminação, estrutura de telecomunicações, altura dos pisos ou rede de climatização, factores que se traduzem na capacidade operacional e nas condições de trabalho proporcionadas aos colaboradores e que o CCW considerou state-of-the-art ao nível da Europa.
Esta é a segunda vez que a subsidiária portuguesa vê um dos seus centros distinguidos com o galardão. Na edição de 2013, o campus Expo-Oceanário já havia sido reconhecido pelo seu desenho e capacidade operacional.
Segundo disse ao CONSTRUIR Sérgio Fernandes, em Novembro próximo a Teleperformance vai voltar a colocar à prova o City Center, desta vez candidatando-o ao prémio a nível mundial.
O Contact Center World – The Global association for Contact Center & Customer Engagement Best Practices – é uma associação global, com mais de 148 mil membros corporativos. A organização trabalha com o objetivo de fornecer informação e conhecimento a nível global, organizando conferências e promovendo oportunidades de networking entre empresas de Contact Center de todo o mundo.
Sobre a Teleperformance
A Teleperformance é a empresa de outsourcing líder mundial em customer service management, que oferece soluções de contact center inovadoras, experiências multicanais para os consumidores de empresas líderes mundiais. Criado em 1978, está presente em 62 países e tem 274 contact centes que servem 160 mercados. Em Portugal desde 1994, é líder do mercado nacional de contact centers e da exportação de serviços deCustomer Experience Management e Shared Services para todo o mundo. Centro de Excelência em operações multilingue, trabalha com mais de 100 empresas nacionais e internacionais e emprega mais de 6.500 colaboradores de 64 nacionalidades diferentes nos seus sete centros nacionais.