Edição digital
Assine já
    Arquitectura

    Gulbenkian recebe conferência sobre gestão de risco em património cultural

    “É fundamental que as instituições responsáveis por monumentos e colecções patrimoniais implementem e reforcem políticas de prevenção”

    CONSTRUIR
    Arquitectura

    Gulbenkian recebe conferência sobre gestão de risco em património cultural

    “É fundamental que as instituições responsáveis por monumentos e colecções patrimoniais implementem e reforcem políticas de prevenção”

    CONSTRUIR
    Sobre o autor
    CONSTRUIR
    Artigos relacionados
    Openbook expande para o Médio Oriente e abre nova delegação no Dubai
    Arquitectura
    Novo crédito à habitação cresce 37% em 2024
    Construção
    Kevin Huh é o novo presidente e CEO da LG Portugal
    Empresas
    Segunda fase do Antas Atrium coloca no mercado 168 novos apartamentos
    Imobiliário
    Iberdrola e IKEA juntam-se para tornar a energia solar mais acessível em Portugal
    Empresas
    Melom e QMACO reforçam plano de formação da rede
    Empresas
    Marrocos anuncia concurso para modernização dos estádios marroquinos
    Construção
    ISH 2025 de portas abertas a partir desta segunda-feira em Frankfurt
    Construção
    ATEG abre Open Call para edição de 2025
    Engenharia
    Martinhal Lisbon Oriente recebe 6ª edição da conferência do IPBN
    Empresas

    Nos dias 3 e 4 de Novembro, o Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian recebe a conferência internacional “Património Cultural: Prevenção, Resposta e Recuperação de Desastres”, que pretende levar à reflexão a à partilha de experiências sobre o impacto das alterações climáticas nas sociedades, nas pessoas e nos seus bens e também “fomentar uma cooperação mais estreita entre as instituições que gerem bens culturais, institutos de investigação científica e serviços de protecção civil para conseguir uma gestão mais eficaz em situações de crise, de forma a controlar e minimizar perdas e danos”, explica a organização.

    A mesma fonte, lembra que Portugal tem tido a sua quota-parte de “catástrofes patrimoniais”: os grandes sismos de Lisboa e Angra, os incêndios dos Palácios de Queluz e Ajuda, da Igreja de S. Domingos ou do Teatro D. Maria, as inundações de 1967 que tantos danos causaram às colecções do Museu Gulbenkian são alguns exemplos de uma longa lista.

    Nesse sentido, continua, “é fundamental que as instituições responsáveis por monumentos e colecções patrimoniais implementem e reforcem políticas de prevenção, assentes na avaliação e gestão de riscos e na sensibilização e formação dos seus profissionais”.

    Na conferência serão abordados temas como a análise e gestão de riscos, bem como “o efeito da catástrofe a médio e longo prazo nas instituições, olhando para casos paradigmáticos que fazem parte da história da conservação, e analisados métodos e técnicas ao nosso alcance para prevenir e recuperar Património”. O evento pretende, também, alargar e reforçar bases de cooperação internacional.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Artigos relacionados
    Openbook expande para o Médio Oriente e abre nova delegação no Dubai
    Arquitectura
    Novo crédito à habitação cresce 37% em 2024
    Construção
    Kevin Huh é o novo presidente e CEO da LG Portugal
    Empresas
    Segunda fase do Antas Atrium coloca no mercado 168 novos apartamentos
    Imobiliário
    Iberdrola e IKEA juntam-se para tornar a energia solar mais acessível em Portugal
    Empresas
    Melom e QMACO reforçam plano de formação da rede
    Empresas
    Marrocos anuncia concurso para modernização dos estádios marroquinos
    Construção
    ISH 2025 de portas abertas a partir desta segunda-feira em Frankfurt
    Construção
    ATEG abre Open Call para edição de 2025
    Engenharia
    Martinhal Lisbon Oriente recebe 6ª edição da conferência do IPBN
    Empresas
    Arquitectura

    Openbook expande para o Médio Oriente e abre nova delegação no Dubai

    A expansão para o Médio Oriente, com a abertura de uma delegação no Dubai, já tinha sido comunicada em entrevista ao Construir pelo Partner Paulo Jervell, como mais um passo na estratégia de internacionalização do Grupo que no final de 2024 anunciou o seu rebranding e reorganização estrutural

    O Grupo Openbook anuncia a abertura da sua nova delegação no Dubai, marcando um “novo passo na sua estratégia de internacionalização” e que visa “reforçar” a sua presença no mercado do Médio Oriente.

    Reconhecendo o Dubai como um dos “principais centros mundiais de negócios e inovação”, a aposta do Grupo Openbook nesta região visa “fortalecer” parcerias estratégicas e “responder” à crescente procura por soluções integradas de arquitectura, design e engenharia.

    “A presença do Grupo Openbook no Dubai representa um novo capítulo na nossa trajectória de crescimento. Esta expansão permitirá consolidar a nossa posição num dos mercados mais dinâmicos do mundo, estabelecendo um ponto de contacto directo com clientes e parceiros estratégicos e fortalecendo a nossa rede de projectos internacionais”, afirmou Paulo Jervell, partner do Grupo Openbook.

    A internacionalização do Grupo Openbook surge num momento de grande evolução para a empresa, que recentemente anunciou o seu rebranding e reorganização estrutural. Paralelamente, tem vindo a conquistar reconhecimento internacional, com projectos emblemáticos como a sede da Galp, distinguida com certificações LEED Platinum e WELL Platinum, e o premiado Ritz Pool Bar, que arrecadou o prestigiado prémio Architizer A+Awards na categoria de Bares e Adegas.

    Com uma equipa de cerca de 90 colaboradores e tendo alcançado uma facturação de cerca de 10 milhões de euros em 2024, o Grupo Openbook continua a consolidar a sua presença em mercados estratégicos, incluindo Portugal, França, Espanha, Angola, Vietname, Indonésia e agora, o Dubai.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    DR
    Construção

    Novo crédito à habitação cresce 37% em 2024

    As instituições financeiras concederam em 2024 um total de 17,792 milhões de euros em novo crédito à habitação. Valor que representa um crescimento de 37% face ao período homólogo. Este é um dos números em destaque na Síntese Estatística da Habitação elaborado pela AICCOPN

    Em 2024 foram licenciados 34.117 novos alojamentos, número que representa um crescimento de 4,9% em termos homólogos. No mesmo período, o número de licenças municipais emitidas para obras de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais registou um aumento homólogo de 8,1%. Nos 12 meses do ano transacto, o consumo de cimento no mercado nacional atingiu 4.074 milhões de toneladas, registando um crescimento de 4,3% face a 2023. Os números constam na mais recente Síntese Estatística de Habitação da AICCOPN.

    Significativo é o aumento de 37% em novo crédito à habitação, excluindo renegociações, concedido pelas instituições financeiras, e cujo montante atingiu um total de 17,792 milhões de euros. Já a taxa de juro do crédito à habitação fixou-se em 4,09% no mês de Dezembro, reflectindo uma redução de 50 pontos base face ao mesmo mês de 2023.

    Em Dezembro de 2024, o valor mediano da habitação, calculado para efeitos de avaliação bancária, registou uma valorização homóloga de 13,7%. Este aumento deve-se, sobretudo, às variações positivas verificadas no segmento dos apartamentos, com um crescimento de 15,2%, e no segmento das moradias, que registaram um incremento de 9,3%.

    A Síntese Estatística de Habitação destaca a região Centro, onde o número de fogos licenciados em construções novas, em 2024, foi de 7.223, o que traduz um aumento de 18% face aos 6.143 alojamentos licenciados em 2023. Destes, 14% são de tipologia T0 ou T1, 24% são de tipologia T2, 46% de tipologia T3 e 16% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 11% no mês de Dezembro.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Kevin Huh, presidente e CEO da LG Portugal
    Empresas

    Kevin Huh é o novo presidente e CEO da LG Portugal

    Nesta nova função, Kevin Huh pretende manter e fortalecer a posição “premium” nos segmentos de TV, frigoríficos, máquinas de lavar e monitores, assim como “aumentar” a relevância dos produtos B2B da LG no mercado nacional, como Digital Signage e Air Solutions

    A LG Portugal anuncia a nomeação de Kevin Huh enquanto presidente e CEO da subsidiária, sucedendo a Aiden Seo. Com mais de 25 anos de experiência e liderança global na LG, Huh conta com um “histórico de sucesso”, com destaque para contribuições “significativas” nas operações de vendas e marketing, especialmente no mercado dos EUA.

    O percurso profissional de Kevin Huh na LG começou, em 1999, como Sales & Marketing Assistant Manager da operação nos EUA, com foco em produtos de Home Entertainment. Ao longo dos anos, destacou-se ao nível da gestão de produtos de TV e áudio, tendo sido responsável pela direccção do negócio deste tipo de equipamentos entre 2003 e 2008. Durante este período, esteve por detrás do lançamento da primeira OLED TV no mercado norte-americano em 2013, alcançando o marco histórico de mais de um milhão de unidades vendidas em 2017, consolidando a liderança da marca no mercado de TVs premium nos EUA.

    Nos últimos três anos (2022 a 2024), Kevin Huh ocupou o cargo de vice-presidente da área de Audio Sales & Marketing a nível global, onde coordenou a estratégia internacional para expandir a presença da LG em vários mercados no segmento de áudio. Agora, enquanto novo presidente e CEO da LG Portugal vai alavancar a sua visão estratégica e uma vasta experiência internacional para liderar a operação portuguesa da LG.

    “É com um grande entusiasmo que abraço esta nova etapa da minha carreira na LG Portugal. Com a forte reputação da LG no mercado global, tenho plena confiança de que podemos continuar a inovar e a oferecer aos consumidores portugueses os melhores produtos e soluções. Juntos, com o apoio da minha equipa, vamos reforçar, ainda mais, a nossa posição de líderes em diversos segmentos de produto e trabalhar de forma a alcançar posições cimeiras em novas categorias”, afirma Kevin Huh, presidente e CEO da LG Portugal.

    Nesta nova função, Kevin Huh pretende manter e fortalecer a posição “premium” nos segmentos de TV, frigoríficos, máquinas de lavar e monitores, assim como “aumentar” a relevância dos produtos B2B da LG no mercado nacional, como Digital Signage e Air Solutions, e fazer crescer a nova linha de equipamentos de encastre para cozinha, recentemente lançada no mercado nacional.

    Kevin Huh é formado pela Hankuk University of Foreigh Studies, em Seul, na Coreia do Sul, onde obteve o seu diploma em Literatura Espanhola, em 1995.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Imobiliário

    Segunda fase do Antas Atrium coloca no mercado 168 novos apartamentos

    Já arrancou a construção da segunda fase do maior empreendimento residencial do Porto. Projectado em seis fases, um total de mais de 103 mil metros quadrados e 1150 fogos, o Antas Atrium é promovido pela Quest Capital, com projecto assinado pelo atelier de arquitectura OODA

    O Antas Atrium, reconhecido como o maior projecto residencial do Porto, acaba de confirmar o início da construção da segunda fase do empreendimento, com as obras a cargo da Ferreira Build Power. Com a sua conclusão prevista para o final do primeiro trimestre de 2027, esta nova fase representa um investimento total de 55 milhões de euros.
    Com 168 novos apartamentos, distribuídos por tipologias de T0 a T4 Duplex e valores de aquisição a partir dos 220 mil euros, a segunda fase do projecto já conquistou o interesse do mercado, com mais de 60% das unidades comercializadas antes do início das obras.

    O empreendimento destaca-se pela sua oferta de comodidades pensadas para proporcionar um estilo de vida completo e equilibrado, incluindo áreas verdes comuns de 15.500 m², estacionamento privado para todas as fracções, arrecadações e pré-instalação de carregamento para veículos eléctricos. Entre as infraestruturas de lazer e bem-estar encontram-se um ginásio totalmente equipado, piscina interior aquecida, parque de bicicletas, horta comunitária, zona de piquenique, campo de petanca, parque infantil, lounge de relaxamento e um espaço interior dedicado às crianças.

    Projectado em seis fases, um total de mais de 103 mil metros quadrados e 1150 fogos, o Antas Atrium, promovido pela Quest Capital, com projecto assinado pelo atelier de arquitectura OODA, continua a afirmar-se como um dos mais ambiciosos empreendimentos imobiliários do país.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Iberdrola e IKEA juntam-se para tornar a energia solar mais acessível em Portugal

    A partir de agora os membros IKEA Family terão acesso a descontos exclusivos na compra de soluções de energia solar Iberdrola. Dentro deste ecossistema de soluções energéticas está incluída a compra e instalação de painéis solares, com produção de energia para consumo próprio

    A IKEA e a Iberdrola anunciam uma parceria para facilitar o acesso a soluções de energia renovável e ajudar as famílias a poupar na sua factura de energia. Através desta colaboração, os membros IKEA Family terão acesso a descontos exclusivos na compra de soluções de energia solar Iberdrola.

    Dentro deste ecossistema de soluções energéticas está incluída a compra e instalação de painéis solares, com produção de energia para consumo próprio, reduzindo em até 30% a necessidade de compra de electricidade da rede; as baterias que armazenam a energia gerada em excesso para consumo em momentos de ausência de luz solar, podendo aumentar a poupança até 70% e os carregadores domésticos para veículos eléctricos, que permitem a redução de custos de carregamento face aos postos de carregamento públicos, apoiando também a transição de veículos a combustível fóssil para veículos eléctricos.

    Segundo Rui Afonso, director-geral da Iberdrola Clientes Portugal, “as soluções de energia verde que a Iberdrola oferece ambicionam contribuir para que os clientes possam beneficiar do enorme potencial de produção de energia solar de Portugal, um dos países da Europa com maior número de horas de exposição solar. Criámos um ecossistema de soluções, que permite o consumo de energia a partir de fontes 100% renováveis, garantindo uma poupança e o aumento da eficiência energética, com planos de electricidade verde, soluções de energia solar, de mobilidade eléctrica e serviços complementares de assistência e manutenção de todo o ecossistema”.

    Por sua vez Ana Barbosa, sustainability manager na IKEA Portugal, destaca que “na IKEA queremos inspirar e ajudar cada vez mais pessoas a viverem de forma mais sustentável em casa, tornando soluções de energia renovável mais acessíveis e fáceis de adoptar. Esta parceria com a Iberdrola reforça a nossa missão de possibilitar um estilo de vida mais sustentável para muitos, enquanto ajudamos as famílias portuguesas a pouparem na factura da electricidade”.
    Com esta parceria, a IKEA e a Iberdrola dão mais um passo em direcção a um futuro onde a energia renovável está ao alcance de todos, tornando as casas portuguesas mais autónomas e sustentáveis no consumo de energia.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Melom e QMACO reforçam plano de formação da rede

    Plano Anual de Formação 2025 contempla 14 acções devendo abranger mais de 500 formandos. Números que duplicam a oferta face a 2024. Às áreas técnicas e de novos materiais junta-se a formação na vertente de gestão e marketing

    A rede MELOM/Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) lança Plano Anual de Formação para 2025. Estão previstas 14 acções, a primeira das quais versou sobre Gestão Financeira, decorreu em Sintra e Vila Nova de Gaia, e contou com um total de 70 formandos. Em 2024  foram realizadas sete formações, onde estiveram presentes mais de 250 colaboradores.

    A rede MELOM/QMACO conta actualmente com perto de 600 profissionais que colaboram directamente com a marca, e com a parceria de mais de 200 empresas subempreiteiras, com aproximadamente 1.000 funcionários, o que representa um total de cerca de 1.600 profissionais.

    As formações, na sua maioria, decorrem na sede em Sintra ou nas instalações de Vila Nova de Gaia. Os cursos são leccionados e coordenados por equipas internas e por especialistas externos, de várias áreas, que são convidados para enriquecer o conhecimento dos trabalhadores de cada unidade franchisada. As formações previstas dividem-se em duas áreas, Gestão de Negócio e na componente Técnica. Na área de Gestão estão previstas formações de gestão financeira, marketing, redes sociais e gestão comercial. Na área Técnica estão previstas formações em novos materiais e novas técnicas de construção/reabilitação. Estas iniciativas visam fortalecer o vínculo entre as unidades, promovendo o alinhamento cultural e estratégico em toda a rede.

    “As principais vantagens destas formações passam por aprofundar o conhecimento sobre as mais recentes práticas e novos materiais na construção, mas sobretudo dar valências na área da gestão aos nossos franchisados. A grande maioria dos nossos franchisados tem excelentes profissionais na área técnica, mas na área da gestão apresenta dificuldades e o nosso objectivo passa também por ajudar nesta área”, explica Catarina Crespo, responsável de marketing da rede MELOM/QMACO.

    Actualmente cerca de 60% dos franchisados da rede MELOM/QMACO têm experiência na área da construção, tendo a maior parte formação académica em engenharia ou arquitectura. Os restantes vêm das mais variadas disciplinas, desde a gestão, ciências, artes, etc. “O importante é o compromisso e o gosto que têm pelo sector. Aquilo que sentimos é o seguinte: os empresários que compreendem que este é um negócio como qualquer outro, em que se tem de trabalhar mais do que apenas a parte técnica, com uma aposta forte no marketing, na gestão e manter um foco constante no cliente, conseguem criar grandes negócios. Os profissionais que estão apenas interessados na obra vão subsistindo, mas não conseguem atingir tanto sucesso”, referiu Catarina Crespo.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Construção

    Marrocos anuncia concurso para modernização dos estádios marroquinos

    A Empresa Nacional de Construção e Gestão de Estádios, Sonarges, lança concurso público internacional para a modernização dos estádios marroquinos que vão receber o CAN de 2025 e o Campeonato do Mundo de 2030

    A Sonarges (a) lançou um concurso para a modernização dos estádios marroquinos de acordo com as normas internacionais, tendo em vista a CAN, campeonato das Nações Africanas de futebol, CAN, que se realiza este ano e o Campeonato do Mundo de Futebol 2030.

    De acordo com a AICEP Portugal Global, no âmbito dos preparativos para acolher estes dois eventos, “a Sonarges pretende contratar uma empresa de consultoria especializada neste âmbito. Este prestador de serviços será responsável por fornecer apoio e aconselhamento para garantir que os seis estádios seleccionados – Grande Estádio de Tânger, Complexo Desportivo de Fez, Complexo Desportivo Mohammed V (Casablanca), Grande Estádio de Marraquexe, Grande Estádio de Agadir e Complexo Desportivo Príncipe Moulay Abdellah (Rabat) – cumpram as normas da CAF e da FIFA, respectivamente”.

    O processo de actualização processar-se-á em duas fases: antes do CAN os estádios de Rabat e Tânger serão actualizados como prioridade para atender aos requisitos da CAF e da FIFA. Quanto aos estádios de Agadir, Fez, Marraquexe e Casablanca passarão por uma actualização inicial para atender aos padrões da CAF. Após a realização da Taça das Nações Africanas estes últimos quatro estádios serão actualizados para os padrões da FIFA.

    A abertura do concurso está prevista para 2 de Abril.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Construção

    ISH 2025 de portas abertas a partir desta segunda-feira em Frankfurt

    Na ISH 2025, que decorre em Frankfurt de 17 a 21 de Março, 2.183 expositores de 54 países apresentarão as mais recentes soluções para as áreas da água e AVAC

    CONSTRUIR

    Como proteger o clima é um dos maiores desafios que enfrentamos hoje, e o setor da construção desempenha um papel fundamental nisso. Na Europa, os edifícios representam cerca de 40% da energia consumida e 36% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas com a energia. Por isso, tecnologias inovadoras, energias renováveis, o uso eficiente da água e sistemas de controle inteligentes são essenciais para atingirmos as nossas metas climáticas.

    Na ISH 2025, que decorre em Frankfurt de 17 a 21 de Março, 2.183 expositores de 54 países apresentarão as mais recentes soluções para o sector.

    A ISH, a principal feira mundial dedicada aos setores de Água, Calor e Clima (HVAC + Water), introduz um conceito renovado, estruturado em oito áreas de soluções, facilitando a orientação dos visitantes e a identificação de soluções específicas, nomeadamente Casas de Banho: Design moderno e funcionalidade, com marcas como Bette, Duravit, Geberit, Grohe, Hansgrohe e Villeroy & Boch a apresentarem as suas inovações; Sistemas de Transporte de Água: Tecnologias modernas para o setor sanitário e AVAC, com expositores a apresentar ferramentas e soluções de fixação eficientes; Instalação: Soluções inovadoras para instalações eficientes e sustentáveis; Geração de Calor: Sistemas de aquecimento baseados em eletricidade, como bombas de calor combinadas com sistemas fotovoltaicos e unidades de armazenamento doméstico, bem como sistemas de aquecimento a biomassa e combustão de gás eficiente; Ar Interior: Tecnologias e sistemas que garantem ar limpo e higiénico em ambientes internos; Gestão Inteligente de Edifícios: Soluções de automação e gestão de energia para edifícios inteligentes, com foco em eficiência energética, conforto e segurança; Software: Aplicações e ferramentas digitais que suportam a gestão e operação de sistemas de construção e Produtos Sanitários e de AVAC: Inovações e soluções para o setor sanitário e de AVAC.

    A feira oferece um programa abrangente de conferências, palestras de especialistas, áreas especiais e visitas temáticas, proporcionando uma visão aprofundada das tendências e desenvolvimentos atuais na tecnologia de construção e no seu papel na proteção climática global.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    1º Prémio ATEG 2023
    Engenharia

    ATEG abre Open Call para edição de 2025

    Inscrições para a 10ª edição dos Prémios ATEG 2025 de Arquitectura, Engenharia e Arte Otilio García decorre até 17 de Outubro deste ano

    CONSTRUIR
    tagsATEG

    A Associação Técnica Espanhola de Galvanização (ATEG), anuncia a 10ª edição dos Prémios ATEG 2025 de Arquitectura, Engenharia e Arte Otilio García, um evento que premeia o uso “inovador, sustentável e diferenciado” de aço galvanizado por imersão a quente nas áreas nas três a concurso. A inscrições encerram a 17 de Outubro de 2025, podendo os projectos ser enviados até 30 de Novembro deste ano. A decisão do júri, composto por profissionais da arquitectura, entidades de classe e administração, ocorrerá no início de 2026.

    O prémio, com mais de 460 projectos submetidos a concurso desde a sua primeira edição em 2000, é dirigido a todas as obras realizadas em Espanha e Portugal que incorporam aço galvanizado, de forma relevante, “destacando o importante contributo deste material na arquitectura e engenharia sustentáveis, bem como o seu contributo para o cumprimento dos objectivos da economia circular”.

    Na categoria Arte, ATEG quer destacar o “fino acabamento” proporcionado pelo aço galvanizado que faz com que cada vez mais artistas recorram a este material.

    As obras devem ter sido concluídas entre 1 de Janeiro de 2021 e 15 de Outubro de 2025. Na categoria Arte, as obras estão isentas deste requisito, apenas devem ter sido galvanizadas antes de 15 de Outubro de 2023. Não poderão participar obras que tenham concorrido em edições anteriores.

    Serão atribuídos três prémios: Prémio ATEG 2025 de Arquitectura, Engenharia e Arte Otilio García de 6 mil euros; o Prémio Especial Zinc Asturiana de 3.500 euros e um segundo prémio de dois mil euros.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Martinhal Lisbon Oriente
    Empresas

    Martinhal Lisbon Oriente recebe 6ª edição da conferência do IPBN

    A 6ª edição da Conferência de Sustentabilidade Anual do Ireland Portugal Business Network (IPBN), organização dedicada à promoção da actividade económica e oportunidades de negócio entre Irlanda e Portugal, acontece dia 18 de Março

    CONSTRUIR

    É já no próximo dia 18 de Março, terça-feira, que o Martinhal Lisbon Oriente recebe a sexta edição da Conferência de Sustentabilidade anual do Ireland Portugal Business Network (IPBN), organização dedicada à promoção da actividade económica e oportunidades de negócio entre Irlanda e Portugal.

    “É com enorme honra que acolhemos a 6.ª edição da Conferência de Sustentabilidade do IPBN no nosso restaurante Terrace, no Martinhal Lisbon Oriente. A sustentabilidade está no centro da nossa visão e estamos entusiasmados por nos juntarmos aos especialistas e inovadores para discutir como a cooperação urbana e rural pode moldar um futuro mais sustentável”, considera Chitra Stern, fundadora e CEO da Martinhal Resorts e fundadora e membro da Direcção da United Lisbon International School.

    Sob o tema ‘Conciliar Territórios: O Melhor da Cooperação Urbano-Rural’, a conferência será marcada por três painéis de discussão com alguns dos principais especialistas da Irlanda e de Portugal, onde serão abordadas questões de sustentabilidade e os desafios e oportunidades que dela advêm.

    Durante a discussão, três áreas fundamentais serão essencialmente debatidas: Desenvolvimento da Comunidade e Planeamento Urbano – Construir comunidades locais que prosperam com tecnologia, regeneração e união; Agricultura Vertical e Sustentabilidade na Agricultura – Explorar o impacto da agricultura urbana e transformar espaços subutilizados em fontes sustentáveis de alimentos e, ainda, Data Centres Sustentáveis com IA – Analisar o papel das soluções de energias renováveis e de arrefecimento em infraestruturas de dados em larga escala.

    Os oradores para o evento já estão confirmados, são eles Siobhán Finn, CEO da Community Enterprise Association Ireland, Laetitia Arrighi de Casanova, directora da B Lab Portugal, John Paul Prior, presidente do IPBN Porto e director da Farmony, Patrick Fitzgerald, CEO e fundador da Beotanics e membro da Administração do The Irish Food Board, Índia Branquinho de Oliveira, Sustainability Site coordinator na Start Campus, Declan Wynne, director-geral da Skanstec Engineering e finalista do EY Empreendedor do Ano 2023.

    Este evento marca, também, a celebração do St. Patrick’s Day e contará com a participação de convidados como Alma Ní Choigligh, embaixadora da Irlanda em Portugal, e um representante do Governo irlandês.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se informado

    ©2024 Construir. Todos os direitos reservados.