Mott MacDonald avalia portfólio da Martifer Solar
Portfólio de projectos, “bem como o substancial “pipeline” de desenvolvimento” da Martifer Solar, “reequilibram a oferta de serviços da Voltalia

Pedro Cristino
Especial Tektónica e SIL na edição 458 do CONSTRUIR
Multinacional alemã instala centro tecnológico no Latino Coelho 152
Hotel Meliã Lisboa entra na segunda fase de construção
B. Prime comercializa loja em Santos
Empresas portuguesas marcam presença na Batimatec
Plural+udifar avança com segundo projecto de produção de energia para autoconsumo
Proptech lança Casavo for Agencies em Portugal
Prémio Nacional da Reabilitação Urbana distingue projectos em cinco cidades [c/ galeria de imagens]
Acciona Energia fornece renováveis nos hotéis NH em Portugal e Espanha
Um ecossistema verde em edifício multifamiliar
A Mott MacDonald foi conselheiro técnico independente que assessorou a aquisição da Martifer Solar por parte da empresa francesa Voltalia.
Em comunicado de imprensa, a multinacional britânica de engenharia destaca que esta aquisição “auto-financiada” constitui um marco na estratégia de diversificação da Voltalia e explica que o portfólio de projectos de engenharia, contratação e construção, e os esquemas de manutenção, “bem como o substancial “pipeline” de desenvolvimento” da Martifer Solar “reequilibram a oferta de serviços da Voltalia, favorecendo a energia solar, que é o sector de energias renováveis que mais rapidamente cresce”.
A presença geográfica da Voltalia também aumentou de forma significativa com esta aquisição, ressalvando a Mott MacDonald que, anteriormente, o grupo francês detinha escritórios em apenas quatro países, enquanto que, agora, tem presença em quatro continentes, com equipas em 17 países e projectos em 29.
A Mott MacDonald revela ainda ter feito auditorias técnicas na Martifer Solar nos níveis corporativo e de projecto, das quais resultou a base para estruturar a proposta formal de aquisição da Voltalia. A consultoria trabalhou de perto com a Voltalia para definir “uma metodologia de avaliação robusta para a performance técnica, económica e geral do portfólio de projectos da Matifer Solar”.
Isto permitiu ao grupo britânico concluir a avaliação dos projectos da empresa portuguesa, que inclui 1.343 MW de projectos em desenvolvimento, 85 MW em construção e 585 MW em operação.
“Esta aquisição envolveu a revisão de mais de 50 projectos em vários estágios e em diferentes localizações na Europa, África, Ásia e América Latina, afirmou Johana Trujillo. Segundo a directora do programa solar na Mott MacDonald, a equipa de especialistas desta empresa “tirou o máximo partido da sua presença global e da sua experiência directa em processos de fusão e aquisição para apoiar esta transacção, a qual estamos certos que irá trazer um “player” ainda mais forte para o mercado global fotovoltaico”.