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    OET e IHM promovem prémio “Reabilitar Madeira 2017”

    Prémio visa “premiar intervenções de excelência, na área da reabilitação urbana, nas categorias de habitação, comércio e serviços e turismo

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    A Secção Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) e a Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, estão a promover o concurso regional “Reabilitar Madeira 2017”.

    Em comunicado de imprensa, a OET explica que este prémio visa “premiar intervenções de excelência, na área da reabilitação urbana, nas categorias de habitação, comércio e serviços e turismo. Para estas três categorias a concurso, serão considerados “tanto a reabilitação isolada de imóveis, como a reabilitação ou qualificação de espaço público ou a reabilitação integrada de conjuntos urbanos, e ainda casos específicos com área bruta construída acima do solo, inferior a mil metros quadrados”.

    De acordo com a OET, este prémio destina-se aos promotores das intervenções, aos projectistas e aos construtoras, “quando for o caso” e podem concorrer “todas as entidades privadas que tenham promovido intervenções de reabilitação urbana, segundo as categorias postas a concurso, em qualquer território da Região Autónoma da Madeira, com emissão de Licença de Habitabilidade entre 1 de Janeiro de 2014 a 31 de Dezembro de 2016”.

    Esta iniciativa decorrerá entre 1 de Março e 1 de Junho deste ano, com um prémio de natureza não pecuniária, que consiste na atribuição de menções de prestígio, “designadamente ao promtor, projectistas/autores e construtora, quadno for o caso, assinaladas através de troféus, diplomas e placas distintivas, de material imperecível, para afixação nos locais”.

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    Schneider Electric apresenta Calculadora de Descarbonização de Edifícios

    A ferramenta online permite que os proprietários e operadores de edifícios testem e explorem rapidamente diversas Medidas de Conservação de Energia e Carbono, identificando facilmente as melhores opções para si com base em dados simulados

    A Schneider Electric criou uma nova Calculadora de Descarbonização de Edifícios, uma ferramenta online que permite que os proprietários e operadores de edifícios testem e explorem rapidamente diversas Medidas de Conservação de Energia e Carbono (ECCMs, na sua sigla em inglês), identificando facilmente as melhores opções para si com base em dados simulados.

    À medida que aumenta a pressão para cumprir as metas de descarbonização, esta solução permite que os utilizadores avaliem e priorizem eficientemente os cenários de modernização dos edifícios, ajudando-os a navegar as complexidades do equilíbrio entre custos e emissões acumulados desde agora até 2050 para definirem o seu melhor caminho para o net zero.

    Com um conjunto de dados provenientes de cerca de 500 mil modelos de desempenho que abrangem vários tipos e dimensões de edifícios em várias geografias, a Calculadora de Descarbonização de Edifícios permite que os utilizadores avaliem o retorno financeiro e de carbono do seu investimento de ECCMs, e comparem os seus percursos de descarbonização com as multas da Lei Local 97 da cidade de Nova Iorque ou com o percurso do Carbon Risk Real Estate Monitor (CRREM, na sua sigla em inglês).

    Uma análise recente de um grande projecto de reabilitação de escritórios em Boston utilizou a calculadora para prever poupanças de energia de 3.7 milhões de dólares e evitar multas no valor de 1 milhão de dólares na próxima década, obtendo retorno do investimento em sete anos. A análise incluiu sistemas modernos de gestão de edifícios, software de monitorização de energia, actualizações de LED, correcção do factor de potência e a integração de sistemas fotovoltaicos com armazenamento de energia em baterias e tecnologia de microgrids.

    A calculadora foi criada em colaboração com a consultora imobiliária JLL, que apoia através da modelação do desempenho dos edifícios, e a C.scale, um ramo da empresa de arquitectura EHDD, sediada em São Francisco, que trabalha em modelos de machine learning para apoiar a acção climática em velocidade e escala.

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    IW Enterprise Portugal consolida presença em França

    A empresa de design de interiores, especialista em espaços comerciais, irá decorar os dois restaurantes do novo barco da marca The Ritz-Carlton Yacht Collection. O contrato reforça a posição da IW Enterprise no sector dos navios de cruzeiro construídos em França

    A empresa portuguesa assinou o contrato para decoração do navio The Ritz- Carlton Yacht Collection Luminara. Este navio, cuja construção está a cargo do estaleiro Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, França, deverá ser lançado em 2025

    Este projecto reforça a posição da IW neste segmento de mercado. A empresa será responsável pela decoração completa de dois restaurantes a bordo, num valor total de 490 mil de euros. Cada restaurante será decorado com acabamentos de luxo, reflectindo o posicionamento, a cultura e características associadas da marca Ritz-Carlton.

    “É gratificante ter acesso a este projecto e dar a oportunidade à nossa equipa para continuar a criar espaços que não só reflectem o luxo e a sofisticação da marca, mas também a nossa dedicação e visão na execução de projectos de design de interiores neste estaleiro”, reforça José Tavares, administrador da IW Enterprise Portugal.

    Além deste navio já adjudicado, a IW está em fase de negociações para intervir em outros projectos similares, resultantes da parceria estratégica com o estaleiro Chantiers de l’Atlantique. Este não é, aliás, a primeira experiência da  IW Enterprise no sector dos navios de cruzeiro construídos em França, onde conta já projectos para a MSC Cruises e Celebrity Apex, Celebrity Cruises.

    O projecto “The Ritz-Carlton Yacht Collection” é uma extensão da icónica marca “Ritz-Carlton” no mundo dos cruzeiros de luxo, oferecendo uma experiência única a bordo dos seus navios. Com a gestão de um membro de tripulação por cada passageiro, a colecção é sinónimo de serviço de excelência, conforto sublime e atenção ao detalhe.

     

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    10ª edição Portugal Smart Cities Summit 

    O ponto de encontro de discussão e de promoção de políticas dedicadas às Smart Cities (governação, mobilidade, energias, IT & IOT, cyber security, água, resíduos e ambiente, saúde e bem-estar) regressa à FIL de 8 a 10 de Outubro

    A Fundação AIP promove a 10ª edição do Portugal Smart Cities Summit, de 8 a 10 de Outubro, na FIL, Parque das Nações. Este evento, que se assume como o maior Marketplace nacional na promoção de networking e na criação de oportunidades de negócio neste sector, irá promover múltiplos encontros e debates sobre os temas actuais relacionados com as cidades do futuro.

    O evento abrirá com a conferência “autarquias, empresas e cidadãos mas durante os três dias do evento serão explorados temas como “financiamento e transição climática; ESG, environmental social governance; comunidades energéticas; BRT no transporte colectivo; inovação na gestão da água nas cidades; sinergias entre circularidades; gestão de resíduos e valorização energética e sharing & inclusive cities, a revolução da ia nas smart cities.

    O Portugal Smart Cities Summit é um evento de referência, com uma alargada representação empresarial, que promove sinergias entre o território, a indústria e o meio académico-científico, visando cidades mais inteligentes que proporcionem uma melhor qualidade de vida.

    A presença dos Municípios tem uma dupla vertente, por um lado participam na exposição apresentando as soluções tecnológicas mais avançadas para um desenvolvimento sustentável das suas cidades, e por outro, encontram neste evento novas soluções e parcerias para implementar a sua estratégia. Esta edição conta com Guimarães como Cidade Convidada, comprometida com a neutralidade climática até 2030, uma das 100 cidades europeias seleccionadas para a Missão “Climate-Neutral and Smart Cities”.

    O Portugal Smart Cities Summit, realiza-se em simultâneo com o Security Summit.

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    FIXO disponibiliza instalação de painéis solares

    A plataforma digital do Grupo Fidelidade ampliou o seu portefólio de serviços com parceria com a Otovo

    A FIXO, uma plataforma digital de serviços em casa do Grupo Fidelidade, amplia o seu portefólio de serviços passando a disponibilizar a instalação de painéis fotovoltaicos em casa, em parceria com a Otovo, o marketplace europeu de instalação de painéis solares e baterias.

    Através da parceria com a Otovo, a instalação de painéis solares passa a estar incluída na categoria de serviços energéticos para o lar do FIXO, sendo assegurada e prestada pela Otovo.

    Daniel Riscado, head do center for transformation da Fidelidade refere que “esta parceria combina a conveniência de um serviço integrado com o profundo compromisso com a sustentabilidade, em parceria com um top player de mercado de energia solar, oferecendo aos portugueses uma solução eficiente e fiável para a transição energética nas suas casas.”

    A FIXO proporciona uma experiência de utilização prática e rápida, em que o cliente escolhe o serviço que pretende através da aplicação ou do website fixo.pt e vê o preço de imediato, sem que tenha que aguardar por um orçamento. De seguida, o cliente introduz a morada onde pretende que o serviço seja prestado, agenda-o para a data e hora que mais lhe convém, procedendo ao respetivo pagamento.

    “Dando seguimento à estratégia de marca delineada para 2024, esta parceria com o FIXO cumpre dois objetivos fundamentais para nós nesta fase: faz-nos chegar a cada vez mais pessoas, integrando uma plataforma de serviços utilizada diariamente por milhares de clientes; e torna ainda mais fácil o acesso das famílias portuguesas à energia solar, promovendo o autoconsumo que tanto incentivamos”, refere Manuel Pina, director geral da Otovo em Portugal.

    Para assinalar o seu lançamento, a Otovo lançou uma campanha promocional disponível na plataforma digital de serviços em casa – FIXO com 5% de desconto na compra única dos painéis ou 10% no modelo de subscrição.

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    Avança investimento de 107 M€ do Grupo Mercan Properties em Lagos

    O novo empreendimento turístico do Grupo Mercan Properties está localizado na Marina de Lagos e resulta de um projecto de reabilitação urbana. Aqui irão nascer os dois novos hotéis, o Lagos Marina Hotel, Curio Collection by Hilton e o Hilton Garden Inn Lagos, ambos de cinco estrelas. O empreendimento tinha sido anunciado ainda em 2022. As duas unidades deverão abrir em 2026

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    Embora no terreno já avancem os trabalhos de preparação do terreno, o lançamento da primeira pedra do novo empreendimento do Grupo Mercan Properties em Lagos está oficialmente agendado para dia 8 de Outubro. O novo empreendimento turístico do Grupo dará origem a dois novos hotéis na cidade de Lagos, o Lagos Marina Hotel, Curio Collection by Hilton e o Hilton Garden Inn Lagos, ambas as unidades serão cinco estrelas

    Este empreendimento, localizado entre a estação nova e o edifício da velha estação e a escola das Naus, resulta de um projecto de reabilitação urbana o qual terá um investimento superior a 107 milhões de euros. As unidades deverão ficar operacionais a partir de 2026, com a gestão da AHM – Ace Hospitality Management, empresa do Grupo especializada na gestão hoteleira.

    Este projecto deverá criar cerca de 150 postos de trabalho na fase de construção, e na fase de operação 188 postos de trabalho permanentes.

    Esta estrutura estará estrategicamente localizada sobre a marina de Lagos e o Oceano Atlântico, garantindo uma simbiose entre o projecto hoteleiro e a natureza singular da cidade de Lagos. O projecto foi inicialmente apresentado em Novembro de 2022, como noticiámos aqui.

     

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    “O SAAL em Grândola e o Direito à Habitação” em exposição

    50 Anos após o 25 de Abril de 1974, a exposição documental pretende ser um espaço de reflexão e discussão públicas sobre habitação. A exposição estará patente até dia 9 de Novembro, mas actividades como documentários, conversas e oficinas de expressão plástica estão previstas até Março de 2025

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    A Biblioteca e Arquivo Municipal de Grândola apresentam ao público a Exposição Documental “O SAAL em Grândola e o Direito à Habitação”, com concepção e organização de António João Lima e Luísa Veloso e apoio do Município. A exposição pode ser visitada até dia 9 de Novembro.

    O SAAL, Serviço de Apoio Ambulatório Local, constituiu uma medida de política pública criada e concretizada após o 25 de Abril de 1974. Consciente da degradação das condições habitacionais das populações, e, mesmo, da sua ausência, os poderes públicos avançaram com um programa de escala nacional, liderado por Nuno Portas. Um programa ancorado em princípios democráticos de participação na criação de habitat em sintonia com as vontades das pessoas. Um habitat discutido e planeado com as populações, em que foi relevante o papel de arquitectos no desenho das habitações, mas também na criação de identidade territorial e fortalecimento da coesão social.

    50 Anos após o 25 de Abril de 1974, a exposição pretende ser um espaço de “reflexão e discussão” públicas sobre habitação, qualidade de vida, cidadania, mas, acima de tudo, democracia. Neste contexto, a exposição tem associadas diversas actividades, estando previstas, até Março de 2025, conversas, documentários e oficinas de expressão artística.

    Em Grândola, o arquitecto Manuel Tainha desenhou os Bairros Vale Pereiro I e II e o Bairro Unidos Venceremos, em Canal Caveira. O seu projecto arquitetónico resultou num conjunto de complexos habitacionais que marcam a paisagem grandolense: 86 habitações nos Bairros Vale Pereiro e 46 habitações em Canal Caveira.

    Nos dias 12 de Outubro e 21 de Dezembro irão realizar-se visitas às casas projectadas por Manuel Tainha, conduzidas por José António Bandeirinha, arquitecto e professor da Universidade de Coimbra.

    Manuel Tainha, que faleceu em 2012, foi distinguido com os Prémios AICA e Valmor, e condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República. Um dos edifícios projectados por Manuel Tainha é a Escola Agro- Industrial de Grândola.

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    Edifício Malhoa 17

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    Savills assessora venda do Edifício Malhoa 17 à Bizau Capital Partners

    Além da transacção, a Savills é, também, responsável pelos serviços de Sustainability Consultancy, BREEAM Refurbishment e Fit Out Assessment e, ainda, pelo desenvolvimento do projecto de reabilitação e fit out dos escritórios

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    O departamento de Offices Investment da Savills foi responsável pela operação de venda do Edifício Malhoa 17 à Bizau Capital Partners. Este activo, localizado no centro de Lisboa, dispõe de aproximadamente 3.800 metros quadrados (m2), distribuídos por cinco pisos.

    Além da transacção, a Savills é responsável pelos serviços de Sustainability Consultancy, BREEAM Refurbishment e Fit Out Assessment através do seu departamento de ESG & Sustainability, e, ainda, pelo desenvolvimento do projecto de reabilitação do edifício, pelo fit out dos escritórios e pelo processo de change management através do seu departamento de BPC & Architecture.

    “Através desta parceria, identificou-se a melhor solução em termos de lay out, para a ocupação deste edifício de escritórios, assim como a definição do projecto e desenho da solução mais eficiente de fit-out e de certificação BREEAM In-Use. O devido enquadramento de custos foi determinante para a criação das condições de atractividade e conforto para abraçarmos este negócio, que irá deixar mais uma vez  a marca do nosso ADN Bizau: ‘Business as unusual’ na implementação de estratégias de investimento Value Add, ou seja reabilitar e transformar um edifício devoluto e sem qualquer utilização há vários anos, num activo de rendimento numa zona próxima à CBD”, afirmou Francisco Carmona, executive director da Bizau Capital Partners.

    “É gratificante poder dar uma nova vida a um edifício que esteve sem utilização durante vários anos. O desenvolvimento deste tipo de projectos de reabilitação, oferece-nos a oportunidade única de não só recuperar um espaço físico, mas também de o adaptar às exigências contemporâneas do mercado, garantindo que este cumpre os mais elevados padrões de sustentabilidade e funcionalidade”, refere, também, Joana Rodrigues, BPC & Architecture director da Savills.

    Esta operação evidencia que, embora o mercado de investimento em escritórios enfrente desafios substanciais desde a pandemia, resultando numa significativa redução do capital alocado a este segmento, o cenário começa agora a mostrar sinais de recuperação, apesar de ainda não se ter refletido diretamente no número de transacções efectuadas.

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    Estação de Mirandela transformada em Casa das Artes e Cultura

    Esta empreitada, no valor de 2,5 milhões de euros, permitiu a reabilitação do edifício de passageiros da estação, um imóvel de “elevado valor histórico e simbólico”

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    A poucos dias de se comemorarem 137 anos da chegada do primeiro comboio de passageiros, traccionado pela locomotiva a vapor “Trás-os-Montes” a Mirandela, foi inaugurada a reabilitação do edifício de passageiros da estação e a sua envolvente.

    Este “emblemático” edifício, estação de “arquitectura única” em Portugal, um local que viu partir e chegar muitos homens e mulheres e que faz parte da memória individual e colectiva, e muito da memória ferroviária, deu lugar à Casa das Artes e Cultura, ficando patente uma exposição sobre ferrovia e sobre a importância da Linha do Tua no piso térreo.

    Na sequência do contrato de comodato, estabelecido em Setembro de 2019, entre a Infraestruturas de Portugal e a Câmara Municipal de Mirandela, e depois de profundas obras de reabilitação, no valor de 2,5 milhões de euros, comparticipadas a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, este edifício abriu portas com um conjunto diversificado de iniciativas culturais e de lazer. Já no final de 2020 tinha sido concluída a intervenção do Depósito de Água da estação.

    Presente na inauguração do novo espaço, Helena Neves, directora geral da IP Património, destacou que a recuperação desta estação é a prova de que “é possível recuperar e readaptar o património ferroviário desactivado sem, contudo, perdermos o património arquitectónico existente”.

    No caso da Estação de Mirandela, a sua reabilitação teve em conta a “atenção aos seus detalhes, aos vestígios de memórias, como parte integrante da história do lugar, e adequar a solução construtiva às exigências da actualidade, em perfeita coexistência, respeitando o carácter funcional e utilitário do imóvel, o legado da Linha do Tua e da cidade de Mirandela”, acrescentou.

    O descerramento da placa alusiva à inauguração foi efectuado por um grupo de trabalhadoras e trabalhadores ferroviários que, depois de terem trabalhado e vivido nesta Estação, se encontram hoje na situação de reforma.

    A cerimónia contou, ainda, com a inauguração da exposição “Com a Casa às Costas”, da artista plástica Carla Filipe, com obras da Colecção de Serralves e do Fundo Documental da Estação de Mirandela, que poderá ser visitada até ao dia 6 de Janeiro de 2025.

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    Loures vai investir 15M€ em escolas e centros de saúde

    Autarquia adjudicou a construção de centros de saúde em Camarate e Bobadela, prevendo abri-los em 2025. Somando às obras em estabelecimentos de ensino e num museu, o investimento supera os 15 milhões

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    A Câmara Municipal de Loures aprovou esta quarta-feira a adjudicação das empreitadas para a construção de duas novas unidades de saúde, na Bobadela e em Camarate, no valor de cerca de 8,7 milhões de euros. A primeira tem um prazo de execução de 300 dias e o investimento previsto é de 4,1 milhões de euros. Recorde-se que esta é uma obra reivindicada pela população desde 2013, altura em que encerraram as instalações de saúde existentes, que funcionavam num prédio de habitação, sem condições de acessibilidade e atendimento para os utentes.

    Por sua vez, em Camarate, a nova unidade de saúde vai permitir à população um atendimento de proximidade e evitar deslocações para Sacavém, onde os utentes são atualmente atendidos. Com um prazo de execução de 270 dias, a obra está orçada em 4,6 milhões de euros. Igualmente, na mesma reunião, o executivo camarário aprovou a adjudicação das obras de beneficiação da Escola Básica do Infantado e a construção de um novo jardim de infância naquele equipamento escolar, no valor de 5,8 milhões de euros e um prazo de execução de 610 dias.

    Foram também aprovadas a adjudicação das obras de reabilitação do Museu de Cerâmica de Sacavém, com um investimento previsto de 966 mil euros e um prazo de execução de 180 dias e as obras de urbanização na UGT 16, no Bairro da Portela da Azóia, um investimento municipal de 611 mil euros, com um prazo de execução de 120 dias. No entanto, foi ainda aprovado o estudo prévio do projeto de ampliação e requalificação do parque de estacionamento na Cidade Nova, em Santo António dos Cavaleiros, com um investimento previsto de 1,16 milhões de euros.

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    Residências do Palácio Santa Clara prontas a habitar

    Este edifício do século XIX, que serviu como Hospital da Marinha durante mais de 200 anos, vai, ainda, contar com um hotel de cinco estrelas, actualmente em reabilitação, e um hotel de apartamentos, operados pela prestigiada cadeia “The Standard”

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    As novas residências do Palácio Santa Clara – The Standard Residences acabam de ser concluídas, anunciou o Grupo Libertas, promotor do empreendimento, em parceria com a Stone Capital, tendo a construção ficado a cargo da Ecoárea, uma empresa do Grupo.

    Este edifício do século XIX, que serviu como Hospital da Marinha durante mais de 200 anos, vai, ainda, contar com um hotel de cinco estrelas, actualmente em reabilitação, e um hotel de apartamentos, operados pela prestigiada cadeia “The Standard”. O campo de Santa Clara ganhou agora uma nova vida e deu lugar a um condomínio privado de 32 exclusivos e modernos apartamentos branded residences.

    Os apartamentos residenciais contam com tipologias T1 a T4 duplex, com áreas que variam entre os 56 e os 326m2. As residências do Palácio Santa Clara estão distribuídas por três edifícios localizados ao lado do futuro hotel “The Standard Lisboa”, que tem data prevista de conclusão em 2026.

    Mais do que um espaço residencial contemporâneo, os proprietários do Palácio Santa Clara – The Standard Residences terão acesso a um conjunto de serviços exclusivos e de comodidades asseguradas pelo hotel vizinho, tais como serviço de quartos ou de limpeza, lavandaria, catering, entrega e recolha de encomendas, acesso privilegiado à piscina, ginásio e spa, entre outras vantagens.

    Pascal Gonçalves, administrador do grupo imobiliário Libertas, olha com uma “enorme satisfação” para este empreendimento de “referência”.

    “Trata-se de um projecto verdadeiramente diferenciador e irreverente, exuberante e vanguardista, em linha com a chancela que o “The Standard” tem vindo a implementar, em todo o mundo, e estas residências não são excepção”, afirma.

    E acrescenta: “O conceito adoptado permite viver em espaços exclusivos, onde reina a arquitectura, o design, o conforto e a luz projectada pelo enorme Tejo de perder de vista, tudo isto complementado com serviços “à la carte”, que facilitam o dia a dia e permitem viver com mais qualidade de vida num bairro único no coração de Lisboa”.

    O projecto é da autoria de Samuel Torres de Carvalho. Com um design interior contemporâneo, os apartamentos estendem-se para o exterior, através de amplas varandas, terraços e jardins, e beneficiam de imensa luz natural e de uma vista ímpar para o Tejo, o que fascinou os proprietários destes imóveis que estão já a começar a ser escriturados.

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