Sintra: Mais de 50 M€ de investimento na saúde, educação e reabilitação urbana
A construção de um novo hospital, vários centros de saúde, requalificação urbana e de espaços urbanos, assim como a requalificação de vários estabelecimentos de ensino são alguns dos investimentos previstos pela Câmara Municipal de Sintra, a iniciar já em 2018

CONSTRUIR
Karl Lagerfeld entra no mercado português e anuncia empreendimento em Lisboa
Universidade de Lisboa investe 9,5M€ na nova Faculdade de Letras
Porto avança para nova requalificação do espaço público em Campanhã
Portugueses distinguidos no BigMat International Architecture Award 2023
Estatutos: Arquitectos congratulam-se com veto presidencial
Belém veta revisão dos estatutos das ordens dos Engenheiros e Arquitectos
Serralves debate “Inovação na Sustentabilidade e Regeneração”
ALPN solicita alargamento do prazo para ‘prova de vida’ do Alojamento Local
APDL lança concurso para Porto Seco da Guarda
O Congresso da APPC, Architect@Work, a ‘revolução do aço’, o novo hotel do grupo fmMagalhães e a revista TRAÇO na edição 496
A construção de um novo hospital, vários centros de saúde, requalificação urbana e de espaços urbanos, assim como a requalificação de vários estabelecimentos de ensino são alguns dos investimentos previstos pela Câmara Municipal de Sintra, a iniciar já em 2018 e que fazem parte das grandes operações do plano orçamental.
De um montante total de 194 milhões de euros, 52,2 milhões de euros, com um reforço de 12,2 milhões em comparação com o orçamento de 2017, destinam-se a estes investimentos.
Já a partir de 2018, está previsto o investimento de 22,4 milhões de euros em obras requalificação do espaço público e na reabilitação urbana.
Na requalificação urbana estão consignados 8,2 milhões, com destaque para a Ribeira da Lage (2,1 milhões), as Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) de Sintra, Mem Martins e Rio de Mouro, Agualva e Queluz/Belas (1,5 milhões), requalificação do Bairro SAAL e ruínas da Quinta do Pego Longo (3,1 milhões).
Os 1,2 milhões para o parque habitacional social repartem-se em reabilitação e conservação (0,7 milhões) e plano de aquisição de fogos (0,5 milhões).
Nos 5,6 milhões de euros para espaços verdes estão incluídos o Eixo Verde Azul (2,9 milhões) e o Parque Urbano da Carregueira (1,8 milhões).
Na educação, o valor de 6,5 milhões destina-se à ampliação e remodelação de edifícios escolares (3,2 milhões), eficiência energética em edifícios escolares (2,7 milhões) e requalificação de refeitórios (0,6 milhões).
O investimento reparte-se, segundo a proposta apresentada ao executivo, de 8,9 milhões para a rede viária, designadamente na beneficiação e conservação de eixos rodoviários e na rede municipal de ciclovias de 2 milhões.
No desporto e juventude estão inscritas verbas para a construção da Pousada da Juventude no valor de 1,4 milhões, e a requalificação de equipamentos desportivos no valor de 1,2 milhões.
A construção do novo Hospital de Proximidade de Sintra e a construção de vários centros de saúde: Algueirão-Mem Martins, Agualva, Almargem do Bispo e Belas também deverão iniciar a partir de 2018, mas com data de conclusão até 2020. O montante de investimento previsto é de 36 milhões de euros até 2020.