Boas práticas construtivas disponíveis em app para smartphones
Esta APP, que será apresentada no Archi Summit 2018, possibilita ao utilizador conhecer os materiais mais amigos do ambiente, ter acesso a pormenores explicativos de soluções construtivas, bem como os materiais disponíveis no mercado para dar resposta a cada situação

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A necessidade do sector da construção caminhar num sentido de uma maior sustentabilidade levou o Portal da Construção Sustentável a criar uma aplicação inovadora para smarphones acessível a qualquer público, sobre boas práticas construtivas e materiais mais ecológicos, que será lançada no Archi Summit em Lisboa, nos dias 12 e 13 de Julho no Lx Factory.
Construir edifícios “recorrendo a técnicas ambientalmente sustentáveis e a materiais que possam ser mais tarde reutilizados noutros processos produtivos e/ou noutros edifícios”, assim como apostar em soluções que «promovam a eficiência energética e a poupança de recursos”, é o desafio que Aline Guerreiro pretende lançar nesta iniciativa.
“Os edifícios têm um grande impacto ambiental associado ao consumo de água, de energia e de matérias-primas”, explica a fundadora do Portal da Construção Sustentável, e que, como tal, defende que a forma de contornar este problema passa pela sensibilização para “uma construção mais cuidada, baseada em boas práticas e em materiais mais sustentáveis”.
Esta aplicação é inovadora no mercado português e possibilita ao utilizador, além de dar a conhecer os materiais mais amigos do ambiente, ter acesso a pormenores explicativos de soluções construtivas, onde poderá ver a colocação exacta de cada material bem como os materiais disponíveis no mercado para dar resposta a cada situação”.
Com esta iniciativa o Portal da Construção Sustentável pretende mais uma vez chegar ao maior número de pessoas possível. Desde a sua génese em 2010, a plataforma online do PCS já reúne cerca de 70 000 visitantes/mês, na sua maioria profissionais do sector.