Smart Cities Tour 2019 arrancou em Faro
“Economia e Inovação Tecnológica” foi o tema de arranque da edição de 2019 do Smart Cities Tour. Entre Fevereiro e Maio são várias as cidades que vão receber esta iniciativa, que irá culminar no Portugal Smart Cities Summit, no dia 21 de Maio, na FIL, em Lisboa

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A edição da Smart Cities Tour 2019, organizada pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), através da Secção de Municípios Cidades Inteligentes, presidida por António Almeida Henriques, em parceria com a NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, coordenada por Miguel Castro Neto, arrancou em Faro com a análise e debate do tema “Economia e Inovação Tecnológica”.
Esta 3.ª edição da Smart Cities Tour prossegue com os temas “Mobilidade suave”, a 5 de Fevereiro, em Aveiro; “Cidade como plataforma”, a 27 de Fevereiro, em Lisboa; “Cidade circular”, a 19 de Março, em Vila Real; “Cidade inclusiva”, a 28 de Março, em Setúbal; “Alterações climáticas”, a 5 de Abril, em Ponta Delgada e “Happy city”, a 8 de Maio, no Funchal; terminando com a Cimeira dos Autarcas a realizar no evento Portugal Smart Cities Summit, no dia 21 de Maio, na FIL, em Lisboa.
O objectivo desta Smart Cities Tour é promover a partilha de boas práticas entre todos os Municípios e proporcionar a apresentação de soluções inovadoras no âmbito da temática das cidades inteligentes. A ambição é unir a academia, as empresas e o território, pelo que a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a Universidade Nova de Lisboa – através da Nova Information Management School (Nova IMS) e a Fundação AIP renovaram a sua parceria e integraram, como novos parceiros, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), reforçando, assim, a sua vertente científica e de investigação.
Do lado das empresas destacam-se a Altice e os CTT, que renovaram o seu apoio, mas também a EDP Distribuição, a Wave.com e a Deloitte.