Grohe lança torneira impressa em metal
Rauterkus acredita que a solução agora apresentada “leva o design de produto e a racionalidade sobre a água para um novo patamar”, ao passo que o vice-presidente da Grohe para a área do Design, Michael Seum, acredita que “algo completamente novo precisa de uma visão ousada
Casais e Secil apresentam KREAR na Tektónica
Bondstone anuncia projecto imobiliário de 700M€ no Algarve
“O Mais Habitação não é todo mau. Vamos ajustar o que é para melhorar e mudar o que é para mudar”
“Sector está unido e extremamente resiliente”
CBRE assessora Bolschare Agriculture na integração da divisão agrícola da Borges Agricultural & Industrial Nuts
Grupo Midea adquire divisão de climatização da Arbonia AG
A ambição do certame que se assume como “ponto de encontro de quem constrói o futuro!”
Grupo Navarra apresenta soluções para uma arquitetura mais sustentável
Tektónica e SIL em grande destaque no CONSTRUIR 506
ERA debate desafios da nova habitação no SIL
Uma torneira impressa em metal, em mais um passo para “modelar o futuro da água”. Foi desta forma que Thomas Fuhr, o director de operações da multinacional Grohe, desvendou o mistério que há várias semanas vinha sendo alimentado e que, finalmente e em plena ISH, que decorre em Frankfurt, acaba de ser revelado.
Os alemães, especialistas em soluções para casas-de-banho e cozinhas, descortinaram assim a Icon 3D, uma série limitada, de nicho, que tem a particularidade de ser integralmente produzida com recurso à impressão 3D em metal, permitindo a combinação da tecnologia e conhecimento, redefinindo as possibilidades no design de produtos e a criação de peças verdadeiramente únicas para o espaço de banho.
O CONSTRUIR, que marcou presença na conferência de apresentação das novidades da Grohe, por ocasião da maior feira Mundial da área do banho e energia, ouviu ainda o presidente executivo do grupo, Michael Rauterkus, revelar que a estratégia da companhia assenta na combinação entre design, tecnologia e racionalidade dos processos de fabrico.
Rauterkus acredita que a solução agora apresentada “leva o design de produto e a racionalidade sobre a água para um novo patamar”, ao passo que o vice-presidente da Grohe para a área do Design, Michael Seum, acredita que “algo completamente novo precisa de uma visão ousada. O que é possível ou não é possível não passa, no fundo, de uma questão de perspectiva. Com a Icon 3D, estamos a atingir uma maneira completamente nova de pensar no design de produtos e a estabelecer uma nova base para o futuro. Superámos os limites recorrendo à impressão de metal 3D para criar produtos que inicialmente pareciam impossíveis”. Este método de produção, segundo Seum, oferece a opção de projectar torneiras em pequenas quantidades de acordo com os desejos dos nossos clientes. Não há limites para a personalização individual”. Thomas Fuhr acrescenta que “para sermos pioneiros no sector e expandir ainda mais a nossa posição no mercado e em torno da tecnologia, investimos em força não apenas em pesquisa e desenvolvimento, mas também em processos de fabrico inovadores”.
A nova torneira da Grohe, que terá uma produção limitada, combina tecnologia digital de topo com know-how, de acordo com os responsáveis da empresa. Neste caso, falamos de um processo de impressão com recurso à fusão a laser. Cada componente da torneira representa aproximadamente 4700 camadas com uma espessura de 0,06 milímetros. Após a impressão, há um processo de acabamento que envolve uma fresadora, polimento com um esmeril e uma escovagem fina.