Cascais com “revolução tranquila” para 2020
Da Habitação, à Saúde, passando pela Educação ou pelos Transportes, Cascais estará em transformação ao longo de 2020 com os investimentos que se anunciam.

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
Às portas de Lisboa, Cascais irá sofrer ao longo de 2020 aquilo que o seu presidente de Câmara, Carlos Carreiras, sublinhou ser “uma revolução tranquila”. Da Habitação, à Saúde, passando pela Educação ou pelos Transportes, Cascais estará em transformação ao longo de todo o ano com os muitos investimentos que se anunciam.
Depois do investimento realizado na Nova School of Business and Economics, Carcavelos será o epicentro do conhecimento do município. A “Baía do Conhecimento” pretende reunir faculdades de diferentes áreas no mesmo espaço e que tem como meta a criação de uma comunidade estudantil com 20 mil universitários em 202. Assim, a Universidade Nova irá trazer para o seu Campus a Nova Medical School, o projecto deverá avançar já este ano e compreende a criação de equipamentos modernos para o ensino, entre os quais vários laboratórios, mas também alojamentos e residências universitárias. Mais ao lado, a Bataria de S. Gonçalo vai ser a casa da Nova Law Shcool e acolherá ainda uma zona de residências para estudantes com 200 camas, a juntar às 1000 já existentes. Enquanto as antigas instalações do Hospital José de Almeida vão receber a AHED, uma escola de pós-graduação na área da saúde. No futuro a “Baía do Conhecimento” poderá vir a a receber ainda a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Em Carcavelos irá nascer ainda o “Loving Welcome Center”, um espaço de encontro para estudantes.
Na Saúde está prevista a construção de dois novos centros de saúde, Cascais e Carcavelos, e a ampliação do centro de saúde de S. Domingos de Rana.
Ao nível do empreendedorismo o Alagoa Office&Retail Center, localizado nas antigas instalações da antiga fábrica Legrand em Carcavelos, está já em construção e irá disponibilizar mais de 15 mil m2 para escritórios.
Nos transportes, Tires aguarda a requalificação do seu aeroporto e a respectiva certificação internacional, preparando-se para o arranque de uma profunda remodelação. As obras deverão compreender a criação de uma nova torre de navegação, terminal de passageiros, hangares e parque de estacionamento para aeronaves e veículos, para além de uma ligação directa à autoestrada que liga a Lisboa.
A requalificação da Marina de Cascais deverá arrancar no segundo semestre de 2020, trazendo todo um novo conceito, com a construção de um hotel 5 estrelas, da Sofitel, mais espaços comerciais, de restauração e coworking.