
CONSTRUIR
Município do Porto assina primeiro contrato no modelo ‘Build to Rent’
Mota-Engil vai construir Porto de Banana para a DP World
Logicor regista aumento de 16M€ na receita
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
As exportações portuguesas de Pedra Natural em 2019 terão ultrapassado, pela primeira vez na sua história, a barreira dos 400 milhões de euros. A estimativa é feita pela Assimagra – Recursos Minerais de Portugal, com base nos dados referentes à execução de Novembro de 2019.
França, com uma quota de 22%, China com 19% e Espanha, com um peso de 10%, constituem os principais mercados do cluster. Mas do top de principais compradores fazem parte a Alemanha (6%), o Reino Unido (5%), os EUA (5%), a Arábia Saudita (3%), os Países Baixos (2%), a Suécia (2%) e a Bélgica (2%).
Importa referir que todos os principais destinos da pedra natural portuguesa apresentam variações positivas na valorização dos produtos, em particular os países baixos, com uma valorização de 62%, a Bélgica, com 22% e a China, com 7%.
O cluster português da Pedra Natural tem uma posição de destaque a nível mundial. É o 5º maior exportador de Ardósia, onde detém 4,9% da quota de mercado, ocupa a 6ª posição no ranking dos exportadores de mármore e calcário em bloco, detendo uma quota de mercado de 4,1%, e é o 7º nas exportações mundiais de mármores e calcários processados, com 2,1% do mercado.
Em Portugal as cerca de 2500 empresas que operam neste cluster, na sua maioria pequenas e médias empresas, empregam mais de 16 mil pessoas.