Maior feira mundial da Pedra já tem data marcada
A 20ª edição da China Xiamen Stone Fair, a maior do mundo dedicada à pedra e maquinaria, deverá agora decorrer entre os dias 6 a 9 de Junho.
Manuela Sousa Guerreiro
Braga discute Investimentos estratégicos
Novo hospital CUF Braga com investimento de 45M€
Savills comercializa o novo empreendimento de luxo em Matosinhos Sul
Bosch lança novas pregadoras e agrafadores de 18V
‘Rossio Pombalino’ reabre com marca do Grupo Inditex
24 empresas nacionais participam no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia
Porta da Frente Christie’s comercializa em exclusivo ‘The Park Cascais Residences’
Investimento em Construção e VAB do sector com abrandamento no 2ºT de 2024
AIP cria CER’s em Lisboa e em Loulé
Exposição que representou Espanha na Bienal de Veneza passa por Lisboa
A 20ª edição da Xiamen Stone Fair já tem nova data. Inicialmente prevista para Março, o certame que é o maior do mundo dedicado à pedra e maquinaria, foi adiado devido ao Covid-19. A organização reagendou o evento que deverá agora decorrer entre os dias 6 a 9 de Junho.
Com mais de dois mil expositores previstos, um quarto dos quais estrangeiros, a feira vai receber nos seus seis pavilhões, os líderes mundiais da indústria.
Entre as várias delegações estrangeiras, Portugal terá, uma vez mais uma presença de destaque. Desde 2010 que o Pavilhão de Portugal tem sido uma presença assídua. Na edição anterior estiveram representadas 18 empresas lusas, nos mais de 500 m2 de área dedicada a mostrar o que de melhor Portugal oferece neste sector. Não é por acaso que o país tem uma posição de destaque na industria a nível mundial, sendo, actualmente, o 5º maior exportador de Ardósia, com 4,9% de quota de mercado, o 6º país no ranking das exportações de Mármore e Calcário em bloco, com 4,1% de quota de mercado, e o 7º nas exportações mundiais de Mármores e Calcários processados, com 2,1% quota de mercado.
Nos últimos anos a China reforçou a posição como um dos principais mercados para as exportações portuguesas de Pedra Natural, tendo em 2019 sido o 2º mercado de destino com uma quota de 19%, o que representa um crescimento de 7% face a 2018. O que não é displicente do protagonismo que a China tem a nível mundial. Segundo dados da Administração Geral das Alfândegas da China, em 2018, entre importações e exportações de pedra o país movimentou mais de 9,19 mil milhões de USD, o equivalente a 43,85 milhões de toneladas. As exportações atingiram 29,25 milhões de toneladas no valor de US $ 6,52 mil milhões de USD, tendo importado 14,60 milhões de toneladas, avaliadas em 2,67 mil milhões de USD.
Com uma área de exposição total de cerca de 180 mil m2, com seis áreas de exibições distintas, a feira deverá receber mais de 150 mil visitantes, 30 mil dos quais estrangeiros. Em destaque nesta edição estará a transformação da Pedra, da sua forma natural às potencialidades da sua aplicação ao nível do design, a qual tem assumido uma prioridade estratégica para a maioria das empresas de pedra.
No seu 20º aniversário a Xiamen Stone Fair pretende afirmar-se como plataforma para todo a indústria, mostrando as mais recentes inovações e tendências.