CONSTRUIR
Prospectiva e H3P supervisionam construção da Barragem do Calucuve, em Angola
Grupo Eurofred formaliza venda da sua filial Horeca Global Solutions
KEO inaugura escritório em Lisboa e duplica número de colaboradores
Twinkloo olha para o futuro do imobiliário em Portugal através de novo podcast
Geberit volta a juntar-se a Miguel Muñoz para espaço na Casa Decor 2024
Iad lança iniciativa que permite ter “estimativa realista e actualizada” dos imóveis
Análise: Mercado de escritórios em Lisboa em “forte recuperação”
Soluções do Grupo Preceram para a reabilitação e reconversão do edificado
OERS acolhe primeira edição dos ‘Prémios de Excelência na Academia’
B. Prime coloca modelo “inovador” da Regus em Lisboa
papa
A organização do Portugal Home Week liderada pela APIMA – Associação Portuguesa das Indústrias do Mobiliário e Afins, optou por cancelar a edição deste ano do certame, em virtude do reagendamento do ‘Salone del Mobile’ de Milão, um dos maiores eventos mundiais do sector para as mesmas datas do certame em Portugal. “As novas datas do prestigiado evento colidem com as do Portugal Home Week, agendado para os dias 17, 18 e 19 de Junho, na Alfândega do Porto. O Home Show, espaço expositivo das melhores empresas nacionais da Fileira Casa, estava já lotado, registando níveis de adesão muito superiores aos da primeira edição, realizada no ano passado. Contudo, das empresas inscritas, cerca de 70% participa, também, no ‘Salone del Mobile’. Confrontada com esta sobreposição, e face ao preenchido calendário de iniciativas sectoriais agendadas até ao final do ano, a organização do Portugal Home Show optou pelo cancelamento da edição prevista para 2020”, explica a APIMA em comunicado. Aquele que é um dos maiores eventos mundiais do sector, que se realizado em Milão, precisamente uma das cidades europeias mais afectadas pelo vírus Covid-19, estava inicialmente agendada para os dias 21 a 26 de Abril.
A decisão agora tomada afecta directamente cerca de 200 empresas portuguesas inscritas no evento, cujos resultados económicos dependem fortemente dos contactos efectuados nas feiras internacionais.
Joaquim Carneiro, presidente da APIMA, confessa tratar-se de uma “decisão difícil”, mas que salvaguarda, simultaneamente, “a saúde pública e o superior interesse das empresas nacionais”. O responsável da associação, que apoia directamente cerca de 80 empresas nacionais presentes no ‘Salone del Mobile’, explica que “dividir esforços e a atenção mediática seria negativo para as nossas empresas e para o próprio posicionamento do evento. Preferimos apostar no apoio às empresas nacionais nesta fase complicada, que tem afectado não só os encontros empresariais, como as próprias cadeias de fornecimento, e preparar atempadamente uma edição 2021 que reforce, ainda mais, a inovação, a sofisticação e a pujança da Fileira Casa Portuguesa”.
O Portugal Home Week nasceu em 2019, com o objectivo de reforçar a projecção internacional e o posicionamento premium e inovador das indústrias da Fileira Casa. Para além do espaço expositivo e dedicado ao networking, a organização aposta num fórum de debates, designado de Home Summit, acerca do presente e futuro do cluster, com a participação de alguns dos principais agentes e players do panorama mundial.
A primeira edição recebeu mais de mil visitantes, estimando a organização que a actividade económica gerada tenha superado os 10 milhões de euros. Para este ano, a ambição passava por quintuplicar o número de visitantes, registando-se particular procura por parte dos mercados russo, britânico e norte-americano.
As indústrias da Fileira Casa Portuguesa geraram, em 2018, cerca de 3,5 mil milhões de euros, sendo que 2,5 mil milhões foram resultado de exportações, representando 4,3 % do total nacional. É hoje um dos clusters portugueses com maior projecção internacional, numa trajectória contínua de crescimento que leva, actualmente, os produtos destes sectores a mais de 180 mercados, com destaque para França, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América.