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CGD adopta medidas para fazer face ao impacto da COVID-19 nas empresas

A Caixa Geral de Depósitos tomou um conjunto de medidas que de forma “simples e imediata” irá implementar com vista ao apoio às empresas e particulares.

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A Caixa Geral de Depósitos tomou um conjunto de medidas que de forma “simples e imediata” irá implementar com vista ao apoio às empresas e particulares.

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A Caixa Geral de Depósitos tomou um conjunto de medidas que de forma “simples e imediata” irá implementar com vista ao apoio às empresas e particulares numa altura em que a economia está praticamente paralisada devido ao impacto do COVID-19. Relativamente às empresas as medidas abrangem os clientes do banco com créditos activos e serão executadas por solicitação dos seus clientes e para os níveis de risco adequados.

A CGD vai aceitar reajustar os pagamentos das prestações mensais nos seus créditos de médio e longo prazo com por um período até 6 meses, para que possam ajustar os seus planos de tesouraria aos novos níveis de atividade. Irão também ser prolongados os prazos de pagamento de financiamentos especializados em modelos de leasing para equipamentos mais atingidos pela actual crise por períodos adicionais de 12 meses. Em articulação com as sociedades de garantia mútua a instituição vai promover o ajustamento das prestações dos financiamentos garantidos, igualmente de forma a aliviar o peso das prestações nos períodos críticos dos próximos meses.

Os particulares também não foram esquecidos e para os clientes individuais com crédito (habitação ou crédito pessoal), a CGD avaliará a eventual carência de capital até 6 meses, mediante pedido dos clientes e em condições de simplicidade de acesso, designadamente para o Crédito à Habitação

Outras medidas previstas para as empresas:

  • Renovar a generalidade dos planos de limites aprovados por prazos que podem ir até 180 dias, mantendo em vigor as disponibilidades de financiamento garantidas aos actuais clientes;
  • Simplificação dos mecanismos de prorrogação até 180 dias de todas as operações de curto prazo em vigor;
  • Para empresas ou entidades do sector da saúde e social (hospitais, clínicas, laboratórios, lares, bombeiros, entidades de apoio social, em geral), simplificar a decisão de prorrogação em 12 meses do prazo total de operações de leasing mobiliário que estejam em vigor e, em alternativa, introduzir períodos de carência até 12 meses;
  • Para o sector dos transportes, alargar o prazo de pagamento dos leasings sobre viaturas ligeiras e viaturas pesadas períodos até 12 meses ou em alternativa introduzir períodos de carência até 90 dias;
  • Para o sector de turismo, além das medidas gerais antes enunciadas, alargar os prazos de vencimento até mais 5 anos, em função de avaliação pontual tendo presente aspectos específicos das empresas;
  • Criação de linhas de crédito e reforço das actuais linhas para conferir meios adicionais às empresas no âmbito das suas actividades, nomeadamente para aquisição de equipamentos informáticos e de telecomunicações no sentido de incrementar os meios disponíveis para Teletrabalho;
  • Aumentar até 30% os limites de factoring com recurso e notificado;
  • Pré-financiar as encomendas do Estado ou de grandes cadeias de distribuição, através dos mecanismos de crédito existentes, contribuindo para a manutenção das linhas de abastecimento das funções essenciais;
  • Manter em funcionamento, com grande simplificação dos processos e celeridade das decisões, todas as linhas de financiamento que a CGD dispõe, satisfazendo em tempo e capacidade as necessidades dos clientes;
  • Como medida de apoio aos pequenos comerciantes, a Caixa isentará o pagamento da mensalidade de todos os Terminal de Pagamento Automático com facturação inferior a 7.500€ por mês até 31 de maio. E, de forma a dinamizar a utilização de cartões e incentivar a desmaterialização dos pagamentos, a CGD manterá a política que tem vindo a ser praticada de não cobrar da componente fixa da MSC (Merchant Service Charge) nas transações de pequeno valor;
  • Além destas medidas e como forma de mitigar as quebras de tesouraria das empresas suas abastecedoras, a CGD antecipará este mês o pagamento a fornecedores no montante de 10 milhões de euros e manterá os pagamentos com prazos imediatos, após confirmação, nos próximos meses.
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CPCI vê com “bastante preocupação” a actual execução dos projectos do PRR

Questionado pelos deputados sobre eventuais atrasos nos licenciamentos ou outros procedimentos necessários à execução dos projectos financiados pelo PRR, como estudos de impacte ambiental, o responsável da CPCI confirmou que a confederação “receia” atrasos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), lembrando que, nomeadamente, “nos projectos de natureza hídrica” tal atraso pode comprometer os projectos

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A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) alertou esta terça-feira para a execução “bastante baixa” dos projectos mais relevantes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com impacto na construção, demonstrando aos deputados “bastante preocupação” com o estado actual de concretização do PRR.

Ouvido sobre o ponto de situação do PRR, pela subcomissão para o acompanhamento dos fundos europeus e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o vice-presidente da CPCI, Ricardo Gomes, começou por ressalvar que a confederação “não consegue” escrutinar todos os projectos financiados pelo PRR, por falta de informação, assegurando que o ponto da situação dos projectos conhecidos, até quinta-feira, é motivo de “bastante” preocupação. Mostrando aos deputados dados sobre a execução do PRR, até 19 de Janeiro, Ricardo Gomes afirmou: “A situação geral, em termos de montantes, é aquela que ali está (…) com uma execução que, atendendo ao espaço temporal de execução do PRR, que todos conhecemos, nos preocupa bastante”.

Entre as razões do que está “a enfermar” a execução de projectos financiados pelo PRR, segundo Ricardo Gomes, estão o custo desadequado de candidaturas, não actualizados face à subida de preços, e que acabam por gerar “concursos desertos”, e outra razão é a de “pensar-se tarde sobre as coisas”, que demoram tempo a concretizar-se. A CPCI defendeu ainda, na audição, que o planeamento atempado pelas empresas “é relevantíssimo” e salientou que “há uma questão de planeamento que tem de ser integrada” pelas empresas, nomeadamente as candidatas a apoios do PRR.
“A mensagem geral é que, de facto, em tudo o que tem a ver com os projectos mais relevantes do PRR com impacto na construção, estamos de facto num ponto bastante baixo de execução”, concluiu o vice-presidente da CPCI, na intervenção no parlamento.

Questionado pelos deputados sobre eventuais atrasos nos licenciamentos ou outros procedimentos necessários à execução dos projectos financiados pelo PRR, como estudos de impacte ambiental, o responsável da CPCI confirmou que a confederação “receia” atrasos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), lembrando que, nomeadamente, “nos projectos de natureza hídrica” tal atraso pode comprometer os projectos. Gerido pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal, com um período de execução até 2026, o PRR tem fundos repartidos por três dimensões: resiliência (11.125 milhões de euros), transição climática (3.059 milhões de euros) e transição digital (2.460 milhões de euros).

De acordo com o último ponto de situação operacional do PRR, os beneficiários do PRR receberam, até 18 de Janeiro, 9% da dotação total, equivalente a 1.448 milhões de euros, destacando-se nos pagamentos as entidades públicas (469 milhões de euros), as empresas públicas (289 milhões de euros), as escolas (212 milhões de euros), as empresas (157 milhões de euros) e as famílias (129 milhões de euros), entre outras. As aprovações, nessa data, ascendiam a 11.564 milhões de euros (69%), sendo que 3.995 milhões de euros referentes a entidades públicas, 2.830 milhões de euros a empresas e 2.209 milhões de euros a empresas públicas. Até 18 de Janeiro, foram submetidas 147.032 candidaturas e aprovadas 93.320.

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Reabilitação: Carteira de Encomendas ‘cai’ 6,2% até Janeiro

O indicador que estima a produção contratada em meses, ou seja, o tempo assegurado de laboração a um ritmo normal de produção, diminuiu, fixando-se em 8,7 meses em Dezembro.

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No mês de Dezembro de 2022, tendo em consideração os dados obtidos no inquérito mensal à Reabilitação Urbana realizado pela AICCOPN aos empresários do setor que atuam
neste segmento de mercado, observa-se uma redução menos intensa, em termos homólogos, do índice que mede o nível de atividade, apurando-se uma variação de -3,4% (foi de -6% em
novembro e de -10,4% em outubro).

No que concerne ao índice Carteira de Encomendas, que mede a opinião dos empresários quanto ao nível das obras em carteira, verifica-se uma redução de 6,2% em dezembro, o que traduz uma melhoria face à variação de -6,7%, apurada no mês anterior.

O indicador que estima a produção contratada em meses, ou seja, o tempo assegurado de laboração a um ritmo normal de produção, diminuiu, fixando-se em 8,7 meses em dezembro.

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IP e Câmara de Coimbra apresentam Plano de Pormenor da futura estação

A futura estação, que irá integrar a Nova Linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, “terá um carácter multimodal agregando várias valências, e constituir-se-á como o centro de um novo polo de actividade social e económica da cidade”

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No âmbito da Nova Linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, a Estação de Coimbra B será objecto de uma intervenção para integrar o novo serviço de alta velocidade e reforçar a sua centralidade, logo na Fase 1 – Porto – Soure da Linha de Alta Velocidade (LAV), cujo início de operação se encontra planeado para 2028.

Neste contexto, a futura estação “terá um carácter multimodal agregando várias valências, e constituir-se-á como o centro de um novo polo de actividade social e económica da cidade”, de acordo com o Plano de Pormenor (PP) da Estação de Coimbra B, apresentado esta semana no Salão Nobre do Município e onde assinado o protocolo entre a Câmara Municipal de Coimbra e a Infraestruturas de Portugal, para o desenvolvimento dos estudos necessários para a concretização deste projecto.

Os estudos urbanísticos do Plano de Pormenor, que abrange a área da estação e respectiva zona envolvente num total de 143 hectares, foram adjudicados ao gabinete do professor Joan Busquets, BLAU-B Landscape arquitectura y Urbanisme, urbanista catalão com experiência em planos de desenvolvimento urbano associados a grandes projectos de infraestruturas ferroviárias.

O âmbito dos estudos inclui igualmente o apoio à IP na definição do programa preliminar da estação que integrará o caderno de encargos do procedimento de concurso da Fase 1.

As reuniões de trabalho com o urbanista e Câmara Municipal de Coimbra permitiram já estabelecer linhas orientadoras no que diz respeito à rede viária, mobilidade suave, conceito geral da estação, áreas de expansão urbana e integração paisagista.

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Grupo Casais assina pacto para apostar no emprego jovem

A construtora assinou hoje o “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens”, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e tem como objectivo operar uma mudança real no actual contexto de vulnerabilidade associado ao emprego dos jovens

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A iniciativa decorre do “Livro Branco Mais e Melhores Empregos para os Jovens” e é promovida pela Fundação José Neves e pelo Governo, através da Secretaria de Estado do Trabalho. Com esta parceria, o Grupo Casais compromete-se, até 2026 e através de um conjunto de metas fixadas, a reforçar a aposta em diversos indicadores, nomeadamente a contratar e a reter jovens trabalhadores, a garantir emprego de qualidade para os jovens, a formar, desenvolver e a dar voz aos jovens.

“Esta é uma parceria que eleva a qualidade do nosso serviço. Contar com jovens na nossa equipa, é contar com a vanguarda das técnicas e do conhecimento aplicada ao nosso trabalho, conseguindo assim oferecer aos nossos clientes o melhor resultado final. É com muita honra que o Grupo Casais se associa a uma causa tão nobre quanto a valorização e emancipação jovem, acreditando que estamos a dar um contributo importante para a concretização deste projecto”, sublinha António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais

Em 2022, o Grupo Casais contratou, em Portugal, 125 jovens até aos 29 anos, empregos que continuam activos. O total de admissões em 2022, ainda activas, chegou às 552. Se recuarmos a 2016, o total de admissões ainda activas é de 1395.

Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, realça que este “é um acordo muito importante para o país, que une as empresas e entidades públicas para responder a uma realidade com que o país se debate há demasiados anos: a vulnerabilidade do emprego dos jovens, mesmo dos mais qualificados, que tendem a estar mais expostos ao desemprego e a ter salários baixos. É preciso fazer algo para mudar o estado das coisas e o Pacto assinado vai permitir medir o impacto e os resultados do mesmo. Esperamos ainda que muitas mais empresas se juntem. Estamos a fazer acontecer e o papel das empresas é fundamental para uma alteração estrutural desta situação”, refere.

Para além do Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, da Fundação José Neves e da Secretaria de Estado do Trabalho, são ainda Entidades Associadas ao Pacto a Associação Business Roundtable Portugal, o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e o Observatório do Emprego Jovem, que é responsável pela monitorização do Pacto.

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“Domaine de Vilamoura” com investimento de 47M€

A Nexity Portugal e grupo AEGIDE lançam hoje a primeira pedra do “Domaine de Vilamoura”. O investimento de 47 M€, irá criar 159 apartamentos a pensar no turismo sénior

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A Nexity Portugal e o Grupo ÆGIDE conceberam este projecto, delegando depois a sua operação no Grupo Domitys. O projecto de apartamentos turísticos foi vendido ao grupo Perial Asset Management. O montante de investimento global é de 47M€ euros e deverá estar concluída dentro de dois anos.

“Este projecto representa bem um dos objectivos do desenvolvimento da Nexity em Portugal, procurando diversificar a oferta residencial e turística, aproveitando as excelentes condições do nosso país para atrair mais investimento e mais visitantes e residentes, procurando com isso desenvolver as economias locais”, afirma Fernando Vasco Costa, director-geral da NEXITY Portugal.

Localizado em Vilamoura, na região do Algarve, o “Domaine de Vilamoura” faz parte de um grande projecto de requalificação urbana de uso misto que incluirá edifícios residenciais, alojamento turístico, compras e lazer. Com uma área de cerca de 13.000 m², o edifício de apartamentos turísticos, com a certificação ambiental BREEAM Very Good, terá 159 apartamentos, desde estúdios a T3, que vão de 40m² a mais de 100 m².

Para Vilamoura, concelho de Loulé e para a economia local, esta representará uma dinâmica importante e gerará mais de cinquenta postos de trabalho directos.

Estes Apartamentos Turísticos destinam-se principalmente a estadias longas de seniores, que valorizam a natureza e o convívio, num alojamento equipado com modernidade e que oferece um ambiente seguro.

O “Domaine de Vilamoura” oferecerá serviços hoteleiros de alta qualidade, (serviços à medida, concierge, serviço de quarto, etc.), projectados para facilitar a vida diária, graças à experiência do Grupo AEGIDE neste segmento. O grupo é o criador da marca Domitys, que ficará com a responsabilidade da operação, quando a obra estiver concluída.

Os clientes também poderão desfrutar de muitas áreas de relaxamento, com acesso gratuito, mas também serviços, incluindo uma área de bem-estar com spa, duas piscinas (interior e exterior), um ginásio, dois bares, um dos quais no rooftop, e um restaurante.

“A nossa ambição na DOMITYS sempre foi pensar de forma diferente sobre a habitação, permitindo que os idosos vivessem em casa, em total liberdade. Para encorajá-los nesta direcção, o DOMITYS convida-os a viajar, a mudar de ar. É neste contexto que este projecto em Vilamoura parecia óbvio. A construção destes apartamentos turísticos resulta de uma parceria de alta qualidade com o Grupo Nexity e a Perial ASSET Management. Estamos muito orgulhosos com este projecto, que vai ao encontro das necessidades e expectativas do município e dos compromissos do grupo ÆGIDE-DOMITYS em prol da qualidade de vida dos nossos clientes,” diz Frédéric Walther, CEO associado do Grupo Domitys.

O lançamento da primeiro pedra reuniu Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto, presidente da freguesia de Quarteira, José Miguel, presidente da Inframoura, Julien Claude, director de Desenvolvimento Imobiliário Internacional do grupo ÆGIDE, Eric Agnesa, director da Nexity International, Fernando Vasco Costa, director-geral da Nexity Portugal, e Yoann TURPIN, gestor de Investimentos da Perial Asset Management.

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IFRRU 2020 volta a bater recorde de investimento em reabilitação urbana

O Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, IFFRU 2020 voltou, em 2022, a bater recorde de investimento contratado em reabilitação urbana, com 361M€. Em 2021, o instrumento tinha já superado os níveis pré-pandemia, com 307M€

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Com estes investimentos, o ano de 2022 terminou com um total acumulado de 440 contratos assinados, que correspondem a 1.428 milhões de euros de investimento para a reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético.

Após a reabilitação, 210 destes edifícios terão uso habitacional, sendo os restantes 213 destinados a actividades económicas e 17 a equipamentos de utilização colectiva abrangendo equipamentos culturais públicos e sociais e de apoio social, bem como as residências para estudantes. Na sua maioria (355) os projectos são promovidos por empresas e os restantes por particulares, IPSS e Câmaras Municipais.

Com já 157 edifícios reabilitados, os projectos em execução localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana, delineadas pelos respectivos Municípios, garantindo-se, assim, o seu alinhamento com a política urbana local, sendo já 90 os Municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020.

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IP investe 6,5M€ na requalificação da EN101 entre Valença e Monção

A obra agora iniciada, com um investimento de cerca 6,5 milhões de euros, tem por objetivo a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária desta via

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A Infraestruturas de Portugal entregou já a empreitada de requalificação da EN101 entre Valença e o entroncamento com a EN202 em Monção, no Distrito de Viana do Castelo.

A obra agora iniciada, com um investimento de cerca 6,5 milhões de euros, tem por objetivo a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária desta via, reabilitando o pavimento e a sinalização e equipamentos de segurança, repondo os níveis de serviço adequados.

A empreitada, com um prazo de execução de 363 dias, desenvolve-se num troço com uma extensão aproximada de 15,10 km, nos concelhos de Valença e Monção. Inicia-se ao quilómetro 0,875 da EN101, junto a um largo existente, e termina ao quilómetro 15,963 na rotunda com a EN202.

A presente empreitada inclui um conjunto de trabalhos como a requalificação do pavimento, das bermas e das valetas e/ou construção de passeios, bem como a reformulação e/ou melhoria das interseções e da sinalização vertical e horizontal. Será também construída uma nova rotunda ao quilómetro 6,900 e retificado o traçado entre o quilómetros 1,524 e 2,013, através do aumento do raio das curvas.

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Funchal recebe 2ª edição da conferência CEES 2023

Organizada pelo Itecons, em colaboração com o centro CONST-NRC, do Canadá, a conferência tem lugar entre de 27 a 30 de Junho

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A segunda edição da conferência internacional CEES 2023 (International Conference on Construction, Energy, Environment and Sustainability) irá realizar-se no Funchal, de 27 a 30 de Junho de 2023, anunciou o Itecons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade) que este ano está a organizar o evento em colaboração com o centro CONST-NRC, do Canadá.

Neste fórum serão divulgados e discutidos os mais recentes avanços e soluções no sentido de se alcançar um ambiente construído e uma construção mais sustentável, que irá contar com a participação de investigadores, engenheiros, projectistas, agentes da indústria e dos meios de decisão de diversas áreas.

Os desafios relacionados com o desenvolvimento de materiais e tecnologias de construção inovadores, com o estudo da física das construções e do desempenho energético, com a avaliação dos impactos ambientais da actividade da construção e dos edifícios, bem como os novos princípios da indústria 4.0, sem se negligenciar ainda o aspecto social da construção e habitação são alguns dos temas abordados.

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Hotel Turismo da Guarda vai integrar rede de Pousadas de Portugal

Mais de uma década depois do seu encerramento e várias soluções falhadas para reabilitar e reabrir a infraestrutura hoteleira, o Hotel Turismo da Guarda será integrado na rede de Pousadas de Portugal, para reabilitação e subsequente exploração

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O Hotel Turismo da Guarda, edifício emblemático da cidade da Guarda, construído de raiz como unidade hoteleira de referência na região e inaugurado em 1947, será integrado na rede de Pousadas de Portugal e entregue à Enatur, Empresa Nacional de Turismo, para reabilitação e subsequente exploração, anunciou o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na Assembleia da República, na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.
O hotel encerrou a sua actividade comercial em Outubro de 2010 e, em Abril de 2011, foi adquirido pelo Turismo de Portugal à Câmara Municipal da Guarda.

O imóvel foi destinado a venda e afectado ao programa «Revive», desde 2011 e até à data presente, não gerando interessados. Hoje, com a sua integração na rede de Pousadas de Portugal, e entregue para reabilitação e subsequente exploração à Enatur, Empresa Nacional de Turismo, o Hotel Turismo da Guarda vê, assim, mais de 12 anos depois do seu encerramento, a solução final para a sua reabertura ao público.

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Grupo Altis Hotels celebra 50 anos com investimento de 26,5 M€

A renovação da primeira unidade do Grupo, em Lisboa, e a abertura da primeira unidade no Porto marcam as comemorações de meio século de existência. Com conclusão prevista para o final de 2023, a abertura do Altis Porto está agendada para Janeiro de 2024, num investimento de cerca de 24 M€

Cidália Lopes

Tendo completado 50 anos de existência no final de 2022, o Grupo Altis Hotels tem vindo a preparar esta data com um conjunto de iniciativas e investimentos, entre eles a sua expansão para a cidade do Porto. Em simultâneo está a decorrer a renovação do primeiro hotel do Grupo e que marcou o início da sua actividade, o Altis Grand Hotel. Ao todo, o Grupo prevê investir cerca de 26,5 milhões de euros em ambos os projectos.

Altis Porto em 2024

Com uma vista privilegiada sobre o rio Douro e a escassos minutos do centro da cidade, o primeiro hotel Altis no Porto, com 95 quartos, vai situar-se na Rua Jorge de Viterbo Ferreira, perto do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

Ao CONSTRUIR, a administração do Grupo Altis confirmou que a unidade hoteleira está já numa fase avançada da sua construção. A “fase de estrutura está já concluída e os trabalhos de construção civil e das instalações estão executados a 50%”, indicam.

Com assinatura do atelier NN Arquitectura, o hotel foi desenhado para os mercados português, americano e inglês do segmento ‘high-end corporate’ e ‘leisure’. As suas amenities incluem um spa com piscina interior, ginásio, piscina panorâmica aquecida no rooftop do hotel, três salas de reunião totalmente equipadas, um restaurante, dois bares e estacionamento privativo. A decoração de interiores é da responsabilidade da equipa da LADO.

Com conclusão prevista para o final de 2023, a abertura está agendada para Janeiro de 2024. Para esta nova unidade hoteleira, o investimento é de cerca 24 milhões de euros.

Modernização do Grand Hotel

Com projecto de interiores da Artica, o Altis Grand Hotel está a ser alvo de uma profunda renovação ao nível dos quartos, espaços de banho, assim como do lobby e galeria. Os trabalhos implicam um investimento aproximado de 2,5 milhões de euros.

A primeira fase teve início durante 2022, tendo sido renovados 19 quartos. Segue-se a renovação do lobby e da zona de galeria, num total de 1 200 metros quadrados, obra que deverá ficar concluída já em Fevereiro.

A renovação dos restantes 152 quartos e das três Suites Embaixador que compõem aquela unidade hoteleira deverão ficar concluídos entre Abril e Julho, assim como a renovação de todos os espaços de banho nos pisos 0, 1 e 2.

A remodelação da primeira unidade do Grupo vai também incidir num conjunto de obras com vista a uma maior eficiência energética, nomeadamente a instalação de painéis solares fotovoltaicos, assim como a instalação de novos sistemas de produção de energia térmica e eléctrica para redução da emissão de CO2.

O início e o futuro

Fundado nos anos 70 por Fernando Martins, com o actualmente conhecido Altis Grand Hotel, a adopção e implementação de valores familiares tem sido a filosofia empresarial do Grupo.

A preservação do património e tradição desta marca de referência no sector, “mantendo-se fiéis à genuinidade característica da vida quotidiana portuguesa”, pretende ser o futuro do Grupo.

Tendo Lisboa como “tela e inspiração”, actualmente, as unidades hoteleiras do Grupo Altis Hotels abrangem diversos públicos, desde os mais clássicos aos contemporâneos, da sofisticação à casualidade, em grande escala ou tamanho boutique. A partir de 2023, a presença no Norte do País marca uma nova fase da presença do Grupo em Portugal.

Sobre o autorCidália Lopes

Cidália Lopes

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