CONSTRUIR
IP lança concurso de 77M€
Knauf apresenta nova identidade corporativa
Financiamento especializado atinge máximo histórico
Greens Vilamoura assinala cerimónia de Pau de Fileira com 70% já comercializado
Novo crédito à habitação regista crescimento de 26,1% até Fevereiro
Preços das casas aceleram nos primeiros meses de 2024
Sierra renova espaço de restauração no Centro Vasco da Gama
Coldwell Banker Portugal com cinco anos de actividade em Portugal
Exposição “O Que Faz Falta” comemora 50 anos de arquitectura em democracia
Grupo Luz Saúde investe 58M€ num novo hospital em Santarém
A MAN anunciou a introdução no mercado do seu primeiro camião totalmente electrico para o transporte de mercadorias, uma solução encarada pela fabricante alemã como resposta à cada vez maior exigência do mercado por soluções ecológicas.
O veículo de distribuição totalmente elétrico é um MAN eTGM com um quadro de três eixos 6×2-4 com eixo móvel direcional e elevável para um peso bruto de 26 toneladas. O veículo está equipado com uma caixa de carga para o transporte adequado contra a humidade das caixas de cartão. O veículo de distribuição elétrica é acionado por um motor elétrico de 264 kW (360 PS), que fornece um binário máximo de 3.100 Nm. As unidades auxiliares como a direção assistida, o compressor de ar, bem como o sistema de ar condicionado são acionadas e controladas eletricamente através do sistema de gestão de energia de acordo com a procura, poupando assim energia.
A recuperação da energia de travagem (denominada recuperação) converte a energia cinética do veículo em energia elétrica durante as fases de impulso e travagem e repõe a energia na bateria. Isto pode aumentar significativamente a autonomia. Um ecrã no painel de instrumentos informa o condutor sobre a capacidade das baterias. As potentes baterias de iões de lítio do Grupo Volkswagen fornecem a energia para o camião. Estas estão localiza das debaixo da cabine, acima do eixo dianteiro, onde o depósito de combustível está localizado nos veículos convencionais. Outras baterias estão localizadas na estrutura do veículo. A autonomia do MAN eTGM é de até 200 quilómetros, dependendo da área de operação e das condições climáticas e topográficas. As baterias podem ser carregadas com uma potência de carga de 22 ou 44 kW com corrente alternada ou como a chamada “carga de alta potência” com 150 kW de corrente contínua.~~
Para que seja o mais fácil possível entrar no mundo da mobilidade elétrica, a MAN oferece aos seus clientes um aconselhamento individual, abrangente e orientado para soluções, quando adquirem um eTGM com a MAN Transport Solutions Além disso, os condutores do MAN eTGM recebem formação de condução da MAN ProfiDrive, especialmente concebida para satisfazer os requisitos de condução de um veículo totalmente elétrico. O camião elétrico entregue à Friedrich Wenner GmbH faz parte de uma das primeiras séries de veículos que a MAN irá entregar a vários clientes em toda a Europa em 2020. Desde Setembro de 2018, nove camiões elétricos já foram utilizados diariamente com sucesso em nove empresas do Conselho Austríaco para a Logística Sustentável (CNL). O LGI Logistics Group também tem vindo a utilizar um MAN eTGM na logística de peças para a Porsche nas suas instalações de produção em Stuttgart-Zuffenhausen desde Dezembro de 2018.